Instalação completa - Presence Laundry

Instalação completa - Presence Laundry

Este documento visa orientar o usuário na instalação e configuração do sistema para utilização do Presence Laundry.

Requisitos

Warning
Presence Store em versão 9.41.3 ou Superior 
NGINX
Módulo de Lavanderias contratado junto ao setor comercial da Presence.
Parâmetro [85] Módulo de Operação: Lavanderia.

Etapa 1: Instalando o Presence Store

Caso já possua o Presence Store, passe para a etapa 2.
  1. Faça o download da versão completa do Presence Store no link a seguir:
 Link para instalaçãio
  1. Execute o instalador como Administrador;
  2. Selecione a opção Eu aceito o acordo e clique em Avançar;
  3. Defina o local de instalação do Presence Store. Por padrão, ele será instalado na pasta C:\SCL. Clique em Avançar
  4. Selecione a opção Criar um atalho na área de trabalho, caso deseje, e clique em Avançar;
  5. Confira o local de instalação e criação do atalho e clique em Instalar. Aguarde até o final do processo e mensagem de sucesso.
  6. Prossiga para a Etapa 3.

Etapa 2: Configurando a Loja


  1. Abra o Presence Store com o usuário PRESENCE e senha 1 e o sistema pedirá para informar o código da nova Loja (ou acesse como CTRL + E, caso a janela não seja apresentada automaticamente);
  1. Informe o código da Loja, capturado na Retaguarda do Franqueado.
  2. Durante a primeira abertura do sistema, o sistema aplicará os scripts de atualização.

Etapa 3: Configurando o Replicador e Parametrizando o sistema.


Configurando a Base Remota (Loja) e gerando logs na Retaguarda

  1. Na retaguarda, acesse:
Presence Domain > Replicador > Configuração > Base Remota
  1. Clique em Novo e configure a sua base remota conforme descrição de campos, abaixo:



Identificação: Informe um nome para identificar a loja
Equivale a loja: Selecione a loja equivalente
Destinatário: Selecione a opção loja
Comunicação: informe a opção Só envio.
ID: Informe o ID da loja, este mesmo ID pode ser consultado na configuração de replicador no ambiente loja.
Intervalo (seg): informe 300.
Notificar inatividade após (min): informe 5.
Grupo Franquias: se a loja pertence a um grupo de franquias, pode ser informado aqui.
Horário de Replicação: intervalo de horário para replicar.
Gerar Dados: Marcar esta opção
Tratamento de erros automaticamente: Marcar esta opção

Configuração do Serviço Remoto (Preenchido apenas no ambiente Loja - Presence Store)
Modelo Banco: Selecionar a opção Firebird
Servidor: Endereço onde foi instalado o Acesso Remoto na Retaguarda
Usuário: Usuário criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Senha: Senha criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Porta: Porta onde o serviço de Acesso Remoto da Retaguarda foi Instalado
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação entre os intervalos estabelecidos

  1. Clique em Salvar
  2. Volte para o menu e dê direitos de acesso para a nova base remota:
Presence Domain > Replicador > Configuração > Dar Direitos - Replicador
Aguarde a mensagem de sucesso;

Presence Domain > Replicador > Utilitários > Gerar logs do passado
  1. Selecione a nova Loja na lista de Destinatários, selecione o Módulo de CADASTROS e clique em Gerar logs;
Aguarde a mensagem de sucesso;
  1. Em seguida, mantenha a nova Loja selecionada na lista de Destinatários, selecione o Módulo de PRODUTOS TABELA DE PREÇOS e clique em Gerar logs;
Aguarde a mensagem de sucesso;



Configurando o sincronismo na Loja


  1. Na Loja, acesse a abra o Presence Replicador:
Presence Store > Módulos: Replicador  > Configuração: Servidor
  1. Clique em Servidor e preencha conforme descrição de campos, abaixo:


Na área de Base Local informe:
Banco de dados: Caminho da base de dados da loja.
Usuário: usuário de conexão do banco - SYSDBA
Senha: senha para conexão com a base de dados - masterkey
Nº Série: número de série do cliente (sempre confirme o número de série da retaguarda responsável pela loja).
ID: ID da loja - mesmo ID desta loja cadastrado em Bases Remotas no replicador da retaguarda.
Loja: Código da loja
ServidorBD: Firebird
Ambiente: Loja
Nº Série Master: Caso seja uma franquia, o número de série é a série do cliente franqueado e no nº de série master é a série do franqueador.
Na área Acesso remoto informe:
Usuário: ELBRUS Senha: mesma senha definida no replicador da retaguarda
Porta: porta liberada para comunicação.
  1. Clique em Salvar e, em seguida, Conectar;
  2. Acesse a tela Bases remotas:
Presence Store > Módulos: Replicador > Configuração: Bases Remotas
  1. Clique em Incluir e preencha conforme descrição de campos, abaixo


