Este documento tem por objetivo orientar o usuário nas operações
de devolução dentro dos sistemas Presence Store e Presence
Domain.
Para auxiliar o lojista na gestão das devoluções, os sistemas Presence Domain e Presence Store foram equipados com dois Fluxos: Fluxo de Devolução Manual e Fluxo de Devolução Automática.
Apresentaremos neste guia o funcionamento e as melhores práticas para trabalhar em cada opção.
No fluxo Manual, o parâmetro [291] Geração no fechamento da venda, pertencente ao grupo de parâmetros Automatização de Devoluções obrigatoriamente estará definido como ‘Não fazer’.
Os parâmetros 285 CFOP Padrão (Fora do Estado) e
290 CFOP Padrão (Dentro do Estado), serão definidos com os CFOPs de entrada de Devolução para
operação Interna no Estado e Interestadual.
A venda de uma
mercadoria é registrada
No decorrer do dia, o operador deverá acessar a tela Emissão de Devolução para consultar todas as mercadorias que foram devolvidas e que ainda possuem pendência de emissão.
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Emissão de Devolução
O usuário selecionará a mercadoria devolvida e clicará no botão
Vincular Manualmente.
A seguinte janela será apresentada:
Esta tela lista as vendas desta mercadoria, de acordo com os filtros selecionados (Data de Corte, Só vendas do mesmo cliente e só vendas com mesmo preço).
O sistema gerará a Pré-Nota e a Transmitirá automaticamente.
A consulta da Nota Emitida pode ser realizada por meio da tela Consulta de NF-e
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Consulta NF-e/SAT
Quando a Emissão falha por algum motivo, a seguinte mensagem é
apresentada na tela Emissão de Devolução, apontando que Pré-Notas
foram geradas, porém, não foram transmitidas:
Neste caso, consulte as pré-notas geradas na tela Consulta de NF-e.
Presence Store > Módulos: Nota Fiscal > NF-e: Consulta NF-e/SAT
O item retornará aos itens com pendência de devolução, onde
permanecerá até que a nota seja gerada e transmitida:
No fluxo Automático, o parâmetro [291] Geração no fechamento da venda, obrigatoriamente será definido como Obrigar.
Os parâmetros 285 CFOP Padrão (Fora do Estado) e 290 CFOP Padrão (Dentro do Estado), serão definidos com os CFOPs de entrada de Devolução para operação Interna no Estado e Interestadual.
Em Localização de Saídas:
[270] Apenas vendas
do próprio cliente:
[271] Vendas do produto – vínculo:
Automático: O sistema localiza automaticamente uma venda origem de acordo com as parametrizações de pesquisa definidas. Caso o sistema não encontre nenhum resultado, nenhum alerta é apresentado.
Manual: A janela para pesquisa de vendas origem é apresentada ao usuário para realizar o vínculo da venda origem na devolução que está sendo registrada. O usuário fica ciente no mesmo momento caso nenhum resultado seja apresentado.
Automático+Manual: O sistema tenta realizar o vínculo automaticamente, caso não encontre resultados, apresenta a tela para o usuário tentar vincular manualmente. Recomendamos o uso desta opção.
[272] Limite de dias para pesquisa: determina a data de corte para pesquisa das vendas origem. Quanto maior o período, mais antiga a data apresentada e mais resultados serão exibidos.
[273] Ação quando não localizado:
Não Gerar: Caso o sistema localize uma venda origem para vincular à devolução, nenhuma pré-nota é gerada, mantendo o item como Pendente de Devolução. Esta opção é a mais aconselhada, pois mantém a gestão de devoluções centralizada na tela Emissão de Devolução.
Gerar NF-e: Ainda que o sistema não encontre a venda origem, uma pré-nota é gerada, retirando a pendência de emissão de devolução da tela Emissão de NF-e. Entretanto, notas de devolução sem vinculo com a venda origem não são autorizadas pela sefaz.
[408] Produtos com Preço Diferente: Quando marcado, permite que o sistema busque vendas origem com preços diferentes do preço atual da mercadoria devolvida. Para uma pesquisa mais abrangente, mantenha esta opção marcada.
Nota Fiscal de Entrada
[274] Transmitir automaticamente: Quando marcado, a nota fiscal gerada pelo sistema é transmitida automaticamente. Recomendamos esta opção sempre marcada.
[275] Imprimir Danfe: Quando marcada, após autorização da NF-e, a Danfe é impressa automaticamente. Quando desmarcada, a Danfe não é impressa automaticamente e usuário realiza a impressão quando necessitar.
A venda de uma
mercadoria é registrada
Posteriormente, o consumidor retorna à loja para trocar a
mercadoria.
É realizado o lançamento da mercadoria com a
operação ‘Devolução’ no Ponto de Venda.
Durante a finalização da operação, uma janela de transmissão de NF-e será apresentada, a nota será transmitida e a operação está concluída.
Caso o sistema tenta
não localize a venda origem, ele apresentará a seguinte janela para
o usuário buscar manualmente:
Caso o usuário não encontre a venda origem e feche a janela sem concluir a operação, a operação será concluída no caixa. Entretanto, a emissão da nota de devolução deste produto ficará pendente e poderá ser consultada pela tela Emissão de Devolução, por onde será emitida posteriormente.
Independente do fluxo escolhido, no Fechamento do Caixa, o sistema identificará que Devoluções foram lançadas durante o período de abertura e questionará se o usuário deseja que o sistema realize um ajuste automático.
Quando ocorre uma devolução de mercadoria, é prática do mercado varejista não devolver valores ao consumidor, desta forma, inicialmente, não há mudança no valor do fundo caixa e o consumidor preferencialmente leva outra mercadoria no lugar da mercadoria devolvida.
Entretanto, nem
todos os consumidores desejam levar uma mercadoria no lugar e
preferem ter o pagamento estornado. Como no decorrer do dia inúmeras
devoluções podem acontecer e a negociação de valores é entre lojista e
consumidor final, o sistema questiona se o usuário deseja realizar
um ajuste automático ou um ajuste manual.