Integração Giver 4.0 com Fidelidade

Integração Giver 4.0 com Fidelidade

Esse documento tem por objetivo explicar a configuração e o funcionamento da integração entre o sistema Presence e o sistema Giver, com envio de informações via arquivo e consumo de pontuação de fidelidade. 

INTRODUÇÃO


A solução Giver realiza a gestão de informações de redes de shoppings, aeroportos e varejistas, e sua integração com o Presence Domain ocorrerá via arquivos, gerados em modelos específicos, com os dados de cliente, funcionários, itens e vendas, e via API, para consumo de pontos de fidelidade.


1. MODELOS DE ARQUIVOS


A integração Giver gera arquivos em formatos específicos e fixos, seguindo a seguinte lógica:


  1. Customer (Consumidor):
Esse arquivo conterá os dados de clientes que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
  1. Employee (Funcionário):
Esse arquivo conterá os dados de funcionários que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
  1. Item (Item):
Esse arquivo conterá os dados de itens que foram referenciados em vendas do período selecionado para geração dos arquivos.
  1. Order (Vendas):
Esse arquivo conterá os dados de vendas emitidas no período selecionado para geração dos arquivos.
  1. OrderCanceled (Vendas Canceladas):
Esse arquivo conterá os dados de vendas canceladas no período selecionado para geração dos arquivos.





2. CONFIGURAÇÕES NECESSÁRIAS (RETAGUARDA)


Realize as configurações abaixo no ambiente de Retaguarda Master e envie para as Lojas via Tabelas ou Replicador. 
IMPORTANTE:
Necessário estar com o módulo Fidelidade ativado, para os casos de trabalho com pontuação de clientes.
Não é possível realizar a configuração na Retaguarda Franquia, somente Retaguarda Master

2.1 CADASTRO DE LOJAS


No cadastro da loja será necessário informar o ID e Nome da marca na Giver para composição do nome dos arquivos, que terão sempre o formato: ID Marca Giver-Nome Marca Giver-Tipo do Arquivo-Data e Hora.csv.


1. Abra a tela:
Domain > Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas 

2. Selecione a loja e clique em Alterar 
Na guia Atributos, cadastre o ID da marca Giver, selecionando a opção 014 – ID Marca Giver no campo Tabela e informando o ID no campo Atributo.


3. Clique em Salvar . 
4. Cadastre o nome da marca Giver , selecionando a opção 020 – Nome Marca Giver  no campo Tabela  e informando o CNPJ no campo Atributo .


5. Clique em Salvar.
6. Na guia Atributos, cadastre também o Store Code Giver, selecionando a opção 022 – Store Code Giver no campo Tabela e informando o CNPJ no campo Atributo. (Caso sua integração seja via API, informe o Código da loja ao invés do CNPJ).
7. Clique em Salvar .
8.  Realize essa configuração para cada uma das lojas que terão integração Giver  ativa.


2.2 PARÂMETROS DE OPERAÇÃO


1. Abra a tela: 
Domain > Parâmetros de Operação > Operação > Grupo Interfaces > Grupo Giver
2. Configure os parâmetros conforme instruções abaixo:


Ativo: Quando marcado, ativa a geração automática de arquivos no fechamento de caixa, quando o último terminal for fechado no dia;
Diretório para Arquivos: Caminho do diretório onde os arquivos automáticos serão gerados;
Envio de arquivos
Tipo de exportação: Arquivo Texto: Geração de arquivos para envio ao FTP (opção única);
URL: URL de acesso ao diretório principal do FTP para envio dos arquivos;
Usuário: Usuário para acesso ao FTP e envio dos arquivos;
Senha: Senha para acesso ao FTP e envio dos arquivos;
Diretório para arquivos: Caminho do diretório no FTP onde serão gravados os arquivos;
Lista de E-mails: Lista de e-mails que receberão alertas quando o serviço de geração e envio de arquivos estiver com algum problema;
API (Pontuação Fidelidade)
URL: URL de acesso para gestão de pontuação de fidelidade Giver;
Authorization: Código de autorização fornecido pela Giver;
Oauth_Token: Token fornecido pela Giver;
Login: Login fornecido pela Giver;
Store_Code (Fora de Uso): Este parametro deixou de ser utilizado e a informação é colhida pelo sistema na parametrização de Atributos da tela Lojas.  
3. Vá para o grupo Fidelidade de parâmetros: 
Domain > Parâmetros de Operação > Operação > Grupo Fidelidade 
4. Configure os parâmetros conforme instruções abaixo.
Apenas os parâmetros grifados são relevantes à integração Fidelidade Giver, os demais funcionam somente para Fidelidade Presence.



Exigir participação no programa de fidelidade: Exigir que os clientes estejam com a opção Participa do programa de fidelidade marcada em seu cadastro;
Dias permitidos para utilização de Voucher: Sim para limitar os dias da semana em que o Voucher poderá ser usado, Não para permitir que o Voucher seja usados todos os dias;
Segunda-feira a Domingo: Caso o parâmetro acima estiver com a opção Sim, marque os dias da semana liberados para utilização do Voucher;
Impressão
Voucher : Imprimir , Não   imprimir  ou Perguntar  para realizar a impressão do Voucher;
Empresa Fidelidade: Selecione a opção Giver.
Modo de Utilizar:  Quando Desconto , sistema irá lançar valor do Voucher como desconto na venda; Quando Pagamento, sistema irá lançar Voucher como condição de pagamento na venda.

5. Clique em Salvar.


2.3 INSTALANDO O SERVIÇO GIVER


Para que a geração dos arquivos e envio ao FTP ocorra automaticamente, é necessário ter o serviço ServicoGiver.exe instalado no servidor.
Para instalação, a versão do sistema deve ser a partir de: 9.1.21.14
1. Copie o executável do serviço para a mesma pasta do Presence   Domain :

 2. Abra o prompt  de comando do Windows  ( Executar  ou Tecla   do   Windows  + R  > Digite cmd ) como Administrador  da máquina e digite a linha abaixo, alterando as informações relevantes:
"C:\Caminho_Executável_Domain\ServicoGiver.exe" /install ServicoGiver PresenceServicoGiver

3.   Pressione Enter  e aguarde a mensagem de sucesso na instalação.

4. Feche o prompt  de comando do Windows;

5. Abra o gerenciador de Serviços  do Windows  ( Executar  ou Tecla   do   Windows  + R  > Digite services.msc ) e inicie o serviço PresenceServicoGiver , clicando com o botão direito sobre ele e usando a opção Iniciar .

 


3. GERANDO E ENVIANDO ARQUIVOS PARA O FTP


É possível realizar o envio automático dos arquivos, usando o PresenceServicoGiver , ou de forma manual, conforme mostraremos nos passos abaixo.

3.1 GERANDO OS ARQUIVOS AUTOMATICAMENTe


A geração e envio dos arquivos para o FTP ocorrerá automaticamente, caso o parâmetro de Retaguarda, [561] Ativo, estiver marcado, pelo serviço PresenceServicoGiver, entre 00:00 e 06:00 horas da manhã, considerando o período:

De (Data da última geração de arquivos - 3 dias) até Data Atual.

Exemplo:
Última geração em 24/04/2019 .
Arquivos conterão informações de 21/04/2019 até 24/04/2019.

3.2 GERANDO OS ARQUIVOS MANUALMENTE


Também é possível realizar a geração manualmente , conforme mostra os passos abaixo.
Os arquivos serão sempre gravados na pasta configurada no parâmetro [562] Diretório para Arquivos  e, também, enviados ao FTP, conforme parâmetros [565] à [569].  
1. Abra a tela de geração os arquivos:
Presence Domain > Grupo Utilitários > Interfaces > Grupo Exportações > Arquivos Giver
2.   Informe a data  e o local  para geração dos arquivos.


 3. Clique em Gerar e aguarde o processamento, que será finalizado com uma mensagem de sucesso.

4. Os arquivos estarão no diretório informado.



4. TRABALHANDO COM PONTUAÇÃO DE FIDELIDADE GIVER


Quando as informações dos arquivos forem importadas no sistema da Giver, a pontuação dos clientes será creditada automaticamente e poderá, posteriormente, ser consumida como Desconto  ou Condição  de  Pagamento  nas vendas do Presence  Store .
Para instalação, a versão do sistema deve ser a partir de: 9.1.21.14

4.1 LANÇANDO COMO CONDIÇÃO DE PAGAMENTO


Esse tipo de lançamento exige que o parâmetro de Fidelidade , [25] Modo de utilizar , esteja marcado com a opção Pagamento .
1. Quando o cliente for informado na venda, será feita uma consulta para trazer a pontuação disponível para utilização na Giver , apresentada no campo Saldo .

 


2. Para consumo dessa pontuação, ao final da venda, use o botão Voucher ;
3. Clique no botão Gerar   Voucher  e informe o valor  a ser resgatado; 
4.  Clique em Solicitar   Voucher ;

5. Clique em OK na mensagem de sucesso e confira os dados do Voucher gerado na tela;


6. Clique em Aplicar para utilizar o Voucher
O valor será aplicado com uma condição de pagamento na venda. 



4.2 LANÇANDO COMO DESCONTO


Esse tipo de lançamento exige que o parâmetro de Fidelidade, [25] Modo de utilizar, esteja marcado com a opção Desconto.
1. Quando o cliente for informado na venda, será feita uma consulta para trazer a pontuação disponível para utilização na Giver, apresentada no campo Saldo.


2. Para consumo dessa pontuação, ao final da venda, use o botão Voucher;
3.  Clique no botão Gerar Voucher e informe o valor a ser resgatado;
4.  Clique em Solicitar Voucher;


5. Clique em OK na mensagem de sucesso e confira os dados do Voucher gerado na tela

 
6. Clique em Aplicar  para utilizar o Voucher .
O valor será aplicado como um desconto na venda.

4.3 GERANDO VOUCHER PARA UTILIZAÇÃO POSTERIOR

 

É possível, também gerar um Voucher para que o cliente utilize posteriormente, seguindo os passos abaixo:

1. Abra a tela:

Presence Store > Módulos > Vendas > Fidelidade: Impressão Voucher

2. Informe o CPF  do cliente para consulta e apresentação do saldo disponível para utilização;

3. Informe o valor do Voucher e clique em Solicitar Voucher;


4. Posteriormente, é possível consultar e utilizar esse Voucher  no Ponto   de   Venda , na finalização do lançamento, clicando no botão Voucher  e, em seguida, na lupa.
5. As informações do Voucher são apresentadas clicando duas vezes sobre ele.



4.4 CONSULTANDO PONTOS FIDELIDADE NO CADASTRO DE CLIENTES


É possível consultar os pontos fidelidade por meio do cadastro dos clientes.

  1. Acesse:
Presence Domain > Básico: Cadastros Gerais > Relacionamento: Clientes
Presence Store > Acesso Rápido: Clientes
ou
Presence Store > Módulos: Cadastros > Vendas: Clientes



  1. Localize o cliente e acesse a guia Fidelidade*.
  2. Clique em Consultar Saldo e verifique a pontuação na janela "Consulta de Fidelidade".


Observação: A pontuação exibida dentro da guia Fidelidade, na sessão 'Programa de Fidelidade', refere-se ao Presence Fidelidade e não deve ser considerada caso utilize o Programa Giver Fidelidade.

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