As principais ferramentas para o exercício dos diretos dos titulares nos sistemas Presence são relacionadas a seguir, bem como instruções para atendimento específico a cada um deles nos sistemas.
1. Confirmação e acesso aos dados (Art. 18, I e II da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar ao controlador (varejista) a confirmação da existência e a relação dos dados que estão em seu poder.
Consulta Domain e Store:
Para realizar consultar de Clientes,
Fornecedores, Representantes, Contabilistas, Médicos e Funcionários é bem
simples, abaixo estão os caminhos de cada tela do Domain e Store, além dos
caminhos até a tela, o Domain e Store possuem a opção ‘Localizar Formulário’
que permite realizar uma pesquisa rápida de qualquer tela do sistema.
Voltando a Consulta, em algumas telas citadas, ao abri-las
temos a opção de Filtro, que permite realizar a buscar por diversos dados, de
acordo com a tela aberta, abaixo exemplo da tela de Clientes:
Para acessar o cliente, fornecedor ou qualquer registro
pesquisado, bastar clicar duas vezes rapidamente no registro desejado, que será
aberto os dados do registro.
E temos a opção Ordem, que permite selecionar por qual dados
vou realizar a Pesquisa, por exemplo no caso de cliente, podemos selecionar a
opção Nome, Razão Social ou CPF/CNPJ, entre outras.
Abaixo os caminhos das telas de consultas:
- Tela de Cliente, pode ser acessada pelos
seguintes caminhos.
Domain:
Módulo Básico -> Cadastros Gerais ->
Relacionamento -> Clientes
Módulo Financeiro -> Cadastros -> Gerais ->
Clientes Loja
Store:
Acesso Rápido -> Clientes
Módulo Vendas -> Consultas -> Clientes
Módulo Cadastros -> Vendas -> Clientes
Domain:
- Tela de Fornecedores, pode ser acessada pelos seguintes
caminhos.
Módulo Básico -> Cadastros Gerais ->
Relacionamento -> Fornecedores
Módulo Financeiro -> Cadastros -> Gerais ->
Fornecedores
Store:
Módulos Cadastros - > Compras
-> Fornecedores/Transportadoras
Domain:
- Tela de Representantes, pode ser acessada pelos seguintes
caminhos.
Módulo Básico -> Cadastros Gerais -> Relacionamento -> Representantes
Módulo Financeiro -> Cadastros -> Gerais ->
Representantes
Store:
Módulos Cadastros - > Vendas ->
Representantes
Domain:
- Tela de Contabilistas, pode ser acessada pelos seguintes
caminhos.
Módulo Básico -> Cadastros Gerais -> Relacionamento
-> Contabilistas
Obs: A tela apenas do Domain
Domain:
- Tela de Médicos, pode ser acessada pelos seguintes
caminhos.
Módulo Básico -> Cadastros Gerais -> Relacionamento
-> Médicos
Store:
Módulos Cadastros - > Vendas -> Médicos
Domain:
- Tela de Funcionários, pode ser acessada pelos seguintes
caminhos.
Módulo Básico -> Cadastros Gerais -> Loja ->
Funcionários
Store:
Módulos Cadastros - > Vendas -> Funcionários
2. Correção de dados (Art. 18, III da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a correção de dados, incompletos, inexatos ou desatualizados ao controlador (varejista). Como por exemplo, a alteração do nome, endereço, telefones e outros.
Alterando os dados no Domain e Store
A Alteração dos registros de Clientes, Fornecedores,
Representantes, Contabilistas, Médicos e Funcionários pelo Domain e Store é bem
simples, ao realizar a consulta dos registros, conforme já citado, basta
selecionar o registro ou clicar duas vezes rapidamente no registro desejado e
clicar na opção ‘Alterar’, conforme imagem abaixo:
Ao clicar em Alterar, será possível realizar as alterações
dos dados e em seguida será necessário clicar na opção Salvar, para gravar as
alterações ou Cancelar, para desconsiderar as alterações e voltar aos dados
anteriores.
Obs: Em todas as telas citadas existe a opção Alterar, que
permite realizar a alteração nos dados do registro.
3. Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade (Art. 18, IV da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de requerer a desvinculação de suas informações de qualquer banco de dados mantido pelo controlador (varejista) ou à sua ordem (banco de dados mantidos em infraestrutura Presence).
Para realizar a anonimização de um cadastro, será necessário liberar os direitos de acessos em: Utilitários -> Controle -> Direito de Acesso Geral.
Com este acesso será habilitado o botão de anonimizar cliente. Em Cadastros Gerais -> Relacionamento -> Clientes.
Para realizar o processo de anonimização, selecionar o registro "cadastro de cliente", no grid de listagem ou dando um duplo clique para mostrar na guia detalhes e clicar no botão anonimizar cliente. Ao clicar no botão, será retornado mensagem para confirmação da ação a ser executada.
Ao clicar na opção 'No' o processo é cancelado imediatamente, sem realizar nenhuma alteração no cadastro. Porém, ao confirmar com a opção 'Yes' o sistema automaticamente irá subscrever os dados, quando finalizado o processamento retorna de conclusão em tela com os dados subscritos pela anonimização.
Observações:
O processo de anonimização, faz a subscrição dos campos nas abas: dados básicos, dados adicionais, endereço/cobrança, referência, dependentes e remoção de imagens. Apenas nas informações de identificação do cliente.
4. Portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto (Art. 18, V da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a transferência de seus dados para outro controlador (outro estabelecimento comercial). O sistema deverá ser capaz de exportar os dados em formato estruturado para importação em outro sistema.
Exportação de Dados Domain e Store
Para Realizar a Exportação dos registros de Clientes,
Fornecedores, Representantes, Contabilistas, Médicos e Funcionários, basta
acessar as telas, conforme citado no processo de consulta e clicar na Opção de
Exportação ‘conforme imagem’, o Domain e Store permite realizar a Exportação de
todos os registros ou você pode utilizar os filtros disponíveis e Exportar
apenas os registros da consulta.
Tela de Produto, possui duas opções de Exportar, a diferença
é que a opção de Exportar para Excel abre a tela de filtro dos produtos, para
facilitar diversas exportações, devido a quantidade de registros de Produtos
cadastrados.
5. Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do titular (Art. 18, VI da LGPD)
O titular dos dados (consumidor) tem o direito de solicitar a exclusão de suas informações da base de dados mantida pelo controlador (varejista), desde que não haja a necessidade de manutenção destes dados em virtude de obrigação legal ou regulatória (emissão de documentos fiscal, por exemplo).
Para exclusão dos dados de um cliente cadastrado, veja Item 3 desse documento.