Manual de Compras e Recebimento

Manual de Compras e Recebimento

Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo de Compras e Recebimento em nossos sistemas Presence Domain e Presence Store



LEGENDAS DOS BOTÕES

Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na parte superior de cada tela) onde estamos mostrando suas funções na figura 1 abaixo:

Figura 1 - Cadastros Gerais / Legendas



1. COMPRAS

1.1 CADASTROS GERAIS


Para iniciar o módulo de compras, faremos os cadastros gerais. Conforme figura 2, vamos detalhar cada função da guia de cadastros gerais.
Figura 2 - Cadastros Gerais

1.1.1.FORNECEDORES/TRANSPORTADORA

Nesta função iremos fazer o cadastro dos fornecedores e/ou transportadora. O sistema nos possibilita cadastrar vários endereços para o mesmo fornecedor/transportadora e o contato do mesmo sendo tudo na mesma tela. Em cada campo do cadastro, temos o botão para acesso rápido do cadastro deste campo (). Abaixo, figuras 3 e 4 da tela de cadastro mencionada.

Figura 3
Figura 4


1.1.2.COMPRADORES

Nesta função serão cadastrados os compradores, ou seja, as pessoas que realizam os contatos com os fornecedores. Abaixo segue a tela de consulta na figura 5 e a tela de cadastro dos mesmos na figura 6.
Figura 5 - Compradores
Figura 6 - Inclusão de Comprador

Você pode precisar:

1.1.3.CENTROS DE CUSTO

Será feito o cadastro dos setores e filiais que serão usados para identificar o consumo dentro da empresa. Na tela de consulta (figura 7), vamos apenas visualizar os centros de custo cadastrados e se o mesmo é atrelado a um centro de custo pai ou é produção. Na tela de cadastro (figura 8), temos os campos: centro de custo – onde digitaremos um código para o mesmo; descrição – onde digitaremos o nome do centro de custo; centro cc pai – caso o centro de custo cadastrado seja uma subdivisão de algum centro de custo, o mesmo entra atrelado a ele; setor de produção – marcar essa opção quando o centro de custo é um setor de produção.
Figura 7




Você pode precisar:

1.1.4.CONDIÇÕES DE REAJUSTE

São Condições para ajustar o valor da mercadoria de acordo com moedas estrangeiras, tabela de preço ou para sinalizar que é usado um preço fixo. A figura 9 nos indica a tela de consulta das condições de reajuste e na figura 10 nos mostra a tela de cadastro dessas condições da seguinte forma: código – código para a condição de reajuste cadastrada; descrição – nome atribuído a essa condição de reajuste; tipo de reajuste – um campo para selecionar os seguintes tipos – fixa (não sofre alteração no valor), corrigido por indexador (caso o cliente trabalhe com moeda estrangeira para fazer o cálculo de valor), preço livre (reajuste livre pelo usuário) e tabela de preço (valor reajustado conforme a tabela de preço cadastrada); indexador – tipo de moeda.

Figura 9

Figura 10

1.1.5.CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DE COMPRAS

Nesta tela serão cadastradas as formas de pagamento de compras. Conforme visualizado na figura 11, a tela é dividida em dois quadros, sendo eles: Quadro Pagamentos – quando este quadro esta selecionado (destacado em amarelo – figura 11) é feito o cadastro das formas de pagamento, os campos principais para cadastro serão explicados e podem ser vistos na figura 12: código (código para identificação da forma de pagamento), descrição (nome atribuído à forma de pagamento), ajuste (dias calculados pelo sistema conforme seleção de dias diretos, semanal, quinzena, mensal...), fator (índice utilizado para o valor de desconto na forma de pagamento), validade (para utilizar em compras ou vendas). Já com o Quadro Parcelas em destaque, teremos o cadastro das parcelas de cada condição de pagamento conforme figura 13, com o preenchimento dos seguintes campos: parcela – número de qual parcela está cadastrando; dias – qual o intervalo do primeiro pagamento, por exemplo, em uma parcela de 30 dias incluiremos o número 30; % - porcentagem a ser paga em cada parcela.

