Agendando Atualização de Versão para as Lojas e Franquias

Agendando Atualização de Versão para as Lojas e Franquias

Este documento visa orientar o usuário na utilização do novo utilitário 'Atualização de Versão' disponível no sistema Presence Domain.


Sobre:


O novo recurso de atualização de versão programável permite ao gestor configurar a partir da retaguarda, quais lojas serão atualizadas para qual versão em determinado período. Quando a loja abrir o Presence Store, o sistema se comunicará com a retaguarda e baixará a versão especificada em segundo plano. Uma vez que a versão tenha sido baixada com sucesso, na próxima reabertura do sistema, a mensagem de que há uma versão disponível será apresentada e bastará o usuário Aplicar a atualização.

Requisitos:


IMPORTANTE:
- Para utilizar este recurso, é necessário utilizar o Presence Domain na versão 9.5.2.0 ou superior.
- Utilizar o sistema de Retaguarda Presence Domain no Cloud SkyinOne
- O usuário que fará a operação deve possuir Direito de Acesso e Alteração ao formulário [38296] Atualização de versão
- No caso de franquias, a programação deve ser feita exclusivamente na Retaguarda da Franqueadora (Master). 





Agendando Atualizações para as Lojas


No Presence Domain, acesse a tela Atualização de Versão.

  1. Acesse:
Presence Domain > Utilitários: Utilitários > Processos: Atualização de Versão

A janela aberta exibe uma listagem de todas as lojas cadastras na retaguarda master e permite a exportação desses registros para excel ou impressão.

As lojas são identificadas com código e descritivo das mesmas, versão atual e versão da retaguarda, série, tipo, UF, entre outras informações.

Por meio da aplicação de filtros nas colunas, caso deseje, o usuário poderá filtrar apenas as lojas que precisar programar a atualização.

O sistema destacará em vermelho as lojas que possuírem algum dado cadastral faltante, neste exemplo, falta o preenchimento da série de algumas lojas.
Caso falte o preenchimento do campo 'Sistema: ER5' nos dados cadastrais da loja, entre em contato com o Suporte da Presence para que um ajuste seja solicitado ao nosso setor de Contratos.



Para programar a atualização para uma ou mais lojas;

  1. Selecione na listagem as lojas desejadas clicando sobre elas com a tecla Control, essa tecla permitirá a seleção de multiplas lojas se necessário.

  1. No cabeçalho da tela, selecione no campo Versão programada a versão que será disponibilizada para a loja.
  2. Em data inicial, informe a partir de qual data esta versão poderá ser baixada pela loja.
  3. Em data limite, informe até que data a loja poderá ficar sem atualizar.
  4. Em Motivo, justifique a atualização.


Todos esses dados serão apresentados ao lojista no momento da atualização e o preenchimento é obrigatório

  1. Após finalizar o preenchimento, clicaremos em Aplicar e a programação da atualização será aplicada à loja.


  1. Caso tenha feito a operação incorreta, utilize o botão Limpar para desfazer a operação.



A Atualização na Loja


Na loja, durante a abertura do sistema Presence Store, um serviço chamado PresenceUpdateAgent verificará se há versão disponível e fará o download da nova versão em segundo plano.


 O download ocorrerá de forma transparente ao usuário, que poderá continuar trabalhando sem ter a operação interrompida.

Ao término do download da versão, um alerta informando que uma nova versão foi baixada e que a reinicialização do presence store é necessária será exibido. Basta clicar em OK e encerrar o presence store quando for possível.

Uma vez que a versão foi baixada, na próxima reabertura do sistema, será apresentada ao usuário a tela de atualização com a mensagem de que há nova versão disponível, o motivo da atualização e a data limite para atualizar:
  1. Caso o usuário clique em Cancelar, o sistema será aberto sem realizar a atualização.
Na próxima reabertura, a mensagem será exibida novamente e quando chegar a data limite da atualização, o botão cancelar não será apresentado.
  1. Ao clicar em Confirmar, o patch de atualização do sistema será aberto.


  1. Basta clicar em Instalar e aguardar o processamento de extração dos arquivos.



  1. Ao término, clique em Concluir para que o sistema seja aberto.
  1. Pronto. Agora basta acessar o sistema com o usuário e senha e aguardar o término da atualização.




    • Related Articles

    • Agendando Atualização de Versão para as Lojas

      Abaixo, em formato de vídeo, conheça a nova ferramenta para gerenciamento de atualização de lojas a partir da retaguarda. Requisito: Lojas e Retaguardas com versão igual ou superior a 9.5.2.0 No caso de franquias, a programação deve ser feita ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para saber os Pré-Requisitos para emissão de NFC-e Clique aqui , o ...
    • Lançando Movimentação de Compras e Saída para Terceiros

      Nesse material apresentaremos como realizar as Movimentações Não Fiscais de Compras e Saidas para Terceiros nos sistemas Presence Domain e Presence Store. Lançamento de Movimentações Não Fiscais O sistema permite que o usuário realize alterações não ...
    • Manual de Atualização de Versão

      Objetivo O objetivo desse documento é orientar o cliente no procedimento de atualização de novas versões, tanto para o Store(Loja) quanto para o Domain(Retaguarda). A atualização do Store deve ser aplicada em cada terminal. Caso queira realizar a ...