MANUAL DE CONCILIAÇÃO DE CARTÕES

MANUAL DE CONCILIAÇÃO DE CARTÕES

MANUAL DE CONCILIAÇÃO DE CARTÕES

Etapa 1: Envio de todos os registros do Elbrus para vínculo com seu equivalente na Administradora. Esse envio deve ocorrer manualmente e seu processamento depende da fila de pendências gerenciada pela conciliadora.
Etapa 2: Retorno dos registros enviados com devido vínculo e apresentação de possíveis divergências para análise.
Etapa 3: Retorno de informações de pagamentos já realizados pela operadora ao lojista, que realiza a liquidação automática dos títulos financeiros no Elbrus através do lançamento de uma movimentação de Conta Corrente.

PRÉ-REQUISITOS

Para iniciar a configuração da funcionalidade no Elbrus, será necessário:
Registro na Conciliadora: Token, Endereços de Comunicação, ID Cliente e ID Filial.
Registro na Administradora;
Aquisição do módulo de Conciliação de Cartões no Elbrus;
Aquisição de módulo TEF no Elbrus (melhor prática);
Versão 7.4.4.2 ou superior no Elbrus


CONFIGURAÇÃO RETAGUARDA

A configuração abaixo deve ser realizada apenas na Retaguarda, que ficará responsável pela administração e controle dos títulos financeiros e sua conciliação com as Administradoras de cartões.

PARÂMETROS DE OPERAÇÃO

Acesse no Elbrus Retaguarda:
Retaguarda > Parâmetros de Operação > Financeiro > Financeiro: Conciliação de Cartões
Realize a configuração conforme orientações abaixo:



Empresa conciliadora: Empresa responsável pelo armazenamento e disponibilização das informações para conciliação.
URL
Envio de vendas: Endereço de comunicação do método de Envio de Vendas, fornecido pela conciliadora.
Retorno de vendas: Endereço de comunicação do método de Retorno de Vendas, fornecido pela conciliadora.
Retorno de recebimentos: Endereço de comunicação do método de Retorno de Recebimentos, fornecido pela conciliadora.
Conciliação: Endereço de comunicação do método de Conciliação, fornecido pela conciliadora.
Consulta status conciliação: Endereço de comunicação do método de Status de Conciliação, fornecido pela conciliadora.
Limpeza de vendas: Endereço de comunicação do método de Limpeza de Vendas, fornecido pela conciliadora.
Token: Token de identificação da empresa fornecido pela conciliadora.

Restringir quando divergente

As opções abaixo definem se o usuário deseja visualizar e liberar manualmente os vínculos com divergências de informações entre o Elbrus e a Administradora: Quando marcadas, os registros com divergência entram como restrição para análise manual do operador; Quando desmarcadas, independente das divergências, os vínculos são realizado automaticamente sem a ação do usuário, acatando sempre os dados vindos da Administradora.
Data de vencimento | Data de emissão | Valor bruto | Taxa | Valor líquido | Bandeira | Adquirente | NSU Logs
Envio de vendas: Caminho do diretório onde serão armazenados os arquivos de log do Envio de Vendas.
Retorno de vendas: Caminho do diretório onde serão armazenados os arquivos de log do Retorno de vendas.
Retorno de pagamento: Caminho do diretório onde serão armazenados os arquivos de log do Retorno de pagamento.
Conciliação: Caminho do diretório onde serão armazenados os arquivos de log da Conciliação.
Limpeza de vendas: Caminho do diretório onde serão armazenados os arquivos de log da Limpeza de vendas.
Clique em Salvar.

CADASTRO DE LOJAS

A configuração abaixo exige o ID Cliente e ID Filial de cada uma das lojas que utilizarão a conciliação de cartões.

Acesse no Elbrus Retaguarda:
Retaguarda > Básico > Cadastros Gerais > Loja: Lojas
Selecione a Loja a ser configurada e clique em Alterar.


Abra a guia Atributos, clique em Inserir e preencha os dados conforme orientações abaixo:



Tabela: Selecione a opção 003 – Conciliadora – ID Cliente.
Atributo: Informe o ID Cliente fornecido pela conciliadora.
Clique em Salvar e faça o mesmo para o ID Filial:



Tabela: Selecione a opção 004 – Conciliadora – ID Filial.
Atributo: Informe o ID Filial fornecido pela conciliadora.
Clique em Salvar nas duas telas.