Figura 11
Figura 12
Figura 13
Você pode precisar:

1.1.6.OBSERVAÇÕES PADRÃO

Esta tela permite cadastrar observações que podem ser inclusas nas ordens de compra ou notas de saída. Nas figuras 14 e 15 respectivamente, estão às telas de consulta e cadastro. Na tela de cadastro, encontramos os seguintes campos: Código – código da observação; Validade – se a mesma servirá para compras ou vendas; Descrição – descrição da observação.
Figura 14






1.1.7.MÓDULOS DE FREQÜÊNCIA (PACK)

Também conhecidos como “Pack”, os módulos são utilizados para formar pacotes de acordo com o cadastro de tamanhos, para multiplicar as quantidades em uma determinada O.C. Na figura 16 podemos observar a tela de consulta dos Módulos de frequência, já na figura 17, vamos verificar a tela de cadastro com os seguintes campos: Módulo – código o qual será identificado o “Pack”; Descrição – nome dado ao módulo; abaixo será selecionado o tamanho a ser usado para o módulo e em seguida será aberto um grid com aquele tamanho para preencher as quantidades de “Pack´s”

Figura 16
Figura 17


Você pode precisar:

1.1.8.INDEXADORES E TAXA DIÁRIA

Nesta tela é feito o Cadastro de moedas e Taxas Monetárias. Visualizaremos nas figuras 18, 19 e 20 as telas de consulta e cadastros das mesmas respectivamente. Na tela de cadastro, podemos encontrar os campos: código – número de um código atribuído ao indexador ou taxa; descrição – nome dado ao indexador ou taxa; sigla – símbolo dado ao indexador ou taxa; exportável – se o indexador ou índice cadastrado é exportado para outas telas.

Figura 18
Figura 19
Figura 20


1.1.9.SITUAÇÕES 

Cadastro de situações, as quais as OC´s são atribuídas de acordo com o seu andamento. Existe uma ordem pré-estabelecida no sistema onde a OC deve ser seguida, mas a mesma pode ser alterada a qualquer momento. A figura 21 mostra a tela de consulta, já a figura 22 nos mostra a tela de cadastro das mesmas, sendo: código – número atribuído à situação; descrição – nome dado a situação; situações possíveis – quadro das situações que podem sofrer uma determinada OC; situações efetivas – quadro o qual colocamos a ordem em que cada OC vai passar até ser liberada; bloqueia recebimento de NR – quando marcado, significa que esta situação bloqueará o recebimento da NR (Nota de Recebimento)
Figura 21
Figura 22

1.1.10. PERFIL DE COMPRA

Após criar um Perfil de Compras com uma determinada grade cadastrada, ao fazer uma nova OC em Manutenção de ordem de compras, o sistema puxa o Perfil de compra com a grade informada na OC. As figuras 23 e 24 demonstram as telas de consulta de perfil de compra e cadastro respectivamente.
Figura 23

 

1.2. ORDEM DE COMPRA 

Agora que já cadastramos todos os dados necessários para utilização do módulo de compras, vamos para o cadastro das Ordens de Compra (OC) no sistema. Veremos então a guia Ordem de Compra e todas as suas funções.



Nesta guia, iremos detalhar bastante cada função, principalmente Inclusão, pois será onde toda a OC é estruturada e as demais guias são baseadas em suas telas.

1.2.1.INCLUSÃO

Nessa função iramos fazer a inclusão da OC com todos os dados cadastrados anteriormente. Nesta seção vamos mostrar as funções baseado na explicação de cada aba (Dados Básicos, Itens, Entregas, SC, Observações e Recebimentos), conforme figura 26 da aba Dados Básicos.

Figura 26 - Manutenção de Ordem de Compra, Dados Básicos


Legenda:


Figura 27 - Manutenção de Ordem de Compra, Itens.png

Agora vamos detalhar a aba itens e como faremos a sua inclusão na OC. Analisaremos a figura 27 e seus campos na parte de consulta do item.


Botões de navegação para a aba item.

Pedidos vinculados à Ordem de Compra

tela de Configuração de Planilha para importação de produtos

Imagem dos produtos

Selecionar quais dos painéis abaixo pretende visualizar.

