Manual da Cobrança Eletrônica CNAB (Contas a Receber)

Manual da Cobrança Eletrônica CNAB (Contas a Receber)

OBJETIVO

Esse documento tem por objetivo explicar a configuração e funcionamento do módulo de Cobrança Eletrônica no Presence Domain para geração e controle de boletos.

Bancos homologados no Contas a Receber: Bradesco, HSBC, Itaú, Safra, Santander, Sicredi.

INTRODUÇÃO


O módulo de Cobrança Eletrônica é responsável pela integração dos títulos financeiros do Presence Domain com interfaces bancárias para geração e controle de boletos a receber.

Gerações e Alterações
Baixas e Liquidações
Envio a Cartório
Envio para Protesto

REQUISITOS


Módulos necessários:  Financeiro Cobrança Eletrônica
Presence Domain em ​versão 9.32.0.0 ou Superior e versão 9.0.52.0 da DLL de Pedidos


CONFIGURANDO A INTERFACE


A geração de boletos ocorre após emissão de documentos fiscais nas lojas ou na retaguarda e possui vínculo direto com títulos financeiros para controle de caixa e transações. Dessa forma, é necessário que o módulo Financeiro e de Cobrança Eletrônica estejam corretamente configurados para seu funcionamento.


ARQUIVO DE IMPRESSÃO DE BOLETOS


Copie para o servidor o arquivo de impressão gráfica do boleto, disponível no caminho:

TIPO DE DOCUMENTO DE MOVIMENTO DE CONTA-CORRENTE


Configure um tipo de documento para ser lançado no movimento de conta-corrente quando o banco enviar uma liquidação de título via arquivo de retorno:

  1. Acesse:
Presence Domain > Financeiro > Cadastros > Tabelas > Tipo Docto Movimento CC



Código: Código para identificação de documento;
Descrição: Descrição para identificação de documento.

  1. Clique em Salvar.

TIPO DE MOVIMENTO DE CONTA-CORRENTE


Configure um tipo de movimento de conta-corrente a ser vinculado ao movimento gerado pelo arquivo de retorno do banco. O ideal é ter uma para liquidação e outro para tarifas bancárias:

  1. Acesse:
Presence Domain > Financeiro > Cadastros > Tabelas > Tipo de Movimento CC



Código: Código do tipo de movimento;

Descrição: Descrição do tipo de movimento;

Transferência: Sim: Caracteriza uma transferência entre as contas, configuradas nos campos Conta Partida e Conta Chegada. Habilita campo Conta Chegada | Não: Não caracteriza uma transferência;

Operação: Débito: Operação do tipo débito (negativa) | Crédito: Operação do tipo crédito (positiva);

Gerar título: Quando marcada, gera título financeiro automático para o valor extra de arquivos. Geralmente utilizado para tarifas bancárias e de cartões.

Conta Partida:
Conta Chegada: Conta em que será realizada a operação inversa a da Conta Partida, no caso de Transferência = Sim.

Plano de Contas: Plano de contas a ser vinculado ao título gerado pela movimentação.

Carteira: Carteira financeira a ser vinculada ao título gerado pela movimentação.

PARÂMETROS DE OPERAÇÃO DE TÍTULOS

Para que o sistema gere títulos financeiros para a moeda Boleto Bancário e vincule-os aos boletos para controle, é necessário realizar a seguinte configuração:

  1. Acesse:
Presence Domain > Parâmetros de Operação > Financeiro > Integração com Vendas/Loja


Modelo: Integrado direto: Gera títulos financeiros para as moedas configuradas quando ocorrem consolidações de movimentos das lojas ou os caixas de lojas online são fechados| Não integrado: Não gera títulos financeiros.

Tipo de integração: Modelos 1, 2 e 3. 

Criar títulos separados por cliente: Quando marcado, gera títulos individuais para cada moeda e cliente vinculado ao documento fiscal; Quando desmarcado, gera títulos agrupados apenas por moeda.

