Manual de geração do SPED

Manual de geração do SPED

Este documento visa orientar o usuário na utilização da ferramenta SPED disponível no sistema Presence Domain.

Sobre


O arquivo SPED extraído pelo Presence Domain, une as informações das movimentações ECF, Notas Fiscais próprias, notas de terceiros e inventário, se necessário. Para a importação no SPED ainda são necessários outros dados que não são gerados ou exportados pela solução Presence Domain. Os usuários devem gerar o arquivo SPED e importar no sistema contábil ou enviar para seus especialistas contábeis para que as informações faltantes sejam importadas e completadas no sistema da contabilidade e assim possam gerar o SPED completo.
A partir do Presence Domain, é possível gerar o arquivo para todas as lojas, sejam elas lojas próprias ou franquias.

Gerando o SPED


  1. Acesse:
Presence Domain > Utilitários: Integrações > Interface Contábil: SPED

A seguinte tela será aberta:


Legenda:

Loja: Neste campo, o usuário escolherá para qual loja o SPED será gerado

Datas: Neste campo, o usuário determinará o período de um mês completo - não é possível escolher um intervalo menor que um mês. A data inicial ou a data final também pode ser utilizada como data de inventário caso gere Sped com Inventário.

Executar: Por meio deste botão, o sistema exibirá as movimentações do período na tela.
  1. Após informar a Loja e o Mês para geração do arquivo, clique em Executar.

Na guia ECF, são exibidas todas as informações das movimentações provenientes de ECF. A Classificação é feita dia a dia.


Na Guia NF, serão exibidas todas as movimentações, dia a dia, referentes às Emissões Próprias da empresa.


Na Guia NF 3ºserão exibidas todas as movimentações, dia a dia, referentes às Notas fiscais emitidas por Terceiros recebidas pela empresa, como por exemplo, Notas de compra.


A Guia Venda sem header Mapa Fiscal, é usada para correções de dados, entretanto, ela é voltada para correções no arquivo Sintegra, que também é gerado por esta tela. Entretanto, não abordaremos a utilização desta guia neste manual. Consulte o Manual do Sintegra para mais informações.


Legenda:

Diretório de Saída: Exibe o diretório para exportação de arquivos definido nos parâmetros do sistema. Este diretório será utilizado para armazenar o arquivo gerado e pode ser alterado antes da geração do arquivo.

Finalidade: determina a finalidade da geração do sped, varia entre as opções Original ou Substituto.

Caixa de seleção Processar Inventário: Se marcada, o inventário será gerado no arquivo. Se desmarcada, o inventário não fará parte do arquivo.
Período Inicial: quando selecionada esta opção, o sistema utilizará a data inicial do mês selecionado para geração do inventário.
Período Final: quando selecionada esta opção, o sistema utilizará a data final do mês selecionado para geração do inventário.
Data explicita: quando selecionada, o sistema permitirá selecionar uma data base para a geração do inventário.

Motivo do Inventário: quando o inventário é gerado, é obrigatório informar um dos motivos predefinidos no sistema. Selecione o motivo.

Tipo de Preço: define o tipo de preço utilizado no SPED. Opções: Preço de Custo ou Preço Médio

Caixa de seleção Processar estoque produção (k200): Se marcado, o estoque de produção do bloco K200 é carregado no arquivo.
O Bloco K é uma obrigação fiscal do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) no Brasil, que visa aprimorar o controle da produção e do estoque das empresas. Ele exige a prestação de informações detalhadas sobre a produção e o consumo de insumos, com o objetivo de combater a sonegação fiscal e garantir maior transparência nas operações das indústrias.

Caixa de seleção Não gerar NF 3º: Se marcada, as notas emitidas por terceiros não são exportadas.

Validação: Faz uma validação básica dos dados que foram carregados e aponta erros nos documentos. Não possui uma validação completa como a realizada pelo próprio SPED.

Ajuste ECF/Terminal: possibilita alterar/ajustar o número de um terminal ou ECF nas movimentações

Geração do Arquivo: Por meio deste botão, podemos gerar o arquivo SPED ou Contimatic, selecionando a setinha para opções extendidas.

  1. Com as informações em tela, clique no botão Validar.
O sistema Sinalizará os movimentos que possuem Erros referente à guia selecionada, no exemplo abaixo, será validada a guia ECF.



  1. Clique em Editar para ajustar o movimento de determinado dia.
Os campos com erro serão identificados automaticamente em vermelho.



Na guia Erros, serão exibidos os erros encontrados no documento.
  1. Faça a correção dos valores nos campos destacados utilizando o botão Editar.
  2. Ao final, clique em Salvar para finalizar.



  1. Repita o procedimento de Validação e Correção de Erros para as Guias NF-e e NF-e 3º.
  2. Após realizar todos os ajustes necessários, clique em Geração do SPED.



A seguinte janela será aberta exibindo o processamento do arquivo.



Ao término do processamento, um alerta informando que o arquivo foi gerado na pasta destino será exibido.


  1. Clique em OK para finalizar a operação.
  2. Colete o arquivo gerado na pasta definida como diretório de saída e envie para sua contabilidade ou importe em seu sistema contábil.








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