Este documento visa orientar o usuário na configuração dos sistemas
Presence Store e Presence Domain, para utilização das formas de pagamento digitais, como PIX, entre outros.
Carteiras Digitais
1. Pré-Requisitos:
1.1
Cadastro e Configurações no Portal Shipay previamente realizadas.
1.2
Liberação de Licença junto ao Setor Administrativo da
Presence.
1.4 Windows 7 (SP 3) ou Windows 10
1.1 Cadastro e Configurações no Portal Shipay
Você pode precisar:
2. Configurações Sistêmicas
Para que o Pagamento com moeda 'Digital' seja apresentado no Ponto de Venda, são necessárias 3 configurações no sistema
Presence Domain.
2.1 - Atributos Nº. 034 até Nº 039 configurados na tela Lojas
A partir da
versão 9.3.0.0,
no Presence Store,
foi liberada a Guia Atributos dentro da tela Lojas, quando o cadastro da própria loja for selecionada. Possibilitando que esta etapa da configuração seja feita tanto na Loja quanto na Retaguarda.
- Acesse a tela Lojas:
Retaguarda:
Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas
Loja:
Módulos: Cadastros > Vendas: Lojas
- Na tela Lojas, acesse a guia Atributos.
- Clique em Incluir e preencha os atributos do número 34 até 39, conforme especificação abaixo:
034 - Pagamento Digital - Ativo: Obrigatório Informar o Número do terminal que utilizará os pagamentos digitais e marcar a caixa de seleção: Serviço de pagamento Ativo. Este parâmetro é por terminal, portanto, caso a loja possua mais de um terminal que aceite esta modalidade de pagamento, deve inseri-lo mais de uma vez, informando o terminal desejado.
035 - Pagamento Digital - Gateway: Obrigatório informar a partir de qual gateway o pagamento se comunicará. No momento só há a opção
Shipay. Este parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.
036 - Pagamento Digital - URL Base: Preencher com a URL para comunicação com a api do gateway:
https://api.shipay.com.br.
Este parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.
037 - Pagamento Digital - Access_Key: Preencher com a
Access Key informada pela plataforma digital
Shipay.
Este parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.
038 - Pagamento Digital - Secret_Key: Preencher com a
Secret Key informada pela plataforma
Shipay.
Este parâmetro atenderá a todos os terminais da loja.
039 - Pagamento Digital - Client ID: Preencher com o
Client ID informado pela plataforma
Shipay e Informar o número do Terminal que utilizará o pagamento Digital.
Este parâmetro é por terminal, portanto, caso a loja possua mais de um terminal que aceite esta modalidade de pagamento, deve inseri-lo mais de uma vez, informando o terminal desejado.
- Após informar os atributos, clique em Salvar para grava-los no cadastro da loja.
- Agora deverá ser realizado o Teste de Comunicação.
Um botão para realizar o teste de comunicação será disponibilizado ao acessar como Consulta a Tela lojas > Guia Atributos e selecionar o atributo 039 - Client ID.
2.2 Condição de Pagamento com o tipo Pagamento Digital
Este cadastro só é possível no
Presence Domain
- Acesse: Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Vendas: Condições de Pagamento - Vendas.
- Realize o Cadastro de uma Condição de Pagamento selecionando a 'Modalidade: Carteira Digital'
Você pode precisar:
2.3 Cadastro de Cartões com o Tipo 'Digital'
Este cadastro só é possível no
Presence Domain
A Loja que possuir liberação de licença para uso dos pagamentos digitais, parametrização dos atributos na tela lojas e possuir cadastrada uma condição de pagamento com modalidade Digital, já conseguirá utilizar a Moeda Digital e finalizar as vendas. Entretanto, os pagamentos ficarão sem identificação da moeda, apresentando os valores XX, YY.
Para que os pagamentos sejam identificados corretamente pelo sistema, é necessário cadastrar ao menos 1 Cartão, informando o tipo Digital e no campo Bandeira, informar qual o pagamento utilizado: Pix, Picpay, MercadoPago, etc.
- Acesse: Presence Domain: Básico: Cadastros Gerais > Vendas: Cartões
- Informe o tipo 'Digital' e no campo Bandeira, informar qual o pagamento utilizado, exemplo: Pix
Ao finalizar a configuração informe ao cliente que é necessário validar o recebimento dos valores ao final do dia, em caso de divergência entrar em contato com a nossa equipe
.
Você pode precisar: