Manual Instalação do Presence Store

Manual Instalação do Presence Store

Presence Store - Instalação e Configuração

Nesse material aprenderemos como fazer a instalação e configuração do Presence Store na loja.

Pré-Requisitos

Conceitos Gerais

Para que a instalação ocorra de maneira correta e fluída é necessário que o ambiente esteja com o sistema operacional devidamente atualizado e disponível para a instalação do Presence Store, conforme especificações descritas em:

Instalação do Presence Store

Para a instalação do Presence Store, é necessário baixar a versão liberada no Google Drive.

A pasta dos instaladores mais atuais encontra-se na pasta compartilhada AQUI.

Importante fazer o download do instalador correto para cada sistema operacional (32 ou 64 bits). Caso a máquina não tenha o Firebird 3.0 e o DBE, os instaladores serão executados automaticamente no decorrer da instalação do Presence Store.

Importante verificar a versão executada na retaguarda (Presence Domain), a versão instalada na loja deve ser compatível e nunca maior que a versão instalada na retaguarda.

  1. 1. Execute o instalador como Administrador


  1. 2. Selecione a opção "Eu aceito o acordo" e depois em "Avançar".



  1. 3. Defina o local de instalação do Presence Store. Por default, o sistema será instalado na pasta C:\SCL, caso precise alterar, será permitido. Após a seleção da pasta de instalação, clique em "Avançar".



  1. 4.  Selecione a opção "Criar um atalho na área de trabalho" (não obrigatório) e clique em "Avançar".



  1. 5. Definidos o local de instalação e criação do ícone de atalho, pode clicar em "Instalar".



OBS: O instalador já irá instalar o banco de dados Firebird. 

Configurando o BDE

É necessário fazer a configuração do BDE. 

  1. 1. Acesse Windows > Presence > BDE Administrator (executar como Administrador):




  1. 2. Na opção "Databases", renomeie a primeira opção para "A_CENTRAL_INT". Aponte para o caminho do banco de dados a ser utilizado e no campo USER NAME, preencha com SYSDBA conforme imagem abaixo:



  1. 3. Na aba "Configuration", clique em Configuration > Native > PARADOX. Configure de acordo com a imagem abaixo:



  1. 4. Agora selecione a opção DBASE e configure de acordo com a imagem abaixo:



  1. 5. Para salvar as alterações, clique na seta azul (Apply) conforme imagem abaixo:



Configurando a loja no Presence Store

O sistema ao ser instalado, cria o banco Presence.IB vazio. Será necessário configurar a Loja.

  1. Ao executar o Presence Store pela primeira vez, antes de inserir o login e senha, pressione Ctrl+E para informar o código da loja.



  1. Clique em Banco de dados para configurar a Conexão ao Banco.



  1. Caso o banco esteja no computador local, a configuração pode ser feita com as orientações abaixo (clicar em BASE e depois alterar):



Descrição da Conexão: Nome da Conexão.
Conexão Principal: Informe o caminho para o banco de dados.
Usuario: sysdba (padrão)
Senha: masterkey (padrão)
Conexão Padrão: Marcada.

Caso o banco de dados esteja em outro computador, a parametrização pode ser feita seguindo o exemplo a seguir:



Descrição da Conexão: Nome da Conexão.
Conexão Principal: Informe o caminho para o banco de dados, com IP do servidor ou Hostname / porta do firebird : seguido pelo caminho do arquivo no computador onde o banco está. Ex: 192.168.36.1/3050:C:\SCL\Dados\Presence.ib ou PC-ESCRITORIO/3050:C:\scl\dados\presence.ib
Usuario: sysdba (padrão)
Senha: masterkey (padrão)
Conexão Padrão: Marcada

  1. Após isso será necessário configurar o Replicador para receber as atualizações necessárias para o funcionamento da loja.

Configurando Replicador de Dados na Loja


  1. O Replicador está na pasta C:\SCL\Replicador. Execute-o como Administrador.



Sendo a primeira execução do Replicador, ele retornará uma mensagem de que não consegue conectar na base de dados. 




Configurando a Base Local

Devemos definir as configurações do base local para a replicação.

É indicado que seja verificada a configuração do replicador da loja no Presence Domain. Clique aqui para mais detalhes. 


