Esse documento tem por objetivo explicar a configuração e funcionamento do fluxo de trocas com análise de defeitos.
INTRODUÇÃO
No fluxo de trocas com análise, o produto devolvido passa por um processo de análise e conserto interno ou externo (fornecedor), que permite a solução ou devolução em crédito ou valores.
- Fluxo de Clientes: Um cliente vem devolver um produto, que passa pela análise e realiza uma correção, crédito ou devolução de valores;
1. Loja realiza entrada da mercadoria devolvida pelo cliente e emite um comprovante (etapa não movimenta estoque);
2. Loja envia o produto para a retaguarda (etapa não movimenta estoque);
3. Retaguarda recebe o produto e inicia análise interna ou envia o mesmo para um fornecedor (etapa não movimenta estoque);
4. Após análise (interna ou externa), produto é devolvido para a loja corrigido (etapa não movimenta estoque) ou marcado como sem correção e um crédito é gerado para o cliente utilizar na loja (etapa envia produto para o depósito de defeitos, pré-configurado);
5. Caso o produto tenha sido corrigido, loja devolve o mesmo para o cliente; caso não tenha sido corrigido, cliente utiliza crédito na loja, levando outros produtos (etapas finais, não movimentam estoque);
6. Caso o cliente não queira utilizar o crédito na loja, retaguarda realiza a devolução de valores para o mesmo, cancelando o crédito para utilização na loja, gerado anteriormente, e criando um título a pagar no controle financeiro.
Fluxo para Controle de Produtos de Clientes
- Fluxo de Lojas: A loja encontra algum defeito em seus produtos ainda não vendidos e envia para a retaguarda corrigir ou manter em estoque de defeitos.
1. Loja realiza lançamento da mercadoria para análise de defeito (produto é debitado no estoque de vendas e creditado no estoque de defeitos da loja);
2. Loja envia o produto para a retaguarda (etapa não movimenta estoque);
3. Retaguarda recebe o produto e inicia análise interna ou envia o mesmo para um fornecedor (etapa não movimenta estoque);
4. Após análise (interna ou externa), produto é devolvido para a loja corrigido (produto é creditado no estoque de vendas e debitado no estoque de defeitos da loja) ou marcado como sem correção (etapa transfere produto do estoque de defeitos da loja para o depósito de defeitos pré-configurado);
Fluxo para Controle de Produtos das Lojas
1. CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS
Para que o controle dessas trocas seja realizado no sistema, são necessárias as seguintes configurações na retaguarda (Presence Domain).
1.1. CADASTRO DE DEPÓSITOS
A tela de cadastro de depósitos permite que sejam ativados até 5 depósitos extras para controle de saldos à parte do depósito Base, utilizado para vendas, transferências e demais operações do sistema.
1. Acesse:
Presence Domain > Básico > Estoque > Cadastros: Depósitos
2. Clique em Alterar e cadastre um depósito para controle de produtos com defeito e marque o checkbox Ativo.
1.2. PARÂMETROS DE OPERAÇÕES
1. Acesse:
Presence Domain > Parâmetros de Operações > Operação > Loja > Vendas > Grupo Análise/Trocas de Mercadorias
2. Realize a configurações conforme orientações abaixo.
Habilitado: Quando marcado, habilita o controle de trocas e defeitos;
Entrada de defeito
Loja: Loja que controlará o saldo de defeitos, quando o produto não tiver solução;
Depósito: Depósito que controlará o saldo de defeitos, quando o produto não tiver solução.
3. Clique em Salvar
1.3. TEMPLATES FISCAIS
Será necessária a criação de templates ficais com Naturezas de Operação que não movimentem estoque ou gerem títulos financeiros, visto que o próprio fluxo de análise de trocas já fará esses controles. Faça isso para cada perfil de movimentações a serem usadas no controle de trocas, tais como: Remessas para conserto, devoluções para fornecedores, etc.
