Configuração do Correio Eletrônico no Presence Domain e Store

Configuração do Correio Eletrônico no Presence Domain e Store

Configurando o e-mail (Gmail) no Presence Domain e Store

Para configurar o e-mail no Presence Domain para envio dos XMLs e afins, é necessário conferir as configurações do seu servidor de e-mail.

Vamos demonstrar a configuração do Gmail como exemplo:

Alguns passos devem ser feitos antes de configurar o e-mail no sistema:

1. Habilitar no Gmail o encaminhamento IMAP


  1. Acesse Configurações (1) e depois "Ver todas as configurações":


  1. Acesse a aba "Encaminhamento e POP/IMAP" e selecione a opção 'Ativar IMAP'

Não esqueça de salvar as alterações, sem a ativação do IMAP ou POP não será possível usar o e-mail no sistema.

2. Ativar a verificação em duas etapas na conta de e-mail


  1. Abra sua conta Google e acesse o link: https://myaccount.google.com/u/1/security?hl=pt_BR
  2. Caso o menu 'Como fazer Login no Google', já possua a opção 'Verificação em duas etapas = Ativada', vide imagem abaixo, vá direto para a etapa 3. Criando uma Palavra-Passe para Aplicações deste passo-a-passo.



  1. No menu 'Como fazer Login no Google', clique em 'Verificação em duas etapas'

  1. A seguinte tela será apresentada, clique em Começar.

  1. Valide sua identidade digitando a senha do e-mail novamente.
  2. Na tela seguinte, clique em Continuar. 

  1. Informe um número de telefone para recuperação de senha e clique em Enviar.


  1. Um SMS será enviado para o celular informado. Após recebe-lo, digite o código recebido e clique em Avançar

  1. Clique em Ativar

  1. Confirme novamente sua identidade digitando sua Senha.
  2. Em seguida, na mensagem: 'A Verificação em Duas Etapas está Desativada' clique em 'Ativar'


  1. Se a Ativação foi efetuada, a mensagem será exibida da seguinte forma:




      Em alguns Dispositivos, pode ser necessário realizar o desbloqueio também por meio do link abaixo:


3. Criando uma Palavra-Passe para Aplicações


  1. Abra sua conta Google e acesse o link: https://myaccount.google.com/u/1/security?hl=pt_BR
  2. No menu 'Como fazer Login no Google', clique em 'Verificação em duas Etapas' e desça até o final da página.



  1. Clique em 'Senhas de Apps'

  1. Se solicitado pelo Google, confirme sua identidade digitando sua senha.
  1. Informe o nome 'Domain' ou 'Store' e clique em Gerar.

  1. Uma mensagem informando que a senha foi gerada será apresentada. Copie a senha.

4. Definindo os parâmetros de e-mail no Presence Domain


  1. Acesse: Presence Domain > Configurações > Parâmetros de Configuração > Parâmetros da Retaguarda:













  1. Na opção "E-mail" insira os dados de acordo com a imagem abaixo, esses dados obtidos no link de configuração do Gmail (Link para configurar IMAP). Após a configuração, clique em "Testar conexão". O descritivo de cada campo pode ser lido abaixo:


Informações do Usuário:
Apelidoinforme neste campo o nome de exibição que será apresentado ao enviar e-mails
Endereço de E-mail: Informe neste campo o  e-mail utilizado pela retaguarda para o recebimento dos movimentos da loja
Responder à: 
AssinaturaO campo permite predefinir uma assinatura para os  e-mails enviados a partir do sistema.

Informações do servidor
Tipo de Conta:
IMAP: escolher esta opção caso a sua conta de e-mail esteja configurada como IMAP em seu provedor.
POP3 escolher esta opção caso a sua conta de e-mail esteja configurada como POP em seu provedor.
Servidor de entrada: informe neste campo o endereço POP ou IMAP para Entradas de e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Servidor de saída: informe neste campo o endereço POP ou IMAP para Saídas de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.

Servidor de entrada  (POP/IMAP)
Nomeinforme neste campo o e-mail para autenticação de seu provedor
Senhainforme neste campo a senha para aplicativos criada na etapa 3.
Portainforme neste campo a porta de entrada para POP ou IMAP de acordo com as orientações de seu provedor.
Tipo de Criptografia (SSL):  informe neste campo o tipo de criptografia exigida para o recebimento de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Nenhum: realiza o envio do e-mail sem criptografia.
SSL v2: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v2.
SSL v23: utiliza ambos protocolos de criptografia SSL v2 e SSL v3.
SSL v3: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v3.
TLS: utiliza o protocolo de criptografia TLS.
Checkbox  Autenticação de Senha Segura (SPA): marque esta opção para habilitar a  Secure Password Authentication, verifique a necessidade com seu provedor
Checkbox  Manter cópia no Servidor: marque esta opção para manter uma cópia do  e-mail em seu servidor
Checkbox  Exibir Progresso: marque esta opção para exibir uma janela de progresso para o envio de  e-mails

