Este documento tem como objetivo orientar o usuário nas parametrizações necessárias dentro do Presence Domain para que a Integração junto à plataforma Shopify ocorra com sucesso.
Requisitos
Presence Domain em versão 9.8.2.0 ou Superior.
Configuração
- Acesse: Presence Domain > Utilitários: Interfaces > E-Commerce: Configurações
- Clique em Incluir
A seguinte janela será apresentada:
- Preencha os campos conforme orientação a seguir:
[ID Webservice]: Preencher com o ID do webservice informado por sua plataforma.
[Plataforma]: Selecione a plataforma 'Presence API E-commerce'.
[Produto Base]: Permite selecionar o formato de Referencia e SKU que será enviado para a plataforma. Este parametro é preenchido em conjunto com o parâmetro Variações.
[Variações]: Permite selecionar o formato de Referencia e SKU que será enviado para a plataforma. Este parametro é preenchido em conjunto com o parâmetro Produto Base.
Guia CONFIGURAÇÃO
Exportação:
[Enviar Estoque]: Permite selecionar entre as opções 'Totalizado' ou 'Por Loja'.
- Totalizado: O sistema sempre utilizará a loja priorizada no parâmetro Lojas para Estoque e somará o saldo das demais lojas selecionadas ao dela. Em nosso exemplo, selecionamos as lojas 03, 04, 05 e 06. O sistema somará o saldo de todas e apresentará na Loja 03.
- Por Loja: Nesta modalidade, a integração visualizará o produto e exibirá o resultado de saldo de estoque por Loja. Exemplo: Produto 001 possui 10 unidades na Loja 01, 3 unidades na Loja 02, etc.
[Lojas para Estoque]: Permite selecionar as lojas que terão os saldos enviados para a plataforma. A ordem da loja na listagem determina a prioridade para verificação de estoque.
Importante: Na Shopify NÃO há API para cadastramento de Loja/Estoque. É obrigatório realizar o procedimento abaixo:
- Após cadastrar a Loja/Estoque no Portal da Shopify, colete da URL o código atribuído à tag Location ID.
- Informe o valor coletado no campo Código Externo ao atribuir a Loja para Estoque e clique em Salvar.
[Lojas para Retirada]: Nesta opção configuramos as lojas que estarão disponíveis para Retirada de Mercadoria quando o cliente optar por esta modalidade no momento da compra.
[Tipo de preço]: Selecionar o tipo de preço que será praticado: Atacado, Varejo ou Representante.
[Tabelas de Preço]: Selecione qual tabela de preço será utilizada para o envio dos preços dos produtos.
[Exportação de Imagens]: Selecione a opção desejada para o envio das imagens dos produtos
- Todas: Envia todos os tipos de Imagens, via Arquivo anexado e via URL
- Somente com Arquivo: Somente envia imagens anexadas via arquivo.
- Somente com URL: Somente envia imagens definidas por URL
Importação:
[Vendedor]: Informe o Vendedor padrão que será utilizado nos pedidos integrados da plataforma.
[Gerente]: Informe o Gerente padrão que será utilizado nos pedidos integrados da plataforma.
[Representante]: Informe o Representante padrão que será utilizado nos pedidos integrados da plataforma.
[Loja para Cliente]: Informe a loja na qual os clientes serão cadastrados.
[Loja para o Pedido]: Informe a loja na qual o pedido cadastrado
[Loja Emitente]: Informe a loja que fará a Emissão/Faturamento.
[Terminal para Pedido]: Informe o terminal para registro da venda. Pode ser utilizado um número desejado.
[Template de Vendas]: Informe um template para os pedidos que serão integrados.
[Administradora]: Informe a Administradora de Cartões para integração de pedidos pagos nesta modalidade.