Expanda o grupo:
Controle por Moedas: Boleto Bancário



Tipo exportação: Individual: Lança títulos financeiros quando a moeda Boleto Bancário está vinculada às vendas | Não lança: Não lança títulos financeiros para a moeda Boleto Bancário.

Plano de Contas: Plano de Contas a ser vinculado ao título financeiro a ser gerado para a moeda Boleto Bancário;

Carteira: Carteira a ser vinculada ao título financeiro a ser gerado para a moeda Boleto Bancário;

Conta contábil crédito: Conta Contábil para crédito a ser vinculada ao título financeiro a ser gerado para a moeda Boleto Bancário;

Conta contábil débito: Conta Contábil para débito a ser vinculada ao título financeiro a ser gerado para a moeda Boleto Bancário;

  1. Clique em Salvar.
  1. Se a necessidade é gerar títulos para vendas lançadas na Retaguarda pela tela de Lançamento de NF-e, acesse o menu abaixo. Se não, pule essa etapa:
Presence Domain > Parâmetros de Operação > Financeiro > Integração com Faturamento



Realiza integração financeira online?: Quando marcado, gera títulos no momento em o documento fiscal é emitido na Retaguarda; Quando desmarcado, não gera títulos para esses documentos (gera apenas para documentos lançados em lojas online após fechamento de caixa ou por consolidação de movimentos, conforme parâmetros do grupo Integração com Vendas/Loja).

  1. Se a necessidade é gerar títulos para pedidos, acesse o menu abaixo. Se não, pule essa etapa:
Presence Domain > Parâmetros de Operação > Financeiro > Integração com Pedidos



Realiza integração financeira online?: Quando marcado, gera títulos no momento em o pedido entra no status configurado no parâmetro abaixo; Quando desmarcado, não gera títulos para esses registros.

Gerar títulos a partir de: Status do pedido em que o título será gerado;

Criar o título para a empresa: Empresa que será vinculada ao título financeiro gerado, referenciada no campo Expedidora ou Emitente do pedido.


ATENÇÃO: 
Para que o boleto seja gerado no pedido, é necessário que a condição de pagamento selecionada esteja configurada para recebimento de valores antes do faturamento, caso contrário, boleto só será gerado após faturamento do mesmo.



PARÂMETROS DE OPERAÇÃO DE BOLETOS


Para que o sistema gere os boletos, após a geração dos títulos financeiros, é necessário realizar a configuração para Vendas e/ou Pedidos, conforme necessidade:

  1. Acesse:
Presence Domain > Parâmetros de Operação > Faturamento > Cobrança CNAB
Presence Loja > Parâmetros de Operação  > Interfaces > Nota Fiscal Eletrônica > Cobrança CNAB



Gerar Boleto: Quando marcado, habilita a geração de boletos pelas telas de Ponto de Venda e Lançamento de NF-e/NFS-e automaticamente após faturamento de documento; Quando desmarcado, não gera boleto automaticamente, mas permite geração posterior, via tela de Consulta NF-e/NFS-e.

Impressão Gráfica

Momento: Momento em que o boleto será impresso. Na emissão da NF: Executa rotina de impressão assim que a nota é faturada, automaticamente| Posteriormente: Permite execução posterior da emissão, via tela de Consulta NF-e/NFS-e.

Local: Local onde o boleto será impresso;

Arquivo de Boleto: Caminho onde o arquivo de impressão de boleto foi colocado, conforme item 1.2 desse manual;
Enviar por E-mail: Quando marcado, habilita o envio de boletos por e-mail automaticamente após faturamento de documento; Quando desmarcado, não envia automaticamente, mas permite envio posterior, via tela de Consulta NF-e/NFS-e.

Impressão Texto

Momento: Momento em que o boleto será impresso. Na emissão da NF: Executa rotina de impressão assim que a nota é faturada, automaticamente| Posteriormente: Permite execução posterior da emissão, via tela de Consulta NF-e/NFS-e.

Local: Local onde o boleto será impresso;

Liquidação (deve ser configurado na Retaguarda)

Tipo de Documento: Tipo de documento para o lançamento de conta-corrente quando ocorrerem liquidações dos títulos através de arquivos de retorno do banco.

