Manual Financeiro

Manual Financeiro

Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo Financeiro em nosso sistema  Presence Domain


LEGENDAS DOS BOTÕES
Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na parte superior de cada tela) onde estamos mostrando suas funções na figura 1 abaixo:

Figura 1 - Legendas



FINANCEIRO


Pré-Requisitos



Parametros de Operação

Para que o sistema opere de modo apropriado, a parametrização dos modulos que serão utilizados precisa ser realizada.
  1. Acesse: Presence Domain > Configurações > Parametros de Retaguarda: Financeiro


Operação

[110] Permitir contas a pagar sem plano de contas: Se marcado, permite o registro de títulos sem vincula-los a um plano de contas, se desmarcado, obriga o vínculo do título a um plano de contas.
[111] Permitir contas a pagar sem centro de custos: Se marcado, permite o registro de títulos sem vincula-los a um centro de custos, se desmarcado, obriga o vínculo do título a um centro de custos.
[46] Baixa somente para títulos liberados: Com este parâmetro habilitado somente é possível realizar baixa dos títulos que estejam com a situação “Liberado”.
[116] Cálculo de juros e multa na baixa: 
  1. Não Considerar: Não obriga o calculo de juros ou multa na baixa do titulo
  2. Notificar e permitir cancelar: informa o usuário mas não obriga o calculo de juros ou multa na baixa do titulo
  3. Obrigar: obriga o calculo de juros ou multa na baixa do titulo.
[47] Baixa de títulos somente pelo conta-corrente: Com este parâmetro habilitado os títulos somente poderão ser baixados pelo módulo Conta Corrente.
[62] Tipo de documento relativo a cheques: Vincule um tipo de documento ao cheque para impressão.
[103] Obrigatória baixa de título na conta associada: Com este parâmetro habilitado o título somente pode ser baixado na conta corrente que está vinculada ao mesmo.
[104] Lançamento em contracorrente somente de títulos: Com este parâmetro habilitado somente é permitido lançar títulos na Conta Corrente.
[229] Não considera títulos cancelados:  Define o comportamento inicial da tela de consulta de títulos. Se marcado, ao abrir e filtrar, os títulos com situação Cancelados não serão apresentados nos resultados. Entretanto, a qualquer momento os filtros podem ser customizados como já era feito anteriormente.

Correção de Dívida
[40] Correção de Dívida: Se marcado e se o parâmetro  '[116] Calculo de juros e multa na baixa' for igual a 'Notificar e permitir Cancelar' ou 'Obrigar', o sistema atualizará o valor das colunas com saldo para o saldo corrigido nos relatórios financeiros .
Taxa de Juros
[199] Tipo: Determina o tipo da Taxa de Juros aplicada no título,  'Porcentagem' ou 'Valor'.
[41] Valor: Determina o Valor em Reais ou Porcentagem de Juros aplicada no título, dependendo do parâmetro '[199] Tipo'.
Multa
[200] Tipo:  Determina o tipo da Multa aplicada no título,  'Porcentagem'  ou   'Valor'.
[201] Valor:  Determina o Valor em Reais ou Porcentagem da Multa no título, dependendo do parâmetro  '[200] Tipo'.
Desconto
[202] Tipo:  Determina o tipo do Desconto aplicado no título,  'Porcentagem'  ou  'Valor'.
[203] Valor:  Determina o Valor em Reais ou Porcentagem de Desconto aplicado no título, dependendo do parâmetro  '[202] Tipo'.
[204] Dias antes do Vencimento:  Determina a quantidade de dias antes do vencimento na qual o Desconto é aplicável.
Controle orçamentário - Contas a pagar
[112] Controle:
  1. Não Controlar: Se definida a opção Não Controlar, na liberação de um título a pagar, não será verificado se o pagamento ultrapassará o orçamento para aquele Centro de Custos ou Plano de Contas.
  2. Por Centro de Custos: Se definida a opção Centro de Custos, os Centros de Custos cadastrados serão listados na tela Controle Orçamentário para que seus provisionamentos sejam realizados.
  3. Por Plano de Contas: Se definida a opção Plano de Contas, os Planos de Contas cadastrados serão listados na tela Controle Orçamentário para que seus provisionamentos sejam realizados.
[113] Empresas:
  1. Totalizado: Se definida a opção Totalizado, o controle orçamentário será realizado por Centro de Custo ou Plano de Contas de modo Totalizado e englobará todas as Lojas.
  2. Por empresa: Se definida a opção Por Empresa, o controle orçamentário será realizado por Empresa.
[114] Período:
  1. Data de Emissão: Se definida a opção Data de Emissão, ao filtrar o período para provisionamento, os resultados apresentados no controle orçamentário serão referentes à Data de Emissão dos Títulos.
  2. Data de Vencimento: Se definida a opção Data de Vencimento, ao filtrar o período para provisionamento, os resultados apresentados no controle orçamentário serão referentes à Data de Vencimento dos Títulos.
[115] Método:
  1. Avisar na Liberação: Se definida a opção Avisar na Liberação, ao liberar um título para realizar a Baixa, caso a Liberação Ultrapasse o montante definido em Controle Orçamentário para este centro de custo ou plano de contas, o sistema exibirá um Alerta informando o usuário, que poderá prosseguir ou não com a liberação.
  2. Bloquear na Liberação: Se definida a opção Bloquear na Liberação, ao liberar um título para realizar a Baixa, caso a Liberação Ultrapasse o montante definido em Controle Orçamentário para este centro de custo ou plano de contas, o sistema exibirá um Alerta impedindo o usuário de realizar a liberação.

Operação > Contábil
[39] Obriga digitação de conta contábil nos títulos: Com este parâmetro habilitado é obrigatório vincular os títulos a uma conta contábil.
[43] Obriga digitação de conta contábil nas liquidações: Com este parâmetro habilitado é obrigatório vincular os títulos a uma conta contábil no momento da liquidação.
[44] Obriga digitação de conta contábil na contracorrente: Com este parâmetro habilitado é obrigatório vincular as contas-correntes a uma conta contábil.

