Esta documentação tem como objetivo detalhar o processo de geração, lançamento e utilização de créditos para clientes no sistema. O crédito pode ser gerado automaticamente por meio de devoluções ou inserido manualmente, e sua utilização ocorre no momento do lançamento de notas fiscais.
Para garantir que o processo funcione corretamente, é essencial que a configuração da retaguarda esteja devidamente ajustada. Além disso, a aplicação dos créditos requer a emissão de NF-e, seja para inclusão do saldo na conta do cliente ou para seu consumo em novas compras.
Os passos descritos a seguir orientam desde a configuração inicial até a utilização dos créditos, garantindo um fluxo eficiente e preciso dentro do sistema.
Para garantir que a geração de créditos ocorra corretamente, é necessário configurar a retaguarda antes de iniciar qualquer lançamento. Siga os passos abaixo:
Clique no ícone de engrenagem no canto superior direito.
Acesse o módulo Parâmetros de Retaguarda.
Navegue até Operação > Clientes > Créditos de Clientes.
Certifique-se de ativar as seguintes opções:
Utiliza Crédito para Cliente
Gerar Crédito de Devolução
O crédito é gerado automaticamente quando uma devolução é realizada, desde que a nota fiscal original tenha a condição de pagamento "Crédito Cliente".
O crédito somente será incluído no extrato do cliente após a conclusão da transmissão da NF-e de devolução.
O sistema permite a inclusão manual de créditos pelo usuário na tela de extrato.
Os créditos inseridos manualmente também são registrados no extrato do cliente.
Para utilizar os créditos, é necessário realizar o lançamento de uma NF-e de saída. O processo é detalhado abaixo:
No menu lateral, selecione Lançamento de NF-e para iniciar a emissão da nota fiscal.
Preencha as informações necessárias, como Razão Social e CNPJ do cliente.
Adicione os produtos ou serviços conforme necessário.
No processo de finalização, vá até a aba Pagamentos.
Clique na opção Múltiplos Pagamentos para incluir diferentes formas de pagamento.
Na seção Formas de Pagamento, selecione Crédito Cliente.
O sistema exibirá um campo para definir o valor a ser lançado.
Clique no ícone de consulta ao lado do campo de valor.
Uma nova janela mostrará o Valor total de créditos disponíveis para o cliente.
No campo Valor a consumir, digite o valor desejado ou utilize o valor total da venda.
Após definir o valor, clique em Confirmar.
O valor lançado será refletido na tabela de pagamentos.
Caso o valor do crédito seja inferior ao total da venda, um saldo restante será exibido para pagamento via outra forma (exemplo: dinheiro ou cartão).
Após revisar os valores, clique em Aplicar.
Conclua a emissão da nota fiscal clicando em Salvar e depois em Finalizar.
O consumo de crédito de cliente pode ocorrer tanto na etapa de pedidos quanto no lançamento de NF-e, desde que a condição de pagamento esteja definida como "Crédito de Cliente".
Para utilizar o crédito do cliente diretamente no PDV, siga os passos abaixo:
Selecione um cliente na venda.
No momento do pagamento, informe o valor desejado para consumo do crédito antes de clicar no botão Crédito de Cliente, ou informe diretamente na tela de crédito e confirme.
O sistema permitirá o uso parcial ou total do crédito conforme o saldo disponível do cliente.
Confirme a transação e finalize a venda.
Caso a venda contenha apenas itens de devolução, ao confirmar a geração do crédito do cliente e gerar o romaneio, será criado um lançamento diário no valor do crédito gerado via devolução.
Se o lançamento contiver itens de venda + devolução (troca) e o valor do item de devolução for maior que o da venda, o sistema exibirá uma mensagem de validação do crédito. Primeiro, será realizada a emissão do documento fiscal da venda. Em seguida, a mensagem de validação aparecerá. Se o usuário confirmar a geração do crédito, o valor será incluído no extrato e será gerado um lançamento diário. Caso contrário, será considerada apenas a condição de pagamento "Devolução".
Importante: No processo de devolução que gera crédito para o cliente, não é necessário emitir o documento fiscal da devolução, mesmo que a configuração esteja definida para geração automática ou manual.
O sistema disponibiliza um extrato detalhado onde o cliente pode verificar a origem do crédito.
Cada lançamento de crédito é identificado conforme sua origem (devolução ou lançamento manual).
Lançamentos Diretos: Realizados manualmente pelo usuário, sem vínculo com pedidos específicos.
Lançamentos por Pedidos: Automáticos, gerados a partir de devoluções registradas no sistema.
O cliente deve possuir créditos suficientes para que o pagamento seja aprovado integralmente.
Caso o crédito seja insuficiente, o sistema permitirá a combinação com outras formas de pagamento.
Certifique-se de validar a nota fiscal antes da finalização para evitar erros no processo.