  1. Clique em "Alterar".



  1. Informe os dados da loja para comunicação com o Replicador da Retaguarda.

  1. Na área de Base Local informe:
Banco de dados: Caminho da base de dados da loja.
Usuário: usuário de conexão do banco - SYSDBA
Senha: senha para conexão com a base de dados - masterkey
Nº Série: número de série do cliente (sempre confirme o número de série da retaguarda responsável pela loja).
ID: ID da loja no replicador
Loja: Código da loja
ServidorBD: Firebird
Ambiente: Loja
Nº Série Master: (ESSA INFORMAÇÃO DEVE SER PREENCHIDA SOMENTE NA BASE DA RETAGUARDA E NÃO NA LOJA)

  1. Na área Acesso remoto informe:
Usuário: ELBRUS
Senha: mesma senha definida no replicador da retaguarda (padrão presenceAR)
Porta: porta liberada para comunicação (padrão 211)



  1. Após a configuração estar completa, clique em "Testar conexão" e depois em "Gravar".



  1. Depois clique em "Conectar":



  1. Use a senha "master" diária, pressionando Ctrl+A e depois Ctrl+M.



Configurando/Ativando utilitários de replicação

1. Ativar trigger de replicação

  1. Na tela principal, clique no botão "Utilitários".



  1. Clique em "Instalar" na seção de Serviço de sincronismo.



  1. Clique em "Sim" para confirma a instalação.



2. Ativar objetos de replicação

  1. Na tela principal, clique no botão Utilitários e em seguida clique no botão 'Ativar' em Objetos de Replicação.



  1. Confirme a ativação dos objetos de replicação.



Após essa etapa, devemos cadastrar a retaguarda como base remota (pois a loja deve se comunicar com a retaguarda para obter todas os cadastros necessários para seu funcionamento).


Configurando Base Remota (Retaguarda)

  1. Selecione a opção "Bases remotas".



  1. Clique em "Incluir".



  1. Configure como abaixo:
Identificação: Identificação da Retaguarda Master;
Equivale à loja: Seleciona a loja que representa a Retaguarda, de acordo com o cadastro da base na Retaguarda (quando a base da loja está zerada, esse campo deverá ficar vazio, pois ainda não foram carregados os cadastros de loja);
Destinatário: Selecionamos o tipo Retaguarda;
Comunicação: Escolher qual a comunicação Bi-direcional;
ID: ID de comunicação do Replicador, geralmente é o código da Loja que representa a retaguarda, no caso de replicação Retaguarda para Loja (o padrão é 99, mas sempre conferir na retaguarda qual o código cadastrada para a mesma);
Intervalo (seg): Intervalo em Segundos para a comunicação (padrão 300 segundos);
Notificar Inatividade Após (mim): Intervalo para notificação de inatividade, em minutos (padrão 5 minutos);
Grupo Franquias: Não preencher esse campo no caso de replicação de Retaguarda para Lojas;
Horário de Replicação: Intervalo de horário para realização da replicação de dados (padrão das 00:00:01 as 23:59:59, ou seja, enquanto a máquina estiver ligada, ela envia e recebe atualizações);
Gerar Dados: Marque para geração de Logs via Triggers, responsável pelo tráfico automático das informações. 

Configuração do Serviço Remoto

Modelo Banco: Selecionar a opção Firebird;
Servidor: Endereço onde foi instalado o Acesso Remoto na Retaguarda (Ex: ''nome_do_servidor.cloudpresence.com.br" - verifique esta e demais informações no ticket enviado pela Infraestrutura, contendo todos os dados para parametrização de seu cliente);
Porta: Porta onde o serviço de Acesso Remoto da Retaguarda foi Instalado (padrão 230 - verifique esta e demais informações no ticket enviado pela Infraestrutura, contendo todos os dados para parametrização de seu cliente);
Usuário: Usuário criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda (padrão ELBRUS);
Senha: Senha criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda (padrão presenceAR);
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação nos intervalos estabelecidos.



  1. Se tudo estiver correto, clique em "Gravar" para gravar a configuração e começar a fazer a replicação de dados.

Para a primeira carga em caso de banco de dados vazio, é recomendado primeiro gerar somente os logs de cadastro, direitos de acesso, produtos e tabelas de preço. Para orientação de como gerar os logs integrais, clique aqui


Ao termino das Instalações, exclua os instaladores baixados do computador do cliente.


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