Integração com Vendas Loja
Modelo: Deve-se selecionar o tipo de integração entre as vendas realizadas no Presence Store.
Integrado Direto: As vendas são lançadas automaticamente como títulos a receber.
Não Integrado: Não são gerados títulos a partir das vendas.
[74] Tipo integração: Existem 3 tipos de integração:
  1. 1. Todos os títulos de vendas R são lançados como R, os de venda E são lançados como E, e os de venda N são lançados como N.
  2. 2. São lançados apenas os títulos das vendas E e N. Os títulos de vendas R são descartados.
  3. 3. Todos os títulos de vendas R são convertidos em N. Os títulos de vendas N e E são lançados normalmente.
[15] Criar títulos separados por cliente: Caso utilize lançamento de Títulos Totalizado, será lançado um título totalizado separado para cada cliente.

Integração com Vendas Loja > Controle por Moedas
CARTÃO

[67] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas no cartão: 
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cartão é lançado um título.
[10] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no cartão. [20] Carteira: Selecione a Carteira vinculado às vendas no cartão.
Cartões Transfere valor bruto: Com este parâmetro habilitado é lançado título com valor bruto do cartão.

TAXA CARTÃO

[27] Plano de Contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às taxas do cartão.
[28] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas no cartão.

CHEQUE PÓS

[68] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas no cheque pós:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[9] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no cheque pós.
[19] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas no cheque pós.

DINHEIRO

[52] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas no dinheiro:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[6] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no dinheiro.
[16] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas no dinheiro.

CHEQUE À VISTA

[50] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas no cheque à vista:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título
[7] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no cheque à vista.
[17] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas no cheque à vista.

CHEQUE PRÉ

[51] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas no cheque pré:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[8] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no cheque pré.
[18] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas no cheque pré

COMPRAS ELETRÔNICAS

[51] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em compras eletrônicas:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[8] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em compras eletrônicas.
[18] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em compras eletrônicas.

DEPÓSITO BANCÁRIO

[69] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em depósito bancário:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[14] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em depósito bancário.
[24] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em depósito bancário.

MOEDA ESTRANGEIRA

[70] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em moeda estrangeira:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[13] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em moeda estrangeira.
[23] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em moeda estrangeira

DUPLICATA

[71] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em duplicata:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[12] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em duplicata.
[22] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em duplicata.

VALE

[72] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em vale:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[11] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em vale.
[21] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em vale.

C ONVÊNIO

[73] Tipo exportação: Há três opções para exportação de vendas em convênio:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas
  2. Totaliza: É lançado apenas um título totalizando todas as vendas do dia.
  3. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[64] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em convênio.
[65] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em convênio.

CREDIÁRIO

[100] Tipo exportação: Há duas opções para exportação de vendas em crediário:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[101] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às vendas no em crediário.
[102] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às vendas em crediário.

DESPESAS DA LOJA

[75] Tipo exportação: Há duas opções para exportação de despesas da loja:
  1. Não lança: As vendas não são exportadas.
  2. Individual: Para cada venda no cheque pós é lançado um título.
[76] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado às despesas da loja.
[77] Carteira: Selecione a Carteira vinculada às despesas da loja.
[78] Loja: Caso deseje centralizar todas as despesas da loja em uma única loja, basta selecionar a loja desejada. Com este parâmetro vazio, cada loja terá suas despesas controladas individualmente.

INTEGRAÇÃO COM COMPRAS/RECEBIMENTOS
[32] Gerar títulos no contas a pagar: Selecione esta opção para que as parcelas geradas através das Ordens de Compras/Notas de Recebimento sejam geradas como títulos a pagar.

NOTA RECEBIMENTO

PRODUTO ACABADO

[105] Empresa: Caso deseje centralizar em uma única loja, digite o código da loja desejada.
[33] Carteira: Selecione a Carteira vinculada à nota de recebimento para produto acabado.
[34] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado à nota de recebimento para produto acabado.

MATÉRIA PRIMA

[106] Empresa: Caso deseje centralizar em uma única loja, digite o código da loja desejada.
[107] Carteira: Selecione a Carteira vinculada à nota de recebimento para matéria prima.
[108] Plano de contas: Selecione o Plano de Contas vinculado à nota de recebimento para matéria prima.

ANÁLISE RESULTADO

[95] Regime: Determine o tipo de regime que a empresa utiliza para configuração de relatórios de Análise de Resultado.
[96] PIS: Informe a tributação do PIS
[97] COFINS: Informe a tributação do COFINS
[98]Contr. Social: Informe a tributação da Contr. Social.
[99] IRPJ: Informe a tributação do IRPJ

1. Cadastros



1.1 Gerais

No módulo Financeiro, possuímos alguns cadastros em comum com outros módulos do sistema, conforme exibido na Figura 2. Estes cadastros são utilizados, por exemplo, nos módulos de Compras e Recebimentos, Faturamento, Comercial, entre outros. Cada função da guia de cadastros gerais e algumas da guia Tabelas, foram detalhadas no manual de Cadastros Gerais e no manual de Compras e Recebimentos. Os links para os manuais serão disponibilizados em suas respectivas sessões, portanto não detalharemos a informação novamente neste manual.
Figura 2 - Cadastros Gerais

1.1.1 Cadastro de Lojas

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Lojas



Nesta tela cadastramos as lojas.
Você pode precisar:

1.1.2 Redes

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Redes


Nesta tela cadastramos as Redes de Lojas.
Você pode precisar:

1.1.3 Clientes Loja

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Clientes Loja

Nesta tela são cadastrados os clientes.
Você pode precisar:

1.1.4 Fornecedores

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Fornecedores


Nesta tela são cadastrados os Fornecedores.

Você pode precisar:

1.1.5 Calendário de Dias Não Úteis

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Calenário de Dias Não Úteis



Nesta tela são cadastrados os dias não úteis. 
Você pode precisar:

1.1.6 Indexadores e Taxa Diária

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Indexadores e Taxa Diária



Nesta tela são cadastrados os indices para conversão de moeda estrangeira e taxa diária

1.1.7 Representantes

Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Gerais: Representantes


Nesta tela cadastramos os Representantes.
Você pode precisar:

1.2 Tabelas

Para iniciar o módulo Financeiro, alguns cadastros são necessários. Conforme figura 3, vamos detalhar cada função da guia de cadastros > Tabelas.
Figura 3 - Tabelas



1.2.1 Plano de Contas

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Plano de Contas



Na tela abaixo são visualizados os planos de contas cadastrados sendo possível incluir um novo, alterar ou excluir um já cadastrado.



Clicando no botão incluir será exibida a tela de cadastro de contas ou títulos.



Utilize a legenda de botões.

