Presence Analytics

Presence Analytics

Este documento tem por objetivo orientar o usuário na utilização dos relatórios de BI, apresentando o funcionamento das ferramentas presentes na tela e também por meio da demonstração de diversos exemplos práticos.

Analytics: BI de Vendas

Por meio deste relatório, o gestor pode visualizar diversos resultados relacionados diretamente ao faturamento da empresa, como por exemplo, os resultados de venda por departamento, por coleção, acompanhar a evolução de vendas por produtos, coleções, departamentos, visualizar o valor vendido por vendedor, entre outros.

 
  1. Acesse:

Presence Domain > Básico: Analytics > Analytics: BI Vendas




Neste exemplo, filtraremos um período de 3 meses para 2 lojas, porém você pode utilizar o período que desejar, além de poder escolher o tipo de loja, tipo de produto vendido, entre muitos outros filtros.

  1. Aplique os filtros desejados e clique em Consulta




A seguinte tela será apresentada:




 Os campos Produto, Cor e Tamanho são os agrupamentos para linha.





 O campo Nome da Loja é um agrupamento por Coluna.





 Os campos Quantidade, Total Venda, Total Custo e Margem são os campos de Valor que totalizarão as variáveis das linhas, por esse motivo, estão localizadas em paralelo às demais células.




Os campos na linha acima são as variáveis não utilizadas no momento e que estão disponíveis para utilização do usuário a qualquer momento.



Nós já temos o resultado de faturamento por produto, porém desejo obter um relatório de Quantidade Faturada, sem valorização. 
Para isso, devemos remover os campos de totalização, clicando e arrastando-os para junto das demais variáveis não utilizadas.



Quando temos produto, cor e tamanho, temos 3 linhas de agrupamento e seus resultados podem ser vistos clicando para Expandi-los.




 Mantendo nos campos de totalização apenas o campo quantidade, obtemos um relatório de quantidade total vendida por produto e por loja.

 Para melhorar a visualização dos resultados, podemos utilizar os botões de navegação: Expandir tudo ou Recolher tudo, que agrupam e recolhem os dados.




 Ajuste de largura de colunas: Com um Duplo Clique sobre a linha da coluna, a mesma é redimensionada para o tamanho ideal, da mesma forma que ocorre no Excel.







Aumentar Fonte ou Diminuir Fonte: São recursos que modificam o tamanho do texto exibido para facilitar a leitura.




Os campos Linha+,Coluna+,Dados+ e NãoUtilizados, quando marcados exibem e quando desmarcados ocultam os cabeçalhos e variáveis não utilizados da tela.





Os campos SomaLinha e SomaColuna, exibem ou ocultam o total geral por linha e coluna no relatório.




Para visualizarmos o produtos mais vendidos na rede, vamos classificar a planilha pela coluna Total Geral.
Clicando com o botão direito sobre Total Geral e escolhendo a opção Sort ‘Produto’ by This Column, a coluna será classificada pela quantidade vendida.







A Ordenação Padrão é Crescente. Para alterar a Ordenação para Decrescente, clique sobre a coluna dos agrupamentos por linha desejada.

Quando temos mais de uma variável, podemos selecionar por qual iremos ordenar. No momento o relatório está ordenado pela Quantidade mais vendida de Produtos. Por exemplo, vamos colocar o campo Total de Custo ao lado do campo QuantidadeAgora, na coluna Total Geral, clicaremos com o botão direito em Total de Custo geral e selecionaremos Sort Produto by this Column.






Agora o relatório está classificado pelos Produtos com o maior Total de Custo Geral.
 



Na guia Visualizar, podemos otimizar a visualização dos campos por meio da função Auto Ajustar Colunas.





Podemos também trabalhar datas em obter a Evolução de Vendas destes produtos nas lojas de diversas maneiras.

Na guia Avançado, vamos colocar a variável Data ao lado do agrupador de coluna LojaAssim teremos um agrupamento de colunas por Loja e Data.




É possível utilizar as ferramentas ‘Campo data’ e ‘Agrupamento’ para determinar como as colunas de data serão agrupadas.


Exemplo de agrupamento por Mês, demonstrando a evolução de vendas dos produtos a cada mês, para cada loja.




Exemplo por Quadrimestre, demonstrando quanto as vendas representaram no quarter 1 para cada loja.




Exemplo por Dia da Semana, representando um compilado de quanto cada produto é vendido por dia da semana em cada loja. O BI, apresenta muitas mais opções de filtro com diversos detalhamentos.





Podemos também visualizar o percentual que cada Departamento de produto representa no faturamento.
Por meio dos campos em funções adicionais, determinaremos como a coluna ‘Campo’ será apresentada. Exemplo: Total de Custo representado em percentual, exibindo o percentual que este departamento representa no faturamento.

Trabalharemos com as variáveis de linha Departamento e de coluna Nome da Loja.



Podemos observar no relatório abaixo os departamentos listados e suas respectivas representações em porcentagem no faturamento geral.
Ex: 01- Acessórios, representa 17,41% do faturamento geral, enquanto 02-Calçados representa 11,40 e 03-Pelúcias representa 29,39% do faturamento geral.




Podemos também utilizar filtros para listar somente um número especifico de resultados. Utilizando os campos do grupo 'Maiores/Menores valores'
Exemplo: As 5 primeiras categorias.




  1. Para visualizar os dados em forma de gráfico, clique na guia Gráficos e em seguida, no botão Gráfico.




  1. Arraste para cima a janela para visualizar os dados.




Os gráficos podem ser Orientados por Linha ou por Coluna.




Nas variáveis não utilizadas podemos definir filtros que serão considerados pelos gráficos. Por exemplo, podemos aplicar filtros para visualizar o faturamento de itens de um Fornecedor específico, podemos visualizar os resultados de um vendedor, de uma coleção de produtos específica entre muitas outras opções.



Os gráficos também podem ser apresentados considerando todas as células ou somente as células selecionadas.
Exemplo: O gráfico abaixo considera apenas os resultados de Total de Custo das lojas 01 e 02, para os departamentos 01, 02, 03 e 04.



    • Related Articles

    • Analytics - B.I

      Vamos apresentar neste curso todo potencial do Presence BI, uma ferramenta com toda inteligência de extração e apresentação de dados já construída que contribuirá para tomada de decisão na gestão do seu negócio.
    • Presence API - VENDAS_ITENS

      Itens das Vendas Este módulo é responsável por listar os itens relativos as vendas da base da dados. Parâmetros Nome Obrigatório Tipo Descrição data_at (1) ** Data (AAAA-MM-DDT00:00:00) Data de atualização dos dados. Retorna maiores ou iguais. Padrão ...
    • Presence API - NFE

      Nota Fiscal Este módulo é responsável por listar as notas fiscais da base da dados. Parâmetros Nome Obrigatório Tipo Descrição data_at SIM quando não informado demais campos. Data (AAAA-MM-DDT00:00:00) Data de atualização dos dados. Padrão ISO8601. ...
    • Presence API - INCLUIR_PEDIDO

      Inclusão de Pedidos (Somente Inclusão) Este módulo é responsável por incluir pedidos na base da dados. BODY Pedido Nome Obrigatório Tipo Descrição codigoPedidoExterno Sim String Código do pedido na plataforma dataEmissão Não Data ...
    • Presence API - VENDAS_PAGAMENTOS

      Pagamentos das Vendas Este módulo é responsável por listar os tipos de pagamentos das vendas da base da dados. Parâmetros Nome Obrigatório Tipo Descrição loja Não Texto(2) Código da Loja dt_mov Não Texto Data de movimento da venda. Padrão ISO8601. ...