Emissão de Devolução (Automático e Manual)

Emissão de Devolução (Automático e Manual)

Este documento tem por objetivo orientar o usuário nas operações de devolução dentro dos sistemas Presence Store e Presence Domain.



Sobre


Para auxiliar o lojista na gestão das devoluções, os sistemas Presence Domain e Presence Store foram equipados com dois Fluxos: Fluxo de Devolução Manual e Fluxo de Devolução Automática.

Apresentaremos neste guia o funcionamento e as melhores práticas para trabalhar em cada opção.





Requisitos

Sistema Parametrizado para Emissão de NF-e.


Fluxo Devolução Manual


Parâmetros



No fluxo Manual, o parâmetro [291] Geração no fechamento da venda, pertencente ao grupo de parâmetros Automatização de Devoluções obrigatoriamente estará definido como ‘Não fazer’.

Os parâmetros 285 CFOP Padrão (Fora do Estado) e 290 CFOP Padrão (Dentro do Estado), serão definidos com os CFOPs de entrada de Devolução para operação Interna no Estado e Interestadual.

Para maior agilidade, manteremos o parâmetro 274 - Transmitir automaticamente marcado.

Operação Manual


A venda de uma mercadoria é registrada





 

Posteriormente, o consumidor retorna à loja para trocar a mercadoria.

É realizado o lançamento da mercadoria com a operação ‘Devolução’ no Ponto de Venda.





No decorrer do dia, o operador deverá acessar a tela Emissão de Devolução para consultar todas as mercadorias que foram devolvidas e que ainda possuem pendência de emissão.


É importante ressaltar que no fluxo Manual de Devolução não há lembretes visuais no sistema de que Devoluções foram registradas no período. Caso o usuário não acesse a tela de Emissão de Devolução e realize os procedimentos, as Notas de Devolução não são geradas, por consequência, não há ressarcimento do ICMS e as obrigatoriedades fiscais da loja ficam pendentes. É importante o operador ter disciplina para acessar esta tela com frequência durante o expediente.



  1. Acesse:
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Emissão de Devolução



O usuário selecionará a mercadoria devolvida e clicará no botão Vincular Manualmente.

A seguinte janela será apresentada:





Esta tela lista as vendas desta mercadoria, de acordo com os filtros selecionados (Data de Corte, Só vendas do mesmo cliente e só vendas com mesmo preço).


  1. Para uma busca sem restrições, mantenha desmarcadas as caixas de seleção ‘Só vendas do mesmo cliente’ e ‘Só vendas com mesmo preço’ e no campo Data Corte, informe uma data distante para a pesquisa das vendas, como o Ano 2000.
Sobre o comportamento da caixa de seleção 'Só Vendas do mesmo cliente':
Quando marcado, trará apenas vendas do cliente vinculado ao processo de devolução;
Quando desmarcado, trará vendas do cliente vinculado ao processo de devolução + vendas sem vínculo com clientes.

  1. Clique em Localizar Vendas para listar os resultados.




  1.  Clique sobre a Venda Origem e em seguida, clique sobre o botão +Associar.



  1. Em seguida, clique em Confirmar.



 O sistema gerará a Pré-Nota e a Transmitirá automaticamente.




 A consulta da Nota Emitida pode ser realizada por meio da tela Consulta de NF-e


  1. Acesse:
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Consulta NF-e/SAT 



 Quando a Emissão falha por algum motivo, a seguinte mensagem é apresentada na tela Emissão de Devolução, apontando que Pré-Notas foram geradas, porém, não foram transmitidas:




 Neste caso, consulte as pré-notas geradas na tela Consulta de NF-e.


  1. Acesse:
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Consulta NF-e/SAT 
  1. Localize a Pré-Nota gerada e dê um duplo-clique sobre ela.
  2. Acesse a guia Erros/Alertas e consulte os motivos da Rejeição.



  1. Clique em Alterar e realize os ajustes necessários para a transmissão da NF-e.
  1. Ao término, realize a transmissão da nota fiscal novamente.
  1. Caso o ajuste manual não seja possível no momento, clique em Excluir Pré-Nota, para que ela retorne à lista de Pendencias na tela Emissão de Devolução.



 O item retornará aos itens com pendência de devolução, onde permanecerá até que a nota seja gerada e transmitida:




 Fluxo Devolução Automática


Parâmetros




No fluxo Automático, o parâmetro [291] Geração no fechamento da venda, obrigatoriamente será definido como Obrigar.

Os parâmetros 285 CFOP Padrão (Fora do Estado) e 290 CFOP Padrão (Dentro do Estado), serão definidos com os CFOPs de entrada de Devolução para operação Interna no Estado e Interestadual.

