Emitindo uma Nota a partir de um Cupom Fiscal

Emitindo uma Nota a partir de um Cupom Fiscal

Nesse material apresentaremos como emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a partir de um Cupom Fiscal, operação também conhecida como Nota Cuponada.

Emissão de Nota Cuponada

Requisitos:

  1. Para Gerar a Nota Cuponada no Sistema, é necessário possuir cadastrado no Sistema o CFOP 5929


Importante:
O consumidor pode solicitar ao Lojista a emissão de uma NF-e referente ao Cupom Fiscal da Venda para justificar gasto na empresa dele. Esta operação normalmente é solicitada por Pessoas Jurídicas, mas o consumidor muitas vezes não se identifica como Pessoa Jurídica no ato da primeira compra, onde é gerado o Cupom Fiscal. Devido à Nota Cuponada PRECISAR ser IDÊNTICA ao Cupom Fiscal, não é possível Gerar à NF Cuponada para destinatário Pessoa Jurídica se o Cupom Fiscal foi gerado para Pessoa Física. Nesta situação, o procedimento que deve ser feito é a devolução do cupom fiscal de pessoa física e o registro de novo cupom de venda para pessoa jurídica seguido da emissão NF Cuponada. Tratando ainda da necessidade da NF Cuponada ser idêntica ao cupom fiscal, também não é possível adicionar mais produtos na nota e emitir uma nota só. Caso o consumidor queira comprar mais produtos, os mesmos devem ser registrados em venda separada.

Ocorre também do Consumidor efetuar a compra em um mês e solicitar a Nota Cuponada em outro mês. Esta operação não é permitida, pois as notas cuponadas só podem ser emitidas dentro do mesmo mês da emissão do cupom, portanto, se um Consumidor comprou dia 31 de dezembro e retornou na loja dia 01 de janeiro, não conseguirá gerar a Nota Cuponada.

Lançamento:

As notas ficais cuponadas podem ser feitas de duas formas:

1. Manualmente, por meio da tela 'Lançamento de NF-e', onde os dados devem ser informados de forma fiel ao documento original pelo operador (não recomendando), portanto, não abordaremos neste manual; ou
2. Através da tela 'Atualização/Edição de Venda', usando o botão 'Reimpressão Documento: Emitir nota vinculada com cupom fiscal'.
Esse processo alimenta os campos automaticamente (incluindo o documento Vinculado, que deve ser o documento original)

  1. Acesse:
Presence Store: Caixa > Consultas: Atualização / Edição de Venda
Presence Domain: Básico: Notas Eletrônicas > Documentos fiscais: Atualização / Edição de Venda
  1. Selecione a venda que deseja gerar a Nota Cuponada e clique no botão Reimpressão Documento: Emitir nota vinculada com cupom fiscal.


  1. A tela 'Emissão de Nota Fiscal' será aberta, no campo Natureza de Operação aplique o CFOP correto e clique em Finalizar para a Transmitir a NF-e e concluir o procedimento.


Operação Finalizada!