Configurando e acompanhando Metas de Vendas

Configurando e acompanhando Metas de Vendas

Nesse material apresentaremos como configurar perfis e calendários para cálculos de metas e acompanhamento de vendas no Presence Domain.

Configuração de metas



As metas são configuradas exclusivamente no ambiente de Retaguarda
Para franquias elas são inicialmente cadastradas na Retaguarda da Franqueadora, e propagadas pelo replicador para as Retaguardas das franquias e para as lojas sucessivamente.
A partir da versão 9.32.0.0, as Retaguardas Franquias passam a Incluir, Editar e Excluir Metas, dependendo do Parâmetro '[685] Habilitar edição de metas na franquia'.
A partir da versão 9.33.0.0, as metas podem ser configuradas por Loja ou por Vendedor.


Quando desmarcado (padrão), não permite inclusão, edição ou exclusão de metas nas telas 'Geração de Metas' e 'Metas de Funcionário' em ambientes Retaguarda Franquia;

Quando marcado, permite inclusão, edição e exclusão de metas nas telas 'Geração de Metas' e 'Metas de Funcionário' em ambientes Retaguarda Franquia. É necessário que o usuário tenha direito de acesso. Recomendamos a leitura do manual na íntegra, entretanto, clique aqui para ir diretamente até o capítulo.

As metas não são enviadas pelo método de tabelas, que está sendo descontinuado.


Configurando o Perfil de Vendas



No Perfil de Vendas é possível cadastrar um padrão de vendas diárias, que devem ser distribuídas entre os dias de uma semana.
Esses valores são utilizados, posteriormente, como sugestão nas telas para cadastro de metas para Loja e para Funcionários.
  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Análise de Vendas > Metas: Perfil de Vendas.
  2. Clique no botão Incluir e preencha os campos conforme orientações abaixo:


Perfil: Código de identificação do perfil;
Descrição: Descrição para identificação do perfil;
Dias da semana: Percentual a ser utilizado como meta para cada dia da semana. A soma de todos os campos deve atingir 100% (acompanhe pelo campo Total);
Adicional Prata: Percentual somado a meta Bronze para cálculo de meta Prata;
Adicional Ouro: Percentual somado a meta Prata para cálculo de meta Ouro.

  1. Clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar a inserção.
  2. Use os botões Alterar, para realizar edições nos valores já cadastrados, ou Excluir, para excluir registros, se necessário.


Vinculando o Perfil de Vendas as Lojas



O Perfil de Vendas pode ser vinculado ao cadastro da Loja para que seja, também, sugerido no cadastro de metas para Loja e para Funcionários.
  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas
  2. Selecione a loja e clique no botão Alterar. Use o campo Perfil de Venda para vincular o perfil desejado.




  1. Clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar a inserção.


Configurando o Calendário de Metas



No Calendário de Metas é possível cadastrar percentuais para as semanas do mês, editar os percentuais diários, trazidos do Perfil de Vendas e/ou informar percentuais diferenciados para os dias de semanas não completas.
  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Análise de Vendas > Metas: Calendário de Metas.
  2. Clique no botão Incluir e preencha os campos conforme orientações abaixo:



Perfil: Perfil de Vendas para sugestão de percentuais na grid;
Mês: Mês para carregamento do calendário na grid.

  1. Assim que o mês for selecionado, a grid será preenchida com os dias para preenchimento dos valores:
    1. Geralmente a primeira e a última semana do mês não tem todos os dias da semana, por isso o sistema dividirá automaticamente o percentual de 100 entre os dias disponíveis (os dias indisponíveis serão apresentados em cinza e não permitirão alterações). Altere esses percentuais conforme a necessidade;
    2. A coluna Participação Mês (%) deve ser preenchida, obrigatoriamente, com o percentual equivalente as metas de vendas de cada semana do mês. A soma de todos os campos deve atingir 100% (acompanhe pelo Totalizador);
    3. As colunas com os dias da semana serão automaticamente preenchidas com os percentuais diários cadastrados no Perfil de Vendas selecionado. Altere seus valores conforme a necessidade, lembrando que a soma de todos os campos da linha deve atingir 100% (acompanhe pela coluna Total Semana (%);
  1. Após finalizar edição da grid, clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar a inserção.
  2. Use os botões Alterar, para realizar edições nos valores já cadastrados, ou Excluir, para excluir registros, se necessário.

Configurando metas para Lojas



Na tela de Geração de Metas é possível cadastrar e visualizar os valores efetivos de metas para o mês, as semanas e os dias. As metas são cadastradas pela Franqueadora ou Franqueada, dependendo da parametrização.
  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Análise de Vendas > Metas: Geração de Metas

Cadastrando, editando ou excluindo Metas

  1. Clique no botão Incluir e preencha os campos conforme orientações abaixo:




Loja: Loja para qual deseja cadastrar os valores de metas;
Perfil: Perfil de Vendas para usar como base para as alíquotas diárias e percentuais de acréscimos das metas Prata e Ouro. Será sempre trazido o Perfil de Vendas vinculado a loja, caso exista, como sugestão, podendo ser alterado;
Mês: Mês para o qual deseja cadastrar os valores de metas;
Meta Bronze: Valor total mensal de meta Bronze a ser atingido;
Meta Prata: Valor total mensal de meta Prata a ser atingido, usando como cálculo o valor da Meta Bronze + percentuais de acréscimo cadastrado no Perfil de Vendas, campo Adicional Prata;
Meta Ouro: Valor total mensal de meta Outro a ser atingido, usando como cálculo o valor da Meta Bronze + percentuais de acréscimo cadastrado no Perfil de Vendas, campo Adicional Ouro.