EXECUTÁVEL DE CONCILIAÇÃO DE CARTÕES

Esse executável será responsável pelas operações e relatórios relacionados à conciliação de cartões.

Acesse o caminho abaixo e copie o executável para o mesmo diretório onde se encontram os executáveis do Elbrus no servidor:

G:\6. Produtos\versionamento\6. outros\Conciliação de Cartões




Como melhor prática, aconselhamos a configuração desse executável como um utilitário do Elbrus, seguindo os passos do Manual Configuração de Utilitários.docx, disponível nos canais da Presence.

CONCILIAÇÃO

Todas as rotinas de envio e retorno de conciliação e tratamento de possíveis divergências encontradas no processo se encontram no botão Conciliação.

Clique no botão e, no filtro, selecione os critérios de busca.
Por padrão, o sistema irá sempre mostrar na Data Base: De o dia do último registro conciliado e, na Data Base: Até, a data atual da consulta. 



Clique em Consulta.

Abaixo listaremos todas as possíveis guias da tela e suas funcionalidades.


Apenas guias com registros estarão visíveis no momento da consulta.



GUIA PENDÊNCIAS DE TRANSMISSÃO

Caso existam registros pendentes no período selecionado no filtro, a tela será apresentada na guia Pendências de transmissão automaticamente. Nela são listados os títulos com agrupamento por Data de Emissão e Loja. 
É possível visualizar mais detalhes expandindo ou recolhendo os agrupamentos através dos nos sinais de + e – e usando o duplo clique para abrir o título.



Sempre que houver registros nessa guia, use o botão Sincronizar para realizar sua transmissão. Nesse momento, o sistema irá alternar automaticamente o foco para a guia Controle de Pendências, que apresentaremos no Item 2.2 desse Manual.

GUIA CONTROLE DE PROCESSOS

Essa guia será apresentada sempre que o botão Sincronizar for acionado para apresentar o andamento do processo de conciliação.



Nela é possível visualizar um resumo de todos os processos e pendências que precisam de uma ou mais ações do operador e os processos aguardando retorno da conciliadora.


Pendentes de transmissão: Registros ainda não transmitidos para conciliadora, apresentados em detalhe na guia Pendências de transmissão. 
Aguardando processamento: Registros já enviados e aguardando retorno da conciliadora.
Divergentes: Registros que possuem divergências entre as informações do Elbrus e as da Administradora após processo de conciliação, apresentados em detalhe para tratamento na guia Pendências de conciliação: Divergentes. O ideal é que esse valor seja sempre zero, entendendo que todas as pendências foram tratadas pelo operador.
Não localizados no Elbrus: Registros que constam na Administradora e não constam no Elbrus, apresentados em detalhe para tratamento na guia
Pendências de conciliação: Não localizados no Elbrus. O ideal é que esse valor seja sempre zero, entendendo que todas as pendências foram tratadas pelo operador.
Não localizados na adm: Registros que constam no Elbrus e não constam na Administradora, apresentados em detalhe para tratamento na guia Pendências de conciliação: Não localizados na Adquirente. O ideal é que esse valor seja sempre zero, entendendo que todas as pendências foram tratadas pelo operador.
Contestados: Registros marcados como contestados via tela de Pendências de conciliação: Não localizados na Adquirente.


Processos pendentes: Aqui serão listados os processos já enviados à conciliadora e que estão aguardando resposta. 
Sempre que o botão Sincronizar for acionado, o sistema captura os títulos que ainda não possuem conciliação e agrupa em um lote, enviando-o à conciliadora. A conciliadora, então, coloca esse lote em uma fila e o processa quando possível.
Sempre que houver registro pendente nessa lista, é ideal realizar o sincronismo de tempo em tempo para verificar se houve uma resposta para o lote. Assim que a resposta chega, o registro é removido dessa lista.
Erros/Avisos: Se ocorrerem quaisquer problemas no envio dos lotes, erros e avisos serão apresentados nessa listagem para conhecimento e possível tratamento.

GUIA PENDÊNCIAS DE CONCILIAÇÃO

Essa guia irá apresentar ordenadamente para tratamento todas as pendências ocorridas na conciliação dos registros após resposta da conciliadora. Dessa forma, o operador deverá navegar por suas subguias e realizar as ações necessárias, conforme apresentaremos nos tópicos abaixo.

AGUARDANDO PROCESSAMENTO

Nessa guia serão listados todos os registros que foram enviados para conciliação e estão aguardando processamento da conciliadora. É uma tela apenas para consulta e visual dos dados.