Tipo de Movimento (Tarifa): Tipo de movimento de conta-corrente a ser utilizado para o lançamento de tarifas bancárias quando ocorrerem liquidações dos títulos através de arquivos de retorno do banco.

Tipo de Movimento (Baixa): Tipo de movimento de conta-corrente a ser utilizado para o lançamento de crédito quando ocorrerem liquidações dos títulos através de arquivos de retorno do banco.

  1. Para geração de boletos via Manutenção de Pedidos (restante dos parâmetros serão capturados da configuração acima), acesse:
Presence Domain > Parâmetros de Operação > Faturamento > Cobrança CNAB
Presence Loja > Parâmetros de Operação  > Interfaces > Nota Fiscal Eletrônica > Cobrança CNAB



Geração de Boletos: Perguntar: Pergunta se operador deseja gerar os boletos na aprovação do pedido | Não perguntar: Gera sempre os boletos na aprovação do pedido, sem peguntar (quando condição de pagamento está com opção Obriga pagamento no pedido marcada e os parâmetros de geração de boletos estão habilitados, acima).

Impressão de Boletos: Não imprimir: Não imprime os boletos na aprovação do pedido | Imprimir e perguntar: Pergunta se operador deseja imprimir os boletos na aprovação do pedido | Imprimir e não perguntar: Imprime sempre os boletos na aprovação do pedido, sem perguntar.

  1. Clique em Salvar.

CONDIÇÃO DE PAGAMENTO


Configure condições de pagamento que habilitem a moeda Boleto Bancário, através da modalidade Planos:

  1. Acesse:
Presence Domain > Básico > Cadastros Gerais > Venda: Condições de pagamento de venda
  1. Selecione a modalidade Planos e configure os campos conforme necessidade.



  1. Na guia Parcelamento, habilite a moeda Boleto Bancário nas parcelas para que seja possível utilizá-las nas vendas.



CONFIGURAÇÃO DE CARTEIRAS FINANCEIRAS


Configure carteiras financeiras no sistema para que os títulos sejam agrupados por responsabilidade durante a integração com o banco. 
      Exemplo: Quando os arquivos de remessa forem gerados, por exemplo, sistema aplicará a carteira cadastrada para o banco para indicar que pagamento está aguardando uma ação do mesmo; Quando banco realizar uma baixa ou rejeição via arquivo de retorno, sistema aplicará a carteira cadastrada para a empresa para indicar que pagamento está aguardando uma ação da mesma.
 
  1. Acesse:
Presence Domain > Financeiro > Cadastros > Tabelas: Carteiras



Código: Código da carteira financeira;
Descrição: Descrição da carteira financeira.

  1. Clique em Salvar e faça o mesmo processo para cada carteira a ser identificada. O ideal é que tenha, pelo menos, uma para o banco e uma interna. 

CONFIGURAÇÃO DE BANCO


  1. Acesse:
Presence Domain > Financeiro > Cadastros > Tabelas: Bancos



Código: Código do banco;
Descrição: Descrição do cadastro do banco;
CNPJ: CNPJ do banco;
Interface Financeira: Quando marcada, ativa os campos dos grupos abaixo para informação de caminhos;
Caminho dos arquivos de Cobrança Eletrônica
Remessa: Diretório onde serão gravados os arquivos gerados para envio ao banco;
Retorno: Diretório onde serão gravados os arquivos de retorno gerados pelo banco;
Arquivos Processados: Diretório onde serão gravados os arquivos já processados pelas integrações.

