Consultando Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Nesse material apresentaremos o procedimento para consultar a Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)
Quando o operador solicita a transmissão de uma nota ou seu cancelamento, o Presence Domain / Presence Store gera um arquivo do tipo XML e o assina com o Certificado Digital. Esse arquivo é, então, enviado para a SEFAZ, que faz um retorno positivo ou negativo à requisição. O mesmo processo ocorre ao solicitar uma inutilização de numerações. É possível que ocorra um problema na tentativa de comunicação com a SEFAZ, a Consulta da Disponibilidade de Serviços da SEFAZ é necessária para diagnosticar se algum bloqueio está ocorrendo no computador do usuário ou se é apenas indisponibilidade da SEFAZ.
- Ao tentar realizar a transmissão de uma NF-e e ocorrer o erro abaixo, você precisa consultar o status do serviços da SEFAZ.
- Acesse o Portal da SEFAZ e no Menu Serviços, clique em Disponibilidade dos Serviços ou Busque no Google por "Disponibilidade NF-e" para acessar o link diretamente, conforme o exemplo abaixo.
- Caso os serviços estejam Ativos na SEFAZ, indicados pela sinalização Verde, a Emissão da NF-e deverá ocorrer normalmente.
- Caso os serviços estejam Indisponíveis na SEFAZ, indicados pela sinalização Vermelha, é necessário aguardar até que a SEFAZ normalize os serviços para a tentativa de envio.
Você pode Precisar: