Interface para Ecommerce - APIs de Integração

Interface para Ecommerce - APIs de Integração

Sobre o produto - APIs

A Presence possui um conjunto de API's que disponibilizam o acesso externo para integrações com plataformas de Ecommerce com o intuito de transmitir/receber dados dos processos específicos.
Cada plataforma possui uma forma de integração distinta e não padronizada o que implica na criação de uma interface específica na maioria dos casos

Os envolvidos

Todo processo de integração envolve empresas com responsabilidades claras e definidas.

Presence
A Presence é responsável pelas API's  (Presence API) onde estarão disponibilizados os métodos de entrada e saída de dados, normalmente envolvendo os processos de produtos, estoques, pedidos e faturamento.
Deve garantir que os dados requisitados ou postados sejam efetivados.
É também responsável pela homologação básica do Integrador (Middleware)

Plataforma 
É a empresa responsável pelo mecanismo de infra-estrutura do E-commerce.
Deve ter toda a tecnologia para registro dos dados básicos de produtos, permitir as transações comerciais e financeiras em conformidade com a lei e expor seu conteúdo através de um site elaborado por uma agência.
Deve ter uma API documentada de acesso ao seu conteúdo.

Integrador
É a empresa que desenvolve um conector  (Middleware) que permite envio e recebimento de dados o  entre ERP e Plataforma de modo automático e seguindo as regras de emparelhamento estabelecidas.

É responsável pelo fluxos e controle de tráfego entre plataforma e ERP e pode ser feito pela equipe da plataforma, do site ou por terceiros.

Cliente
O cliente é a empresa do varejo que tenha um ERP com a Presence e queira implementar a conectividade com a plataforma de Ecommerce.
A implementação do E-commerce para o cliente representa a contratação de 3 empresas: Presence  (para o ERP e APIs), Integrador (Middleware) e Plataforma/Agência.

O Projeto

Escopo

A Presence tem a responsabilidade exclusiva de:
  1. Disponibilizar as APIs
  2. Homologar a entrega do conector junto com o cliente mediante roteiro específico
  3. Acompanhar o go live para garantir a entrega
Todas as demais atividades deverão ser negociadas diretamente pelo Cliente com os demais envolvidos.

Pré-requisitos

Os pré-requisitos do projeto devem ser coletados pelo Cliente  e entregues aos envolvidos:
  1. Documentação completa da API.
  2. Ambiente de teste e homologação  (se possível dedicado).
  3. Credenciais e dados de acesso ao ambiente de homologação.
  4. Credenciais e dados de acesso ao ambiente de produção (para validação de parâmetros e configurações utilizadas) / área administrativa.

Etapas

O projeto é composto das seguintes etapas: 
  1. Reunião inaugural: após a entrega das API's pode ser feita uma reunião técnica em que se discutem os modelos de integração e campos que serão adotados.
  2. Desenvolvimento: trabalho da empresa responsável pelo Integrados (prazo dados pela empresa)
  3. Treinamento operacional: Treinamento remoto nos conceitos do e-commerce no Presence Domain (4 horas)
  4. Homologação: Validação conjunta (Presence/Cliente/Integrador) através de um roteiro de homologação que reproduza todos os passos da integracao do e-commerce na plataforma de homologação. (6 horas)
  5. Termo de aceite e conformidade: Documento de conformidade e registro de aderência das operações com a plataforma e integrador.
  6. Go live: Configuração do ambiente de produção no Presence Domain e liberação ao usuário para operação não assistida. 
Observações:
  1. Caso sejam necessárias horas adicionais para acompanhamento/treinamento elas serão cobradas a parte.
  2. As horas adicionais de homologação em caso de não conformidades não serão cobradas.

Processos abrangidos (*)

Os processos que estão disponíveis para integração são:
Domain -> Plataforma
  1. Produtos 
  2. Categorias / sub-categorias
  3. Tabelas relacionadas a classificação mercadológica de produtos (Departamento, grupo, ..)
  4. Preços
  5. Estoques (disponibilidade)
Plataforma->Domain
  1. Clientes
  2. Pedidos
    1. Produtos
    2. Meios de pagamento
Domain -> Plataforma
  1. Situação de pedido
    1. Separado
    2. Faturado
  2. Código de rastreio


Prazo de entrega

O prazo de entrega é de até 10 dias úteis da disponibilização do middleware para que seja feita a homologação.


    • Related Articles

    • Interface de Fidelidade - APIs de integração

      Sobre o produto - APIs de Fidelidade A Presence possui um conjunto de API's que disponibilizam o acesso externo ao Módulo de Fidelidade com o intuito de transmitir/receber dados dos processos específicos. O token de acesso à outras APIs não permite o ...
    • Migração de Departamento e Grupo para Categorias (Ecommerce Jet)

      Este documento foi criado para acompanhar a migração dos dados de Departamento/Grupo para Categorias na área de E-commerce com a plataforma Jet Commerce. Levando em consideração que sua integração ja esteja funcionando e você apenas queira migar as ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para saber os Pré-Requisitos para emissão de NFC-e Clique aqui , o ...
    • Lançando Movimentação de Compras e Saída para Terceiros

      Nesse material apresentaremos como realizar as Movimentações Não Fiscais de Compras e Saidas para Terceiros nos sistemas Presence Domain e Presence Store. Lançamento de Movimentações Não Fiscais O sistema permite que o usuário realize alterações não ...
    • Manual de implantação de Interface Contábil

      Esse documento tem por objetivo explicar a configuração e funcionamento da Interface Contábil no Presence Domain. INTRODUÇÃO A Interface Contábil gera arquivos compatíveis com sistemas contábeis com registros de transações de conta-corrente ...