Este documento tem como objetivo orientar o usuário no Cadastro de Centro de Custos dentro do sistema Presence Domain
Sobre
O cadastro do Centro de Custos permite com que os diferentes setores organizacionais, controlem as suas finanças de uma forma independente. Por meio desta estrutura, também é possível analisar de forma fácil o impacto causado por cada um destes departamentos no orçamento da empresa de modo geral.
Cadastrando o Centro de Custos
- Acesse: Presence Domain: Módulos Adicionais: Compras > Cadastros Gerais: Centros de Custo
- Clique em Incluir
[centro de custo]: Neste campo digitaremos um código para o centro de custo ou departamento em questão;
[descrição]: Neste campo digitaremos o nome do centro de custo ou departamento;
[centro cc pai]: Caso o centro de custo cadastrado seja uma subdivisão de algum centro de custo, o mesmo entra atrelado a ele;
[setor de produção]: Marcar essa opção quando o centro de custo é um setor de produção.
Neste exemplo, criarei o Centro de Custo Vendas dentro de minha filial Santana. Para isso, deverei indicar no campo Centro CC Pai, o número do centro de Custo Santana.
Como o setor de vendas impacta diretamente no orçamento da empresa, marcarei a flag Setor de Produção.
- Após preencher as informações, clique em Salvar.
Operação Finalizada
Consultando do Cadastro de Centro de Custos
- Acesse: Presence Domain: Módulos Adicionais: Compras > Cadastros Gerais: Centros de Custo
- A janela apresentará os centros de custos cadastrados, clique em TreeView para uma visão hierárquica.
Operação Finalizada
Alterando Centro de Custos
É possível realizar alteração no Código ou Nome do Centro de Custos, porém, uma vez que já existam movimentações no sistema vinculadas a estas contas, não é recomendada a operação e se for feita, deve ser feita com cautela.
- Acesse: Presence Domain: Módulos Adicionais: Compras > Cadastros Gerais: Centros de Custo
- Clique em Editar, realize a alteração necessária e clique em Salvar.
Operação Finalizada
Excluindo Centro de Custos
Uma vez que existam movimentos financeiros do sistema atrelados à contas e departamentos no centro de custo, é impossível a exclusão do mesmo.
Só é permitida a exclusão de contas em um centro de custos se o departamento/conta em questão não possuir vinculo com nenhuma movimentação realizada no sistema.
- Acesse: Presence Domain: Módulos Adicionais: Compras > Cadastros Gerais: Centros de Custo
- Selecione a conta ou departamento do centro de custo em questão e clique em Excluir.
- Na janela de Confirmação, clique em 'OK' para finalizar.
Operação Finalizada