Cadastro de Produto

Cadastro de Produto

Este documento tem como objetivo orientar o usuário no procedimento de Cadastro de Produto no sistema Presence Domain.

Parametrização

  1. Acesse:
Presence Domain > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Retaguarda
  1. Dentro de Operação > Parâmetros Gerais, configure o parâmetro '[201] Novo padrão de código' de acordo com o modelo de código de produtos utilizado por sua empresa.
Exemplos:



Com o Padrão de Código definido com o valor 'RRRRRRRR', ao cadastrar produtos, a Referência (código) do produto é carregada como um número sequencial.





Quando o Padrão de Código possui as letras 'CC', 'DD', 'GG' ou 'LL', no momento do cadastro, o usuário deverá informar uma Coleção, Departamento, Grupo ou Linha para definição do Código do produto.
No exemplo acima, o parâmetro foi preenchido com 'DDGGRRRR' e por isso, é obrigatório o preenchimento de Departamento e Grupo para geração da referência do produto.

Cadastrando Produto.

  1. 1. No Presence Domain entre com seu Usuário e Senha.




  1. 2. Em Menu Básico escolha Produtos.


  1. 3. Em seguida clique em Produtos novamente.


  1. 4. Será aberta a tela para incluir um novo produto, clique em Incluir ou pressione a tecla (F2).


  1. 5. Ao clicar para incluir um Produto será aberta uma Guia para informar o Código (pode ser composto por Depto, Referência, Marca entre outros) e Descrição do Produto.


  1. 6. Após escolher a descrição do Produto, será preenchida a Referência automaticamente dando continuidade no número sequencial. Neste exemplo escolhemos Depto 01 (Calçados) e sua Referência foi preenchida com o sequencial 000390.  


  1. 7. Criada a Referência, o Produto, por Padrão do Sistema, virá marcado como Ativo e Liberado e você já pode marcar as opções para Produção, Venda, E-commerce ou Franquias¹. Neste exemplo marcaremos Venda, e será apresentada a mensagem 'Esse produto não possui preço, não pode ser liberado para venda'. Apenas pressione ok. 
Franquias: Se marcada, o produto aparecerá para lojas franquias. Se desmarcado, apenas lojas próprias terão acesso ao item.



  1. 8. Em seguida, iremos preencher as informações da Aba Dados Gerais conforme abaixo:


Os campos com (*) são obrigatórios, os demais depende da regra de negócio do cliente.
Descrição: Comporta até 30 caracteres e será apresentada as informações ao gerar o Cupom Fiscal.
Ativo: Produto disponível para movimentação.
Venda: Produto ficará disponível para venda.
Narrativa: Comporta até 100 caracteres e será apresentada as informações ao gerar a NFe.
Linha: Qual linha o produto pertence.
Coleção: Qual coleção o produto pertence.
Un. Venda: Qual unidade o produto pertence.
Un. Marca: Qual marca o produto pertence.
Tipo: Tipo do produto. Só irá aparecer na loja para venda o produto que estiver marcado como: (Mercadoria para revenda e Produto acabado). 
Fornecedor: Qual Fornecedor refere-se ao Produto.
Ref Forn: Qual a Referência do produto no Fornecedor.
Opção: Qual a origem do produto Comprado/Fabricado/Consignado/Combo/Usado. No módulo de Brechó, os produtos cadastrados como Usado tem seus dados (Preço, Marca, Categoria, Departamento, Grupo, entre outros) apresentados para seleção no Assistente de Lançamento de Avaliação.
  1. Quando opção Combo selecionada, a guia combo é apresentada para inserção das Referências que fazem parte do Combo. Em uma Reposição de Compras, o "Combo" é inserido, mas serão movimentadas as referências que fazem parte do combo. 
Exemplo de cadastro de Combo

  1. 9. A aba Dados Complementares é utilizada para colocar informações sobre o produto Especificações, Composição e Observações. 


  1. 10. A aba Tamanho determinamos a Grade do produto que teremos disponível.


  1. 11. Escolheremos a Grade D para tamanhos do 38 a 46.


  1. 12. Na Aba Cor colocaremos as cores disponíveis que o produto possui. Clique em Novo escolha a Cor e clique em Salvar.


É possível também cadastrar uma nova cor no sistema, caso não tenha a cor desejada, para isso clique no botão Cores.



  1. Após clicar em Cores, clique em Incluir, irá abrir a tela abaixo para que seja criada a nova cor.


  1. 13. Abaixo demonstramos como a tela ficará com algumas cores selecionadas. 