Quando ticado, selecionar quais os itens com saldo para fazer a entrega.

Pode ser visualizado por tamanho + cor, só tamanho ou só a cor.

Cancela os saldos das entregas.

Configuração de planilha para importação de produtos



Vamos analisar agora, a tela de inclusão dos itens na OC na figura 28.





Temos agora a aba Entregas, onde vamos definir os locais de entrega e suas datas.

Figura 30 - Manutenção de O.C - Entregas




A próxima aba indica-nos uma observação na Ordem de Compra a qual podemos incluir, sendo que a mesma pode ser uma nova ou já cadastrada.





Próxima aba, Recebimentos, nos mostra o recebimento vinculado a esta Ordem de compra.



Após salvarmos a Ordem de Compra, o sistema nos apresenta as situações a qual podemos passar a OC, conforme figura abaixo:

Figura 33 - Ordem de Compras salva.


1.2.2.ALTERAÇÃO

Ao clicar na mesma, nos é apresentado uma tela, onde iremos selecionar a OC desejada para alteração. Esse tipo de seleção pode ser por Nº de OC, Fornecedor ou Comprador. Segue figura abaixo para melhor orientação.


1.2.3.EXCLUSÃO 

Possui a mesma tela da função anterior, mas com a função de excluir tal OC.
Abaixo, figura da função de exclusão.

1.2.4.CONSULTA

Apresenta a mesma tela anterior com a finalidade de nos mostrar a Ordem de Compra por completo. Segue abaixo tela para visualização.

 

1.2.5.CANCELAMENTO DE SALDO

Pode ser cancelado o saldo da Ordem de Compra. A tela é a mesma das anteriores.





1.3. PROCESSOS

Todas as situações que uma Ordem de Compra pode sofrer até sua conclusão. Abaixo, segue a tela da guia para ajudar-nos na visualização do manual.


Será explicado as funções colocando as figuras de cada uma, mas note as telas são as mesmas, mudando apenas o rodapé para informar qual dos processos estamos mudando no Ordem de Compra.

1.3.1.APROVAÇÃO

Será feito a mudança de status da Ordem de Compra de cadastrada para aprovada.


1.3.2.EMISSÃO

Situação da Ordem de Compra quando está pronta para ser emitida.


1.3.3.LIBERAÇÃO 

Passando a Ordem de Compra para Liberação, é a única situação que conseguimos fazer a Nota de Recebimento vinculada à mesma.


1.3.4.CANCELAMENTO 

Situação que cancela a Ordem de Compra, mudando a situação da mesma para concluída. Para isso, o saldo pentente da O.C deve ser zero.



1.3.5.TROCA DE SITUAÇÕES 

Será selecionado para qual função será trocado a Ordem de Compra. Abaixo, aparece a ilustração da tela de troca de situações.
Figura 38 - Troca de Situações.


1.4. CONSULTAS 

Será verificada agora a guia Consulta, onde nos mostra duas funções importantes para consultas nos Ordens de Compras. Abaixo, tela da guia Consulta com suas funções, onde serão detalhadas suas funções.

Figura 39 - Consultas


1.4.1.ORDENS DE COMPRA – AÇÕES GERAIS

Filtro completo para verificação das Ordens de Compra e suas situações.
Figura 40 - Filtro de Ordem de Compras

 
Abaixo, segue a tela de filtro a qual será explicado detalhadamente.


 
Clicando em Consulta, na tela do filtro anterior, verifica-se a tela de consulta da qual será originado o relatório.

Figura 41 - Consulta de Ordem de Compras

Na tela de consulta, o resultado é bastante amplo e com todas as informações das Ordens de Compras, sendo que ao dar um duplo click em alguma delas, será aberta a tela de Ordem de Compra com todos os detalhes da mesma.

1.4.2.ORDENS DE COMPRAS – ITENS

Nessa forma de consulta, é detalhada por itens e vinculada as Ordens de Compra. Na figura abaixo será mostrada o filtro e os detalhes dos campos do mesmo.

Figura 42 - Filtro de ordem de compras - itens



A tela seguinte apresenta o resultado de uma consulta do filtro acima, onde será especificado os campos.

Figura 43 - Consulta de Ordem de compra por produto



Na consulta acima, o resultado é apontado através dos produtos de acordo com o filtro e suas respectivas Ordens de Compra. As totalizações das colunas aparecem abaixo.

1.4.3.PREVISÃO DE DESEMBOLSO


Nessa forma de consulta, é detalhada por Previsão de Desembolso e vinculada as Ordens de Compra. Na figura abaixo será mostrada o filtro e os detalhes dos campos.

Figura 44 - Filtro de previsão de desembolso
Figura 45 - Resultado do filtro de previsão de desembolso

2. RECEBIMENTO


2.1. NOTA DE RECEBIMENTO

Veremos agora o módulo de Recebimento das Ordens de Compras os quais irão concluir o ciclo de todo o ambiente de compras do sistema. Primeiramente iremos explicar cada ponto da guia Nota de Recebimento conforme ilustração abaixo.


Figura 46 - Nota de Recebimento

2.1.1.INCLUSÃO 

Função onde será feita inclusão da Nota de Recebimento vinculada a Ordem de Compra ou mesmo uma Nota de Recebimento sem Ordem de Compra.


Figura 47 - Manutenção de Nota de Recebimento

A tela de inclusão da Nota de Recebimento é bastante parecida com a tela da Ordem de Compra, portanto serão destacados alguns campos que são diferentes. A tela abre sempre maximizada. A aba em destaque no momento será Impostos.



Abaixo, será mostrado como iremos incluir um produto através de uma Ordem de Compra ou um produto sem Ordem de Compra. A tela a seguir, aparece quando clicamos no botão incluir da figura 48.





Importante: Para que o sistema considere o 'Fator' e realize a entrada da mercadoria com o cálculo de multiplicação necessário, deve-se utilizar o botão de inserção por grade, vide passos 1, 2 e 3 das imagens abaixo:


Passo 1: Clique no botão indicado ao lado do campo Fator para inserir os itens por Grade

Passo 2: Na janela de Grade de Mercadorias, informe as quantidades a serem inseridas e clique em Aplicar

Passo 3: Confira a quantidade inserida e repita a operação para os demais itens.



Nas abas em destaque (Qt. Faturada, Qt. Recebida, Qt. Rejeitada) será verificado os cálculos de divergências de quantidade, sendo que a Qt. Faturada é a quantidade que esta inserida na Ordem de Compras, a Qt. Recebida é o quanto recebeu nessa Nota de Recebimento e Qt. Rejeitada é a diferença entre as quantidades faturadas e recebidas a qual no caso foram rejeitadas. Ao clicar em VARIA PREÇO POR COR ou POR TAMANHO, significa que os preços para cada cor ou tamanho são diferentes e os mesmo são digitados na Nota de Recebimento. Nesta tela também será preenchido o número de OC (Ordem de Compra), caso a Nota de Recebimento seja derivada de uma Ordem de Compra, sendo assim, irão aparecer os itens dessa Ordem de Compra a ser adicionado na Nota de Recebimento, vinculando a OC à NR.

Figura 49 - Localizar OC



Nessa mesma tela (figura 49) podemos visualizar as Ordens de Compra de uma forma bem sintética até a forma mais detalhada, dependendo das combinações entre os filtros. Pode ser feita as seguintes combinações:
  1.  Uma única linha por Ordem de Compra, independente de seu Local de Entrega;
  2. Uma linha para cada Local de Entrega da Ordem de Compra;
  3. Desmembre, se desejar, pelas Datas de Entrega da Ordem de Compra;
  4. Desmembre também a listagem para exibir uma linha para cada Referência ou ainda uma linha para cada Referência + Cor + Tamanho da Ordem de Compra.