Identificação: Informe um nome para identificar a retaguarda
Equivale a loja: Selecione a retaguarda
Destinatário: Selecione a opção Retaguarda
Comunicação: informe a opção Só recebe.
ID: Informe o ID da retaguarda, normalmente 99, este mesmo ID pode ser consultado na configuração de replicador no ambiente retaguarda.
Intervalo (seg): informe 300.
Notificar inatividade após (min): informe 15.
Grupo Franquias: se a loja pertence a um grupo de franquias, pode ser informado aqui.
Horário de Replicação: intervalo de horário para replicar, das 00:00 as 23:59.
Gerar Dados: Marcar esta opção
Tratamento de erros automaticamente: Marcar esta opção

Configuração do Serviço Remoto 
Servidor: informe o endereço qa10.cloudpresence.com.br
Usuário: ELBRUS
Senha: presenceAR
Porta: informe a porta 210
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação entre os intervalos estabelecidos
  1. Clique em Salvar;

  1. Volte ao menu Instalação do Replicador, realize a instalação do serviço de Sincronismo e Acesso remoto, na ordem especificada abaixo:

  1. Clique nas opções Instalar Serviço de Sincronismo e em seguida, Iniciar Sincronismo
  2. Clique nas opções Instalar Serviço de Acesso Remoto e em seguida, Iniciar Acesso Remoto
  3. Reinicie o Serviço do Firebird ou reinicialize o computador.

Etapa 4: Configurando o acesso ao App Balcão


Configurando o Presence Remote


  1. Acesse o executável do Presence Remote, clique em Configurar (Botão de engrenagens, no canto superior direito), e preencha conforme descrição de campos, abaixo:


Servidor: localhost 
Porta: 3050
Banco: coloque o caminho do banco EX: “C:\SCL\Dados\Dryclean.IB”
Usuário: SYSDBA
Senha: masterkey

  1. Clique em Testar conexão com banco. Caso o resultado seja positivo, clique em Salvar;
  2. Clique no botão Iniciar e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja.

Inicialização do Remote e NGINX com o Windows


  1. Abra o menu EXECUTAR pressionando a Tecla Windows + R no teclado e digite: shell:startup


  1. Dê enter e a pasta Inicializar será apresentada.

  1. Jogue na pasta Inicializar o atalho do Presence Remote, localizado em C:\SCL\Loja
  2. Jogue na pasta Inicializar o atalho do NGINX, localizado em C:\NGINX


Executar GNINX

  1. Execute o programa nginx.exe como administrador (nenhuma tela será apresentada, o programa apenas aparecerá no Gerenciador de Tarefas) e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja

Executar Presence WAS

  1. Execute o programa presencewas.exe como administrador (nenhuma tela será apresentada, o programa apenas aparecerá no Gerenciador de Tarefas) e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja

  1. Configure o PresenceWAS para iniciar junto do windows.
  2. Abra o menu EXECUTAR pressionando a Tecla Windows + R no teclado e digite: shell:startup


    1. Dê enter e a pasta Inicializar será apresentada.


    1. Jogue na pasta Inicializar o atalho do Presence WAS, localizado em C:\SCL\Loja

Etapa 5: Parametrizando o Presence Store


  1. Acesse a tela de Parâmetros de Operação:
Presence Store > Configurações > Parâmetros: Loja > Módulo Lavanderia
Preencha conforme descrição de campos, abaixo:


Servidor Remote

[1] Endereço: configure o endereço do serviço conforme apresentado no presence remote. O IP varia de máquina para máquina.

[2] Porta: informe a porta padrão (8081) conforme imagem.

[3] URL:


Aplicativo Balcão
[4] Caminho e nome do aplicativo: Informe o caminho até o executável do aplicativo balcão
[5] URL: informe a URL para comunicação com o app

Etapa 6: Acessando o Presence Laundry

  1. Acesse a tela:
Presence Store > Módulos: Lavanderia > Aplicativos: Balcão
  1. O Presence Laundry será apresentado.

Etapa 7: Conectando o WhatsApp ao Presence Laundry

  1. Acesse o Presence Laundry e clique no botão do WhatsApp.


  1. Um QRCode será apresentado.

  1. Acesse o Whatsapp em seu Celular e clique no botão Menu, representado pelas reticencias verticais. Selecione a opção Dispositivos Conectados


  1. Clique em Conectar Dispositivo


  1. Utilize o Celular para ler o QRCode apresentado no sistema.

Notes
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