[Desconsiderar pedidos da própria plataforma para o envio do saldo disponível]: Algumas plataformas fazem a Reserva da mercadoria quando um pedido é registrado, abatendo a quantidade necessária do Saldo de Estoque. Esta opção deve ser marcada ou desmarcada dependendo do comportamento da plataforma. EX:
- Marcado: Envia o saldo de estoque da mercadoria desconsiderando os pedidos desta plataforma. Caso a plataforma realize reserva da mercadoria quando um pedido é registrado, a própria plataforma abaterá do saldo enviado a quantidade reservada, exibindo o saldo correto.
- Desmarcado: Envia o saldo de estoque da mercadoria considerando todos os pedidos registrados. Caso a plataforma também realize reserva da mercadoria quando um produto for registrado, o saldo será abatido em duplicidade.
Processos: Contém diversos processos que serão exportados ou importados e determina se estarão disponíveis na API ou não. Por padrão, todos devem ser marcados.
- Clique em Salvar para gravar esta etapa.
- Clique em Alterar.
- Acesse a guia Produtos
- Preencha o De-Para dos Produtos conforme necessidade do cliente.
- Importante: Caso existam produtos com SKUs diferente do Código Completo, é necessário configurar um Código SKU Secundário, dessa forma, o sistema sempre terá algo para enviar.
- Acesse a guia Condições de Pagamento e clique em Incluir.
Na janela aberta, configuraremos os De/Para para as condições de pagamento.
- Preencha conforme orientação a seguir:
Plataforma:
[Condição de Pagamento]: Preencha a descrição da condição de pagamento da mesma forma que é enviada pela plataforma.
[Qtd. Parcelas]: Informe a quantidade de parcelas desta condição de pagamento.
Domain:
[Condição de Pagamento]: Selecione a respectiva condição de pagamento no Presence Domain.
[Moeda]: Selecione a moeda da respectiva condição de pagamento.
- Clique em Salvar e repita o procedimento até cadastrar todas as condições de pagamento que serão utilizadas no site.
- Acesse a Guia Cartões e clique em Incluir.
Na janela aberta, configuraremos os De/Para para os cartões.
- Preencha conforme orientações a seguir:
[Texto Recebido do E-Commerce]: Preencher o nome do cartão conforme enviado pela Plataforma.
[Cartão]: Selecionar o cartão correspondente no sistema Presence Domain.
[Administradora]: Selecionar a Administradora correspondente no sistema Presence Domain.
- Clique em Salvar e repita o procedimento até cadastrar todos os cartões que serão aceitos no site.
- Acesse a guia Transportadoras e clique em Incluir.
Na janela aberta, configuraremos os De/Para para as Transportadoras.
- Preencha conforme as orientações a seguir:
Plataforma:
[Nome da Transportadora]: Informe o nome da transportadora conforme enviado pela Plataforma.
[Modo de Transporte]: Informe o modo de envio conforme enviado pela plataforma. Ex: Sedex.
[Transportadora]: Selecione a transportadora correspondente no sistema Presence Domain.
- Clique em Salvar e repita o procedimento até cadastrar todas as transportadoras utilizadas no site.
- Acesse: Presence Domain > Utilitários: Interfaces > E-Commerce: Marketplace
A seguinte janela será apresentada:
- Clique em Incluir e realize o preenchimento conforme orientações a seguir:
[Descrição]: Informe um nome para o cadastro do Marketplace no Presence Domain.
[Carteira]: Selecione uma carteira para este marketplace no sistema Presence Domain.
[Conta Contábil]: Selecione uma conta contábil para este marketplace.
[Plano de Contas]: Selecione um Plano de Contas para este Marketplace.
[Código Externo]: Informe o nome ou número do Marketplace, realize o preenchimento conforme a plataforma está enviando.
[Fornecedor]: Informe o cadastro do Fornecedor do Marketplace.
[Identificador no MarketPlace]: Informe o nome ou número do Fornecedor no Marketplace, realize o preenchimento conforme a plataforma está enviando.
- Clique em Salvar para finalizar o cadastro.