Conta: Refere-se ao código da conta/título, aceita até vinte caracteres incluindo 10 pontos, podendo ser formatado conforme o usuário desejar.
Descrição: Descrição do Plano de contas em Cadastramento.
Tipo: Informa o tipo da conta, podendo ser analítica ou sintética
Conta Pai: Caso seja selecionada uma conta pai, automaticamente o valor do campo “Tipo” será alterado para “Conta”, caso contrário permanecerá como “Título”.
Origem Informa se será utilizado para títulos a pagar, receber ou ambos.
Conta de Resultado: Selecione a conta de Resultado para o Plano de conta em cadastramento.
Conta a ratear no demonstrativo: se marcado, identifica esta conta como uma conta de rateio no DRE.
Conta Contábil:  Selecione a conta contábil para o Plano de conta em cadastramento.

A seguir são exibidos exemplos padrões de utilização do plano de contas:






1.2.2 Conta Contábil

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Conta Contábil



Nesta tela são cadastradas as contas contábeis.
Você pode precisar:

1.2.3 Centro de Custos

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Centro de Custos



Nesta tela são cadastrados os centros de custo novamente.
Você pode precisar:

1.2.4 Carteira

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Carteira



Abaixo é visualizada a tela que lista os cadastros de carteira já realizados, sendo possível incluir, alterar ou excluir. As carteiras são selecionadas, por exemplo, no lançamento de um título.




Abaixo visualizamos a tela de cadastro de carteira que é exibida ao clicar no botão incluir.



Utilize a legenda de botões.
Para cadastrar uma nova carteira, informe o código e a descrição e clique em salvar.

1.2.5 Bancos

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Bancos



Na tela abaixo são visualizados os bancos cadastrados sendo possível incluir um novo, alterar ou excluir um já cadastrado.

Você pode precisar:

1.2.6 Cartões por Loja

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Cartões por Loja



Nesta tela cadastramos os cartões de Crédito e Débito.
Você pode precisar:

1.2.7 Conta-Corrente

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Conta-Corrente



Na tela abaixo são visualizados as Contas Correntes já cadastradas sendo possível incluir uma nova, alterar ou excluir uma já cadastrada.



Abaixo se visualiza a tela de cadastro de Conta Corrente que é mostrada ao clicar no botão incluir.



Utilize a legenda de botões.
No cadastro de conta corrente definimos o tipo de impressão automática de cheque, selecionando uma das opções exibidas no grupo cheques: tipo de modelo, na tela acima.
Configuramos a carteira de cobrança para emissão de boletos e automação de pagamento eletrônico.


1.2.8 Situação de Titulo

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Situação de  Títulos



Abaixo é visualizada a tela que é exibida ao clicar em Situações de Títulos. Nesta tela  são visualizadas as Situações já cadastradas sendo possível incluir uma nova, alterar e excluir uma já existente.
As situações visualizadas na tela abaixo já vem cadastradas como padrão no sistema.



Ao clicar no botão incluir será exibida a tela abaixo.
Para incluir uma nova situação, preencha o código e a descrição e clique em Salvar



Utilize a legenda de botões.
 

1.2.9 Tipo Liquidação

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Tipo Liquidação



Na tela abaixo são visualizados os tipos de liquidação cadastrados, os quais são selecionados na baixa de títulos, sendo possível incluir um novo ou excluir um já cadastrado.



Abaixo visualizamos a tela de cadastro de Tipo de Liquidação, onde é definido no momento do cadastro o que será possível fazer na baixa do título caso este cadastro seja selecionado.



Utilize a legenda de botões.

Baixa Valor Principal: Valor informado na liquidação será abatido do valor principal do título.
Baixa o Valor Integral: Na liquidação será liquidado o valor total do título.
Tem Juros: Na liquidação será habilitado o campo de juros para informar o valor do mesmo (opcional).
Tem Multa: Na liquidação será habilitado o campo multa para informar o valor da mesma (opcional).
Tem Desconto: Na liquidação será habilitado o campo para informar o valor do desconto (opcional).
Entra no Caixa: ???
Lançamento: Define se o tipo de liquidação em cadastramento será utilizado para títulos a pagar, a receber ou ambos.
Conta Contábil: Permite selecionar uma conta contábil para este tipo de liquidação.

1.2.10 Tipo de Movimento CC

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Tipo de Movimento CC



Na tela abaixo são visualizados os Tipos de Movimentos CC já cadastrados sendo possível incluir um novo, alterar ou excluir um já cadastrado.



Abaixo visualizamos a tela de cadastro de Tipo de Movimento que é mostrada ao clicar no botão incluir.



Utilize a legenda de botões.

Dados Gerais
Transferencia Define se o tipo de movimento em cadastramento refere-se a uma transferência ou não.
Operação Define qual tipo de operação será efetuada na conta selecionada, Débito ou Crédito.
Gerar Título: 
Lança um título automaticamente referente à operação efetuada.
Conta Partida Define em qual conta será efetuada a operação.
Conta Chegada: 
Define a conta destino se a operação for uma transferência.
Plano de Contas Define para qual plano de conta será lançada a operação realizada
Carteira:  Define para qual carteira será lançada a operação realizada.
Conta Contábil:  Define para qual conta contábil será lançada a operação realizada
 

1.2.11 Tipo Docto Movimento CC

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Tipo de Docto Movimento CC



Na tela abaixo são visualizados os Tipo de Documento do Movimento CC já cadastrados sendo possível incluir um novo, alterar ou excluir um já cadastrado.



Abaixo visualizamos a tela de cadastro de Tipo de movimento Conta Corrente que é mostrada ao clicar no botão incluir.


Utilize a legenda de botões.
 

1.2.12 Factoring

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Factoring



Nesta tela são cadastradas as empresas de Factoring.



Ao clicar em incluir, a seguinte tela é aberta:



CNPJ: informe o CNPJ do factoring
Razão Social: informe a razão social do parceiro.

1.2.13 Referência Contábil

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Referência Contábil


Nesta tela são cadastradas as referências contábeis.
Você pode precisar:

1.2.14 Emails de Cobrança

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Emails de Cobrança



Nesta tela são cadastradas e configuradas as mensagens para e-mails de cobrança.



