Este documento tem como objetivo orientar o usuário no procedimento de Cadastro de Produto no sistema Presence Domain.
Parametrização
Acesse:
Presence Domain > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Retaguarda
- Dentro de Operação > Parâmetros Gerais, configure o parâmetro '[201] Novo padrão de código' de acordo com o modelo de código de produtos utilizado por sua empresa.
Exemplos:
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Com o Padrão de Código definido com o valor 'RRRRRRRR', ao cadastrar produtos, a Referência (código) do produto é carregada como um número sequencial.
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Quando o Padrão de Código possui as letras 'CC', 'DD', 'GG' ou 'LL', no momento do cadastro, o usuário deverá informar uma Coleção, Departamento, Grupo ou Linha para definição do Código do produto.
No exemplo acima, o parâmetro foi preenchido com 'DDGGRRRR' e por isso, é obrigatório o preenchimento de Departamento e Grupo para geração da referência do produto.
Cadastrando Produto.
- 1. No Presence Domain entre com seu Usuário e Senha.
- 2. Em Menu Básico escolha Produtos.
- 3. Em seguida clique em Produtos novamente.
- 4. Será aberta a tela para incluir um novo produto, clique em Incluir ou pressione a tecla (F2).
- 5. Ao clicar para incluir um Produto será aberta uma Guia para informar o Código (pode ser composto por Depto, Referência, Marca entre outros) e Descrição do Produto.
- 6. Após escolher a descrição do Produto, será preenchida a Referência automaticamente dando continuidade no número sequencial. Neste exemplo escolhemos Depto 01 (Calçados) e sua Referência foi preenchida com o sequencial 000390.
- 7. Criada a Referência, o Produto, por Padrão do Sistema, virá marcado como Ativo e Liberado e você já pode marcar as opções para Produção, Venda, E-commerce ou Franquias¹. Neste exemplo marcaremos Venda, e será apresentada a mensagem 'Esse produto não possui preço, não pode ser liberado para venda'. Apenas pressione ok.
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Franquias: Se marcada, o produto aparecerá para lojas franquias. Se desmarcado, apenas lojas próprias terão acesso ao item.
- 8. Em seguida, iremos preencher as informações da Aba Dados Gerais conforme abaixo:
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Os campos com (*) são obrigatórios, os demais depende da regra de negócio do cliente.
Descrição: Comporta até 30 caracteres e será apresentada as informações ao gerar o Cupom Fiscal.
Ativo: Produto disponível para movimentação.
Venda: Produto ficará disponível para venda.
Narrativa: Comporta até 100 caracteres e será apresentada as informações ao gerar a NFe.
Linha: Qual linha o produto pertence.
Coleção: Qual coleção o produto pertence.
Un. Venda: Qual unidade o produto pertence.
Un. Marca: Qual marca o produto pertence.
Tipo: Tipo do produto. Só irá aparecer na loja para venda o produto que estiver marcado como: (Mercadoria para revenda e Produto acabado).
Fornecedor: Qual Fornecedor refere-se ao Produto.
Ref Forn: Qual a Referência do produto no Fornecedor.
Opção: Qual a origem do produto Comprado/Fabricado/Consignado/Combo/Usado. No módulo de Brechó, os produtos cadastrados como Usado tem seus dados (Preço, Marca, Categoria, Departamento, Grupo, entre outros) apresentados para seleção no Assistente de Lançamento de Avaliação.
- Quando opção Combo selecionada, a guia combo é apresentada para inserção das Referências que fazem parte do Combo. Em uma Reposição de Compras, o "Combo" é inserido, mas serão movimentadas as referências que fazem parte do combo.
Exemplo de cadastro de Combo
- 9. A aba Dados Complementares é utilizada para colocar informações sobre o produto Especificações, Composição e Observações.
- 10. A aba Tamanho determinamos a Grade do produto que teremos disponível.
- 11. Escolheremos a Grade D para tamanhos do 38 a 46.
- 12. Na Aba Cor colocaremos as cores disponíveis que o produto possui. Clique em Novo escolha a Cor e clique em Salvar.
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É possível também cadastrar uma nova cor no sistema, caso não tenha a cor desejada, para isso clique no botão Cores.
- Após clicar em Cores, clique em Incluir, irá abrir a tela abaixo para que seja criada a nova cor.
- 13. Abaixo demonstramos como a tela ficará com algumas cores selecionadas.
- 14. Na Aba Comissões / Dados Fiscais colocaremos a Classificação Fiscal de acordo com a determinação do produto. Para esse produto criamos a classificação 052.
Observe que será apresentado os impostos que foram criados na classificação fiscal do produto.
O Campo Comissões deve ser preenchido caso for pagar comissão sobre esse produto.
- 15. Na aba FCI (Ficha de Produto Importado) caso sua empresa seja um Importador deve ser preenchido essas informações para que seja destacado os impostos na NFe.
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Neste caso deve ser feito contato com o Contador para que o mesmo oriente no procedimento de preenchimento.
- 16. Na aba Preços iremos preencher os campos Compra e Markup de acordo com sua analise de vendas.
Compra: Qual o valor de compra do produto.
Markup Varejo\Atacado\Representante (Proposto): É um índice multiplicador que é aplicado sobre o custo do produto.
- 17. Agora iremos colocar o Preço do Produto na tabela de Preços. Selecione o botão Incluir e preencha os dados conforme imagem abaixo, em seguida clique em Salvar.
Preço Praticado: O Preço Praticado é o preço de venda e pode ser alterado normalmente.
Preço Sugerido: O preço sugerido é calculado de acordo com o Markup configurado no passo 16.
Preço Programado: O preço programado serve para colocar o produto em promoção em uma data pré estabelecida.
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O preço do produto deve ser colocado para cada tabela de preço que utilize no Produto.
- 18. Após configurar o preço do produto na Tabela de Preço, também é possível precificar o produto por Tamanho e Cor, clicando na tabela Variação de Preços. Escolha o Tamanho, Cor e a Tabela de Preço a ser alterada, coloque o preço caso haja variação. No Preço Programado será preenchido caso tenha programação de preço no período estabelecido, caso contrário não se faz necessário o preenchimento.
- 19. Na aba Visualização de Vendas é possível realizar um Filtro das informações de preço para que possa ser feito um gerenciamento do preço do produto.
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As demais Abas não serão preenchidas, pois estamos fazendo o cadastro de um novo produto, então ainda não sofrerão alterações.
- 20. Finalizamos a parte de configuração do preço, agora iremos para a aba Códigos Auxiliares.
O código auxiliar será aplicado caso queira reaproveitar a etiqueta de códigos de barras que já consta no produto, uma vez o Fornecedor já envie a mercadoria etiquetada por Tamanho ou Cor ou para etiquetá-los pela primeira vez. Também podemos ter alguns produtos em estoque de um sistema antigo e gostaria de reaproveitar a Etiqueta. Por meio dos códigos auxiliares realizamos o cadastro do Código GTIN em nossos produtos.
Para cadastro dos códigos GTIN, alguns requisitos são necessários:
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Aquisição de prefixo e intervalo de números junto à GS1.
Cadastro do prefino e intervalo de número na tela Numeradores.
Preenchimento do grupo de parâmetros 'Dados GS1' no Presence Domain.
Você pode precisar:
Para preencher essas informações clique em Códigos Auxiliares em seguida Novo selecione o Tamanho e Cor do produto e informe o Código de Barras que já possui na etiqueta do produto.
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Assim ficarão as informações dos códigos auxiliares:
- 21. A aba Imagens é utilizada para colocarmos as imagens dos produtos, colocado essa imagem ao inserir o produto na tela de vendas a imagem cadastrada será apresentada.
Em Imagens, clique em Novo preencha a Descrição, marque a opção de Vendas(Local) escolha o Tamanho e Cor e clique em Imagem para selecionar a imagem referente ao produto.
- 22. Ao clicar no botão Imagem aponte o caminho onde a imagem foi salva em seguida confira a mesma e clique em Abrir.
- 23. Valide a imagem, selecione a Classificação e clique em Salvar.
- 24. Na aba Atributos clique em Novo e escolha qual atributo deseja colocar em seguida clique em Salvar.
- 25. A aba Estoque não será preenchida, pois trata-se de um novo cadastro.
- 26. A aba Fornecedor serve para informar a qual Produto refere-se o Fornecedor.
Na aba Fornecedores clique em Novo escolha o Tamanho, Cor Ref. Fornecedor que foi informado no passo 8 e escolha a Unidade do Produto, selecione o Fornecedor e clique em Salvar.
- 27. Feito esse passo a passo, clique em Salvar.
- 28. O sistema perguntará se 'Deseja atualizar as informações do produto na tela', clique em Yes.
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Pronto! Produto cadastrado com sucesso.
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Você pode precisar: