Este documento visa orientar o usuário na instalação e configuração do sistema para utilização do Presence Laundry.
Requisitos

Presence Store em versão 9.41.3 ou Superior
NGINX
Módulo de Lavanderias contratado junto ao setor comercial da Presence.
Parâmetro [85] Módulo de Operação: Lavanderia.
Etapa 1: Instalando o Presence Store
Caso já possua o Presence Store, passe para a etapa 2.
- Execute o instalador como Administrador;
- Selecione a opção Eu aceito o acordo e clique em Avançar;
- Defina o local de instalação do Presence Store. Por padrão, ele será instalado na pasta C:\SCL. Clique em Avançar
- Selecione a opção Criar um atalho na área de trabalho, caso deseje, e clique em Avançar;
- Confira o local de instalação e criação do atalho e clique em Instalar. Aguarde até o final do processo e mensagem de sucesso.
- Prossiga para a Etapa 3.
Etapa 2: Configurando a Loja
- Abra o Presence Store com o usuário PRESENCE e senha 1 e o sistema pedirá para informar o código da nova Loja (ou acesse como CTRL + E, caso a janela não seja apresentada automaticamente);
- Informe o código da Loja, capturado na Retaguarda do Franqueado.
- Durante a primeira abertura do sistema, o sistema aplicará os scripts de atualização.
Etapa 3: Configurando o Replicador e Parametrizando o sistema.
Configurando a Base Remota (Loja) e gerando logs na Retaguarda
Presence Domain > Replicador > Configuração > Base Remota
- Clique em Novo e configure a sua base remota conforme descrição de campos, abaixo:
Identificação: Informe um nome para identificar a loja
Equivale a loja: Selecione a loja equivalente
Destinatário: Selecione a opção loja
Comunicação: informe a opção Só envio.
ID: Informe o ID da loja, este mesmo ID pode ser consultado na configuração de replicador no ambiente loja.
Intervalo (seg): informe 300.
Notificar inatividade após (min): informe 5.
Grupo Franquias: se a loja pertence a um grupo de franquias, pode ser informado aqui.
Horário de Replicação: intervalo de horário para replicar.
Gerar Dados: Marcar esta opção
Tratamento de erros automaticamente: Marcar esta opção
Configuração do Serviço Remoto (Preenchido apenas no ambiente Loja - Presence Store)
Modelo Banco: Selecionar a opção Firebird
Servidor: Endereço onde foi instalado o Acesso Remoto na Retaguarda
Usuário: Usuário criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Senha: Senha criado para conexão com o Serviço de Acesso Remoto da Retaguarda
Porta: Porta onde o serviço de Acesso Remoto da Retaguarda foi Instalado
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação entre os intervalos estabelecidos
- Clique em Salvar
- Volte para o menu e dê direitos de acesso para a nova base remota:
Presence Domain > Replicador > Configuração > Dar Direitos - Replicador
Aguarde a mensagem de sucesso;
Presence Domain > Replicador > Utilitários > Gerar logs do passado
- Selecione a nova Loja na lista de Destinatários, selecione o Módulo de CADASTROS e clique em Gerar logs;
Aguarde a mensagem de sucesso;
- Em seguida, mantenha a nova Loja selecionada na lista de Destinatários, selecione o Módulo de PRODUTOS e TABELA DE PREÇOS e clique em Gerar logs;
Aguarde a mensagem de sucesso;
Configurando o sincronismo na Loja
- Na Loja, acesse a abra o Presence Replicador:
Presence Store > Módulos: Replicador > Configuração: Servidor
- Clique em Servidor e preencha conforme descrição de campos, abaixo:
Na área de Base Local informe:
Banco de dados: Caminho da base de dados da loja.
Usuário: usuário de conexão do banco - SYSDBA
Senha: senha para conexão com a base de dados - masterkey
Nº Série: número de série do cliente (sempre confirme o número de série da retaguarda responsável pela loja).
ID: ID da loja - mesmo ID desta loja cadastrado em Bases Remotas no replicador da retaguarda.
Loja: Código da loja
ServidorBD: Firebird
Ambiente: Loja
Nº Série Master: Caso seja uma franquia, o número de série é a série do cliente franqueado e no nº de série master é a série do franqueador.
Na área Acesso remoto informe:
Usuário: ELBRUS Senha: mesma senha definida no replicador da retaguarda
Porta: porta liberada para comunicação.