Ao clicar em Incluir, a seguinte tela é aberta:



Assunto: Predefine o campo Assunto no envio do e-mail
Área: Informa a área que enviará o e-mail
Tipo: Define o tipo de mensagem (Customizado, 1º ou 2º aviso de vencimento, de cobrança ou de protesto)
Enviar Boletos: Se marcado, envia o boleto anexo ao e-mail
Mensagem: Predefine a mensagem que será enviada.

Após cadastrar as mensagens de cobrança, os envios podem ser feitos a partir do botão 'Enviar E-mail de Cobrança' (), presente na tela Consulta de Títulos. Os envios serão feitos para todos os títulos selecionados.



1.2.15 Código de Receitas

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Código de Receitas



Nesta tela são cadastrados os códigos de receitas.



Ao clicar em Incluir, a seguinte tela é aberta:



Código: Código da Receita.
Descrição: Descrição da Receita.

1.3 Orçamento


1.3.1 Controle Orçamentário

Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Orçamento: Controle Orçamentário




A partir desta tela é possível cadastrar previsões por plano de contas e controlar as receitas e despesas.
A seguinte tela será aberta:



Plano de Contas: permite selecionar uma ou mais contas do plano de contas e filtrar o resultado para elas.
Tipos de Título: permite selecionar um ou mais tipos de titulo.
Origem: define se o relatório exibirá os resultados a 'Pagar' ou 'Receber'
Período: define o período para o resultado que será exibido
Relatório
Apresentar detalhes: se marcado exibe detalhes.
Apresentar totalização: se marcado exibe totalizações.

Após filtrar, a seguinte tela será aberta:



O botão Editar permite selecionar um plano de contas e informar o Valor de Orçamento Previsto para o mesmo ou marca-lo como ' Não Controlado' por meio do botão ' Não Controlar'.

O grupo Planejados, trabalha a coluna ' Prev.' e permite exibir em tela os resultados conforme a opção marcada:
  1. Sem planejamento: Exibe somente os planos de contas que ainda não tiveram um Orçamento previsto definido.
  2. Planejados: Exibe somente os planos de contas que já tiveram um Orçamento previsto definido.
  3. Não Controlados: Exibe somente os planos de contas que foram marcados como 'Não Controlados'
  4. Todos: exibe todos os resultados.
O grupo Realizados, trabalha a coluna ' Real.' e permite exibir em tela os resultados conforme a opção marcada:
  1. Sem valores: exibe em tela somente os resultados onde o campo Real. for zero.
  2. Com valores: exibe em tela somente os resultados onde o campo Real. for superior a zero.
  3. Acima do planejado: existe em tela somente os resultados onde o campo Real. for superior ao campo Prev.
  4. Todos: exibe todos os resultados

2. Financeiro




No Fluxo acima, exemplificamos o ciclo de vida de um título financeiro à pagar ou à receber.

Passo 1: O título à pagar ou receber é gerado manualmente ou via automatizações sistêmicas (registro de vendas, emissão de notas, entre outros), refletindo valores em aberto nos relatórios financeiros.
Passo 2: Para liquidar estes valores em aberto no sistema, a empresa deve antes sinalizá-los como Títulos Liberados, seguindo o processo de Liberação de títulos - O processo de liberação é recomendado principalmente para títulos à pagar, pois dessa forma, a empresa pode controlar os gastos utilizando o Controle Orçamentário.
Passo 3: Com os títulos Liberados, a empresa dará Baixa nos valores pagos/recebidos, informando a forma de pagamento realizada. Dependendo da forma utilizada, o valor pode demorar para movimentar a conta corrente até 2 dias. Este período é chamado de Período de Compensação. Exemplo: Um cheque leva até 2 dias para Compensar, enquanto pagamentos em dinheiro realizados antes das 16 horas, compensam no mesmo dia. Ver Capítulo 2.3.1 Lançamentos em Contas Correntes.
Passo 4: No(s) dia(s) seguinte(s) à baixa, os lançamentos com compensação pendente, devem ter a compensação confirmada no sistema para que movimentem a conta corrente. Nesta etapa o usuário confirmará no extrato bancário se os valores foram movimentados e os confirmará no sistema. Ver Capítulo 2.3.2 Consultas em Contas Correntes.
Passo 5: Com a compensação realizada, o movimento na conta corrente foi lançado. O usuário deverá confrontar o relatório de movimentação de contas correntes no sistema com o extrato das movimentações da conta corrente no banco. Este processo de conferência é chamado de Conciliação. Ver Capítulo 2.3.4 Movimentação de Contas Correntes.

O fluxo acima pode ser automatizado pela utilização dos módulos de Cobrança Eletrônica e Pagamento Eletrônico.


2.1 Títulos


2.1.1 Ações - Títulos


Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos: Ações - Títulos




Ao abrir a janela de Ações, devemos selecionar quais ações desejamos realizar:






  1. INCLUSÃO

Clicando em incluir será exibida a tela através da qual incluímos títulos individuais de Contas a Pagar ou a Receber. Logo após a tela verifica-se a explicação dos campos



Utilize a legenda de botões.

Controle: Número auto numerativo gerado pelo sistema para cada título lançado.
Situação: Situação que se encontra o título consultado, como padrão um título lançado individualmente receberá a situação “Em edição” que é alterada conforme a execução dos processos explicados mais a frente.
Empresa: Deve ser selecionada a empresa/loja para qual será lançado o título.
Fornecedor: Selecione o fornecedor para qual será lançado o título.
Cadastro de Fornecedores: Clicando neste botão será exibido o cadastro de fornecedor para que seja selecionado o desejado.
Inversão: Inverte o responsável, no caso, de fornecedor para cliente e vise versa.
Data de Lançamento: Data em que o título foi lançado no sistema. 
Documento: 1º Parte: Tipo de documento vinculado à dívida, N para nota fiscal, E para cupom fiscal e R para romaneio. 2 º Parte: Número do documento vinculado à dívida.
Parcela: Parcela da dívida a qual o título se refere.
Data de emissão: Data em que o título foi ou será emitido.
Vencimento original: Vencimento original do título, caso o mesmo seja prorrogado o vencimento original irá permanecer com a data de vencimento informada no lançamento do título.
Vencimento: Data na qual o título vence.
Valor: Deve ser informado o valor do título.
Saldo: Caso seja efetuada a baixa de parte do valor do título o campo saldo irá mostrar o valor que ainda não foi pago.
Indexador: Selecione o Indexador a ser vinculado ao título. O mesmo será preenchido automaticamente caso o título seja gerado através de outro lançamento.
Carteira: Selecione a Carteira a ser vinculada ao título. A mesma será preenchida automaticamente caso o título seja gerado através de outro lançamento. Exportado: Campo fora de uso.
Lote: Caso o sistema esteja parametrizado para gerar títulos a pagar quando for lançadas operações do tipo compra, o lote será automaticamente preenchido com o número de lote da compra inserida no sistema, podendo ser preenchido manualmente no caso de lançamentos individuais.
Número Auxiliar: Caso queira inserir um número auxiliar a fim de localizar o título em uma consulta futura, insira-o neste campo.
Plano de Contas: Selecione o Plano de contas a ser vinculado ao título. O mesmo será preenchido automaticamente caso o título seja gerado através de outro lançamento.
Conta Corrente: Selecione a conta corrente na qual será debitado o valor do título. A mesma será preenchida automaticamente caso o título seja gerado através de outro lançamento.
Conta contábil para débito: Selecione a Conta Contábil a ser debitada.
Conta contábil para crédito: Selecione a Conta Contábil a ser creditada. 

