Manual de Produção

Manual de Produção

Este documento visa orientar o usuário na utilização do módulo de produção em nosso sistema Presence Domain.

Ordem de Produção


1. Cadastros Necessários:


1.1 Template para Produção




Pré-Requisitos:
O template é composto por 3 etapas que devem ser cadastradas previamente:
1ª Fase de Produção: este cadastro serve para informar em qual fase a produção está. Exemplos: Corte, Costura, Estamparia, Ombro, Lavanderia ou Externo.
Você pode precisar:
Cadastro de Fase de Produção (Guia/Video)
2º Setor de Produção: aqui cadastramos os setores onde o usuário realizará as operações. 
Você pode precisar:
Cadastro de Setor de Produção (Guia/Video)
3º Operações do setor: Nesta tela cadastramos onde está a peça no momento. Exemplo: Corte Costas, Corte Frente, Corte Mangas, etc. 
Você pode precisar:
Cadastro de Operações do Setor de Produção (Guia/Video)
O cadastro de um Template de Produção é o cadastro de uma fórmula ou receita para produzir um produto. Neste cadastro, devemos informar de forma sequencial cada Fase que o produto deve passar e em cada fase, qual o setor responsável e qual operação o setor deve realizar com a matéria prima, até que a mesma se torne um produto final.

Você pode precisar:
Cadastro de Template de Produção (Guia/Video)       

1.2 Tipos de Apontamento:




A matéria prima transita entre as fases e setores conforme cada operação é concluída por meio de um apontamento que é realizado pelo setor destino quando o mesmo recebe a matéria prima de um setor origem. Portanto, os apontamentos servem para transitar a matéria prima entre as etapas de produção.


1.3 Ficha Técnica dos Produtos




A ficha técnica do produto é uma fórmula para o preparo dos produtos na produção. Nela, determinamos a quantidade de matéria prima utilizada para o preparo de determinado produto. Ex: Camiseta Listrada tamanho P, Cor Preto, utiliza 4 botões Dourados. Camiseta Listrada tamanho GG, Cor OffWhite utiliza 5 botões forrados.

Você pode precisar:

2. Gerando Ordem de Produção


Por meio deste processo uma ordem de produção será gerada no sistema. Cada ordem de produção é sempre para 1 produto por vez.

  1. Acesse: Presence Domain: Básico: Produção > Ações: Geração de Produção
A tela Geração de Ordem de produção será apresentada




  1. Utilize o botão Produto [...] para localizar e inserir o item que deseja produzir. Ao inserir o produto, caso exista alguma Ordem de Produção (OP) aberta com este item, será apresentado um alerta questionando se deseja continuar a operação ou não.

  1. Em seguida, devemos identificar no grupo Produção, se esta é uma produção INTERNA ou EXTERNA
A produção Interna é uma produção realizará na fábrica do cliente e onde todos os processos de produção são controlados no sistema. A Externa, habilita o preenchimento de um fornecedor que será responsável pela produção do equipamento. Neste segundo modelo, uma Ordem de produção é criada e será finalizada com a Nota de Recebimento do produto vindo do fornecedor/fabricante. No modelo de produção Externa, é importante observar que o CFOP utilizado na Nota de Recebimento NÃO DEVE movimentar estoque, pois como a movimentação do estoque é realizada pelo 'apontamento final' da ordem de produção, uma movimentação proveniente de uma NR causaria duplicidade. A Ordem de produção é finalizada quando todos os saldos pendentes forem baixados via Nota de Recebimento.
  1. No campo previsão, informaremos uma previsão para a produção
  2. Em seguida, informará a cor que será produzida e na grade, as quantidades para cada tamanho que devem ser produzidas.


  1. Feito isso, na guia Template, informe qual o template que deve ser utilizado nesta OP. No exemplo, usaremos o 'Camiseta Estampa Frente e Verso'. O sistema carregará as etapas/sequências do template na tela.

  1. Em seguida, clicaremos no botão Gerar Ordem e a mensagem Ordem de Produção Número XX gerada com sucesso será apresentada.

Por meio da tela consulta de ordem de produção, localizaremos a O.P e no campo localização colocaremos o número dela.
  1. Acesse: Presence Domain: Básico: Produção > Consultas: Ordem de Produção
  2. Informe o número da Ordem de Produção.
  3. Clique em Consultar ().
Os dados da OP serão apresentados em tela.
Na Guia  Itens, serão apresentados os dados dos itens produzidos (cor, tamanho, quantidade e saldo.



Na Guia Processos, serão apresentadas as sequências do template escolhido.



Na Guia Operações, serão exibidas quais são as operações para cada item que deve ser produzido (detalhamento por tamanho e cor), quantidade a ser produzida e saldo a ser produzido.