Recebimento Automático
Checkbox Habilitarmarque esta opção para na loja ou na retaguarda para o recebimento de e-mails ser feito automaticamente pelo sistema

Servidor de saída (SMTP)
Checkbox Requer autenticação (SMTP): marque esta opção se seu provedor de e-mails necessita de Autenticação para a saída dos e-mails
Radiobutton  Usar configurações do Servidor de Entrada: utilizado somente quando o  checkbox Requer autenticação (SMTP) estiver marcado, utiliza o mesmo  e-mail e senha configurado no grupo Servidor de Entrada para autenticar a Saída de  e-mails. Esta opção não pode ser utilizada em conjunto com a opção  Fazer Logon usando. 
Radiobutton  Fazer Logon usando: utilizado somente quando o  checkbox  Requer autenticação (SMTP) estiver marcado, permite o preenchimento dos campos  Nome Senha para autenticar a saída de  e-mails manualmente.
Nomeinforme neste campo o  e-mail para autenticar a saída de  e-mails
Senha: Informe neste campo a senha do  e-mail utilizado para autenticações de saída de  e-mails.
Checkbox Autenticação de Senha Segura (SPA):  marque esta opção para habilitar a  Secure Password Authentication, verifique a necessidade com seu provedor
Portainforme neste campo a porta para saída de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Tipo de Conexão Criptografada (SSL):  informe neste campo o tipo de criptografia exigida para o recebimento de  e-mails  de acordo com as orientações de seu provedor.
Nenhum realiza o envio do e-mail sem criptografia.
SSL v2: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v2.
SSL v23: utiliza ambos protocolos de criptografia SSL v2 e SSL v3.
SSL v3: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v3.
TLS: utiliza o protocolo de criptografia TLS.
Botão  Testar Conexão: Botão para testar o envio e recebimento de  e-mails dentro do sistema.
Todosopção padrão, realiza um teste com ambas operações (recebimento e envio) utilizando as configurações de  e-mail preenchidas.
Enviarrealiza um teste de Envio de  e-mails
Receberrealiza um teste de Recebimento de  e-mails

Conexão
Dial-up: Caso utilize uma conexão discada, selecione a conexão Dial-Up existente. Caso utilize ADSL (Banda Larga) selecione a opção “Não Definido” 
Não Definido: Utilizado para Conexões Banda Larga;
uol: Informar caso utilize conexão discada deste provedor;
terra Informar caso utilize conexão discada deste provedor;
Timeout (Seg.): É o tempo em segundos que sua conexão pode ficar aberta. Por padrão utilizamos 60 segundos.
Checkbox  Verificar se Existem mensagens a Enviar ao fechar sistemaMarque este campo para o sistema alertar o usuário e realizar o envio dos  e-mails pendentes no fechamento do sistema
Checkbox  Gerar Log: Marque esta opção para o sistema gravar em um arquivo de registro o retorno de cada tentativa de envio. Esta opção é utilizada para diagnosticar erros nas configurações de  e-mails. O arquivo  Log.txt ficará armazenado na mesma pasta do executável do sistema.

  1. Se as configurações estiverem corretas (com as ativações e dados de login e senha), o sistema retornará a mensagem abaixo:



 
  1. Agora é só salvar as configurações efetuadas e usar o módulo de e-mail do sistema, lembrando que podemos utilizar no envio das informações de XMLs para o contador no módulo de Nota Fiscal e também para envio de mailings para clientes no CRM.

OBS: Caso o e-mail utilize verificação de duas etapas, a senha do e-mail pode não funcionar no Presence Domain e a mensagem abaixo será apresentada no arquivo de Logs:



Para solucionar, repita os passos 3 e 4.


5. Definindo os parâmetros de e-mail no Presence Store


  1. Acesse: Presence Store> Configurações > Parâmetros: Parâmetros da Loja:


  1. Na opção "E-mail" insira os dados de acordo com a imagem abaixo, esses dados obtidos no link de configuração do Gmail (Link para configurar IMAP). Após a configuração, clique em "Testar conexão". O descritivo de cada campo pode ser lido abaixo:



Informações do Usuário:
Apelido: informe neste campo o nome de exibição que será apresentado ao enviar e-mails
E-mail da loja: Informe neste campo o  e-mail utilizado pela loja para os envios
E-mail da central: Informe neste campo o  e-mail utilizado pela retaguarda para o recebimento dos movimentos da loja
E-mail da Master ou C/C:  Informe neste campo o e-mail da  Master ou um  e-mail para cópias.
Responder à: 
Assinatura: O campo permite predefinir uma assinatura para os  e-mails enviados a partir do sistema.

Informações do servidor
Tipo de Conta:
IMAP: escolher esta opção caso a sua conta de e-mail esteja configurada como IMAP em seu provedor.
POP3 escolher esta opção caso a sua conta de e-mail esteja configurada como POP em seu provedor.
Servidor de entrada: informe neste campo o endereço POP ou IMAP para Entradas de e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Servidor de saída: informe neste campo o endereço POP ou IMAP para Saídas de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.