CRITÉRIO DE BUSCA DE TÍTULOS

No módulo financeiro, temos três opções de busca de títulos para alteração de alguma informação anteriormente cadastrada ou até mesmo para alteração de situação do mesmo. Essas opções são explicadas abaixo:
1. Controle: Informe o número de controle do título que deseja alterar e clique no botão Localiza. O número de controle de cada título é gerado automaticamente na inclusão dos mesmos.
2. Número auxiliar: No lançamento do título é possível vincular um número auxiliar ao mesmo, basta informar este número na consulta para localizá-lo.
3. Documento: Caso o título a ser alterado esteja vinculado a um documento (nota fiscal de compra/venda, por exemplo), basta selecionar a Empresa/Loja, o fornecedor/cliente e informar o número do documento vinculado ao título e o número da parcela referente.

Abaixo visualizamos as telas de busca onde serão utilizados os critérios acima explicados. Utilizaremos como exemplo o tópico Alteração.

  ALTERAÇÃO 



Após localizar o título desejado, atualize as informações e clique em Salvar.

 EXCLUSÃO

 

Após localizar e abrir a tela do mesmo com as informações basta clicar em excluir e confirmar.

PROCESSOS

Abaixo visualizamos a parte de processos.



LIBERAÇÃO 



O processo de Liberação é realizado para desbloquear um título, permitindo que uma baixa seja feita.
A obrigatoriedade deste processo varia de acordo com a opção definida no parâmetro "[46] Baixa somente para os Títulos" e pode passar por validações de Controle Orçamentário, à depender do parâmetro [115] Método.


CANCELAMENTO



O processo de Cancelamento de título altera a situação do mesmo para Cancelado e zera os valores à pagar ou à receber do mesmo. O cancelamento pode ser feito quando for necessário Cancelar um título, mas deseja mantê-lo no sistema para consultas futuras.
 
BAIXA




A operação de baixa realizada por este botão é a Baixa-Simples, sem impacto na Conta-Corrente. Este processo de baixa pode ser utilizado para quitar uma permuta, por exemplo, onde o valor recebido de fato não entrará na conta corrente. Para baixar em Conta-Corrente, consulte os processos de Liquidação em Conta Corrente no capítulo 2.3 Contas Correntes


 TROCA DE SITUAÇÃO



REABERTURA



Você pode precisar:


2.1.2 Consulta - Títulos

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos:  Consulta - Títulos



Por meio desta tela podemos consultar e visualizar uma listagem de títulos e realizar diversas operações em Lote nos títulos.
Ao acessar, a seguinte tela é aberta para a Filtragem:



Ordem 1, Ordem 2: Classifica os resultados por meio das opções definidas.
Modelo: Analítico ou Sintético, define o nível de detalhamento do relatório.
Consulta: Fluxo de Caixa, à Pagar ou à Receber, define o tipo dos titulos a serem exibidos, o tipo Fluxo exibe Ambos, à pagar e à receber.
Agrupamento: Quando o modelo Sintetico é exibido, esse filtro é disponibilizado para classificação dos resultados.
Grupo Múltiplos: permite restringir os resultados utilizando estes filtros para uma pesquisa mais especifica.
Grupo Responsável: permite escolher o destinatário do título.
Grupo datas: permite definir um intervalo de datas, emissão, vencimento ou lançamento.
Grupo Documento: permite filtrar um titulo pelo número da nota fiscal
Grupo conta corrente: se marcado, permite selecionar uma conta corrente para exibir os titulos vinculados a ela.
Grupo Informações Adicionais: permite incorporar no resultado os titulos de compras ou mostrar o 'valor original' dos titulos.

Verifique a legenda para os botões.
Ao clicar em Consultar, o resultado é exibido:



Legenda:


Exibe os títulos à Pagar, à Receber ou Todos

Classificam o destinatário do titulo por Tipo

A posição de cada coluna no relatório pode ser modificada de acordo com a preferência do usuário, criando o layout desejado. Os layouts podem ser Gravados e Carregados por meio destes botões, localizados no topo da tela. Importante: No modelo Sintético, somente o layout padrão é utilizado. Não é possível carregar layouts.

Realiza o processo de Liberação de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Realiza o processo de Baixa  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados. Esta baixa, é uma Baixa Simples, que não movimentará o Contas Correntes. Pode ser utilizada para baixar permutas ou outras situações onde o valor de fato não movimente a conta corrente.

Realiza o processo de Liquidação de Conta Corrente  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados. As baixas em conta corrente realizadas neste processo já fazem a Compensação, movimentando a conta corrente.

Realiza o processo de antecipação de cartões - um guia completo para a operação pode ser encontrado abaixo.

Realiza o processo de Cancelamento de Título  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Realiza o processo de Reabertura de Título  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Realiza o processo de Limpeza de Títulos  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Abre a janela de alteração de Situações do Título, alteração é feita  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Realiza o processo de Autorização do titulo  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Realiza a Manutenção em Lote das informações: Conta corrente (com exceção de títulos que possuem vínculo com Boletos Bancários), Carteira, Plano de Contas (quando apenas títulos a pagar ou apenas títulos a receber selecionados), Conta contábil, Centro de custos e Observação.

