A solução Giver realiza a gestão de informações de redes de shoppings, aeroportos e varejistas, e sua integração com o Presence Domain ocorrerá via arquivos, gerados em modelos específicos, com os dados de cliente, funcionários, itens e vendas, e via API, para consumo de pontos de fidelidade.
A integração Giver gera arquivos em formatos específicos e fixos, seguindo a seguinte lógica:
- Customer (Consumidor):
Esse arquivo conterá os dados de clientes que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
- Employee (Funcionário):
Esse arquivo conterá os dados de funcionários que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
- Item (Item):
Esse arquivo conterá os dados de itens que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
- Order (Vendas):
Esse arquivo conterá os dados de vendas emitidas no período selecionado para geração dos arquivos.
- OrderCanceled (Vendas Canceladas):
Esse arquivo conterá os dados de vendas canceladas no período selecionado para geração dos arquivos.
Realize as configurações abaixo no ambiente de Retaguarda Master e envie para as Lojas via Tabelas ou Replicador.
2.1 CADASTRO DE LOJAS
No cadastro da loja será necessário informar o ID e Nome da marca na Giver para composição do nome dos arquivos, que terão sempre o formato: ID Marca Giver-Nome Marca Giver-Tipo do Arquivo-Data e Hora.csv.
1. Abra a tela:Domain > Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas2. Selecione a loja e clique em AlterarNa guia Atributos, cadastre o ID da marca Giver, selecionando a opção 014 – ID Marca Giver no campo Tabela e informando o ID no campo Atributo.
3. Clique em Salvar .4. Cadastre o nome da marca Giver , selecionando a opção 020 – Nome Marca Giver no campo Tabela e informando o CNPJ no campo Atributo .5. Clique em Salvar.6. Na guia Atributos, cadastre também o Store Code Giver, selecionando a opção 022 – Store Code Giver no campo Tabela e informando o CNPJ no campo Atributo. (Caso sua integração seja via API, informe o Código da loja ao invés do CNPJ).7. Clique em Salvar .8. Realize essa configuração para cada uma das lojas que terão integração Giver ativa.
2.2 PARÂMETROS DE OPERAÇÃO
1. Abra a tela:Domain > Parâmetros de Operação > Operação > Grupo Interfaces > Grupo Giver2. Configure os parâmetros conforme instruções abaixo:Ativo: Quando marcado, ativa a geração automática de arquivos no fechamento de caixa, quando o último terminal for fechado no dia;Diretório para Arquivos: Caminho do diretório onde os arquivos automáticos serão gerados;Envio de arquivosTipo de exportação: Arquivo Texto: Geração de arquivos para envio ao FTP (opção única);URL: URL de acesso ao diretório principal do FTP para envio dos arquivos;Usuário: Usuário para acesso ao FTP e envio dos arquivos;Senha: Senha para acesso ao FTP e envio dos arquivos;Diretório para arquivos: Caminho do diretório no FTP onde serão gravados os arquivos;Lista de E-mails: Lista de e-mails que receberão alertas quando o serviço de geração e envio de arquivos estiver com algum problema;API (Pontuação Fidelidade)URL: URL de acesso para gestão de pontuação de fidelidade Giver;Authorization: Código de autorização fornecido pela Giver;Oauth_Token: Token fornecido pela Giver;Login: Login fornecido pela Giver;Store_Code (Fora de Uso): Este parametro deixou de ser utilizado e a informação é colhida pelo sistema na parametrização de Atributos da tela Lojas.3. Vá para o grupo Fidelidade de parâmetros:Domain > Parâmetros de Operação > Operação > Grupo Fidelidade4. Configure os parâmetros conforme instruções abaixo.Apenas os parâmetros grifados são relevantes à integração Fidelidade Giver, os demais funcionam somente para Fidelidade Presence.Exigir participação no programa de fidelidade: Exigir que os clientes estejam com a opção Participa do programa de fidelidade marcada em seu cadastro;Dias permitidos para utilização de Voucher: Sim para limitar os dias da semana em que o Voucher poderá ser usado, Não para permitir que o Voucher seja usados todos os dias;Segunda-feira a Domingo: Caso o parâmetro acima estiver com a opção Sim, marque os dias da semana liberados para utilização do Voucher;ImpressãoVoucher : Imprimir , Não imprimir ou Perguntar para realizar a impressão do Voucher;Empresa Fidelidade: Selecione a opção Giver.Modo de Utilizar: Quando Desconto , sistema irá lançar valor do Voucher como desconto na venda; Quando Pagamento, sistema irá lançar Voucher como condição de pagamento na venda.5. Clique em Salvar.