Na Guia Apontamentos, serão exibidos os apontamentos feitos.



Na Guia Requisição de Materiais, são apresentados os dados da Ficha Técnica cadastrada dentro do Produto. A ficha técnica é uma fórmula/receita para produção do item. Ex: Cor vermelha usa botões Dourados. Cor Preta usa botões Prata. Tamanho GG usa 2 botões a mais. Etc.
É possível realizar uma Requisição de Entrada ou Saída de Matéria Prima para ajuste do Saldo, por meio da tela Movimentação de Materiais. Veja o Capítulo 3. Movimentação de Matérias-primas



Na Guia Custos, após o termino da produção, serão exibidos os custos envolvidos para a produção do produto.
Principalmente na requisição de materiais nos casos específicos da Lofty.



Quando uma OP é gerada, ela é gravada inicialmente com a situação Registrada.



Para que possamos dar sequência na O.P e fazer Apontamentos, devemos Libera-la.
Para isso, podemos fazer a troca da situação utilizando os botões de Situação dentro da OP. Com a OP Liberada, ela ficará disponível para localizarmos na tela Apontamentos.

  1. Clique em Liberada para liberar a Ordem de Produção e em seguida clique em 'Sim' para confirmar a operação.



  1. Acesse: Presence Domain: Básico: Produção > Ações: Apontamentos




A tela Apontamentos é utilizada para informarmos o andamento da OP, por meio dela, fazemos a matéria prima transitar fase por fase, até a conclusão.  A janela aberta possibilita definir qual será o método para o lançamento. Por padrão a janela é aberta com a opção Produtos, para inserção manual. Caso a opção Interface seja selecionada, o sistema utilizará a interface RFID.
No campo Apontador, informamos quem está realizando o apontamento, este campo carrega o usuário logado no sistema.
No campo Código Apontamento, informamos qual o tipo de apontamento que estamos realizando. 
Em seguida, no campo Ordem de Produção, devemos informar a OP desejada e o produto pertencente à OP será carregado na tela.



O apontamento no Presence Domain é sempre feito pela parte que recebe a peça. Ex: O processo inicial é o Corte, o usuário que realiza o corte não fará apontamentos, apenas passará a peça para o próximo responsável, que é a Estamparia. Quando pessoa da Estamparia for pegar esta peça, ela deve lançar um apontamento e informar a quantidade que está recebendo.

  1. No grupo Setor Apontador, informaremos seguindo o exemplo anterior o setor Estamparia. Perceba que, o setor Origem já foi preenchido como setor Corte, pois apenas este setor pode enviar as peças para a estamparia, porém, ainda falta identificarmos qual Operação do Setor enviou a peça: Corte Frente ou Corte Costas? É necessário informar corretamente qual Operação enviou a peça pelo campo Operação.
Só serão exibidas as operações que possuírem Saldo a enviar para o próximo responsável. Caso o Saldo da Operação seja 0, a opção não será apresentada para seleção.
  1. Caso a peça seja proveniente de uma célula, ela pode ser selecionada no campo Célula.
  2. Em seguida, no campo Código, devemos digitar ou bipar a Referencia+tamanho+cor. O item será lançado na grade com quantidade lançada = 1 e abatendo do saldo.
Para habilitar a coleta da quantidade na inserção do produto, basta ativar o botão 123 Qtde. Com esta opção ativada é possível habilitar a seleção do produto por grade, digitando a referencia e clicando no botão Grade. Isso possibilita a inserção em Lote, digitando a quantidade para cada tamanho e cor da grade.


  1. Terminado o procedimento, basta clicar em Salvar. A partir deste momento a Ordem de Produção já está na situação Em Produção.


Ao consultar a OP novamente, a situação será Em Produção e na guia Operações será apresentado que a quantidade Recebida e o saldo deste produto no setor de Corte agora é menor e que no setor de Estamparia, a quantidade Recebida agora é 1. 



Após a estamparia realizar o serviço, ela entregará as peças para o Setor Ombro. 
  1. O responsável do setor Ombro acessará a tela de apontamentos.
  2. Localizará a OP, informará em 'Setor Apontador' - o Setor Ombro, em 'Setor Origem' - o setor Estamparia.
  3. Em 'Operação', selecionará 'Estamparia Frente' e Digitará ou Bipará o produto recebido e clicará em Salvar.
  4. Em seguida, repetirá o procedimento para a Operação Estamparia Costas, que também possui saldo recebido.



Caso o usuário tente bipar uma quantidade maior do que a quantidade disponível a ser enviada no setor Origem, a mensagem "Item não possui quantidade recebida nessa OP para lançamento" será apresentada.


