Consultando Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Consultando Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

Nesse material apresentaremos o procedimento para consultar a Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)


Quando o operador solicita a transmissão de uma nota ou seu cancelamento, o Presence Domain / Presence Store gera um arquivo do tipo XML e o assina com o Certificado Digital. Esse arquivo é, então, enviado para a SEFAZ, que faz um retorno positivo ou negativo à requisição.  O mesmo processo ocorre ao solicitar uma inutilização de numerações.
É possível que ocorra um problema na tentativa de comunicação com a SEFAZ, a Consulta da Disponibilidade de Serviços da SEFAZ é necessária para diagnosticar se algum bloqueio está ocorrendo no computador do usuário ou se é apenas indisponibilidade da SEFAZ.

  1. Ao tentar realizar a transmissão de uma NF-e e ocorrer o erro abaixo, você precisa consultar o status do serviços da SEFAZ.


  1. Acesse o Portal da SEFAZ e no Menu Serviços, clique em Disponibilidade dos Serviços ou Busque no Google por "Disponibilidade NF-e" para acessar o link diretamente, conforme o exemplo abaixo.




  1. Caso os serviços estejam Ativos na SEFAZ, indicados pela sinalização Verde, a Emissão da NF-e deverá ocorrer normalmente.
  2. Caso os serviços estejam Indisponíveis na SEFAZ, indicados pela sinalização Vermelha, é necessário aguardar até que a SEFAZ normalize os serviços para a tentativa de envio.