  1. Clique em Salvar.

CONFIGURAÇÃO DE CARTEIRA DE COBRANÇA


No cadastro de conta-corrente encontra-se, também, o cadastro das carteiras de cobrança com as informações para a geração de boletos.
  1. Acesse o menu abaixo, clique em Inserir ou Alterar a conta-corrente e configure as informações conforme instruções:
Presence Domain > Financeiro > Cadastros > Tabelas: Conta-corrente



Código: Código da conta-corrente;
Descrição: Descrição da conta-corrente;
Empresa: Loja principal a ser vinculada à conta-corrente;
Banco: Banco a que pertence a conta-corrente;
Agência | Dig: Agência e dígito da conta-corrente;
Conta | Dig: Número e dígito da conta-corrente;
Saldo: Saldo inicial da conta-corrente;
Posto: Informar quando solicitado pelo Banco/Cooperativa para geração de arquivo CNAB

  1. Vá para a guia Carteiras de Cobrança, clique em Inserir ou Alterar a carteira de cobrança e configure as informações conforme instruções:



Código: Código para identificação da carteira de cobrança;
Cart Banco: Código da carteira de cobrança para identificação no banco;
Descrição: Descrição para identificação da carteira de cobrança;
Tipo de Impressão
Gráfico (padrão) | Texto: Tipos de impressão de boletos disponíveis no sistema;
Ativa: Quando marcada, ativa a impressão de boletos após sua geração;
Gerar nosso número: Quando marcada, gera nosso número para boleto, conforme range configurado nos campos abaixo;
Prioritária: 
Prioritária R: 
Enviar Títulos (Remessa): 
Imprimir Título Localmente: 
Compartilhar carteira com outras lojas: Quando marcada, desabilita o grupo abaixo, Dados Básicos, e habilita nova guia, Lojas, para cadastro de diferentes ranges de numeração de boletos para diferentes Lojas; Quando desmarcada, torna carteira de cobrança exclusiva da Loja informada na guia Dados Básicos (campo Empresa) e permite inserção da dados do range no grupo abaixo, Dados Básicos.
Grupo Dados Básicos
Nosso No Inicial: Número inicial para geração de Nosso Número informado pelo banco. Esse campo é alterado sempre que um boleto é gerado no sistema;
Nosso No Final: Número final para geração de Nosso Número informado pelo banco. 
Range:
Floating: 

  1. Vá para a subguia Configurações Boleto e configure as informações conforme instruções:



Taxa de juros ao mês (%): Percentual de juros ao mês para atrasos de pagamento. Essa informação é impressa automaticamente como mensagem no boleto e também gravada no título financeiro, na guia Condições Financeiras, quando o parâmetro [116] Cálculo de juros e multa na baixa está com uma das opções, Notificar e permitir cancelar ou Obrigar, marcada;
Multa (%): Percentual de multa para atrasos de pagamento. Essa informação é impressa automaticamente como mensagem no boleto e também gravada no título financeiro, na guia Condições Financeiras, quando o parâmetro [116] Cálculo de juros e multa na baixa está com uma das opções, Notificar e permitir cancelar ou Obrigar, marcada;
Dias para protesto: Dias para envio do título a protesto a partir do vencimento. Quando diferente de 0, envia instrução já no registro do título no banco, cobrando as devidas taxas;
Mensagem para boleto 1*: Mensagem a ser impressa no boleto;
Mensagem para boleto 2*: Mensagem a ser impressa no boleto;
Código instrução 1 para remessa (CNAB): Código de instrução para geração de arquivo de remessa ao banco, caso necessário (seguir orientações do banco);
Código instrução 2 para remessa (CNAB): Código de instrução para geração de arquivo de remessa ao banco, caso necessário (seguir orientações do banco);
Correspondente Bancário
Banco: 
Agência | Dig: 
Conta | Dig: 
Cart.: 

  1. Vá para a subguia Lojas (caso tenha marcado o checkbox Compartilhar carteira com outras lojas) e configure os ranges de numeração de boletos para cada Loja, conforme instruções:



Loja: Loja que usará a numeração;
Nosso No Inicial: Número inicial para geração de Nosso Número informado pelo banco. Esse campo é alterado sempre que um boleto é gerado no sistema;
Nosso No Final: Número final para geração de Nosso Número informado pelo banco. 
Range:
Floating: 
  1. Clique em Salvar e faça o mesmo processo para cada uma das lojas que utilizarão a carteira de cobrança.
  1. Vá para a subguia Carteiras Financeiras e configure as informações conforme instruções:



