Manual de Configuração Presence Connect 2.0 para Tray Corp

Manual de Configuração Presence Connect 2.0 para Tray Corp

LIMPANDO A BASE DE DADOS


Em uma primeira integração utilize o Guia para Limpeza de Códigos Externos e tabelas de Replicação de E-commerce para preparar a base de dados para as configurações necessárias.


CONFIGURANDO O PRESENCE DOMAIN



Abaixo apresentaremos as configurações necessárias ao correto funcionamento da comunicação do Presence Domain com a plataforma Tray Corp.

MÓDULO DE PEDIDOS

Ative o módulo de Pedidos na base de dado: 
  1. Acesse: Retaguarda > Parâmetros de Operação > Módulos (necessário ter a senha Master para essa ação).
  2. Marque a opção [13] Pedidos de Venda.
  3. Clique em Salvar.
  4. Feche a abra novamente o sistema. O módulo Pedidos será apresentado no grupo Comercial.
 


CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS

Habilite as Condições de Pagamento a serem utilizadas pelo e-commerce para o Módulo de Pedidos.

  1. Acesse: Retaguarda > Básico > Cadastros Gerais > Vendas: Condições de Pagamentos de Vendas.
  2. Selecione a Condição de Pagamento desejada e clique no botão Alterar.
  3. Selecione a opção Ambos no grupo Aplicação. Isso fará com que a Condição de Pagamento seja habilitada para uso na loja física e também para pedidos do e-commerce.


  1. Clique em Salvar.
  2. Realize esse processo para todas as condições necessárias ao e-commerce.

TEMPLATE FISCAL

Para que a Interface cadastre os pedidos no Presence Domain, é necessário exista um Template Fiscal para captura da Natureza de Operação (CFOP) a ser utilizada e realização dos cálculos de tributações.
  1. Acesse: Retaguarda > Básico > Cadastros Gerais > Fiscal: Template Fiscal
  2. Clique em Incluir e preencha os dados conforme orientações abaixo.



Descrição: Nome do Template Fiscal.
Entrada/Saída: Tipo de movimentação utilizada. Para e-commerce, selecione Saída.
Operação: Tipo de operação utilizada. Para e-commerce, selecione Venda.
Principal: Torna o Template Fiscal padrão para o tipo de movimentação e operação.  Para e-commerce, marque.
Exportável Lojas: Marque a opção caso queira exportar o Template Fiscal para as lojas  físicas.
CFOPs Associados | Disponíveis: Transfira os CFOPs a serem utilizados para a operação de venda e-commerce de disponíveis para associados.

  1. Clique em Salvar.

TRANSPORTADORA

 Cadastre a transportadora a ser utilizada para os pedidos vindos do e-commerce.

  1. Acesse: Retaguarda > Básico > Cadastros Gerais > Relacionamento: Fornecedores
  2. Clique em Incluir e preencha os dados do fornecedor, certificando-se de que o campo Tipo Fornecedor esteja com a opção Transportadora marcada (será necessário cadastrar uma transportadora para cada Serviço de Entrega do site).



  1. Clique em Salvar.

CATEGORIAS E-COMMERCE

No caso de clientes que já possuem lojas operando, será necessário realizar o cadastro manual de Códigos Externos das categorias do site.

  1. Acesse: Retaguarda > Básico > Produtos > Tabelas Básicas: Categorias
  2. Clique em Incluir, caso a categoria ainda não exista no sistema, ou em Editar, caso a categoria ainda já exista no sistema, e preencha os dados.


  1. Clique em Salvar e realize o mesmo processo para todas as categorias e subcategorias cadastradas na plataforma.
É possível consultar as categorias já cadastradas na plataforma em Produtos > Grupo de Informações > Categorias, no Painel Administrativo da Tray Corp.
Abra o detalhe da categoria/subcategoria e, na URL apresentada, será mostrado o Código Externo a ser cadastrado no Presence Domain.






CONFIGURANDO O PRESENCE CONNECT



CONFIGURANDO A INTERFACE
  1. Acesse: Presence Domain > Utilitários: Interfaces > E-commerce: Configurações - Connect
  2. Na guia Plataforma, clique em Editar, no rodapé da tela, e configure os campos, conforme orientações.
Os dados abaixo devem ser fornecidos pela Tray Corp e variam de cliente para cliente.
Se configurados incorretamente, podem gerar sérios problemas de cadastro e faturamento.



