Configurando o Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Store

Configurando o Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Store

Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Store.

PRÉ-REQUISITOS


1.Para que as configurações no Presence Store fiquem funcionais, alguns cadastros e configurações são obrigatórios no Presence Domain. Consulte o manual de Configuração do MF-e para o Presence Domain no link abaixo.
2. A Chave MF-e deve ser solicitada ao setor Administrativo da Presence. É obrigatório informar que a solicitação se trata de Chave MF-e e que é necessário vincular o CNPJ do cliente na SEFAZ. 

CONFIGURAÇÃO DO MF-e


Foram incluídos novos parâmetros de operação em Interfaces na loja. Para o correto funcionamento deve ser configurado da seguinte maneira:

  1. Acesse: Prence Store > Configurações > Parametros de Loja > Interfaces: CF-e SAT / MFE




Tipo comunicação: selecione a opção MFE – Integração via XML
Diretório de entrada – MFE: informe C:\INTEGRADOR\INPUT
Diretório de saída – MFE: informe C:\INTEGRADOR\OUTPUT
OBS.: As duas pastas são criadas automaticamente ao instalar o Integrador. Ambas servem para envio e recepção dos dados do validador. Quando é realizada uma venda, o arquivo XML fica na pasta INPUT e o validador, automaticamente, pega o arquivo dessa pasta e envia para o servidor do Ceará. O servidor devolve a resposta e o Integrador gera a resposta na pasta OUTPUT.

Chave Presence: é a mesma chave SAT (Lembre-se que quando solicitar, explicar que é MFE e informar que tem que vincular o CNPJ do cliente na Sefaz)
Código de Ativação: 12345678 (Esse código é encontrado no Software do SAT MFE)
Utiliza Validador Fiscal de pagamentos eletrônicos – VFPe: Marcado  


INTEGRADOR FISCAL


INSTALAÇÃO DO INTEGRADOR FISCAL


Para o funcionamento correto e comunicação com os servidores da do Ceará é necessário a instalação de um Integrador Fiscal que está disponível no site:
Temos também disponível em nosso Drive, sempre verificar se está na última versão.
Caso o site não esteja abrindo, ou abre e não aparece as informações será necessário desabilitar o proxy para conseguir ter acesso aos manuais, instalador do Integrador e os drivers do MFE.





No drive será disponibilizado o Instalador, porém não há garantia de que estará atualizado devida a instabilidade do novo módulo de Ceará. Disponível no caminho:

DRIVE MFE


Nesse caso estamos utilizando atualmente o Drive MFE 01.04.16 e o atual é o 01.05.14, porém, na versão atual está apresentado problema para integrar com o sistema.
No caso em que o cliente utiliza o aparelho MFE da Elgin não utilizar o Elgin Tools para configurar porque ele só é compatível com o Drive MFE 01.05.14 ou o mais atual dependendo de quando estiver fazendo a instalação, para isso tem que utilizar o MFE_AtivaçãoPlus que está no Drive citado acima é um software da Tanca que consegue comunicar genericamente com qualquer SAT/MFE, após isso é só copiar as DLL’s para a pasta:
C:\SCL\Loja, C:\Windows\System32 e C:\Windows\SysWOW64




HOMOLOGAÇÃO

Para realizar o teste devemos passar venda com Dinheiro, POS (Débito/Crédito) e TEF. Com o Integrador ativo, abra o caixa e realize uma venda normal passando no Dinheiro.





Note que ao buscar a venda na tabela LOJB087 no Banco de Dados os campos NSU_VFPE, RETORNO_FISCAL, NUM_SERIAL e COD_ESTABELECIMENTO estarão em branco, pois SOMENTE vendas POS ou TEF gerarão os dados na tabela.





  1. Realize o mesmo teste de venda, porém passando no POS ou TEF, pois os dois possuem o mesmo comportamento.
Note que ao selecionar a forma de pagamento POS será aberta uma tela mostrando o POS que foi cadastrado no passo 1.2.  





Atenção ao próximo passo:

  1. Ao clicar em finalizar a venda será apresentada uma mensagem pedindo que passe o valor da venda e depois clique em OK, porém NÃO APERTE OK, verifique o passo a seguir






  1. Antes de clicar em OK acesse o site: http://simuladorpossefazce.azurewebsites.net/
  2. Será aberta uma página onde pede para inserir o Serial do POS, esse serial será o mesmo que foi cadastrado na tela POS da retaguarda, vide manual. Basta você informá-lo, clicar em Buscar e clicar em realizar o pagamento.





Logo após será aberta uma nova janela pedindo para confirmar a Efetuação do Pagamento.

  1. Feito isso basta clicar em OK da mensagem exibida pelo Store e aguardar a finalização da venda. Dessa vez, note que será preenchido os campos da tabela LOJB087 do banco de dados.





Se por algum motivo quando estiver realizando a venda e ocorrer erro de comunicação ou queda de internet, a venda será salva como Offline, sendo necessário transmitir manualmente, para isso acesse Atualização/Edição de Vendas, note que as vendas que ficaram com Pendências de transmissão foram marcadas como VFPE Pendente, basta clicar no botão SAT/MFE CF-e e transmiti-las.

    • Related Articles

    • Configurando o Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Domain

      Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) no Presence Domain. 1. CADASTROS E CONFIGURAÇÕES Para a correta utilização do módulo, as seguints configurações e cadastros devem ser realizadas 1.1 ...
    • Manual do Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e)

      Esse documento tem por objetivo orientar na configuração do novo Módulo Fiscal Eletrônico (MF-e) nos sistemas Presence Domain e Presence Store. SOBRE O MF-e SAT funciona apenas no estado do Ceará e refere-se ao Módulo Fiscal Eletrônico. Trata-se de ...
    • Manual Financeiro

      Este documento tem como objetivo apresentar todo o módulo Financeiro em nosso sistema Presence Domain LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na parte superior de cada tela) onde estamos mostrando suas ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as ...
    • Configuração do Correio Eletrônico no Presence Domain e Store

      Configurando o e-mail (Gmail) no Presence Domain e Store Para configurar o e-mail no Presence Domain para envio dos XMLs e afins, é necessário conferir as configurações do seu servidor de e-mail. Vamos demonstrar a configuração do Gmail como exemplo: ...