Banco: Carteira Financeira cadastrada para identificação de títulos sob responsabilidade do banco, conforme item 1.3 desse manual;
Retorno: Carteira Financeira cadastrada para identificação de títulos sob responsabilidade da empresa (interna), conforme item 1.3 desse
manual;
Desconto: 

  1. Clique em Salvar na Carteira de Cobrança.

  1. Vá para a subguia Local de Pagamento e configure as informações conforme instruções:
Aqui é possível configurar uma mensagem customizada para ser impressa no campo 'Local de Pagamento' do Boleto Bancário; Caso não exista essa configuração, a mensagem padrão da documentação do banco será impressa:
Importante: Requer novo arquivo Boleto.fr3, disponível aqui.

  1. Clique em Salvar no Local de Pagamento e na Conta Corrente.


GERANDO BOLETOS 


Conforme configuração, é possível gerar boletos via Ponto de Venda (Loja), Lançamento de NF-e/NFS-e (Loja e Retaguarda) ou Manutenção de Pedidos (Loja e Retaguarda), bastando informar uma Condição de Pagamento que comporte a moeda Boletos.

Vamos realizar uma emissão pela tela Lançamento de NF-e, no Presence Domain, para exemplificar.

Após informar dados da Nota Fiscal, ao inserir pagamento, escolhemos uma condição com modalidade Planos e informamos moeda Boleto Bancário, selecionando, também, sua respectiva Carteira de Cobrança.



Após emissão da nota, títulos financeiros devem ser registrados (integração online com financeiro, quando Retaguarda, caso Loja, após fechamento de caixa) e, quando os parâmetros de boletos estiverem habilitados para geração automática, boletos também serão gerados, enviados por e-mail e/ou impressos.

Títulos financeiros gerados na Retaguarda 
Presence Domain > Financeiro: Financeiro > Títulos: Consulta - Títulos



Boletos gerados na Loja e na Retaguarda 
Presence Domain > Financeiro: Cobrança Eletrônica > Cobrança CNAB: Controle de Boletos.



Boletos gerados na Loja e na Retaguarda para impressão, assim que NF-e/NFS-e/Venda ou Pedidos é efetivado.



Boletos enviados por e-mail assim que NF-e/NFS-e/Venda ou Pedidos é efetivado 
Rodapé: Botão E-mail



GERENCIANDO BOLETOS NO SISTEMA

O controle de fluxo de boletos e títulos financeiros é realizado através dos itens listados a seguir, que controlam envios e bloqueios em conjunto com o banco.

Assim que o título é gerado, os controles são aplicados da seguinte forma:

Situação do Título Financeiro: Importado;
Carteira Financeira do Título Financeiro: Configurada no parâmetro Financeiro [156] Carteira (Boleto Bancário);
Estado do Boleto: Não enviado;
Envio do Boleto: Não enviado.

REGISTRANDO BOLETOS NO BANCO

Quando o boleto é gerado no sistema, é preciso registrá-lo no banco para que o mesmo tenha ciência de sua existência e o cliente possa efetuar seu pagamento.

Controles aplicados nessa ação para registros ainda não enviados ao banco:
Situação do Título Financeiro: Mantém situação atual;

Carteira Financeira do Título Financeiro: Configurada na Conta-corrente
Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Conta-corrente > Guia Carteiras de Cobrança > Subguia Carteiras Financeiras > Campo Banco;
Estado do Boleto: Enviado;
Envio do Boleto: Enviado.

Controles aplicados nessa ação para registros já enviados anteriormente ao banco:
Situação do Título Financeiro: Mantém situação atual;
Carteira Financeira do Título Financeiro: Mantém carteira atual;
Estado do Boleto: Enviado;
Envio do Boleto: Enviado.

  1. Acesse:
Presence Domain > Financeiro: Cobrança Eletrônica > Cobrança CNAB: Controle de Boletos
  1. Selecione os registros na grid e clique no botão Gerar Remessa.



