Presence Store - Instalação e Configuração
Nesse material aprenderemos como fazer a instalação e configuração do Presence Store na loja.
Conceitos Gerais
Para que a instalação ocorra de maneira correta e fluída é necessário que o ambiente esteja com o sistema operacional devidamente atualizado e disponível para a instalação do
Presence Store, conforme especificações descritas
AQUI.
Instalação do Presence Store
Para a instalação do Presence Store, é necessário baixar a versão liberada no Google Drive.
A pasta dos instaladores mais atuais encontra-se na pasta compartilhada
AQUI.
Importante fazer o download do instalador correto para cada sistema operacional (32 ou 64 bits). Caso a máquina não tenha o Firebird 3.0 e o DBE, os instaladores serão executados automaticamente no decorrer da instalação do Presence Store.
Importante verificar a versão executada na retaguarda (Presence Domain), a versão instalada na loja deve ser compatível e nunca maior que a versão instalada na retaguarda.
- 1. Execute o instalador como Administrador
- 2. Selecione a opção "Eu aceito o acordo" e depois em "Avançar".
- 3. Defina o local de instalação do Presence Store. Por default, o sistema será instalado na pasta C:\SCL, caso precise alterar, será permitido. Após a seleção da pasta de instalação, clique em "Avançar".
- 4. Selecione a opção "Criar um atalho na área de trabalho" (não obrigatório) e clique em "Avançar".
- 5. Definidos o local de instalação e criação do ícone de atalho, pode clicar em "Instalar".
OBS: O instalador já irá instalar o banco de dados Firebird.
Configurando o BDE
Nas versões atuais, o BDE vem configurado nativamente.
Para rever a configuração do BDE, consulte o guia abaixo.
Configurando a loja no Presence Store
O sistema ao ser instalado, cria o banco Presence.IB vazio. Será necessário configurar a Loja.
- Ao executar o primeiro acesso com o usuário PRESENCE e senha 1, o sistema pedirá para informar o código da loja.
- Informe o código da loja, em caso de franquias, utilize o código da loja informado pela franqueadora.
- Clique em Banco de dados para configurar a Conexão ao Banco.
- Caso o banco esteja no computador local, a configuração pode ser feita com as orientações abaixo (clicar em BASE e depois alterar):
Descrição da Conexão: Nome da Conexão.
Conexão Principal: Informe o caminho para o banco de dados.
Usuario: sysdba (padrão)
Senha: masterkey (padrão)
Conexão Padrão: Marcada.
Caso o banco de dados esteja em outro computador, a parametrização pode ser feita seguindo o exemplo a seguir:
Descrição da Conexão: Nome da Conexão.
Conexão Principal: Informe o caminho para o banco de dados, com IP do servidor ou Hostname / porta do firebird : seguido pelo caminho do arquivo no computador onde o banco está. Ex: 192.168.36.1/3050:C:\SCL\Dados\Presence.ib ou PC-ESCRITORIO/3050:C:\scl\dados\presence.ib
Usuario: sysdba (padrão)
Senha: masterkey (padrão)
Conexão Padrão: Marcada
- Após isso será necessário configurar o Replicador para receber as atualizações necessárias para o funcionamento da loja (primeira carga de dados cadastrais - produtos, clientes, preços, estoque, etc).
- Caso a loja não utilize Replicador, deverá receber a primeira carga de dados via Tabelas por E-mail. Para isso, é necessário Configurar o e-mail nos parametros do sistema e realizar o envio das tabelas para loja via Retaguarda.
Você pode precisar:
Para a primeira carga em caso de banco de dados vazio, é recomendado primeiro gerar somente os logs de cadastro, direitos de acesso, produtos e tabelas de preço. Para orientação de como gerar os logs integrais,
clique aqui.
Ao termino das Instalações, exclua os instaladores baixados do computador do cliente.