Configuração de E-mail

Configuração de E-mail

Introdução

Este documento apresenta o passo a passo atualizado para configuração de e-mail no Presence, considerando as últimas atualizações realizadas pelo Google.

Durante as verificações, foi identificado que o IMAP já vem ativado por padrão e, portanto, não é necessário realizar sua configuração dentro do e-mail.
O processo inicia diretamente com a ativação da verificação em duas etapas no Google e segue com a criação da Senha de Aplicativo e do cliente OAuth no Google Cloud.


Ativando a Verificação em Duas Etapas

  1. Acesse as configurações de segurança da conta Google.

  2. Clique em “Ativar a verificação em duas etapas”.

  3. Confirme o número de telefone cadastrado e valide o processo.

  4. Para maior praticidade, recomendamos ativar também o Google Authenticator (extensão) para reduzir a necessidade de validação via SMS.


Criando a Senha de Aplicativo

  1. Acesse o link:
    Senhas APP
    .

  2. Clique em Selecionar aplicativo → informe um nome (ex.: Presence Mail).

  3. Clique em Criar.

  4. Copie a senha gerada (ela será utilizada no sistema).



Configuração no Google Cloud

A autenticação também requer que seja criado um projeto no Google Cloud para geração do ID de Cliente e da Chave Secreta.

  1. Acesse o link:
    Google Cloud Console
    .

  2. Concorde com os termos apresentados.



  3. Clique em Criar Projeto.

    • Informe um nome.

    • Em Organização, mantenha como Sem Organização.

    • Clique em Criar.

  4. Com o projeto criado, clique em “Vamos começar”.

  5. Preencha os campos obrigatórios da tela exibida e clique em Criar.





  6. Em seguida, selecione Criar um cliente OAuth.


    • Informe o tipo de aplicativo.

    • Defina um nome e clique em Criar.

  7. Após criado, o sistema exibirá:

    • ID do Cliente.

    • Chave Secreta.

Notes
 Caso seja necessário, estas informações podem ser consultadas novamente no painel do Google Cloud.


  1. Por fim, acesse Público-Alvo e clique em Publicar App.

    • O status será alterado para Em Produção.


Configuração no Presence Domain

Para autenticação no sistema, será necessário informar:

  • Senha de App da Conta Google.

  • ID do Cliente (Google Cloud).

  • Chave Secreta do Cliente (Google Cloud).

Preenchimento:

  1. Na tela de configuração do Presence, insira a Senha de App no campo indicado.

  2. Informe também o ID do Cliente e a Chave Secreta.


  3. Clique em Autenticar.


  4. O login no Google será solicitado → autorize a alteração do e-mail.




  5. Clique em Continuar.

Notes
Se tudo estiver correto, será exibida a mensagem de Login realizado com sucesso e o token será atualizado no sistema.



Teste de Envio

Para confirmar a configuração:

  1. Realize um teste de envio de e-mail pelo Presence.

  2. O sistema exibirá a mensagem de sucesso confirmando o envio.


Considerações Finais

  • O processo foi atualizado devido às alterações recentes do Google em suas regras de segurança.

  • A utilização da verificação em duas etapas e da senha de aplicativo garante maior segurança para a conta vinculada ao Presence.

  • O Google Cloud é necessário para validar a autenticação via OAuth e liberar o uso dentro do Presence Domain.