Quando o Setor Ombro receber as 3 partes da matéria prima (Corte Frente já Estampado, Corte Costas já Estampado e Corte Mangas), será identificado 1 saldo para este setor produzir dentro da O.P e o mesmo poderá juntar as partes e entregar para o próximo responsável (costura).
O Setor Costura, ao receber as peças juntadas do setor Ombro, fará o apontamento conforme exemplo abaixo.



O setor de Costura é o Setor Final, após realizarem a costura das peças, devem realizar o apontamento, para que a mercadoria dê entrada no estoque.



Para isso, deve ser marcada a caixa de seleção "entrada de estoque/operação final". Também não é necessário selecionar um setor destino, visto que o destino é o estoque. Em seguida, será selecionada a Ordem de produção, a operação Costurar, registraremos a peça e clicaremo em gravar para salvar a operação.



A mercadoria entrará no estoque e na ordem de produção, não haverá a saldo à produzir.





3. Movimentação de Matérias-primas

Por meio da ferramenta de movimentação de materiais, é possível ajustar o Saldo das matérias-primas de uma Ordem de Serviço de situação Liberada ou Em Produção.

  1. Acesse:
Presence Domain > Básico: Produção > Ações: Movimentações de Materiais

Legendas:


Tipo Movimentação: Determina o tipo do movimento de ajuste da matéria prima.
  1. 54 - Saída para Produção: Realiza a saída na matéria-prima informada de uma determinada Ordem de Produção
  2. 55 - Retorno da Produção: Realiza a entrada na matéria-prima informada de uma determinada Ordem de Produção
Fábrica: Determina onde ocorrerá a movimentação.
Incluir Itens (): Abre a janela Ordem de Produção - Movimentação, para informar a Ordem de Produção e a Matéria-Prima que será movimentada.



Ordem de Produção: Lista as ordens de produção Liberadas ou em Produção.
Incluir Quantidade(): Quando selecionado, adiciona Saldo à materia-prima informada.
Excluir Quantidade(): Quando selecionado, subtrai Saldo da materia-prima informada.
Código: Campo para preenchimento da referencia completa da matéria-prima (Referência+Tamanho+Cor).
Qtde: Campo preenchido com a quantidade 1 por padrão. Quando a opção Coletar quantidade () estiver ativa, este campo é liberado para informar a quantidade de matéria-prima desejada.
Integral+: Ação que insere automaticamente um Saldo igual à quantidade total necessária para a Ordem de Produção.

3.1 Lançamento de Movimentação de Matéria-Prima


  1. Acesse:
Presence Domain > Básico: Produção > Ações: Movimentações de Materiais
  1. Informe o Tipo Movimentação e Fábrica


  1. Clique em Incluir Itens


  1. No campo Ordem de Produção, selecione a Ordem de Produção que terá a matéria-prima movimentada.


As matérias-primas e quantidades serão apresentadas de acordo com a ficha técnica do produto e Ordem de Produção.

  1. Para movimentar uma matéria-prima isoladamente, informe a referência completa da matéria-prima no campo código.

  1. Pressione Enter ou Tab para adicionar o código.


  1. Repita a operação para a adicionar ou remover o saldo das matérias-primas, se necessário.
  2. Clique em Salvar para finalizar o lançamento de matéria-prima.
  3. O sistema perguntará se deseja inserir mais itens. Clique em Não para concluir os lançamentos.

  1. Na tela de Requisição, clique em Salvar para gravar a Requisição de Matérias-primas.



    • Related Articles

    • Cadastro de Fase de Produção

      Este documento visa orientar o usuário no cadastro das Fases de Produção que serão utilizadas pelo módulo de Produção no sistema Presence Domain. Sobre: A Fase de Produção serve para informar em qual etapa a produção está. Uma Fase pode conter ...
    • Cadastro de Setor de Producao

      Este documento visa orientar o usuário no cadastro dos Setores de Produção que serão utilizados pelo módulo de Produção no sistema Presence Domain. Sobre: Os setores de produção são os setores onde os usuários realizarão as operações de produção, ...
    • Cadastro de Template de Produção

      Este documento visa orientar o usuário no cadastro de templates de produção no sistema Presence Domain. Pré-Requisitos: O template é composto por 3 etapas que devem ser cadastradas previamente: 1ª Fase de Produção: este cadastro serve para informar ...
    • Cadastro de Operações do Setor de Produção

      Este documento visa orientar o usuário no cadastro das Operações do Setor de Produção que serão utilizadas pelo módulo de Produção no sistema Presence Domain. Sobre: Por meio desta tela, cadastramos as operações pelas quais a peça deve passar para ...
    • Manual de Cadastros Gerais

      Este documento tem como objetivo apresentar e os Cadastros Gerais, que são compartilhados em diversos módulos do sistemas Presence Domain e Presence Store. LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na ...