Modelos: Selecione a opção Tray Corp;
Grupo Dados
URL da API: Endereço da API para integração de produtos, preços e estoques clientes e pedidos, fornecido pela Tray Corp;
Token: token de integração, fornecido pela Tray Corp;
Grupo Proxy
Endereço: Endereço proxy, caso tenha algum configurado na rede da Loja;
Porta: Porta do endereço proxy, caso tenha algum configurado na rede da Loja.

  1. Vá para a guia Gerais e, na subguia Exportação, configure os campos, conforme orientações.


Diretório Destino: Configure a pasta de logs de importação, criada  no item 2.1 (passo 2) desse documento, onde serão gravados os arquivos XML de requisição e resposta da API;
Grupo Exportação
Tabela de Preços: Informe o código da tabela de preços cadastrada no Presence Domain a ser enviada para plataforma nos produtos;
Tipo de Preços: Informe a tipo de preços a ser enviado: Atacado, Varejo ou Representante;
Preço Promocional: Quando marcado, envia preços promocionais cadastrados no Presence Domain para a plataforma; Quando desmarcado, envia sempre o preço padrão, mesmo que exista um preço promocional cadastrado;
Margem de Estoque: Quando o sistema enviar o saldo disponível do produto para a plataforma, ele subtrairá valor informado nesse campo do total, gerando, assim, uma margem de segurança padrão. Por exemplo: Caso o produto X tenha saldo 15 disponível no Presence Domain e o campo Margem de Estoque estiver configurado com o valor 2, sistema enviará saldo 13 para a plataforma.
Botão Estoques: O saldo enviado para a plataforma será composto pelo total de todos os saldos das lojas selecionadas nessa tela, subtraindo o valor inserido no campo Margem de Estoque. Por exemplo:  

  1. Loja 01 tem saldo 5 para o produto X, Loja 05 tem saldo 6 e Loja 99 tem saldo 4, campo Margem de Estoque está cadastrado com valor 2.  Sistema enviará para a plataforma: 5 + 6 + 4 - 2 = 13. A ordem das lojas selecionadas também é considerada para priorização da reserva de estoque. As lojas de cima tem maior prioridade, as de baixo, menor. Por exemplo:
  2. Se as lojas possuem os saldos e ordem do exemplo 1 e um pedido com 4 unidades é feito na plataforma. Sistema irá consumir o saldo 4 da Loja 01;
  3. Se as lojas possuem os saldos e ordem do exemplo 1 e um pedido com 10 unidades é feito na plataforma. Sistema irá consumir o saldo 5 da Loja 01 + saldo 4 da Loja 05.
Essa priorização funciona apenas para que as transferências sejam requisitadas das lojas para a loja responsável pelo faturamento e-commerce, que é centralizado.
No exemplo 3, minha loja de faturamento é 99, onde são cadastrados todos os pedidos, mas vou solicitar a mercadoria para as Lojas 01 e 05, que farão as transferências para que a 99 fature o pedido. A configuração dessas transferências será feita no próximo passo desse documento.




Para a Tray Corp, será necessário marcar o checkbox Desconsiderar pedido da loja onde os pedidos de e-commerce serão gravados, pois a própria plataforma conta com um controle de reserva de saldos de pedidos que pode conflitar com as reservas do Presence Domain (opção Controlar estoque reservado pela FStore deve estar ativada na Tray).
  1. Vá para a subguia Importação e configure os campos, conforme orientações.


Diretório Origem: Configure a pasta de logs de importação, criada  no item 2.1 (passo 2) desse documento, onde serão gravados os arquivos XML de requisição e resposta da API;
Grupo Dados para o pedido
Loja: Código da loja onde os pedidos serão cadastrados quando vierem da plataforma;
Terminal: Terminal onde os pedidos serão cadastrados quando vierem da plataforma;
Administradora: Administradora de cartões padrão a ser utilizada quando não houver uma configurada no De/Para de cartões, apresentado no item XXX desse documento;
Gerente: Gerente padrão para registro nos pedidos que vierem da plataforma;
Vendedor: Vendedor padrão para registro nos pedidos que vierem da plataforma;
Template: Template Fiscal para registro nos pedidos que vierem da plataforma, configurado no item 1.4 desse documento;


Checkbox Efetuar Transferência: Quando marcado, cria automaticamente um volume de transferência de mercadorias para a(s) loja(s) que possui(em) o saldo de estoque disponível para atender o pedido realizado, conforme hierarquia configurada no botão Estoques, da guia Exportação.
Essa rotina só funciona para ambientes com Replicador e acontece da seguinte forma, usando o exemplo:
Loja 01 tem saldo 5 para o produto X, Loja 05 tem saldo 6 e Loja 99 tem saldo 4, campo Margem de Estoque está cadastrado com valor 2. Um pedido com 10 unidades é feito na plataforma. Sistema irá consumir o saldo 5 da Loja 01 + saldo 4 da Loja 05.
  1. Volume provisório é enviado para a Loja 01, com Origem igual 01 e Destino igual 99;
  2. Volume provisório é enviado para a Loja 05, com Origem igual 05 e Destino igual 99;
  3. Loja 01 separa a mercadoria manualmente, despacha e finaliza o volume;
  4. Loja 05 separa a mercadoria manualmente, despacha e finaliza o volume;
  5. Loja 99 faz Recebimento dos volumes das Lojas 01 e 05. Com a transferência completa, pode faturar o pedido e-commerce.
Checkbox Enviar E-mail Transferência: Quando marcado, envia um e-mail de alerta para as Loja que receberão os volumes de transferência, caso o checkbox Efetuar Transferência estiver marcado.
Grupo De/Para
Botão Cond. Pgto: Usado apenas quando a plataforma mandar códigos como condição do pagamento na integração, em vez de texto. Esses códigos devem ser configurados um a um, com uma descrição que, posteriormente, será configurada no Presence Domain.


Botão Cartões: Usado apenas quando a plataforma mandar códigos como cartões de débito e crédito na integração, em vez de textos. Esses códigos devem ser configurados um a um, com uma descrição que, posteriormente, será configurada no Presence Domain.



  1. Vá para a guia Serviço e realize os processos abaixo, conforme orientações.


Execução a cada X minutos: Define de quanto em quanto tempo o serviço irá rodar os processos de integração com a plataforma;
Rastrear erros:
Ativar Log: Quando marcado, ativa a gravação do arquivo LogConnect.txt, que contém o registro de execução de todos os processos da integração;
Ativar Log de Tempo: Quando marcado, ativa a gravação do arquivo LogTempoConnect.txt, que contém o registro do tempo de execução de cada processos da integração;
Modelo de integração: Mantenha o valor 0;
Lista de E-mail: Insira um ou mais endereços de e-mail para que sejam enviadas mensagem de notificação de erros na integração com a plataforma. Separe os endereços usando ponto e vírgula (;);
Grupo Serviço
Botão Instalar: Instala o serviço PresenceConnect_SérieLoja na máquina|;
Botão Iniciar:  Inicia o serviço PresenceConnect_SérieLoja na máquina;
Grupo Triggers de E-commerce
Ativa ou desativa as triggers de integração com a plataforma. Essas triggers é que controlam o que será enviado e criam a lista de registros e pendências.



CONFIGURANDO DE/PARA DE INFORMAÇÕES

O De/Para de informações serve para que os as informações transitem entre os sistemas usado um linguagem comum e, para configurá-las, será necessário que tenha em mãos a listagem das formas de pagamento e cartões disponíveis para a loja na plataforma e como os dados serão enviados no momento da integração.