Em Localização de Saídas:

[270] Apenas vendas do próprio cliente: 

  1. Quando marcado, trará apenas vendas do cliente vinculado ao processo de devolução;
  2. Quando desmarcado, trará vendas do cliente vinculado ao processo de devolução + vendas sem vínculo com clientes.

[271] Vendas do produto – vínculo:

Automático: O sistema localiza automaticamente uma venda origem de acordo com as parametrizações de pesquisa definidas. Caso o sistema não encontre nenhum resultado, nenhum alerta é apresentado.

Manual: A janela para pesquisa de vendas origem é apresentada ao usuário para realizar o vínculo da venda origem na devolução que está sendo registrada. O usuário fica ciente no mesmo momento caso nenhum resultado seja apresentado.

Automático+Manual: O sistema tenta realizar o vínculo automaticamente, caso não encontre resultados, apresenta a tela para o usuário tentar vincular manualmente. Recomendamos o uso desta opção.

[272] Limite de dias para pesquisa: determina a data de corte para pesquisa das vendas origem. Quanto maior o período, mais antiga a data apresentada e mais resultados serão exibidos.

[273] Ação quando não localizado:

Não Gerar: Caso o sistema localize uma venda origem para vincular à devolução, nenhuma pré-nota é gerada, mantendo o item como Pendente de Devolução. Esta opção é a mais aconselhada, pois mantém a gestão de devoluções centralizada na tela Emissão de Devolução.

Gerar NF-e: Ainda que o sistema não encontre a venda origem, uma pré-nota é gerada, retirando a pendência de emissão de devolução da tela Emissão de NF-e. Entretanto, notas de devolução sem vinculo com a venda origem não são autorizadas pela sefaz.

[408] Produtos com Preço Diferente: Quando marcado, permite que o sistema busque vendas origem com preços diferentes do preço atual da mercadoria devolvida. Para uma pesquisa mais abrangente, mantenha esta opção marcada.

Nota Fiscal de Entrada

[274] Transmitir automaticamente: Quando marcado, a nota fiscal gerada pelo sistema é transmitida automaticamente. Recomendamos esta opção sempre marcada.

[275] Imprimir Danfe: Quando marcada, após autorização da NF-e, a Danfe é impressa automaticamente. Quando desmarcada, a Danfe não é impressa automaticamente e usuário realiza a impressão quando necessitar.


Operação Automática


A venda de uma mercadoria é registrada




Posteriormente, o consumidor retorna à loja para trocar a mercadoria.

É realizado o lançamento da mercadoria com a operação ‘Devolução’ no Ponto de Venda.




Durante a finalização da operação, uma janela de transmissão de NF-e será apresentada, a nota será transmitida e a operação está concluída.


Caso o sistema tenta não localize a venda origem, ele apresentará a seguinte janela para o usuário buscar manualmente:





Caso o usuário não encontre a venda origem e feche a janela sem concluir a operação, a operação será concluída no caixa. Entretanto, a emissão da nota de devolução deste produto ficará pendente e poderá ser consultada pela tela Emissão de Devolução, por onde será emitida posteriormente.


Ainda que a maior parte das notas sejam autorizadas com sucesso e sejam geradas de forma automática no fluxo automático de devolução, o operador deve acessar a tela Emissão de Devolução, para buscar Pendências de Devolução e gerar as notas manualmente, resolvendo as pendências.





Fechamento do Caixa (Automático ou Manual)


Independente do fluxo escolhido, no Fechamento do Caixa, o sistema identificará que Devoluções foram lançadas durante o período de abertura e questionará se o usuário deseja que o sistema realize um ajuste automático.




Quando ocorre uma devolução de mercadoria, é prática do mercado varejista não devolver valores ao consumidor, desta forma, inicialmente, não há mudança no valor do fundo caixa e o consumidor preferencialmente leva outra mercadoria no lugar da mercadoria devolvida.

Entretanto, nem todos os consumidores desejam levar uma mercadoria no lugar e preferem ter o pagamento estornado. Como no decorrer do dia inúmeras devoluções podem acontecer e a negociação de valores é entre lojista e consumidor final, o sistema questiona se o usuário deseja realizar um ajuste automático ou um ajuste manual.

  1. Se clicar em Sim, um ajuste automático é aplicado. Isso significa que nenhum dinheiro foi devolvido para o consumidor final naquele dia, e o sistema não modificará o fundo de caixa.
  2. Se clicar em Não, significa que uma ou mais devoluções daquele dia tiveram o valor devolvido para o consumidor final, nesse caso, é necessário um ajuste manual no caixa, informando os valores certos.


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