A Presence possui um conjunto de API's que disponibilizam o acesso externo para integrações com plataformas de Ecommerce com o intuito de transmitir/receber dados dos processos específicos.
Cada plataforma possui uma forma de integração distinta e não padronizada o que implica na criação de uma interface específica na maioria dos casos
Os envolvidos
Todo processo de integração envolve empresas com responsabilidades claras e definidas.
Presence
A Presence é responsável pelas API's (Presence API) onde estarão disponibilizados os métodos de entrada e saída de dados, normalmente envolvendo os processos de produtos, estoques, pedidos e faturamento.
Deve garantir que os dados requisitados ou postados sejam efetivados.
É também responsável pela homologação básica do Integrador (Middleware)
Plataforma
É a empresa responsável pelo mecanismo de infra-estrutura do E-commerce.
Deve ter toda a tecnologia para registro dos dados básicos de produtos, permitir as transações comerciais e financeiras em conformidade com a lei e expor seu conteúdo através de um site elaborado por uma agência.
Deve ter uma API documentada de acesso ao seu conteúdo.
Integrador
É a empresa que desenvolve um conector (Middleware) que permite envio e recebimento de dados o entre ERP e Plataforma de modo automático e seguindo as regras de emparelhamento estabelecidas.
É responsável pelo fluxos e controle de tráfego entre plataforma e ERP e pode ser feito pela equipe da plataforma, do site ou por terceiros.
Cliente
O cliente é a empresa do varejo que tenha um ERP com a Presence e queira implementar a conectividade com a plataforma de Ecommerce.
A implementação do E-commerce para o cliente representa a contratação de 3 empresas: Presence (para o ERP e APIs), Integrador (Middleware) e Plataforma/Agência.
O Projeto
Escopo
A Presence tem a responsabilidade exclusiva de:
- Disponibilizar as APIs
- Homologar a entrega do conector junto com o cliente mediante roteiro específico
- Acompanhar o go live para garantir a entrega
Todas as demais atividades deverão ser negociadas diretamente pelo Cliente com os demais envolvidos.
Pré-requisitos
Os pré-requisitos do projeto devem ser coletados pelo Cliente e entregues aos envolvidos:
- Documentação completa da API.
- Ambiente de teste e homologação (se possível dedicado).
- Credenciais e dados de acesso ao ambiente de homologação.
- Credenciais e dados de acesso ao ambiente de produção (para validação de parâmetros e configurações utilizadas) / área administrativa.
Etapas
O projeto é composto das seguintes etapas:
- Reunião inaugural: após a entrega das API's pode ser feita uma reunião técnica em que se discutem os modelos de integração e campos que serão adotados.
- Desenvolvimento: trabalho da empresa responsável pelo Integrados (prazo dados pela empresa)
- Treinamento operacional: Treinamento remoto nos conceitos do e-commerce no Presence Domain (4 horas)
- Homologação: Validação conjunta (Presence/Cliente/Integrador) através de um roteiro de homologação que reproduza todos os passos da integracao do e-commerce na plataforma de homologação. (6 horas)
- Termo de aceite e conformidade: Documento de conformidade e registro de aderência das operações com a plataforma e integrador.
- Go live: Configuração do ambiente de produção no Presence Domain e liberação ao usuário para operação não assistida.
Observações:
- Caso sejam necessárias horas adicionais para acompanhamento/treinamento elas serão cobradas a parte.
- As horas adicionais de homologação em caso de não conformidades não serão cobradas.