Alteração na SEFAZ de Pernambuco no dia 04/07 bloqueará Emissão de NF-e
Este documento visa orientar os parceiros de Pernambuco quanto às alterações que ocorrerão no dia 04/07 na SEFAZ.
Sobre
Conforme
comunicado publicado no dia 23/06 no Portal Nacional da SEFAZ, com o intuito de manter a segurança do ambiente de Autorização das Notas Fiscais Eletrônicas de Pernambuco, assim como já feito com outros sistemas da SEFAZ-PE e de outros estados,
no dia 04/07, a Sefaz desativará "acessos com protocolos de comunicação não seguros (TLS 1.0 e 1.1)."
As aplicações da Presence já possuem suporte para o protocolo de comunicação que a Sefaz utilizará, entretanto, cabe aos usuários verificarem se seus navegadores de internet e sistemas operacionais estão atualizados e utilizando o protocolo TLS 1.2.
Caso estejam desatualizados, não será possível estabelecer conexão com a SEFAZ para autorização de notas fiscais.
Os sistemas Operacionais a seguir não possuem suporte ao protocolo TLS 1.2
Veja a lista de Windows incompatíveis com o protocolo:
- Windows Server 2003
- Windows Server 2008
- Windows Server 2008 – SP2
- Windows Server 2008 – R2 SP1
- Windows 7* – Sem SP1
- Windows 8*
- Windows Vista
- Windows XP
Os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8 precisam estar com TODAS as atualizações realizadas e Frameworks instalados para utilizar o novo Protocolo TLS 1.2.
Configurando o Windows para se comunicar com a SEFAZ
Caso seu computador utilize o sistema operacional Windows 10 ou então utilize Windows 7 ou Windows 8 com todas as atualizações realizadas conforme requisitos explicados anteriormente, basta realizar a configuração abaixo para que a comunicação com a SEFAZ ocorra normalmente.
- Acesse:
Menu Iniciar -> Painel de Controle e Escolha a Opção: Opções da Internet;
ou busque por Opções da Internet no Menu Iniciar.
- Clique na guia “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:
- a) Verifique se a Opção "Usar TLS 1.2" está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;
- b) Certifique-se de que as opções SSL 2.0, SSL 3.0, TLS 1.0 e TLS 1.1 estejam desmarcadas;
- c) Aplique as configurações e reinicie a aplicação.
Você pode precisar: