Manual de Pagamento Eletrônico (Contas a Pagar)

Manual de Pagamento Eletrônico (Contas a Pagar)

Esse documento tem por objetivo orientar o usuário nas parametrizações sistêmicas e explicar o funcionamento do Pagamento Eletrônico em nossa solução Presence Domain.

Pagamento Eletrônico


Através desse módulo é possível realizar agendamento de pagamentos com o banco através de arquivos de remessa e retorno. 

REQUISITOS

Contratação do módulo Financeiro junto ao setor comercial da Presence
Contratação do módulo Pagamento Eletrônico junto ao setor comercial da Presence



Confira abaixo a lista dos bancos já homologados:
Bancos homologados no Contas a Pagar: Bradesco, Itaú, Safra, Santander, Sicoob


1. CONFIGURAÇÕES


1.1 Cadastro e Configuração de Bancos


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Tabelas: Bancos



Código: Informe o Código do banco para Cadastro
Descrição: Informe uma Descrição para Identificar o Banco
CNPJ: Pode ser colocado o CNPJ da agência, campo não obrigatório.
Interface Financeira: Se marcada a Caixa de seleção, libera os campos abaixo que permitem a configuração para registro de cobrança (boletos à receber) e pagamento eletrônico (à pagar).

Caminho dos Arquivos de Pagamento Eletrônico :   Devem ser criadas pastas em um local, onde serão armazenadas as informações trocadas com o banco, arquivos de remessa e retorno, conforme exemplo acima.
Remessa: Caminho para armazenamento dos arquivos de Remessa
Retorno: Caminho para armazenamento dos arquivos de Retorno


1.2 Cadastro e Configuração da Conta Corrente


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Cadastros > Tabelas: Conta-Corrente



Código: Código de fácil identificação do banco que está sendo cadastrado.
Descrição:  Breve descrição para fácil identificação da conta-corrente.
Empresa:  Código da empresa que administrará essa conta-corrente.
Banco: Selecione o banco a qual a conta corrente pertence.
Agencia, Dig, Conta, Dig: Preencha com os dados da Agência e Conta.
Pagamento Eletrônico: Quando esta caixa de seleção é marcada, permite que a conta corrente seja vinculada à títulos para realizar o pagamento eletrônico. Se desmarcada, não permite vincular a Conta Corrente aos pagamentos eletrônicos.
Identificação Pagamento Eletrônico:  Digitar um código sequencial para identificar o pagamento eletrônico gerado!
Posto: Informar quando solicitado pelo Banco/Cooperativa para geração do arquivo de Remessa. Ver Layout CNAB.

Pagamento Eletrônico: Importantíssimo que esta caixa de seleção seja marcada, caso contrário, a conta não será relacionada ao título no contas a pagar.

Para um detalhamento completo dos campos desta tela, consulte:
Você pode precisar:

2. PROCEDIMENTO

2.1 Inclusão de Títulos


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Financeiro > Títulos: Consulta - Títulos



  1. Clique em Incluir e escolha a opção Pagar.

A seguinte tela será apresentada para o preenchimento dos dados do titulo à pagar.

Legenda:


Situação: Apresenta a situação do Título. Ao incluir um título, o mesmo será gravado como “Em Edição”.
Empresa:  Selecione a empresa/loja para qual o título será cadastrado, no exemplo será a "Retaguarda/Escritório”, empresa pagante do título.
Tipo de Responsável:  Permite selecionar o tipo de destinatário do titulo entre Cliente, Fornecedor, Representante, etc. No exemplo, selecionamos Fornecedor.
Fornecedor:  Selecione o Fornecedor correspondente a conta à ser paga.
Documento, Parcela, Emissão, Vencimento, Valor:  Preencher com os dados correspondentes conforme em Nota Fiscal.
Carteira:  Selecionar a carteira que será direcionada essa conta.
  1. Em seguia Acesse a Guia “Interface Eletrônica”.
Tipo de Pagamento:  Escolher para que tipo de pagamento se refere.
Modalidade de Pagamento:  Escolher qual será a transação do pagamento, no exemplo será pagamentos Concessionárias.
Código de Barras:  O mesmo poderá ser digitado ou usar o leitor de código de barra, basta clicar na caixa de seleção “Usar Leitor”.

  1. Com os dados citados preenchidos, clique em Gravar.



A imagem acima demonstra o Título incluído no contas à pagar, porém conforme podemos observar, a Situação do título ainda está como “Em Edição”.
  1. Para poder gerar o arquivo eletrônico, o título deve estar com a Situação "Liberado”, então alterar a situação do título clicando no ícone Liberação().

  1. Em seguida Clicar em “Liberar”.



2.2 Inclusão de Pagamento Eletrônico


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Pagamento Eletrônico > Interface Financeira: Incluir Pagamento

Ao clicar na tela, a seguinte janela é apresentada para localização do título que receberá o pagamento.