Permite a alteração da Taxa% do título  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Permite a alteração de Juros, Multa e Descontos  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Abre o utilitário de Títulos a partir do qual é possível realizar Programação, Duplicação  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.  A    Renegociação de títulos é feita somente de forma individual

Abre a janela do Borderô de Cheques, a partir da qual é possível informar Nº do Borderô, Carteira e Plano de contas de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Impressão de SOPAG  de forma Individual - para um título selecionado - ou em Lote - para diversos títulos selecionados.

Consulta o Crédito do cliente selecionado.

Operações de Boletos - Geração, Visualização, Impressão e envio por e-mail - de forma individual ou em lote.

Gerar E-mail de Cobrança - Individual ou em Lote.

Baixar Boleto - solicita o cancelamento do boleto no banco -  de forma Individual - para um boleto selecionado - ou em Lote - para diversos boletos selecionados.

Não Protestar, Protestar e Sustar Protesto




2.1.3 Liquidações - Títulos

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos:  Liquidações - Títulos




Em Liquidações consulta-se os títulos já liquidados. Abaixo visualizamos a tela do filtro e em seguida a tela que exibe o resultado da consulta. Filtro: Para esta tela aplica-se a explicação da tabela de explicações de filtros.



Resultados da consulta:



2.1.4 Logs de Títulos

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos:  Logs de Títulos


A tela Logs de Títulos exibe o registro de alterações nos títulos.



2.1.5 Recebimentos em Atraso

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos:  Recebimentos em Atraso



Em Recebimentos em Atraso consulta-se os títulos em aberto, a busca possibilita definir o número de dias em atraso. Abaixo visualizamos a tela do filtro e resultados da consulta. 



2.1.6 Razão x Cliente - Título

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos:  Razão x Cliente - Título



O relatório de Razão X Cliente - Título exibe uma listagem de clientes com título em aberto, com a identificação Nome ou Razão Social, CPF/CNPJ e valor em aberto. O relatório pode ser filtrado pelo período de emissão desejado.



2.2 Visões

2.2.1 Cartões - Visões

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Visões: Cartões - Visões



Por meio deste relatório é possível conferir a situação dos recebimentos em cartão na empresa.
Ao acessar o relatório, a seguinte tela de filtro é aberta:



Grupo Múltiplos: permite aplicar filtros para restringir o resultado da consulta a somente resultados de um cartão ou administradora específicos ou de uma filial especifica.
Grupo Datas: permite filtrar o relatório em um intervalo de datas de emissão, lançamento ou vencimento original/programado.
Grupo responsável:  permite filtrar o relatório buscando os resultados de um fornecedor, representante, cliente ou funcionário especifico.

Ao clicar em consulta, os resultados são exibidos:



2.2.2 Cheques

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Visões: Cheques



Por meio deste relatório é possível conferir a situação dos recebimentos em cheque na empresa.
Ao acessar o relatório, a seguinte tela de filtro é aberta:



Grupo Múltiplos: permite aplicar filtros para restringir o resultado da consulta a somente resultados de um plano de contas, situação, carteira, moeda, representante específico ou de uma filial especifica.
Grupo Datas: permite filtrar o relatório em um intervalo de datas de emissão, lançamento ou vencimento original/programado.
Grupo responsável: permite filtrar o relatório buscando os resultados de um fornecedor, representante, cliente ou funcionário especifico.

Ao clicar em consulta, os resultados são exibidos:




2.3 Contas Correntes


2.3.1 Lançamentos - CC

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Contas Correntes: Lançamentos - CC



Nesta opção é possível baixar Títulos à Pagar ou a Receber ou lançar operações de débito (a pagar) e de crédito (a receber) avulsas nas Contas Correntes cadastradas, alterando a forma desejada no campo 'Origem'. Clicando nesta opção a tela abaixo será exibida, em seguida verificamos a explicação do processo de lançamento.



Nesta tela aparecem dois novos botões:
Filtro de títulos (): Consultamos os títulos a fim de selecionar qual(is) deverá(ão) ser incluso(s) no lançamento.
Filtra saldo de conta corrente (): Realiza-se a consulta do saldo da(s) Conta(s) Corrente(s) desejada(s).

Abaixo serão explicados os processos utilizando os botões acima mencionados.

  1. Botão Filtro de Títulos: 

Clicando no botão Filtro de títulos a seguinte tela é exibida:



Através desta tela, filtraremos os títulos e selecionaremos qual(is) será(ão) incluso(s) no lançamento, um título também pode ser incluso individualmente por meio do botão Incluir ().

Abaixo visualizamos a tela do resultado da consulta, onde são listados os títulos a pagar: Na parte superior da tela no canto esquerdo encontram-se os botões de seleção anteriormente explicada; em seguida temos o botão de baixa em bloco.



Baixa em Bloco ( ): Aplicar em bloco: Insere todos os títulos selecionados no lançamento de forma individual.

Na parte inferior no canto esquerdo são exibidos dois totalizadores:

Saldo à Receber/Pagar:  Exibe a soma dos valores dos títulos que são exibidos na tela e constam como Liberados. 
Selecionados:  Exibe a soma dos valores dos títulos que forem selecionados na tela.

Caso seja selecionado um único título a ser incluso no lançamento, ao clicarmos em Aplicar, a seguinte tela será exibida:

 

Utilize a legenda de botões.
Na tela acima se confirma os dados do título, informa-se o Tipo de Liquidação e confirma-se a operação clicando no botão Salvar. Os tipos de liquidações são listados ao clicar no botão que indica uma seta para baixo onde deverá ser selecionada uma das opções. De acordo com a opção selecionada os campos Valor Liquidação, Juros, Multa e Desconto serão ou não habilitados, caso sejam habilitados será necessário informar os valores referentes. Após clicar em Salvar o título selecionado será incluso no lançamento, abaixo visualizamos a tela onde já foi incluso um título utilizando o processo explicado.



É importante prestar atenção ao Tipo de Ação da Baixa, presente no rodapé da Tela. A baixa do título pode ser feita Já Compensando o valor na conta corrente ou de forma pendente, a fim de confirmar a Compensação do valor posteriormente. Para realizar uma baixa à compensar, mantenha a opção Ação como Preparar (). Para realizar uma baixa já compensando o valor, altere a opção Ação para Liquidar ().