- Clique em Salvar e, em seguida, Conectar;
- Acesse a tela Bases remotas:
Presence Store > Módulos: Replicador > Configuração: Bases Remotas
- Clique em Incluir e preencha conforme descrição de campos, abaixo
Identificação: Informe um nome para identificar a retaguarda
Equivale a loja: Selecione a retaguarda
Destinatário: Selecione a opção Retaguarda
Comunicação: informe a opção Só recebe.
ID: Informe o ID da retaguarda, normalmente 99, este mesmo ID pode ser consultado na configuração de replicador no ambiente retaguarda.
Intervalo (seg): informe 300.
Notificar inatividade após (min): informe 15.
Grupo Franquias: se a loja pertence a um grupo de franquias, pode ser informado aqui.
Horário de Replicação: intervalo de horário para replicar, das 00:00 as 23:59.
Gerar Dados: Marcar esta opção
Tratamento de erros automaticamente: Marcar esta opção
Configuração do Serviço Remoto
Servidor: informe o endereço qa10.cloudpresence.com.br
Usuário: ELBRUS
Senha: presenceAR
Porta: informe a porta 210
Sincronização Ativa (após testar a comunicação, o botão será habilitado para seleção): Marque para que o serviço de Sincronismo inicie a operação entre os intervalos estabelecidos
- Clique em Salvar;
- Volte ao menu Instalação do Replicador, realize a instalação do serviço de Sincronismo e Acesso remoto, na ordem especificada abaixo:
- Clique nas opções Instalar Serviço de Sincronismo e em seguida, Iniciar Sincronismo
- Clique nas opções Instalar Serviço de Acesso Remoto e em seguida, Iniciar Acesso Remoto
- Reinicie o Serviço do Firebird ou reinicialize o computador.
Etapa 4: Configurando o acesso ao App Balcão
Configurando o Presence Remote
- Acesse o executável do Presence Remote, clique em Configurar (Botão de engrenagens, no canto superior direito), e preencha conforme descrição de campos, abaixo:
Servidor: localhost
Porta: 3050
Banco: coloque o caminho do banco EX: “C:\SCL\Dados\Dryclean.IB”
Usuário: SYSDBA
Senha: masterkey
- Clique em Testar conexão com banco. Caso o resultado seja positivo, clique em Salvar;
- Clique no botão Iniciar e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja.
Inicialização do Remote e NGINX com o Windows
- Abra o menu EXECUTAR pressionando a Tecla Windows + R no teclado e digite: shell:startup
- Dê enter e a pasta Inicializar será apresentada.
- Jogue na pasta Inicializar o atalho do Presence Remote, localizado em C:\SCL\Loja
- Jogue na pasta Inicializar o atalho do NGINX, localizado em C:\NGINX
Executar GNINX
- Execute o programa nginx.exe como administrador (nenhuma tela será apresentada, o programa apenas aparecerá no Gerenciador de Tarefas) e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja
Executar Presence WAS
- Execute o programa presencewas.exe como administrador (nenhuma tela será apresentada, o programa apenas aparecerá no Gerenciador de Tarefas) e sempre mantenha o Presence Remote aberto quando for utilizar o App Balcão na Loja
- Configure o PresenceWAS para iniciar junto do windows.
- Abra o menu EXECUTAR pressionando a Tecla Windows + R no teclado e digite: shell:startup
- Dê enter e a pasta Inicializar será apresentada.
- Jogue na pasta Inicializar o atalho do Presence WAS, localizado em C:\SCL\Loja
Etapa 5: Parametrizando o Presence Store
- Acesse a tela de Parâmetros de Operação:
Presence Store > Configurações > Parâmetros: Loja > Módulo Lavanderia
Preencha conforme descrição de campos, abaixo:
Servidor Remote
[1] Endereço: configure o endereço do serviço conforme apresentado no presence remote. O IP varia de máquina para máquina.
[2] Porta: informe a porta padrão (8081) conforme imagem.
[3] URL:
Aplicativo Balcão
[4] Caminho e nome do aplicativo: Informe o caminho até o executável do aplicativo balcão
[5] URL: informe a URL para comunicação com o app
Etapa 6: Acessando o Presence Laundry
Presence Store > Módulos: Lavanderia > Aplicativos: Balcão
- O Presence Laundry será apresentado.
Etapa 7: Conectando o WhatsApp ao Presence Laundry
- Acesse o Presence Laundry e clique no botão do WhatsApp.
- Um QRCode será apresentado.
- Acesse o Whatsapp em seu Celular e clique no botão Menu, representado pelas reticencias verticais. Selecione a opção Dispositivos Conectados
- Clique em Conectar Dispositivo
- Utilize o Celular para ler o QRCode apresentado no sistema.

Você pode precisar: