479-Rejeicao: Data de Emissao anterior a data de credenciamento ou anterior a Data de Abertura do estabelecimento

479-Rejeicao: Data de Emissao anterior a data de credenciamento ou anterior a Data de Abertura do estabelecimento

Esse manual tem por objetivo apresentar a solução para a rejeição 479 - Data de Emissao anterior a data de credenciamento ou anterior a Data de Abertura do estabelecimento.


Causa:
Quando for emitida uma NF-e com Data de Emissão (dhEmi) anterior a data de credenciamento do Contribuinte (emitente) na UF ou anterior a data de abertura do estabelecimento na UF, será retornado a rejeição "479 - Data de Emissão anterior a data de credenciamento ou anterior a Data de Abertura do estabelecimento".

Exemplo:
Foi emitida uma NF-e por um Estabelecimento recém inaugurado, aberto no dia 20/01/2020 com Data de Emissão igual a 01/01/2020. Nessa situação a NF-e será rejeitada pelo motivo 479.

Solução:
Nos sistemas Presence Domain e Presence Store, durante a tentativa de Emissão da NF-e, se a data de emissão for anterior à data atual, o sistema perguntará se o usuário deseja atualizar o documento para a data do dia. Clique em Sim e prossiga para a transmissão.

Caso a mensagem para atualização de data de emissão não seja apresentada, o usuário pode criar uma copia do documento, que será gerada na data atual e inutilizar o documento com data antiga.