Caso seja mais de um o total de títulos selecionados para inclusão no lançamento, após finalizar a seleção e clicar em Aplicar em Bloco, será exibida a tela abaixo:



Utilize a legenda de botões.
Neste caso o Tipo de Liquidação obrigatoriamente será Pagamento Total, informe as  Contas Contábeis e clique em Salvar para confirmar, abaixo visualizamos a tela do lançamento com dois títulos inclusos.



Utilize a legenda de botões.

  1. Botão Filtra Saldo de Conta Corrente: 

Clicando no botão Filtra Saldo de Conta Corrente à tela abaixo é exibida:


Utilize a tabela de filtro.
Nesta tela realiza-se o filtro para consultar o saldo da(s) Conta(s) Corrente(s) desejada(s).

Abaixo visualizamos o resultado da consulta realizada a partir do filtro explicado acima. É possível também inserir lançamentos na Conta Corrente sem vinculá-los a títulos, este processo será explicado a seguir.

1. Após clicar em Lançamentos - CC, informe: Origem de Movimento (Pagar ou Receber), Data do Movimento; Tipo de Lançamento informe Avulso, Tipo de Movimento, Tipo de Documento e Conta Corrente.
2. Os campos Histórico e Nominal não são de preenchimento obrigatório; 
3. Clique no botão incluir e a tela abaixo será exibida.


4. Selecione o Tipo de Liquidação e informe o Valor da Liquidação; Dependendo do Tipo de Liquidação selecionado será necessário preencher os campos Juros, Multa e Desconto.
5. Clique em Salvar e confirme, o lançamento será incluso na tela.

2.3.2 Lotes pendentes - CC

Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Contas Correntes: Lotes pendentes - CC



Através desta opção consulta-se os lotes a Pagar ou Receber anteriormente lançados. Ao clicar na tela será exibida a tela de filtro mostrada abaixo.



Abaixo se visualiza a tela onde são apresentados os resultados da consulta.



Na parte superior são listados os lotes e na parte inferior os lançamentos realizados em cada lote, caso o lançamento esteja vinculado a um título, com um duplo clique é exibido o detalhamento do mesmo.


2.3.3 Saldos - CC

Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Contas Correntes: Saldos - CC



Através desta opção consulta-se o(s) saldo(s) da(s) conta(s) corrente(s). Ao clicar no botão a tela abaixo será exibida.



Após realizar a consulta são exibidas as contas correntes filtradas e seus saldos conforme tela abaixo.




2.3.4 Movimentação - CC



Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Contas Correntes: Movimentação - CC



Através desta opção consulta-se os lançamentos da(s) Conta(s) Corrente(s) desejada(s) e é possível realizar a Conciliação dos movimentos.
Clicando no botão a tela de filtro é exibida, abaixo se visualiza a tela.



Neste filtro é disponibilizado um novo item para realizar a consulta, vide tabela abaixo:

Concilados: Filtra somente os lançamentos que constam como Conciliados.
Não Conciliados: Filtra somente os lançamentos que constam como não Conciliados.
Todos: Exibe todos os lançamentos, tanto os Conciliados como os não Conciliados.

Abaixo se visualiza a tela onde são exibidos os lançamentos.



No centro, onde são listados os lançamentos é exibida a coluna Conciliado, basta dar um duplo clique para marcar (indicando a Conciliação) ou desmarcar a opção, após realizar a alteração clique no botão Salvar ou Cancelar que é exibido no canto direito superior da tela. Nesta tela são exibidos novos botões os quais são explicados abaixo. 

Conciliados ( ):  Filtra os lançamentos Conciliados
Não Conciliados ( ): Filtra os lançamentos Não Conciliados
Todos ( ): Exibe todos os lançamentos, independente se consta como Conciliado ou não.
Estorno ( ): Realiza estorno do lançamento selecionado, incluindo um novo lançamento no mesmo valor, porém com operação contrária.
Detalhes Transferencias ( ): Exibe detalhes de uma transferência entre Contas Correntes realizada.

2.3.5 Gestão de Pré-datados

Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Contas Correntes: Gestão de Pré-datados



Através desta opção consulta-se todos os lançamentos da(s) Conta(s) Corrente(s). Ao clicar no botão a tela de filtro é exibida, abaixo se visualiza a mesma. Para realizar o filtro utilize a tabela de filtro.



Abaixo visualizamos o resultado da consulta.



Na parte superior são listadas as Contas Correntes cadastradas no sistema, na parte inferior são listados os lançamentos da conta selecionada de acordo com o filtro. Caso o lançamento esteja vinculado a um título, com um duplo clique será exibido o lançamento e dando um duplo clique no mesmo será exibido os detalhamentos do título.

2.4 Análise de Resultado


2.4.1 Contas de Resultado

Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Análise de Resultado: C ontas de Resultado



Clicando nesta opção a tela abaixo é exibida onde são listadas as Contas/Demonstrativos já cadastrados sendo possível incluir um novo, alterar ou excluir um já cadastrado.


O cadastro de uma Conta de Resultado com o Tipo “Receita” somente é realizado se a empresa possui outro modo de renda além de vendas. O Tipo de Resultado “Rateio” deve ser utilizado para cadastrar uma Conta de Resultado que será utilizada nos Planos de Contas que se referem às despesas da Retaguarda, neste caso o sistema irá ratear as despesas da Central para as Lojas proporcionalmente em relação ao total de venda de cada loja. 
Após cadastrar as Contas de Resultados desejadas, as mesmas devem ser vinculadas aos Planos de Contas referentes. Clicando em incluir a tela abaixo é exibida onde são efetuados os novos cadastros.







2.4.2 Análise de Resultado

Presence Domain: Financeiro: Financeiro >  Análise de Resultado:  Análise de Resultado



Clicando nesta opção será exibida a tela de filtro.



Neste filtro aparecem um novo item o qual será explicado abaixo.

Percentual:  Deve ser informado o percentual o qual será utilizado pelo sistema para calcular o rateio explicado no item anterior.