Após processamento, uma mensagem de sucesso será apresentada e o arquivo será gravado na pasta configurada no cadastro de Bancos, como mostra item 1.8 desse manual. Nesse momento, os controles também são aplicados ao título e ao boleto.



ALTERANDO VENCIMENTOS

Quando a data do título financeiro é alterada, rotina deve enviar atualização da informação, também ao banco.
Controles aplicados nessa ação para registros ainda não enviados ao banco:
Situação do Título Financeiro: Mantém situação atual;
Carteira Financeira do Título Financeiro: Configurada na Conta-Corrente
Presence Domain > Financeiro: Cadastros > Tabelas: Conta-corrente > Guia Carteiras de Cobrança > Subguia Carteiras Financeiras > Campo Banco;
Estado do Boleto: Não enviado;
Envio do Boleto: Não enviado.

Controles aplicados nessa ação para registros já enviados anteriormente ao banco:
Situação do Título Financeiro: Mantém situação atual;
Carteira Financeira do Título Financeiro: Mantém carteira atual;
Estado do Boleto: Alteração Vencimento;
Envio do Boleto: Reenviar.

  1. Para alterar o vencimento, edite o título financeiro e use o campo Vencimento para informar a nova data:
Presence Domain > Financeiro: Financeiro > Títulos: Ações – Títulos
Presence Domain > Financeiro: Financeiro > Títulos: Consultas - Títulos



  1. Salve o registro.
  2. Se o boleto já tiver sido enviado ao banco, será apresentado um alerta para que, posteriormente, seja realizado o reenvio da informação alterada ao banco. Confirme.



Tendo sido enviado anteriormente ou não, é necessário registrar o novo vencimento no banco.
  1. Acesse:
Financeiro > Cobrança Eletrônica > Cobrança CNAB: Controle de Boletos



Após processamento, uma mensagem de sucesso será apresentada e o arquivo será gravado na pasta configurada no cadastro de Bancos, como mostra item 1.8 desse manual. Nesse momento, os controles também são aplicados ao título e ao boleto.




GERENCIANDO PROTESTOS

Conforme configuração, é possível gerar boletos via Ponto de Venda (Loja), Lançamento de NF-e/NFS-e (Loja e Retaguarda) ou Manutenção de Pedidos (Loja e Retaguarda), bastando informar uma Condição de Pagamento que comporte a moeda Boletos.

GERENCIANDO BAIXAS E LIQUIDAÇÕES

Conforme configuração, é possível gerar boletos via Ponto de Venda (Loja), Lançamento de NF-e/NFS-e (Loja e Retaguarda) ou Manutenção de Pedidos (Loja e Retaguarda), bastando informar uma Condição de Pagamento que comporte a moeda Boletos.


Você pode precisar:
Manual de Pagamento Eletrônico

    • Related Articles

    • Manual Financeiro

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo Financeiro em nosso sistema Presence Domain LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na parte superior de cada tela) onde estamos mostrando suas ...
    • Manual de Cadastros Gerais

      Este documento tem como objetivo apresentar e os Cadastros Gerais, que são compartilhados em diversos módulos do sistemas Presence Domain e Presence Store. LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na ...
    • Manual de Pagamento Eletrônico (Contas a Pagar)

      Esse documento tem por objetivo orientar o usuário nas parametrizações sistêmicas e explicar o funcionamento do Pagamento Eletrônico em nossa solução Presence Domain. Pagamento Eletrônico Através desse módulo é possível realizar agendamento de ...
    • Manual de Crediário

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo de Crediário em nossos sistemas Presence Domain e Presence Store Requisitos: Módulo Adquirido junto do Departamento Comercial da Presence. Habilitar Módulo na retaguarda: Presence Domain > ...
    • Alterando uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos como realizar Alterações em uma Nota Fiscal Eletrônica no Presence Domain / Presence Store. Quando o usuário realiza a tentativa de transmissão do documento fiscal para a SEFAZ o registro no sistema passa de Pré-Nota ...