DE/PARA DE PAGAMENTOS

  1. Acesse: Retaguarda > Utilitários > Utilitários > Interfaces > E-commerce: De/Para -Cond. Pagto.
  2. Clique em Incluir e preencha os dados conforme orientações abaixo:


Grupo Externo
Condição de Pagamento: Condição de Pagamento enviada pela plataforma (caso venha como um código e tenha sido configurada uma descrição no botão Cond. Pgto, explicado no item 2.2 (passo 5) desse documento, inserir a Descrição, caso contrário, inserir o texto que a plataforma enviará para identificar a condição).
Qtd. Parcelas: Quantidade de parcelas a serem cadastradas para a Condição de Pagamento.
Grupo Elbrus
Condição de Pagamento: Condição de Pagamento equivalente a enviada pela plataforma no Presence Domain.
Moeda: Moeda a ser cadastrada no pedido para a Condição de Pagamento.
  1. Clique em Salvar.
  2. Faça o procedimento para todas as condições aptas a utilização na plataforma.
Para utilizar a moeda Boleto, é necessário ter módulo Financeiro do Presence Domain ou usar a moeda Duplicata no De/Para.

DE/PARA DE CARTÕES

  1. Acesse: Retaguarda > Utilitários > Utilitários > Interfaces > E-commerce: De/Para -Cartões
  2. Clique em Incluir e preencha os dados conforme orientações abaixo:



Texto recebido do E-commerce: Cartão enviado pela plataforma (caso venha como um código e tenha sido configurada uma descrição no botão Cartões, explicado no item 2.2 (passo 5) desse documento, inserir a Descrição, caso contrário, inserir o texto que a plataforma enviará para identificar o cartão);
Cartão: Cartão equivalente ao enviado pela plataforma no Presence Domain.
Administradora: Administradora a ser registrada para o cartão. Caso esse campo estiver em branco, será registrada a administradora padrão, informada no campo Administradora da interface, apresentado no item 2.2 (passo 5) desse documento.
  1. Clique em Salvar.
  2.  Faça o procedimento para todos os cartões aptos a utilização na plataforma.

DE/PARA DE TRANSPORTADORAS

  1. Acesse: Retaguarda > Utilitários > Utilitários > Interfaces > E-commerce:  De/Para -Trasnportadoras
  2. Clique em Incluir e preencha os dados conforme orientações abaixo:



Nome da transportadora: Texto enviado pela plataforma para identificar a transportadora;
Modo de transorte: Não utilizado pela Tray Corp. Deixar em branco;
Grupo Domain
Transportadora: Trasnportadora equivalente a enviada pela plataforma no Presence Domain.
  1. Clique em Salvar.
  2.  Faça o procedimento para todas as transportadoras aptas a utilização na plataforma.

DE/PARA DE CAMPOS

  1. Acesse: Retaguarda > Utilitários > Utilitários > Interfaces > E-commerce: De/Para - Classif. Mercad.
  2. Clique em Alterar e preencha os dados conforme orientações abaixo.


Botão Padrão: Aplica os valores padrão para os campos, apresentados abaixo;
Plataforma: Selecione a opção Tray Corp;

Produto Base: Como o produto será tratado na plataforma. No Presence Domain cada produto é sempre uma referência e suas variações são seus tamanhos e cores. Na plataforma, é possível trata o produto e suas variações de diferentes formas, conforme apresentaremos a seguir.
Variações: Esse campo está diretamente relacionado ao campo Produto Base. Trata de como serão consideradas as variações do produto na plataforma.
Referência (padrão): Cada referência no Presence Domain é um produto na plataforma: Tamanho + Cor (padrão): A grade do produto na plataforma será montada com tamanhos e cores | Cor + Tamanho: A grade do produto na plataforma será montada com cores e tamanhos;

Grades: Quais variações do produto serão enviadas via integração.
Grade (padrão): Envia toda a grade de variações cadastrada no produto do Presence Domain;
Categoria: Envia apenas as variações configuradas na guia E-commerce do Cadastro de Produtos do Presence Domain;

Categoria 1° Nível / Categoria 2° Nível | Categoria 3° Nível: Monta a hierarquia de categorias dos produtos no site
Categoria/Subcategoria (padrão): Categorias e subcategorias configuradas na guia E-commerce do Cadastro de Produtos do Presence Domain;
Grid
Nome: Informação a ser enviada para o campo Nome da plataforma.
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Código: Envia o código do produto para o campo Nome da plataforma;
Descrição (padrão): Envia a descrição do produto para o campo Nome da plataforma;
Narrativa: Envia a narrativa do produto para o campo Nome da plataforma;
Unidade: Envia a unidade de medida do produto para o campo Nome da plataforma;
Ref. Fornecedor: Envia a referência do fornecedor do produto para o campo Nome da plataforma;
Composição: Envia o campo Composição do produto para o campo Nome da plataforma;
Observação: Envia o campo Observação do produto para o campo Nome da plataforma;
Ficha Técnica: Envia o campo Ficha Técnica do produto para o campo Nome da plataforma;

