Elemento ICMSSN é inexperado de acordo com o modelo de conteúdo do elemento pai ICMS

Elemento ICMSSN é inexperado de acordo com o modelo de conteúdo do elemento pai ICMS

Este documento visa orientar o usuário na identificação da causa e aplicação de solução para o erro de validação de Schema do XML explicado a seguir.

Sobre:

Durante a emissão de um Documento Fiscal Eletrônico, um XML é gerado pelo sistema e enviado para a SEFAZ para que a operação seja Autorizada.
A montagem dos arquivos XML de ser feita seguindo uma Estrutura Padronizada pela SEFAZ dependendo de uma série de regras. Essa estrutura é chamada Schema.
Quando o XML é gerado incorretamente (fora do padrão/schema esperado) por consequência de uma configuração incorreta ou falta de atualização no software, um erro de validação do Schema do XML ocorre.



As soluções ERP da Presence Tecnologia e Aplicativos se mantém em constante conformidade com as  regulamentações da SEFAZ para que as emissões de Documentos Fiscais Eletrônicos ocorram com sucesso, para isso, é importante utilizar as versões mais recentes do Software disponibilizado em nossa Área do Cliente.

Identificando uma possível falha de Configuração


  1. Acesse:
Presence Domain > Cadastros Gerais > Loja: Lojas
  1. Acesse a Loja que está realizando a venda ou emitindo o documento fiscal em questão.
  2. Verifique a 'UF' da loja na guia 'Dados Básicos'.



  1. Acesse a guia 'Dados Fiscais' e confira o campo 'Perfil Fiscal'.



Em nosso exemplo, Identificamos que nossa Loja está situada na 'UF: MG' e pertence ao 'Perfil Fiscal: 13 - Padrão 2'.


  1. Acesse:
Presence Domain > Cadastros Gerais > Fiscal: Natureza de Operação
  1. Acesse o CFOP que está utilizando em sua Venda/Emissão de Nota.
OBS: Caso esteja registrando a venda no Ponto de Venda (PDV) do Presence Store, o CFOP utilizado estará definido dentro do 'Template Fiscal' que possui a caixa de seleção 'Principal: Marcada' e 'Venda: Marcada'. Exemplo:
  1. Acesse:
Presence Domain > Cadastros Gerais > Fiscal: Template Fiscal



  1. Acesse o Template Principal de Vendas e verifique os CFOPs vinculados a ele.



Identificamos no exemplo, que os CFOPs utilizados são os cadastros 5102ESS e 6102ESS. 

  1. Verifique estes cadastros na Natureza de Operação.
  2. Confira se os campos 'Tributação' destacados na imagem abaixo, estão de acordo com sua necessidade: A opção 'Tributado', permitirá ao sistema realizar o cálculo do Imposto. A opção 'Não Tributado', não permitirá ao sistema realizar o cálculo do imposto específico.





  1. Em caso de operações de Devolução, consulte também a caixa de seleção 'Utilizar Perfil do Destinatário' na guia 'Dados Adicionais'. Em vendas, esta opção deve sempre estar DESMARCADA.





Neste exemplo, identificamos que, para as operações para dentro do Estado, os Impostos não serão calculados e para as operações interestaduais, os impostos podem ser calculados. E, visto que estes CFOPs não utilizarão o Perfil Fiscal do Destinatário, daremos sequência na análise com o Perfil Fiscal que está vinculado em nossa Loja, conforme vimos no início deste guia.

  1. Verifique a qual Classificação Fiscal (NCM) o produto vendido pertence.
  2. Acesse:
Presence Domain > Produtos > Produtos: Produtos
  1. Localize e acesse o cadastro da Referência da venda.
  2. Na guia 'Dados Fiscais/FCI', consulte o código da Classificação Fiscal vinculada ao produto.


No exemplo, o produto vendido pertence à 'Classificação Fiscal: código 12 - NCM 42034000'

  1. Acesse:
Presence Domain > Cadastros Gerais > Fiscal: Classificação Fiscal
  1. Localize a Classificação Fiscal de seu produto e clique em Alterar ().



A seguinte janela será apresentada:



O sistema realizará as verificações de impostos na seguinte sequência:
  1. No quadro Perfis Fiscais à Esquerda, verificará o 'Perfil Fiscal vinculado à Loja.
  2. No quadro Estados, verificará se existe configuração para a UF da loja, caso não exista, utilizará a UF genérica **.
  3. No quadro Dados Fiscais, verificará a Tributação dos impostos e a alíquota Intraestadual (para operações dentro do estado ou calculo de Difal), assim como índice de redução de base de cálculo ou índice de valor agregado para cálculo de Substituição Tributária.
  4. Confrontará o campo Tributação da configuração na Classificação Fiscal com o campo Tributação da Tela Natureza de Operação e trará o resultado conforme exemplo.


Já identificamos o erro na primeira etapa da verificação, pois para o Perfil 13 - Padrão 2, utilizado pela loja, não existe configuração nesta Classificação Fiscal.



O erro também poderia ocorrer na segunda etapa, caso o perfil da loja existisse, mas não existissem as UFs da Loja e Genérica **.

  1. Clique em Duplica Perfil.


  1. Selecione o Perfil utilizado pela loja.


  1. Clique no botão Salvar localizado dentro do quadro Dados Fiscais.


  1. 1. Uma configuração Fiscal para o Perfil fiscal da Loja será criada.
  2. 2. No quadro Estados, selecione a UF da loja. Caso não exista a UF da loja, utilize a UF genérica **.
  3. 3. No quadro Dados Fiscais, clique em Alterar () e realize as parametrizações fiscais necessárias.


  1. Ao término da configuração, clique em Salvar.
  2. Caso utilize Replicador, os dados serão sincronizados automaticamente para a loja. Caso contrário, realize o envio de uma tabela de Cadastros para a loja e reemita a Venda/Documento fiscal.