2.3 INSTALANDO O SERVIÇO GIVER
Para que a geração dos arquivos e envio ao FTP ocorra automaticamente, é necessário ter o serviço ServicoGiver.exe instalado no servidor.Para instalação, a versão do sistema deve ser a partir de: 9.1.21.141. Copie o executável do serviço para a mesma pasta do Presence Domain :2. Abra o prompt de comando do Windows ( Executar ou Tecla do Windows + R > Digite cmd ) como Administrador da máquina e digite a linha abaixo, alterando as informações relevantes:"C:\Caminho_Executável_Domain\ServicoGiver.exe" /install ServicoGiver PresenceServicoGiver3. Pressione Enter e aguarde a mensagem de sucesso na instalação.4. Feche o prompt de comando do Windows;5. Abra o gerenciador de Serviços do Windows ( Executar ou Tecla do Windows + R > Digite services.msc ) e inicie o serviço PresenceServicoGiver , clicando com o botão direito sobre ele e usando a opção Iniciar .
É possível realizar o envio automático dos arquivos, usando o PresenceServicoGiver , ou de forma manual, conforme mostraremos nos passos abaixo.
3.1 GERANDO OS ARQUIVOS AUTOMATICAMENTe
A geração e envio dos arquivos para o FTP ocorrerá automaticamente, caso o parâmetro de Retaguarda, [561] Ativo, estiver marcado, pelo serviço PresenceServicoGiver, entre 00:00 e 06:00 horas da manhã, considerando o período:De (Data da última geração de arquivos - 3 dias) até Data Atual.
Exemplo:Última geração em 24/04/2019 .Arquivos conterão informações de 21/04/2019 até 24/04/2019.
3.2 GERANDO OS ARQUIVOS MANUALMENTE
Também é possível realizar a geração manualmente , conforme mostra os passos abaixo.Os arquivos serão sempre gravados na pasta configurada no parâmetro [562] Diretório para Arquivos e, também, enviados ao FTP, conforme parâmetros [565] à [569].1. Abra a tela de geração os arquivos:Presence Domain > Grupo Utilitários > Interfaces > Grupo Exportações > Arquivos Giver2. Informe a data e o local para geração dos arquivos.3. Clique em Gerar e aguarde o processamento, que será finalizado com uma mensagem de sucesso.4. Os arquivos estarão no diretório informado.
Quando as informações dos arquivos forem importadas no sistema da Giver, a pontuação dos clientes será creditada automaticamente e poderá, posteriormente, ser consumida como Desconto ou Condição de Pagamento nas vendas do Presence Store .Para instalação, a versão do sistema deve ser a partir de: 9.1.21.144.1 LANÇANDO COMO CONDIÇÃO DE PAGAMENTO
Esse tipo de lançamento exige que o parâmetro de Fidelidade , [25] Modo de utilizar , esteja marcado com a opção Pagamento .1. Quando o cliente for informado na venda, será feita uma consulta para trazer a pontuação disponível para utilização na Giver , apresentada no campo Saldo .
2. Para consumo dessa pontuação, ao final da venda, use o botão Voucher ;3. Clique no botão Gerar Voucher e informe o valor a ser resgatado;4. Clique em Solicitar Voucher ;5. Clique em OK na mensagem de sucesso e confira os dados do Voucher gerado na tela;6. Clique em Aplicar para utilizar o Voucher.O valor será aplicado com uma condição de pagamento na venda.4.2 LANÇANDO COMO DESCONTO
Esse tipo de lançamento exige que o parâmetro de Fidelidade, [25] Modo de utilizar, esteja marcado com a opção Desconto.1. Quando o cliente for informado na venda, será feita uma consulta para trazer a pontuação disponível para utilização na Giver, apresentada no campo Saldo.
2. Para consumo dessa pontuação, ao final da venda, use o botão Voucher;3. Clique no botão Gerar Voucher e informe o valor a ser resgatado;4. Clique em Solicitar Voucher;5. Clique em OK na mensagem de sucesso e confira os dados do Voucher gerado na tela
6. Clique em Aplicar para utilizar o Voucher .O valor será aplicado como um desconto na venda.4.3 GERANDO VOUCHER PARA UTILIZAÇÃO POSTERIOR
É possível, também gerar um Voucher para que o cliente utilize posteriormente, seguindo os passos abaixo:
1. Abra a tela:Presence Store > Módulos > Vendas > Fidelidade: Impressão Voucher
2. Informe o CPF do cliente para consulta e apresentação do saldo disponível para utilização;3. Informe o valor do Voucher e clique em Solicitar Voucher;
4. Posteriormente, é possível consultar e utilizar esse Voucher no Ponto de Venda , na finalização do lançamento, clicando no botão Voucher e, em seguida, na lupa.5. As informações do Voucher são apresentadas clicando duas vezes sobre ele.4.4 CONSULTANDO PONTOS FIDELIDADE NO CADASTRO DE CLIENTES
É possível consultar os pontos fidelidade por meio do cadastro dos clientes.
- Acesse:
Presence Domain > Básico: Cadastros Gerais > Relacionamento: ClientesPresence Store > Acesso Rápido: ClientesouPresence Store > Módulos: Cadastros > Vendas: Clientes
- Localize o cliente e acesse a guia Fidelidade*.
- Clique em Consultar Saldo e verifique a pontuação na janela "Consulta de Fidelidade".