  1. Assim que os campos acima forem informados, a grid inferior da tela será preenchida com os dados de metas trazidos do Perfil de Vendas e do Calendário de Metas.

  1. Grupo Meta Bronze:
    1. Coluna Semana apresentará as semanas do mês;
    2. Coluna Valor apresentará o cálculo: Valor total mensal cadastrado, apresentado na grid superior, na coluna Bronze * Percentual para a semana (descrito abaixo);
    3. Coluna Percentual apresentará os percentuais cadastrados para o mês no Calendário de Metas. Caso não exista esse cadastro, o percentual de 100 será automaticamente dividido igualmente entre as semanas do mês;
  1. Grupo Total Distribuído:
    1. Coluna Valor apresentará  a soma de todos os valores distribuídos entre os dias da semana, nas colunas posteriores;
    2. Coluna Percentual apresentará  a soma de todos os percentuais distribuídos entre os dias da semana, nas colunas posteriores.
  1. Grupos com Dias de Semana:
    1. Coluna Valor apresentará o cálculo: Valor total semanal * Percentual para o dia (descrito abaixo);
    2. Colunas Percentual apresentará os percentuais cadastrados para os dias no Calendário de Metas. Caso não exista esse cadastro, apresentará valores do Perfil de Vendas;

  1. Após finalizar edição da grid, clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar a inserção.



  1. Use o botão Alterar para realizar edições nos valores e percentuais já cadastrados nas grids, lembrando que os valores alterados na grid superior recalcularão a distribuição dos valores da grid inferior;
  2. Use o botão Excluir, para excluir registros, se necessário.

Copiando Metas para outras Lojas

  1. É possível copiar os valores de Meta cadastrados para uma Loja para outras Lojas, selecionando o registro na grid superior e usando o botão Copiar metas.
  2. Use o grupo Informar as lojas para cópia da meta selecionada para selecionar as lojas para as quais os valores do grupo Meta selecionada para cópia serão aplicados.


  1. Clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar o processo.

Consultando o cadastro de Metas

  1. O filtro da tela de Geração de Metas permitirá a consulta por período, lojas e redes.


  1. Também é possível, marcando o checkbox Gerar Análise de Vendas, apresentar a coluna com o total de vendas até o momento, Mês Atual;
  2. Ou, marcando o checkbox Ano anterior, apresentar a coluna com o total de vendas do ano anterior para mesmo período, Ano Anterior.





Configurando metas de Funcionários



Na tela Metas de Funcionários é possível cadastrar e visualizar os valores efetivos de metas para o mês, as semanas e os dias para os Cargos Vendedor 1, Vendedor 2, Gerente, Sub-Gerente e Supervisor ou para funcionários específicos que pertençam a estes cargos. As metas de funcionários inicialmente cadastradas em cada retaguarda, portanto, é necessário ativar o parâmetro [685] Habilitar edição de metas na franquia'.

  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Análise de Vendas > Metas: Metas de Funcionário

Cadastrando, editando ou excluindo Metas

  1. Clique no botão Incluir e preencha os campos conforme orientações abaixo:



Loja: Loja para qual deseja cadastrar os valores de metas de funcionário;
Funcionário: Informe o Cargo (Vendedor 1, Vendedor 2, Gerente, Sub-Gerente ou Supervisor) ou o Funcionário que receberá a Meta.
Mês: Mês para o qual deseja cadastrar os valores de metas;
Meta Bronze: Valor total mensal de meta Bronze a ser atingido;
Meta Prata: Valor total mensal de meta Prata a ser atingido, usando como cálculo o valor da Meta Bronze + percentuais de acréscimo cadastrado no Perfil de Vendas, campo Adicional Prata;
Meta Ouro: Valor total mensal de meta Outro a ser atingido, usando como cálculo o valor da Meta Bronze + percentuais de acréscimo cadastrado no Perfil de Vendas, campo Adicional Ouro.

  1. Assim que os campos acima forem informados, a grid inferior da tela será preenchida com os dados de metas trazidos do Perfil de Vendas e do Calendário de Metas.


