O Presence Connect é um conector desenvolvido para integrar o Presence Domain e uma plataforma com o intuito de transmitir/receber dados de processos específicos.
Geralmente é utilizado para integração de e-commerce.
Cada plataforma possui uma forma de integração distinta e não padronizada o que implica na criação de uma versão de conector específico.
Os envolvidos
Todo processo de integração envolve quatro empresas com responsabilidades claras e definidas.
Presence
A Presence é responsável pelo ERP (Presence Domain) onde estão os dados de produtos e serão recebidos os pedidos para faturamento.
Deve desenvolver e entregar um conector (Presence Connect) que permita enviar e receber os dados entre ERP e Plataforma de modo automático e seguindo as regras de emparelhamento estabelecidas no documento de interface.
Plataforma
É a empresa responsável pelo mecanismo de infra-estrutura do E-commerce.
Deve ter toda a tecnologia para registro dos dados básicos de produtos, permitir as transações comerciais e financeiras em conformidade com a lei e expor seu conteúdo através de um site elaborado por uma agência.
Deve ter uma API documentada de acesso ao seu conteúdo.
Agência
É a empresa que implementa um site de E-commerce para o Cliente, usando como base as ferramentas disponibilizadas pela Plataforma.
Cliente
O cliente é a empresa do varejo que tenha um ERP com a Presence e queira implementar a plataforma de Ecommerce.
A implementação do E-commerce para o cliente representa a contratação de 3 empresas: Presence (para o conector e o ERP), Plataforma e Agência.
O Projeto
Escopo
A menos que tenha sido contratada com a cláusula clara de gerenciamento de projeto, a Presence tem a responsabilidade exclusiva de:
- Definir o nível de grade os produtos que serão integrados/apresentados na plataforma
- Validar os campos de integração que serão mapeados mediante a API disponível
- Definir as regras de negocio em funçao dos recursos da plataforma
- Desenvolver a integração
- Homologar a entrega do conector junto com o cliente mediante roteiro específico
- Acompanhar o go live para garantir a entrega
Todas as demais atividades deverão ser negociadas diretamente pelo Cliente com os demais envolvidos.
Pré-requisitos
Os pré-requisitos do projeto devem ser coletados pelo Cliente junto à Plataforma e entregues à Presence:
- Documentação completa da API.
- Ambiente de teste e homologação (se possível dedicado).
- Credenciais e dados de acesso ao ambiente de homologação.
- Credenciais e dados de acesso ao ambiente de produção (para validação de parâmetros e configurações utilizadas) / área administrativa.
Etapas
O projeto é composto das seguintes etapas:
- Reunião inaugural: após a entrega dos pré-requisitos é feita uma reunião em que se discutem os modelos de integração e campos que serão adotados. (2 horas)
- Desenvolvimento: trabalho interno da Presence para construção do conector (as horas estão incluídas no preço)
- Treinamento operacional: Treinamento remoto nos conceitos do e-commerce e principais configurações e processos que envolvam o e-commerce (4 horas)
- Homologação: Validação conjunta (Presence/Cliente) através de um roteiro de homologação que reproduza todos os passos da integracao do e-commerce na plataforma de homologação. (6 horas)
- Termo de aceite e conformidade: Documento de conformidade e registro de aderência das operações com a plataforma e entrega do documento de configuração do Presence Domain.
- Go live: Configuração do ambiente de produção no Presence Domain e liberação ao usuário para operação não assistida. (4 horas)
Observações:
- Caso sejam necessárias horas adicionais para acompanhamento/treinamento elas serão cobradas a parte.
- As horas adicionais de homologação em caso de não conformidades não serão cobradas.
(*) Todos os processos dependem de disponibilidade de recursos na plataforma.