DIVERGENTES

Nessa guia serão listados todos os registros que possuem divergência de informações entre a Administradora  e o Elbrus e foram configurados para serem apresentados como restrição, conforme parâmetros [165] à [172], apresentados no item 1.1 desse manual.
Os valores divergentes serão pintados de vermelho para análise e tratamento, sendo que a primeira linha apresenta os dados da Administradora e a segunda os dados no Elbrus.





Dados divergentes podem representar problemas nos cadastros do Elbrus, sendo necessária uma análise individual e uma possível correção cadastral para geração correta dos próximos registros.

É possível utilizar filtros para facilitar a análise, usando o campo Filtro ativo.




Após análise dos dados, selecione os registros e utilize o botão Regravar título para alterar o título no Elbrus, acatando as informações da Administradora. Esse processo marca o título automaticamente como Conciliado.




A Regravação do Título irá sempre acatar os dados da Administradora, nunca do Elbrus.

Todas as regravações, manuais ou automáticas, são registradas na guia Conciliação de Cartões do detalhe de cada título financeiro para posterior conferência.



NÃO LOCALIZADOS NO ELBRUS

Nessa guia serão listados, à direita da tela, registros cadastrados na Administradora que não foram encontrados no Elbrus. 



Para cada caso, o sistema irá listar, à direita da tela, vendas aproximadas em valor, data e outros dados, que podem ser representar o registro contido na Administradora.


Utilize o filtro para trazer registros de dias anteriores, caso não tenha conseguido localizar a venda.



Caso localize o registro equivalente no Elbrus, realize o vínculo selecionando o registro à esquerda, seu equivalente à direita, e clique no botão Vincular título.






Caso não localize o registro equivalente no Elbrus, é possível fazer a geração do título financeiro para controle de recebimentos, selecionando o registro à esquerda e clicando no botão Gerar título.





NÃO LOCALIZADOS NA ADQUIRENTE

Nessa guia serão listados registros cadastrados no Elbrus que não foram encontrados na Administradora. 



Para esses casos, é possível cancelar o título no Elbrus, selecionando o registro e clicando no botão Cancelar título. Esse procedimento irá cancelar o título no Elbrus, entendendo que o mesmo não será recebido por ser inválido.



Também é possível Contestar o título não constante na Administradora, selecionando o registro e clicando no botão Contestar.




NÃO LOCALIZADOS ELBRUS X ADQUIRENTE

Nessa guia serão listados todos os registros que não foram possuem um equivalente ou não Administradora ou no Elbrus. É uma tela apenas para consulta dos dados. 
É possível visualizar mais detalhes expandindo ou recolhendo os agrupamentos através dos nos sinais de + e – e usando o duplo clique para abrir o título, caso ele exista.



GUIA PENDÊNCIAS DE LIQUIDAÇÃO

Nessa guia serão listados todos os registros que foram marcados como pagos na Administradora e possuem divergências ou pendências de conciliação.



Use o botão Detalhe CC para visualizar o lançamento em conta corrente referente à liquidação do título financeiro.



Use o botão Detalhe título para visualizar o detalhe do título financeiro.





GESTÃO

A tela Gestão permite que o operador realize a consulta de títulos do tipo Cartão.

Selecione os campos desejados no filtro e clique no botão Consulta.



A GRID irá permitir exportações das informações e edições nos títulos.





DASHBOARD

O DashBoard é um painel de indicadores que facilita a gestão e tomada de decisões, mostrando de forma gráfica um resumos das operações realizadas no período selecionado.

Filtro:
É possível selecionar o período de consulta e o tipo de relatório a ser apresentado.



Gestão de Cartões:
Aqui se encontram os relatórios para análise de estatísticas de cartões.

Vendas Mensais: Vendas e Taxas do período.
Receita Mensal: Receita e Taxas do período.
Carteira de Recebíveis: Valores recebíveis do período.
Vendas Adquirente: Vendas realizadas por adquirente.
Recebíveis Adquirente: Valores recebíveis por adquirente.
Vendas por Bandeira: Vendas realizadas por bandeira.
BI: Relatório dinâmico para visualização dos valores do período.



Acompanhamento Mês:
Acompanhamento mensal de Vendas realizadas.

Vendas:
Acompanhamento de Vendas realizadas.

Desempenho:
Desempenho de Vendas realizadas.







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