Manual Instalação do Presence Store

Manual Instalação do Presence Store

Presence Store - Instalação e Configuração

Nesse material aprenderemos como fazer a instalação e configuração do Presence Store na loja.

Conceitos Gerais

Para que a instalação ocorra de maneira correta e fluida é necessário que o ambiente esteja com o sistema operacional devidamente atualizado e disponível para a instalação do Presence Store, conforme especificações descritas em:

Instalação do Presence Store

Para a instalação do Presence Store, é necessário baixar a versão liberada no Google Drive.

A pasta dos instaladores mais atuais encontra-se na pasta compartilhada no drive.




Importante fazer o download do instalador correto para cada sistema operacional (32 ou 64 bits). Caso a máquina não tenha o Firebird 3.0 e o DBE, os instaladores serão executados automaticamente no decorrer da instalação do Presence Store.

1. Execute o instalado como Administrador


2. Selecione a opção "Eu aceito o acordo" e depois em "Avançar".



3. Defina o local de instalação do Presence Store. Por default, o sistema será instalado na pasta C:\SCL, caso precise alterar, será permitido. Após a seleção da pasta de instalação, clique em "Avançar".



4.  Selecione a opção "Criar um atalho na área de trabalho" (não obrigatório) e clique em "Avançar".



5. Definidos o local de instalação e criação do ícone de atalho, pode clicar em "Instalar".



Configurando o BDE

É necessário fazer a configuração do BDE. 

1. Acesse Windows > Presence > BDE Administrator (executar como Administrador):




2. Na opção "Databases", renomeie a primeira opção para "A_CENTRAL_INT". Aponte para o caminho do banco de dados a ser utilizado e no campo USER NAME, preencha com SYSDBA conforme imagem abaixo:



3. Na aba "Configuration", clique em Configuration > Native > PARADOX. Configure de acordo com a imagem abaixo:



4. Agora selecione a opção DBASE e configure de acordo com a imagem abaixo:



5. Para salvar as alterações, clique na seta azul (Apply) conforme imagem abaixo:



Configurando a loja no Presence Store

O sistema ao ser instalado, cria o banco Presence.IB vazio. Será necessário configurar a Loja.

Ao executar o Presence Store pela primeira vez, pressione Ctrl+E para informar o código da loja.

Após isso será necessário configurar o Replicador para receber as atualizações necessárias para o funcionamento da loja.

Configurando Replicador de Dados na Loja

O Replicador encontra-se na pasta C:\SCL\Replicador. Deve-se executá-lo como Administrador.



Sendo a primeira execução do Replicador, ele retornará uma mensagem de que não consegue conectar na base de dados. 



Configurando a Base Local

Devemos definir as configurações do base local para a replicação.

Clique em "Alterar".



Informe os dados da loja para comunicação com o Replicador da Retaguarda.

Na área de Base Local informe:
Banco de dados: Caminho da base de dados da loja.
Usuário: usuário de conexão do banco - SYSDBA
Senha: senha para conexão com a base de dados - masterkey
Nº Série: número de série do cliente (sempre confirme o número de série da retaguarda responsável pela loja).
ID: ID da loja
Loja: Código da loja
ServidorBD: Firebird
Ambiente: Loja
Nº Série Master: Caso seja uma franquia, o número de série é a série do cliente franqueado e no nº de série  master é a série do franqueador.

Na área Acesso remoto informe:
Usuário: ELBRUS
Senha: mesma senha definida no replicador da retaguarda
Porta: porta liberada para comunicação.



Após a configuração estar completa, clique em "Testar conexão" e depois em "Gravar".



Depois clique em "Conectar":



Use a senha "master" diária, pressionando Ctrl+A e depois Ctrl+M.



Configurando/Ativando utilitários de replicação

1. Ativar trigger de replicação

Na tela principal, clique no botão "Utilitários".



Clique em "Instalar" na seção de Serviço de sincronismo.



Clique em "Sim" para confirma a instalação.



2. Ativar objetos de replicação



Confirme a ativação dos objetos de replicação.




Após essa etapa, devemos cadastrar a retaguarda como base remota (pois a loja deve se comunicar com a retaguarda para obter todas os cadastros necessários para seu funcionamento).

Configurando Base Remota (Retaguarda)

Selecione a opção "Bases remotas".



Clique em "Incluir".



Configure como abaixo:

Identificação: Identificação da Retaguarda Master;
Equivale à loja: Seleciona a loja que representa a Retaguarda, de acordo com o cadastro da base na Retaguarda;
Destinatário: Selecionamos o tipo Retaguarda;
Comunicação: Escolher qual a comunicação Bi-direcional;
ID: ID de comunicação do Replicador, geralmente é o código da Loja que representa a retaguarda, no caso de replicação Retaguarda para Loja;
Intervalo (seg): Intervalo em Segundos para a comunicação;
Notificar Inatividade Após (mim): Intervalo para notificação de inatividade, em minutos;
Grupo Franquias: Não preencher esse campo no caso de replicação de Retaguarda para Lojas;
Horário de Replicação: Intervalo de horário para realização da replicação de dados;
Gerar Dados: Marque para geração de Logs via Triggers, responsável pelo tráfico automático das informações. 

Configuração do Serviço Remoto
Modelo Banco: Selecionar a opção Firebir
Servidor: Endereço onde foi instalado o Acesso Remoto na Retaguarda
Usuário: Usuário criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Senha: Senha criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Porta: Porta onde o serviço de Acesso Remoto da Retaguarda foi Instalado
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação entre os intervalos estabelecidos



Se tudo estiver correto, clique em "Gravar" para gravar a configuração e começar a fazer a replicação de dados.

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