1. Crie a natureza de operação sem movimentação de estoque ou emissão de títulos:
Presence Domain > Básico > Cadastros Gerais > Fiscal: Natureza de Operação
2. Crie o template e vincule às naturezas criadas no passo acima para utilização no controle de trocas:
Presence Domain > Básico > Cadastros Gerais > Fiscal: Template Fiscal
1.4. DLL PEDIDOS
Deve ser feita a atualização e configuração da DLL Pedidos para, no mínimo, a versão 9.0.6, disponível no link a seguir:
Drive. A DLL será responsável pela localização de vendas na Retaguarda e aplicação de valor ao processo de troca com análise quando o lançamento estiver ocorrendo nas Lojas.
Caso utilize ambiente próprio, pode ser necessário rever a configuração do IIS.
Você pode precisar:
2. UTILIZADO O CONTROLE NAS LOJAS
Nas lojas será possível realizar os processos abaixo:
- Lançamento de produtos para análise de troca (Situação Entrada estoque análise loja);
- Envio de produto para a Retaguarda para análise (Situação Entrada estoque análise Ret);
- Devolver produto corrigido ao cliente (Situação Entregue ao cliente);
- Permitir o consumo de crédito por produto não corrigido na tela de Ponto de Venda (Situação Crédito consumido).
2.1. LANÇAMENTO DE TROCAS
Tela responsável pelo lançamento de controles (etapa 1 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Movimenta estoque apenas quando fluxo de loja, debitando saldo do depósito de vendas e creditando no depósito de defeitos, com transação 42 – Transferência entre Depósitos; Aplica situação Entrada estoque análise Loja ao registro.
1. Acesse:
Presence Store > Vendas > Análises/Trocas: Lançar troca
Tipo: Tipo de lançamento a ser realizado: Loja ou Cliente;
Cliente
Loja/Código: Código composto pela loja e código do cliente a ser vinculado à troca;
CNPJ/CPF: CPF/CNPJ do cliente a ser vinculado à troca;
Razão Social/Nome: Razão Social do cliente a ser vinculado à troca; Loja Loja: Código da loja em que o lançamento está sendo realizado; CNPJ/CPF: CNPJ da loja em que o lançamento está sendo realizado; Razão Social/Nome: Razão Social da loja em que o lançamento está sendo realizado;
Produto
Incluir/Excluir: Inclusão ou exclusão de itens no lançamento;
Produto: Código completo do produto a ser inserido no lançamento.
2.2. CONSULTA DE LANÇAMENTO DE TROCA
Tela responsável pelo controle do fluxo e alterações de situações dos registros.
1. Acesse:
Presence Store > Vendas > Análises/Trocas: Consultar análise troca
2. Filtro permitirá seleção de produtos por Rede, Supervisor, Loja, Data da Devolução, Cliente e/ou Situação do processo.
3. Já na grid, serão listados só processos lançados e permitidas ações de transições entre situações para seguir o fluxo de análise.
Botão Enviar para Ret: Envia o produto para a retaguarda para que seja realizada a análise (etapa 2 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Entrada estoque análise Ret ao registro.
Botão Entregue ao cliente: Devolve o produto ao cliente após correção do mesmo (etapa 5 do fluxo de cliente da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Entregue ao cliente ao registro.
Instruções extras de utilização:
- É necessário marcar o checkbox na grid para que sejam realizadas as ações dos botões no registros;
- Sistema possuí controle de fluxo, que não permitirá que qualquer situação vá para qualquer situação;
- Após utilização do crédito pelo cliente, na loja, situação Crédito consumido será aplicada ao registro.
3. UTILIZADO O CONTROLE NA RETAGUARDA
Na retaguarda será possível realizar os processos abaixo:
- Realização de análise do produto internamente (Situação Em análise interna);
- Envio de produto para análise do fornecedor (Situação Enviado para o fabricante);
- Devolver produto corrigido para a loja (Situação Devolvido para loja);
- Devolver produto corrigido para o cliente (Situação Entregue ao cliente);
- Marcar produto como defeituoso, enviando o mesmo para um estoque específico e automaticamente gerando um crédito, quando cliente (Situação Enviado para estoque defeito, Crédito gerado);
- Devolver valor para o cliente, quando o mesmo não aceitar um crédito, gerando títulos financeiros para tal (Situação Devolução pagamento).
3.1. CONSULTA DE LANÇAMENTO DE TROCA
Tela responsável pelo controle do fluxo e alterações de situações dos registros.
1. Acesse:
Presence Domain > Básico > Análises de Vendas > Análise/Trocas: Consultar análise troca
2. Filtro permitirá seleção de produtos por Rede, Supervisor, Loja, Data da Devolução, Cliente e/ou Situação do processo.
3. Já na grid, serão listados só processos lançados e permitidas ações de transições entre situações para seguir o fluxo de análise.
Botão Análise Interna: Marca o produto como sendo analisado (etapa 3 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Em análise interna ao registro.
Botão Enviar para Fornecedor: Marca o produto como enviado ao fornecedor para análise externa (etapa 3 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Enviado para o fabricante ao registro; Dá opção de gerar pré-nota para os registros selecionados, separadas por fornecedor;
Botão Devolver para a Loja: Marca o produto como devolvido para a loja (etapa 4 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Movimenta estoque apenas quando Loja, debitando do estoque de defeitos e creditando no estoque de vendas, com transação 42 – Transferência entre Depósitos; Aplica situação Devolvido para loja ao registro.
Botão Estoque Defeito: Marca o produto como sem conserto (etapa 4 do fluxo de cliente e loja da introdução desse documento); Quando loja, credita saldo no estoque de defeitos, com transação 18 – Entrada defeito; Quando cliente, debita do estoque de defeitos da loja e credita no estoque de defeitos pré-configurado, com transação 40 – Transferência entra Lojas; Aplica situação Enviado para estoque defeito, quando processo de loja, e Crédito gerado, quando processo de cliente, ao registro.
Botão Entregue ao cliente: Devolve o produto ao cliente após correção do mesmo (etapa 5 do fluxo de cliente da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Entregue ao cliente ao registro.
Botão Devolver Pagamento: Estorna crédito gerado ao cliente e gera um título financeiro a pagar para que os valores sejam devolvidos ao mesmo (etapa 6 do fluxo de cliente da introdução desse documento); Não movimenta estoque; Aplica situação Devolução pagamento ao registro.
Botão Pré-nota: Caso a pré-nota não tenha sido gerada pelo botão Enviar para Fornecedor, é possível gerar a mesma usando o botão Pré-nota; Não movimenta estoque; Só realiza ação para registros com situação Enviado para o fabricante; Agrupa os produtos nas pré-notas por fornecedor.
Instruções extras de utilização:
- É necessário marcar o checkbox na grid para que sejam realizadas as ações dos botões no registros;
- Sistema possuí controle de fluxo, que não permitirá que qualquer situação vá para qualquer situação;
- Após utilização do crédito pelo cliente, na loja, situação Crédito consumido será aplicada ao registro;
- Para geração de pré-notas, existe um controle para que não sejam geradas várias notas para um mesmo processo;
4. CONTROLE DE CRÉDITOS DO CLIENTE
O controle de créditos gerados, consumidos e devolvidos poderá ser controlado pelo Cadastro de Clientes, utilizando a guia Crédito devolução.
Para utilizar o crédito existente durante a venda, utilize a moeda 'Crédito Devolução', na sessão de pagamentos, marque a caixa de seleção 'Utilizar' e em seguida, clique em Confirmar.
5. CONSULTA FICHA KARDEX
A consulta de saldos poderá ser realizada na Ficha Kardex do produto, usando o campo para seleção de Depósitos no filtro e na grid.