  1. 14. Na Aba Comissões / Dados Fiscais colocaremos a Classificação Fiscal de acordo com a determinação do produto. Para esse produto criamos a classificação 052.
Observe que será apresentado os impostos que foram criados na classificação fiscal do produto. 
O Campo Comissões deve ser preenchido caso for pagar comissão sobre esse produto.


  1. 15. Na aba FCI (Ficha de Produto Importado) caso sua empresa seja um Importador deve ser preenchido essas informações para que seja destacado os impostos na NFe.
Neste caso deve ser feito contato com o Contador para que o mesmo oriente no procedimento de preenchimento.



  1. 16. Na aba Preços iremos preencher os campos Compra e Markup de acordo com sua analise de vendas.


Compra: Qual o valor de compra do produto.
Markup Varejo\Atacado\Representante (Proposto): É um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo do produto.

  1. 17. Agora iremos colocar o Preço do Produto na tabela de Preços. Selecione o botão Incluir e preencha os dados conforme imagem abaixo, em seguida clique em Salvar.



Preço Praticado: O Preço Praticado é o preço de venda e pode ser alterado normalmente.
Preço Sugerido: O preço sugerido é calculado de acordo com o Markup configurado no passo 16.
Preço Programado: O preço programado serve para colocar o produto em promoção em uma data pré estabelecida.

O preço do produto deve ser colocado para cada tabela de preço que utilize no Produto.

  1. 18. Após configurar o preço do produto na Tabela de Preço, também é possível precificar o produto por Tamanho e Cor, clicando na tabela Variação de Preços. Escolha o Tamanho, Cor e a Tabela de Preço a ser alterada, coloque o preço caso haja variação. No Preço Programado será preenchido caso tenha programação de preço no período estabelecido, caso contrário não se faz necessário o preenchimento.



  1. 19. Na aba Visualização de Vendas é possível realizar um Filtro das informações de preço para que possa ser feito um gerenciamento do preço do produto.


As demais Abas não serão preenchidas, pois estamos fazendo o cadastro de um novo produto, então ainda não sofrerão alterações.

  1. 20. Finalizamos a parte de configuração do preço, agora iremos para a aba Códigos Auxiliares.
O código auxiliar será aplicado caso queira reaproveitar a etiqueta de códigos de barras que já consta no produto, uma vez o Fornecedor já envie a mercadoria etiquetada por Tamanho ou Cor ou para etiquetá-los pela primeira vez. Também podemos ter alguns produtos em estoque de um sistema antigo e gostaria de reaproveitar a Etiqueta. Por meio dos códigos auxiliares realizamos o cadastro do Código GTIN em nossos produtos.

Para cadastro dos códigos GTIN, alguns requisitos são necessários:

Aquisição de prefixo e intervalo de números junto à GS1.
Cadastro do prefino e intervalo de número na tela Numeradores.
Preenchimento do grupo de parâmetros 'Dados GS1' no Presence Domain.

Você pode precisar:

Para preencher essas informações clique em Códigos Auxiliares em seguida Novo selecione o Tamanho e Cor do produto e informe o Código de Barras que já possui na etiqueta do produto.



Assim ficarão as informações dos códigos auxiliares:


  1. 21. A aba Imagens é utilizada para colocarmos as imagens dos produtos, colocado essa imagem ao inserir o produto na tela de vendas a imagem cadastrada será apresentada.
Em Imagens, clique em Novo preencha a Descrição, marque a opção de Vendas(Local) escolha o Tamanho e Cor e clique em Imagem para selecionar a imagem referente ao produto.


  1. 22. Ao clicar no botão Imagem aponte o caminho onde a imagem foi salva em seguida confira a mesma e clique em Abrir.


  1. 23. Valide a imagem, selecione a Classificação e clique em Salvar.


  1. 24. Na aba Atributos clique em Novo e escolha qual atributo deseja colocar em seguida clique em Salvar.


  1. 25. A aba Estoque não será preenchida, pois trata-se de um novo cadastro.
  1. 26. A aba Fornecedor serve para informar a qual Produto refere-se o Fornecedor.
Na aba Fornecedores clique em Novo escolha o Tamanho, Cor Ref. Fornecedor que foi informado no passo 8 e escolha a Unidade do Produto, selecione o Fornecedor e clique em Salvar.


  1. 27. Feito esse passo a passo, clique em Salvar.


  1. 28. O sistema perguntará se 'Deseja atualizar as informações do produto na tela', clique em Yes.



Pronto! Produto cadastrado com sucesso.

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