Figura 50 - Localizar OC (ref+tam+cor)


Como pode ser demonstrado na figura 50, os produtos da Ordem de Compra do fornecedor selecionado anteriormente estão aparecendo bem detalhados. Podemos modificar tal visualização por meio dos parâmetros acima, no campo 'Nível de Detalhe'. Ao selecionar os produtos ou a Ordem de Compra, dependendo do Nível de Detalhe selecionado, ao clicar no botão OK, o sistema fará a aplicação individual do produto ou da ordem de compra inteira (em lote), para que os mesmos apareçam na tela inicial de inclusão da Nota de Recebimento.



Note que os produtos selecionados pela Ordem de Compra estipulada a esse fornecedor apareceram no quadro acima e os campos de valores na aba IMPOSTOS estão preenchidos corretamente. Agora, será mostrada cada aba, para que possa ser finalizada nossa Nota de Recebimento em sua parte cadastral. Veremos abaixo uma figura da aba Pagamentos e os campos que a mesma nos apresenta.





A forma de pagamento selecionada na Ordem de Compra foi a vista, devido a isso o sistema apresenta na Nota de Recebimento a forma de pagamento em uma única parcela. Porém, por meio dos botões de alteração, nos dá a possibilidade de modificá-las na própria tela.

Analisaremos agora, a aba Informações Adicionais, onde veremos os dados da TRANSPORTADORA, empresa que entregará a mercadoria. Abaixo, figura para melhore compreensão.


Figura 53 - Nota de Recebimento, aba Informações Adicionais


Os campos do grupo Transportadora informados na figura acima, são preenchidos conforme os dados da transportadora do material incluso nessa Nota de Recebimento. Da mesma forma serão informados os campos do grupo Endereço de Entrega, se existir o preenchimento destes dados na nota do Fornecedor.

A última aba, OBSERVAÇÕES, será a próxima aba para analise.




Na tela em destaque, o sistema possibilita a digitação de qualquer tipo de observação para essa Nota de Recebimento. Agora pode ser salva a Nota de Recebimento para passar aos outros processos. Ao Salvar, caso ocorra alguma divergência de dados em relação a forma de pagamento ou valor dos produtos, o sistema informará esses dados através de uma caixa de texto, dando a possibilidade de clicar em OK e continuar o processo. Essas informações podem ou não aparecer, depende de como está parametrizado no sistema o módulo de compras (Vide manual em parametrização).

Caso tenha registrado a NR e esquecido de Associa-la a O.C, o vinculo pode ser feito por meio do botão 'Vinculo de Ordem de Compra' ().
Ao clicar no botão, a seguinte janela será apresentada, listando os produtos da NR atual:


  1. Clique no botão Localizar [...] da coluna Ordem de Compra para listar as Ordens de compra em aberto com este produto.


  1. Selecione a Ordem de Compra e clique em Salvar para aplica-la ao Produto.


  1. Clique em Salvar novamente para aplica-la à NR.

Ainda na Guia de Nota de Recebimento, aparecem outras opções, das quais são:

2.1.2.ALTERAÇÃO

A função de Alteração nos habilitará a mesma tela de Inclusão da Nota de Recebimento, mas para fazermos alterações nas que estão em edição. A tela apresenta é a seguinte:



2.1.3.EXCLUSÃO

Idêntica à tela da função anterior, mas fazendo a exclusão da Nota de Recebimento. Entenda, o mesmo faz uma exclusão e não um cancelamento. Abaixo, a tela de Exclusão.



2.1.4.CONSULTA

Tela de consulta de Nota de Recebimento, seguindo o padrão das demais, apenas para verificar o que foi digitado na Nota de Recebimento. Segue abaixo a tela para visualização.



2.1.5.SITUAÇÕES



Cadastro de situações que a Nota de Recebimento pode passar após o seu cadastramento. A situação: Em Cadastramento, é a primeira a ser abordada assim que a Nota de Recebimento é salva. Abaixo, tela com situações pré-cadastradas pelo sistema.

Figura 58 - Cadastro de Situações - Recebimento



Essas são as situações que podem ser passadas as Notas de Recebimento, sendo que as mesmas podem ser na ordem pré-estipulada pelo sistema ou podem ser alteradas algumas etapas. Será mostrado a seguir a tela de alteração da situação e como as mesmas seguem uma determinada ordem.

Figura 59 - Cadastro de Situações de Recebimento - Detalhe

Note que a tela de cadastro de situações da figura 59, apresenta dois quadros, sendo eles: Situações Possíveis e Situações Efetivas. Situações Possíveis são as situações no qual a Descrição em destaque (no exemplo acima, Liberada) pode ser passada, ou seja, nesse exemplo, toda Nota de Recebimento Liberada pode ser passada para Concluída ou Cancelada. No quadro Situações Efetivas são as situações disponíveis do sistema, mas que não pode ser passada a situação que estiver em Descrição, mas, caso passamos essa situação efetiva para o quadro de possíveis, então o sistema nos permite passar. O sistema também possibilita criar novas situações para serem denominadas as Notas de Recebimento.

2.1.6.SITUAÇÕES DOS ITENS



São as situações das quais os itens podem passar quando é feito uma Nota de Recebimento usando o Controle de Qualidade. Essa opção serve para as empresas que utilizam a compra de matéria prima e passam os mesmos por um controle de qualidade ao fabricar os seus produtos, sendo que a Nota de Recebimento só poderá ser liberada, caso o controle de qualidade tenha sido obedecido conforme as normas estabelecidas no sistema.

Como uma forma pré-cadastrada, temos as seguintes situações do controle de qualidade: Em Recebimento, Em CQ (Controle de Qualidade), Liberada pelo CQ, Finalizada. Abaixo, segue a figura da tela do cadastro das Situações dos itens do Recebimento para uma melhor análise.



Note que a tela é bastante parecida com a tela de situações da Nota de Recebimento. Será verificado agora, como é feito a inclusão ou mesmo a alteração dessas situações.

Figura 61 - Cadastro de Situações Itens de Recebimento (detalhe)


A tela da figura 61, Situações de Itens de Recebimento é idêntica a tela da figura 59, com as mesmas funcionalidades para poder passar as situações de acordo com o cadastro de Situações Possíveis e Situações Efetivas.

2.2. PROCESSOS

Abaixo a guia Processos, a qual será utilizada para atualizar a situação dos produtos que estão selecionados para passar pelo controle de qualidade ou as situações das Notas de Recebimento digitadas na tela de inclusão mostrada anteriormente.



2.2.1.LIBERAÇÃO

Função para fazer a liberação da Nota de Recebimento. Abaixo, tela de Liberação.



Digitando o número da Nota de Recebimento ou procurando a mesma pelo fornecedor, pode ser feita a liberação.

2.2.2.CANCELAMENTO

Função para cancelar uma Nota de Recebimento, selecionando a mesma pelo fornecedor ou digitando o número da Nota de Recebimento. Abaixo, figura para visualizar a tela.



A troca de situação de uma Nota de Recebimento, também pode ser feita pela tela de cadastro da mesma após salva-la. Conforme será mostrado na figura 65, na parte superior da tela de cadastro da Nota de Recebimento, as funções para a mesma.





2.2.3.ITENS – CONTROLE DE QUALIDADE

Nessa tela, passaremos os produtos da Nota de Recebimento pelo Controle de Qualidade. Lembre-se que esse processo só ocorre quando marcado que a Nota de Recebimento possui Controle de Qualidade.



Essa tela será digitada a Nota de Recebimento ou selecionado pelo fornecedor. Ao selecionar o item para passar aos processos de Controle de Qualidade, será necessário passar por algumas etapas. Na figura seguinte, será mostrada a primeira etapa do Controle de Qualidade após a figura 67 para ser inclusa a quantidade rejeitada.

2.2.4.ITENS – LIBERAÇÃO PELO CQ

Nesta opção o sistema fará a liberação do item do Controle de Qualidade. Segue tela para visualização do processo.



Após o item ser liberado pelo Controle de Qualidade no item 2.2.3, a tela de Liberado pelo CQ é idêntica à citada anteriormente, conforme será mostrado abaixo. Nessa tela também pode ser digitado as quantidades rejeitadas, caso o CQ apure antes da liberação.

2.2.5.ITENS - FINALIZAÇÃO

Função para finalizar o processo de Controle de Qualidade dos produtos. A tela seguinte mostra como chegar até o mesmo. 



A seguir, a tela de finalização do produto selecionado a ser passado pelo Controle de Qualidade.

A tela está exatamente no mesmo padrão das demais, precisando apenas colocar a quantidade rejeitada e salvar. Após passar por todos os processos, o produto que acabou de passar pela qualidade tente ser passado pelos mesmos processos novamente, ocorre a seguinte mensagem:


2.2.6.IMPRESSÃO



Processo de impressão, o qual apresenta um preview de impressão da Nota de Recebimento, conforme ilustrado abaixo.



Acima, a tela de filtro para seleção da Nota de Recebimento a ser impressa. Na sequência, será carregada a NR, por meio dos botões Visualizar e Imprimir, destacados abaixo, pode ser visto a tela de visualização de impressão, ou seja, como ficará impressa essa Nota de Recebimento.





Aqui, todos os dados necessários da Nota de Recebimento impressos.

2.2.7.TROCA DE SITUAÇÃO

Nessa tela, podemos modificar a situação de uma determinada Nota de Recebimento. Verificando na figura a seguir, que basta colocar o número da Nota de Recebimento e depois selecionar qual a situação irá muda-la.



Apresenta as seguintes situações para serem alteradas na Nota de Recebimento: Em Cadastramento, Liberada, Concluída, Cancelada. Selecione a situação e clique em OK.

2.3. CONSULTAS

Note agora as funções na guia Consultas, na qual se pode fazer uma consulta de Ações Gerias ou Por itens.



Na figura 80, a Guia Consultas e suas funções citadas acima. Será detalhada cada uma delas.

2.3.1.RECEBIMENTO – AÇÕES GERAIS

Abaixo a tela de filtro de Ações Gerais para verificação das Notas de Recebimento, podendo fazer um grande número de filtros destacando a utilização do modelo Analítico ou Sintético.





A consulta mostrada na tela abaixo foi feita selecionando o modelo Analítico, note que é uma consulta mais detalhada. Nessa consulta todos os detalhes das Notas de Recebimentos digitadas são mostrados, sendo que também se pode abrir cada Nota de Recebimento dando um duplo click na mesma.



O outro tipo de consulta é o Sintético, onde veremos na próxima figura como fica a nossa consulta.

Essa consulta é mais simples do que a consulta no modelo analítico mostrado na figura anterior.

2.3.2.RECEBIMENTO - ITENS 

Essa consulta detalha as Nota de Recebimentos através dos itens. Diferente da consulta anterior, esta consulta só é possível no modo Analítico. Segue abaixo o filtro de tal consulta com alguns detalhes do mesmo.





A próxima tela é o resultado da consulta. Dando um duplo clique na linha do produto, é possível abrir a Nota de Recebimento para obter informações detalhadas.









    • Related Articles

    • Manual de Crediário

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo de Crediário em nossos sistemas Presence Domain e Presence Store Requisitos: Módulo Adquirido junto do Departamento Comercial da Presence. Habilitar Módulo na retaguarda: Presence Domain > ...
    • Manual de Cadastros Gerais

      Este documento tem como objetivo apresentar e os Cadastros Gerais, que são compartilhados em diversos módulos do sistemas Presence Domain e Presence Store. LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na ...
    • Gerando Nota de Recebimento, Notas de Devolução e Ordem de Compra via Documento Provisório

      Nesse material apresentaremos como realizar a geração de Nota de Recebimento, Notas de Devolução e Ordem de Compra através de um Documento Provisório no Presence Domain ou Presence Store. Necessária versão 9.1.34.3 ou superior do Presence Domain ou ...
    • Manual do Recebimento via Documento Provisório

      Nesse material apresentaremos como funciona o processo de Recebimento de mercadorias via Documento Provisório no Presence Domain ou Presence Store. Necessária versão 9.1.34.3 ou superior do Presence Domain ou Presence Store. Conceitos Gerais O fluxo ...
    • Manual Financeiro

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo Financeiro em nosso sistema Presence Domain LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na parte superior de cada tela) onde estamos mostrando suas ...