Para os demais itens utiliza-se a tabela de filtro. Após realizar o filtro e consultar serão exibidos os dados, abaixo é exibida a tela onde são informados os resultados da consulta




Vendas: Total de vendas da loja no período selecionado.
Impostos Federais:  O valor é calculado conforme as porcentagens informadas nos parâmetros. Parâmetros>Operação>Financeiro>Analise de Resultado parâmetros de 96 até 99.
ICMS: Total de ICMS sobre as vendas no período selecionado.
Vendas Líquidas: Total de vendas subtraído de Impostos Federais e ICMS.
CMV:  Custo Médio da mercadoria. 
Lucro Bruto: Total de Vendas Líquidas subtraído o cmv.
%Lucro Bruto: Porcentagem que o lucro bruto representa em relação ao total de vendas.
Despesas:  Em despesas serão listadas as Contas de Resultado cadastradas como despesas e os valores serão de acordo com os títulos que estão vinculados aos Planos de Conta vinculados as Contas de Resultado. Os títulos são considerados a partir do momento que são cadastrados, de acordo com a data de Emissão, não considerando fatores como Baixa e Vencimento.
Total de Despesas:  É exibido o total de despesas de cada loja e o total das lojas na última coluna.
%Total de Despesas:  Porcentagem que o total de despesas representa em relação ao total de vendas.
Lucro Operacional: Lucro Bruto subtraído do total de despesas.
%Lucro Operacional:  Porcentagem que o lucro operacional representa em relação ao total de vendas.
Outras Receitas:  São listadas as Contas de Resultado cadastradas como receita, os valores serão de acordo com os títulos que estão vinculados a Planos de Conta vinculados as Contas de Resultado.
Total de Outras Receitas: Totalizações dos valores exibidos em outras receitas.
Despesas Rateadas: Despesas da Retaguarda rateadas entre as lojas.
Lucro Líquido: Lucro Operacional somado de Outras Receitas e subtraído das Despesas Rateadas.
%Lucro Líquido:  Porcentagem que o Lucro líquido representa em relação ao total de vendas.  


2.5 Consultas


2.5.1 Boletos para franquias

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Consultas: Boletos para Franquias



Nesta tela é possível consultas os boletos gerados para as franquias.
Ao abrir a tela, a seguinte janela de filtro é exibida:



Após filtrar, a janela de resultados é exibida:



Nesta tela serão exibidos os títulos em uma listagem, contendo dados importantes para identificação dos mesmos. Os botões Visualizar Boleto e Visualizar Danfe, estão disponíveis no canto superior direito da janela.

2.6 Orçamento

2.6.1 Controle Orçamentário

Verifique o item 1.3.1 deste manual.

2.7 Encontro de Contas


2.7.1 Contas

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Encontro de Contas: Contas




Por meio desta tela, realizamos o encontro de títulos. O encontro de títulos possibilita utilizarmos um título à receber (crédito) de um fornecedor para abatermos um título a pagar do mesmo.
Ao acessar a tela, a seguinte janela é apresentada:



Ao clicar em Incluir, 2 botões ficarão disponíveis:
Incluir Titulo Individualmente ( ): inclui um titulo por vez.
Incluir Títulos em Bloco( ): inclui um lote de titulos.

Após selecionar o modo de inclusão, uma janela de pesquisa será aberta para o usuário buscar e selecionar os Titulos à Pagar.



  1. Selecione o titulo, informe o tipo de liquidação e clique em Salvar para aplicar o titulo a pagar. O titulo será apresentado em tela:



  1. Uma vez que os títulos à pagar sejam inseridos, clique uma vez na grid Contras a Receber e repita o procedimento para inserir os títulos a receber.



  1. Clique em salvar para finalizar.

Uma janela será aberta informando o número do Encontro gerado:



2.7.2 Movimentos

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Encontro de Contas: Movimentos



A tela permite conciliar um movimento de seu extrato bancário com um título no sistema.

A seguinte tela é aberta ao acessar:



No grid Contas, clique em Incluir e em seguida utilize os botões Inclusão Individual ou Inclusão em Bloco para pesquisar os títulos.

Uma vez adicionados que os títulos à pagar ou receber foram adicionados, para adicionar um movimento de seu extrato da CC, clique no botão Incluir, localizado no grid 'Lançamento Conta Corrente'.



Preencha os dados do lançamento e clique em gravar para aplicar o lançamento da CC.



Clique em Salvar para finalizar a operação.
Uma janela com o número do movimento gerado será apresentada.

2.7.3 Consulta - Contas

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Encontro de Contas: Consulta - Contas



Esta função permite consultar um encontro de contas realizado pesquisando pelo número do encontro.
Ao acessar, a seguinte tela é apresentada:


Após pesquisar, o resultado da pesquisa será apresentado:



2.7.4 Consulta - Movimentos

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Encontro de Contas: Consulta - Movimentos




Esta função permite consultar um encontro de movimentos realizado pesquisando pelo número do movimento.
Ao acessar, a seguinte tela é apresentada:



Após pesquisar, o resultado da pesquisa será apresentado:



2.8 Processos



2.8.1 Emissão de Solicitação de Pagamento

Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Processos: Emissão de Solicitação de Pagamento



Por meio deste relatório, é possivel consultar e ter o controle de todos os pagamentos à realizar no dia, Ao abrir a tela, a janela de pesquisa será apresentada:



Após filtrar, o resultado será apresentado:



Nos resultados, os títulos de 'Ananda' e 'Presence' já foram liquidados, enquanto o título 'Simples' ainda possui valor à pagar.

3. Conciliação de Cartões

Este módulo foi tratado em um manual a parte.


4. Crediário

Este módulo foi tratado em um manual a parte.

Você pode precisar:

5. Contábil

Este módulo foi tratado em um manual a parte.
Você pode precisar:





    • Related Articles

    • Manual de Cadastros Gerais

      Este documento tem como objetivo apresentar e os Cadastros Gerais, que são compartilhados em diversos módulos do sistemas Presence Domain e Presence Store. LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na ...
    • Manual do Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e)

      Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) nos sistemas Presence Domain e Presence Store. SOBRE O MF-e SAT funciona apenas no estado do Ceará e refere-se ao Módulo Fiscal Eletrônico. Trata-se de ...
    • Manual de Crediário

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo de Crediário em nossos sistemas Presence Domain e Presence Store Requisitos: Módulo Adquirido junto do Departamento Comercial da Presence. Habilitar Módulo na retaguarda: Presence Domain > ...
    • Configurando o Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Store

      Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Store. PRÉ-REQUISITOS 1.Para que as configurações no Presence Store fiquem funcionais, alguns cadastros e configurações são obrigatórios no ...
    • Configurando o Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Domain

      Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Domain. 1. CADASTROS E CONFIGURAÇÕES Para a correta utilização do módulo, as seguints configurações e cadastros devem ser realizadas 1.1 ...