Configurando o Sistema para utilização de Pagamentos Digitais (PIX, entre outros)

Configurando o Sistema para utilização de Pagamentos Digitais (PIX, entre outros)

Este documento visa orientar o usuário na configuração dos sistemas Presence Store e Presence Domain, para utilização das formas de pagamento digitais, como PIX, entre outros.

Carteiras Digitais


1. Pré-Requisitos:

1.1  Cadastro e Configurações no Portal Shipay previamente realizadas.
1.2  Liberação de Licença junto ao Setor Administrativo da  Presence. 
1.3 Versão 9.3.0.0 ou superior.
1.4 Windows 7 (SP 3) ou Windows 10

1.1 Cadastro e Configurações no Portal Shipay



2. Configurações Sistêmicas


Para que o Pagamento com moeda 'Digital' seja apresentado no Ponto de Venda, são necessárias 3 configurações no sistema Presence Domain.

2.1 - Atributos Nº. 034 até Nº 039 configurados na tela Lojas

A partir da versão 9.3.0.0,  no Presence Store foi liberada a Guia Atributos dentro da tela Lojas, quando o cadastro da própria loja for selecionada. Possibilitando que esta etapa da configuração seja feita tanto na Loja quanto na Retaguarda.

  1. Acesse a tela Lojas:
Retaguarda: Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas 
Loja: Módulos: Cadastros > Vendas: Lojas
  1. Na tela Lojas, acesse a guia Atributos.
  2. Clique em Incluir e preencha os atributos do número 34 até 39, conforme especificação abaixo:


034 - Pagamento Digital - Ativo: Obrigatório Informar o Número do terminal que utilizará os pagamentos digitais e marcar a caixa de seleção: Serviço de pagamento Ativo. Este parâmetro é por terminal, portanto, caso a loja possua mais de um terminal que aceite esta modalidade de pagamento, deve inseri-lo mais de uma vez, informando o terminal desejado.




035 - Pagamento Digital - Gateway: Obrigatório informar a partir de qual gateway o pagamento se comunicará. No momento só há a opção Shipay. Este parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.




036 - Pagamento Digital - URL Base: Preencher com a URL para comunicação com a api do gateway:  https://api.shipay.com.brEste parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.



037 - Pagamento Digital - Access_Key: Preencher com a Access Key informada pela plataforma digital ShipayEste parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.




038 - Pagamento Digital - Secret_Key: Preencher com a Secret Key informada pela plataforma ShipayEste parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.



039 - Pagamento Digital - Client ID: Preencher com o Client ID informado pela plataforma Shipay e Informar o número do Terminal que utilizará o pagamento Digital.  Este parâmetro é por terminal, portanto, caso a loja possua mais de um terminal que aceite esta modalidade de pagamento, deve inseri-lo mais de uma vez, informando o terminal desejado.




  1. Após informar os atributos, clique em Salvar para grava-los no cadastro da loja.
  2. Agora deverá ser realizado o Teste de Comunicação.
Um botão para realizar o teste de comunicação será disponibilizado ao acessar como Consulta a Tela lojas > Guia Atributos e selecionar o atributo 039 - Client ID.



2.2 Condição de Pagamento com o tipo Pagamento Digital

Este cadastro só é possível no Presence Domain

  1. Acesse: Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Vendas: Condições de Pagamento - Vendas.
  2. Realize o Cadastro de uma Condição de Pagamento selecionando a 'Modalidade: Carteira Digital'





2.3 Cadastro de Cartões com o Tipo 'Digital'

Este cadastro só é possível no Presence Domain

A Loja que possuir liberação de licença para uso dos pagamentos digitais, parametrização dos atributos na tela lojas e possuir cadastrada uma condição de pagamento com modalidade Digital, já conseguirá utilizar a Moeda Digital e finalizar as vendas. Entretanto, os pagamentos ficarão sem identificação da moeda, apresentando os valores XX, YY.

Para que os pagamentos sejam identificados corretamente pelo sistema, é necessário cadastrar ao menos 1 Cartão, informando o tipo Digital e no campo Bandeira, informar qual o pagamento utilizado: Pix, Picpay, MercadoPago, etc.

  1. Acesse: Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Vendas: Cartões
  2. Informe o tipo 'Digital' e no campo Bandeira, informar qual o pagamento utilizado, exemplo: Pix



Ao finalizar a configuração informe ao cliente que é necessário validar o recebimento dos valores ao final do dia, em caso de divergência entrar em contato com a nossa equipe
.


    • Related Articles

    • Finalizando vendas com Pagamentos Digitais

      Este documento visa orientar o usuário na finalização de vendas utilizando formas de pagamento digitais, como PicPay, Pix, Mercadopago, entre outros, no Presence Store. Pré-Requisitos: Necessária a configuração para Pagamentos Digitais Você pode ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para saber os Pré-Requisitos para emissão de NFC-e Clique aqui , o ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as ...
    • Lançamento de Vendas com Pagamento PIX Offline

      Este documento tem por objetivo orientar o usuário na configuração de pagamentos pix não integrados (offline) e no lançamento desta modalidade de pagamentos no caixa. Sobre Há duas modalidades de pagamentos PIX disponíveis em nossos sistemas: A ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de GNRE

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de GNRE nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de GNRE seja possível, é necessário realizar as configurações apresentadas abaixo no Presence ...