Peso: Informação a ser enviada para o campo Peso da plataforma. 
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Peso (padrão): Envia o campo Peso do produto para a plataforma;
Comprimento: Informação a ser enviada para o campo Comprimento da plataforma. 
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Comprimento (padrão): Envia o campo Comprimento do produto para a plataforma;
Altura: Informação a ser enviada para o campo Altura da plataforma. 
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Altura (padrão): Envia o campo Altura do produto para a plataforma;
Largura: Informação a ser enviada para o campo Largura da plataforma. 
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Largura (padrão): Envia o campo Largura do produto para a plataforma;
Demais campos: Informação a ser enviada para os campos equivalentes da plataforma, sempre em textos e configuráveis.
Nenhum: Não envia informação para o campo;
Código: Envia o código do produto para o campo Descrição da plataforma;
Descrição: Envia a descrição do produto para o campo Descrição da plataforma;
Narrativa (padrão): Envia a narrativa do produto para o campo Descrição da plataforma;
Unidade: Envia a unidade de medida do produto para o campo Descrição da plataforma;
Ref. Fornecedor: Envia a referência do fornecedor do produto para o campo Descrição da plataforma;
Composição: Envia o campo Composição do produto para o campo Descrição da plataforma;
Observação: Envia o campo Observação do produto para o campo Descrição da plataforma;
Ficha Técnica: Envia o campo Ficha Técnica do produto para o campo Descrição da plataforma;
  1.  Clique em Salvar.

INICIANDO O SERVIÇO


Após finalizar a configuração de interface, inicie o serviço de integração para que a sincronização comece.

A ativação do serviço iniciará os processos de sincronização e tudo que estiver pendente nas filas de integração será consumido. Garanta que os ambientes Tray e Domain estejam preparados para essa ação e utilize o Procedimento de Homologação E-commerce para validação dos processos.
  1. Acesse o prompt de comandos do Windows (Tecla Windows + R) e digite o comando services.msc.
  2. Clique em OK.
  3. Localize o serviço PresenConnect_Série e, para inciar a sincronização dos dados, clique com o botão direito sobre ele e use a opção Iniciar.



MONITORANDO O SINCRONISMO


É possível monitorar e realizar sincronizações manuais usando a interface do Presence Connect.
  1. Acesse: Presence Domain > Utilitários: Interfaces > E-commerce: Configurações - Connect
  2. Clique no botão Editar e use a guia Sincronismo, conforme necessidade.


Grupo Sincronização completa
Última sincronização: Data e hora da última sincronização de dados realizada, automática ou manual, de qualquer processo;
Botão Sincronizar Agora: Executa e sincronização para os processos com checkbox marcado: Importação Pedidos e Clientes, Exportação de Produtos, Exportação de Estoques e/ou Exportação de Imagens.
Grupo  Importação Pedidos e Clientes
Última execução: Data e hora da última sincronização de Pedidos e Clientes realizada, automática ou manual;
Grupo Exportação de Produtos
Última execução: Data e hora da última sincronização de Produtos realizada, automática ou manual;
Botão Integral: Executa e sincronização integral de Produtos, enviando todos os produtos habilitados para a integração (conforme campo Status, apresentado no item 2.3.3 (passo 2) desse documento) para a plataforma;
Botão Erros: Mostra o log de erros apresentados durante a sincronização;
Grupo Exportação de Estoques
Última execução: Data e hora da última sincronização de Estoques realizada, automática ou manual;
Botão Reset: Executa e sincronização integral dos saldos de  todos os produtos habilitados para a integração;
Grupo Exportação de Imagens
Última execução: Data e hora da última sincronização de Imagens realizada, automática ou manual;
Botão Integral: Executa e sincronização integral das imagens de  todos os produtos habilitados para a integração.
  1.  Use os botões de Salvar ou Cancelar ao final do processo.
  2. Use a guia Histórico para consultar o histórico de sincronizações do serviço.




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