  1. Grupo Meta Bronze:
    1. Coluna Semana apresentará as semanas do mês;
    2. Coluna Valor apresentará o cálculo: Valor total mensal cadastrado, apresentado na grid superior, na coluna Bronze * Percentual para a semana (descrito abaixo);
    3. Coluna Percentual apresentará os percentuais cadastrados para o mês no Calendário de Metas. Caso não exista esse cadastro, o percentual de 100 será automaticamente dividido igualmente entre as semanas do mês;
  1. Grupo Total Distribuído:
    1. Coluna Valor apresentará  a soma de todos os valores distribuídos entre os dias da semana, nas colunas posteriores;
    2. Coluna Percentual apresentará  a soma de todos os percentuais distribuídos entre os dias da semana, nas colunas posteriores.
  1. Grupos com Dias de Semana:
    1. Coluna Valor apresentará o cálculo: Valor total semanal * Percentual para o dia (descrito abaixo);
    2. Colunas Percentual apresentará os percentuais cadastrados para os dias no Calendário de Metas. Caso não exista esse cadastro, apresentará valores do Perfil de Vendas;
  1. Após finalizar edição da grid, clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar a inserção.


  1. Use o botão Alterar para realizar edições nos valores e percentuais já cadastrados nas grids, lembrando que os valores alterados na grid superior recalcularão a distribuição dos valores da grid inferior;
  2. Use o botão Excluir, para excluir registros, se necessário.

Copiando Metas de Funcionários para outras Lojas

  1. É possível copiar os valores de Meta cadastrados para um funcionário para outros funcionários, selecionando o registro na grid superior e usando o botão Copiar metas ().
  2. Use o grupo Informar os funcionários para cópia da meta selecionada para selecionar os Vendedores para as quais os valores do grupo Meta selecionada para cópia serão aplicados.


  1. Clique no botão Salvar para gravar o registro ou Cancelar para cancelar o processo.

Consultando o cadastro de Metas de Funcionários

  1. O filtro da tela de Metas de Funcionários permitirá a consulta por período, lojas, redes, supervisores ou funcionários.


  1. Também é possível, marcando o checkbox Gerar Análise de Vendas, apresentar a coluna com o total de vendas até o momentoMês Atual;
  2. Ou, marcando o checkbox Ano anterior, apresentar a coluna com o total de vendas do ano anterior para mesmo período, Ano Anterior.




Fazendo a Gestão de Metas



Na tela de Gestão de Metas é possível visualizar todos os valores vendidos e o posicionamento das lojas em relação as metas cadastradas.
  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Análise de Vendas > Metas: Gestão de Metas

  1. O filtro permitirá a consulta por período, lojas e redes.


  1. A grid apresentará os valores, conforme orientações abaixo:

Grupo Loja
Coluna Código: Código da Loja;
Coluna Nome: Nome da Loja;

Grupo Período:
Coluna Mês: Mês de referência para os valores apresentados;
Coluna Ano: Ano de referência para os valores apresentados;

Grupo Metal Mensal:
Coluna Bronze: Valor de meta bronze, cadastrado na tela de Geração de Metas, para a loja e período referentes;
Coluna Prata: Valor de meta prata, cadastrado na tela de Geração de Metas, para a loja e período referentes;
Coluna Ouro: Valor de meta ouro, cadastrado na tela de Geração de Metas, para a loja e período referentes;

Grupo Mês:
Coluna Vendas: Valor total de vendas para a loja e período referentes;
Coluna Meta: Meta máxima a ser alcançada para a loja e período referentes;
Coluna %: Percentual já atingido para a meta mais próxima do valor vendido.

Conceitos Gerais

Meta Dia / Meta Semana
  1. O percentual de atingimento da meta HOJE e SEMANA é SEMPRE RELATIVO à Meta Bronze.
  2. Neste caso os percentuais poderão ser maiores do que 100%.
  3. Na prática o percentual de atingimento (%) será sempre calculado como o total de faturamento do período relativo (Dia ou Semana) (R$) dividido pelo valor da META BRONZE do mesmo período.

Meta Mensal (Bronze/Prata/Ouro)
  1. Todas as lojas iniciam na META BRONZE.
  2. Quando o total de faturamento (R$) do mês ultrapassar a META BRONZE acumulada até o dia (R$), o novo nivel será PRATA e a sua meta em valores a nova referência.
  3. Quando o total de faturamento do mês ultrapassar a META PRATA acumulada até o dia, o novo nível será OURO e a sua meta em valores a nova referência.
  4. Na prática o percentual de atingimento (%) será sempre calculado como o total de faturamento acumulado até este dia do mês (R$) dividido pelo valor da meta (R$)  acumulada para o mesmo perído. 
    NOTA: 
    O percentual não se refere ao atingimento da META TOTAL DO MES, mas sim ao que deveria faturar até o dia da consulta (inclusive).
  5. O percentual de atingimento da meta mensal só poderá ser superior a 100% quando estiver na META OURO, pois nas demais o nivel é trocado quando se atinge 100% e calculado um novo percentual de atingimento para o novo nivel.  

Metas no Presence Eye


No Presence Eye os mesmos conceitos são aplicados, conforme mostra o exemplo abaixo.




  1. A 95% da META OURO (Mensal)
  2. A 1% da Meta de hoje (Baseado na Meta Bronze)
  3. A 1% da meta da semana (Baseado na Meta Bronze)