Servidor de entrada  (POP/IMAP)
Nome: informe neste campo o e-mail para autenticação de seu provedor
Senha: informe neste campo a senha para aplicativos criada na etapa 3.
Porta: informe neste campo a porta de entrada para POP ou IMAP de acordo com as orientações de seu provedor.
Tipo de Criptografia (SSL):  informe neste campo o tipo de criptografia exigida para o recebimento de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Nenhum: realiza o envio do e-mail sem criptografia.
SSL v2: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v2.
SSL v23: utiliza ambos protocolos de criptografia SSL v2 e SSL v3.
SSL v3: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v3.
TLS: utiliza o protocolo de criptografia TLS.
Checkbox  Autenticação de Senha Segura (SPA): marque esta opção para habilitar a  Secure Password Authentication, verifique a necessidade com seu provedor
Checkbox  Manter cópia no Servidor: marque esta opção para manter uma cópia do  e-mail em seu servidor
Checkbox  Exibir Progresso: marque esta opção para exibir uma janela de progresso para o envio de  e-mails

Recebimento Automático
Checkbox Habilitar: marque esta opção para na loja ou na retaguarda para o recebimento de e-mails ser feito automaticamente pelo sistema

Servidor de saída (SMTP)
Checkbox Requer autenticação (SMTP): marque esta opção se seu provedor de e-mails necessita de Autenticação para a saída dos e-mails
Radiobutton  Usar configurações do Servidor de Entrada: utilizado somente quando o  checkbox Requer autenticação (SMTP) estiver marcado, utiliza o mesmo  e-mail e senha configurado no grupo Servidor de Entrada para autenticar a Saída de  e-mails. Esta opção não pode ser utilizada em conjunto com a opção  Fazer Logon usando. 
Radiobutton  Fazer Logon usando: utilizado somente quando o  checkbox  Requer autenticação (SMTP) estiver marcado, permite o preenchimento dos campos  Nome e  Senha para autenticar a saída de  e-mails manualmente.
Nome: informe neste campo o  e-mail para autenticar a saída de  e-mails
Senha: Informe neste campo a senha do  e-mail utilizado para autenticações de saída de  e-mails.
Checkbox Autenticação de Senha Segura (SPA):  marque esta opção para habilitar a  Secure Password Authentication, verifique a necessidade com seu provedor
Porta: informe neste campo a porta para saída de  e-mails de acordo com as orientações de seu provedor.
Tipo de Conexão Criptografada (SSL):  informe neste campo o tipo de criptografia exigida para o recebimento de  e-mails  de acordo com as orientações de seu provedor.
Nenhum realiza o envio do e-mail sem criptografia.
SSL v2: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v2.
SSL v23: utiliza ambos protocolos de criptografia SSL v2 e SSL v3.
SSL v3: utiliza somente o protocolo de criptografia SSL v3.
TLS: utiliza o protocolo de criptografia TLS.
Botão  Testar Conexão: Botão para testar o envio e recebimento de  e-mails dentro do sistema.
Todos: opção padrão, realiza um teste com ambas operações (recebimento e envio) utilizando as configurações de  e-mail preenchidas.
Enviar: realiza um teste de Envio de  e-mails
Receber: realiza um teste de Recebimento de  e-mails

Conexão
Dial-up: Caso utilize uma conexão discada, selecione a conexão Dial-Up existente. Caso utilize ADSL (Banda Larga) selecione a opção “Não Definido” 
Não Definido: Utilizado para Conexões Banda Larga;
uol: Informar caso utilize conexão discada deste provedor;
terra Informar caso utilize conexão discada deste provedor;
Timeout (Seg.): É o tempo em segundos que sua conexão pode ficar aberta. Por padrão utilizamos 60 segundos.
Checkbox  Verificar se Existem mensagens a Enviar ao fechar sistemaMarque este campo para o sistema alertar o usuário e realizar o envio dos  e-mails pendentes no fechamento do sistema
Checkbox  Gerar Log: Marque esta opção para o sistema gravar em um arquivo de registro o retorno de cada tentativa de envio. Esta opção é utilizada para diagnosticar erros nas configurações de  e-mails. O arquivo  Log.txt ficará armazenado na mesma pasta do executável do sistema.

  1. Se as configurações estiverem corretas (com as ativações e dados de login e senha), o sistema retornará a mensagem abaixo:



 
  1. Agora é só salvar as configurações efetuadas e usar o módulo de e-mail do sistema, lembrando que podemos utilizar no envio das informações de XMLs para o contador no módulo de Nota Fiscal e também para envio de mailings para clientes no CRM.

OBS: Caso o e-mail utilize verificação de duas etapas, a senha do e-mail pode não funcionar no Presence Domain e a mensagem abaixo será apresentada no arquivo de Logs:



Para solucionar, repita os passos 3 e 4.



Importante:
Caso realize todas as configurações e erros no envio ainda persistirem, desabilite ou configure corretamente o Antivirus do computador.