A busca pelo título pode ser realizada utilizando as opções acima. Em nosso exemplo, localizamos pelo número do controle do título. EX: 218499.
A tela de Pagamento Eletrônico será aberta exibindo os detalhes do titulo selecionado. Abaixo legenda dos campos:



Controle: exibe um número gerado para controle do sistema.
Conta-Corrente:  informa a conta-corrente que será utilizada no pagamento
Modalidade Pagamento:  Permite selecionar a modalidades de pagamento para a operação.
Código de Barras:  Campo para informar o código de barras do título que está sendo pago. Ajustar caso haja necessidade, clicando no ícone ao lado e na sequência Salvar.
Data Pagamento:  Data que o título deverá ser pago.
Tipo de Liquidação:  Informar conforme regra de negócio.
Agendar Pagamento:  Marcar.

  1. Selecione a conta-corrente que receberá o movimento através do arquivo eletrônico para pagamento dos títulos selecionados.
  2. Confira a modalidade de pagamento e altere-a conforme necessidade.
  3. Preencha o código de barras do titulo à pagar
  4. Informe Data de Pagamento e Tipo de Liquidação.
  5. Marque a Caixa de seleção Agendar Pagamento
  6. Ao final, clique em Salvar!

Se houver necessidade de consultar novamente, não conseguirá buscar o título pela tela “Busca de Títulos”, pois ocorrerá um erro conforme imagem abaixo. Este mesmo erro também ocorrerá caso tente informar um pagamento em um título proveniente de DDA (pagamento automático).




2.3 Gerando Remessas para Pagamento


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Pagamento Eletrônico > Interface Financeira: Pagamentos Eletrônicos

Ao abrir a tela, a seguinte janela será apresentada:




Por padrão, a janela é aberta com o campo 'Tipo de Operação = “Em Edição”.
  1. Clique em “Executar” para listar os pagamentos cadastrados.



  1. Selecione um ou mais títulos que deseja incluir no arquivo de remessa e Clique em “Autorizar”.


  1. Retorne ao filtro Tipo de Operação e selecione “Autorizados”, em seguida, clique em “Executar”.



O Sistema apresentará os títulos autorizados para pagamento.
  1. Selecione os títulos para gerar o arquivo de Remessa e clique em “Gerar Arquivo”.


Caso queira retornar o título para “Em Edição”, selecione o título e em seguida, clique em  “Desautorizar”.

A janela Geração de Arquivo será apresentada:


  1. Clique no botão “Gerar Arquivo”.
O arquivo será gerado na pasta previamente configurada e estará pronto para ser enviado ao banco.


2.4 Processando Arquivo de Retorno dos Pagamentos

Após enviar o arquivo de remessa com as autorizações de pagamentos para o banco, o banco processará os pagamentos e gerará um arquivo de retorno, que poderá ser baixado no Internet Banking. Este arquivo de retorno contém a confirmação das movimentações bancárias dos arquivos de remessa enviados anteriormente. Ao importa-lo no sistema Presence Domain, os titulos serão processados e movimentados.

  1. Após gerar o arquivo de retorno bancário com os pagamentos efetuados para baixa dos títulos em aberto, Salve o(s) arquivo(s)  na pasta Retorno previamente configurada. 



No Presence Domain, importaremos os arquivos de retorno.

  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Pagamento Eletrônico > Interface Financeira: Leitura de Arquivos

A seguinte janela será aberta.
  1. Selecione o Banco que gerou o arquivo de retorno e clique no botão [...] para localizar os arquivos de retorno.

A listagem de arquivos disponíveis para leitura será exibida na grid.



  1. Selecione o arquivo desejado e clique em “Gerar Arquivo”.



Após leitura do sistema, uma mensagem informando que o processo foi finalizado será apresentada.
Todos os arquivos processados serão movidos para a pasta “C:\pagto eletronico\lidos”. Caso esta pasta não exista, o sistema a criará.




2.5 Consulta de Lotes de Retorno


  1. Acesse: Presence Domain: Financeiro: Pagamento Eletrônico > Interface Financeira: Consulta de Lotes Recebidos

Esta tela permite a consulta dos Títulos que foram pagos e baixados automaticamente por meio da importação dos arquivos de retorno.
Ao clicar na tela, a seguinte janela será aberta para filtrar a consulta:

A situação Pendente é carregada como padrão para pesquisa e pode ser alterada para Todos ou Concluídos de acordo com a necessidade.



Após filtrar, o resultado será exibido na tela Consulta de Lotes de Pagamento Eletrônico:



Clicando duas vezes no arquivo ou clicando no botão Detalhes, o sistema apresentará todos os títulos,  pagos e baixados automaticamente pelo sistema, contidos no arquivo. 



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