Alteração na SEFAZ de Pernambuco no dia 04/07 bloqueará Emissão de NF-e

Alteração na SEFAZ de Pernambuco no dia 04/07 bloqueará Emissão de NF-e

Este documento visa orientar os parceiros de Pernambuco quanto às alterações que ocorrerão no dia 04/07 na SEFAZ.

Sobre

Conforme comunicado publicado no dia 23/06 no Portal Nacional da SEFAZ, com o intuito de manter a segurança do ambiente de Autorização das Notas Fiscais Eletrônicas de Pernambuco, assim como já feito com outros sistemas da SEFAZ-PE e de outros estados, no dia 04/07, a Sefaz desativará "acessos com protocolos de comunicação não seguros (TLS 1.0 e 1.1)."

As aplicações da Presence já possuem suporte para o protocolo de comunicação que a Sefaz utilizará, entretanto, cabe aos usuários verificarem se seus navegadores de internet e sistemas operacionais estão atualizados e utilizando o protocolo TLS 1.2.

Caso estejam desatualizados, não será possível estabelecer conexão com a SEFAZ para autorização de notas fiscais.



Os sistemas Operacionais a seguir não possuem suporte ao protocolo TLS 1.2

Veja a lista de Windows incompatíveis com o protocolo:

  1. Windows Server 2003
  2. Windows Server 2008
  3. Windows Server 2008 – SP2
  4. Windows Server 2008 – R2 SP1
  5. Windows 7* – Sem SP1
  6. Windows 8*
  7. Windows Vista
  8. Windows XP
 
Os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8 precisam estar com TODAS as atualizações realizadas e Frameworks instalados para utilizar o novo Protocolo TLS 1.2.

Configurando o Windows para se comunicar com a SEFAZ


Caso seu computador utilize o sistema operacional Windows 10 ou  então utilize Windows 7 ou Windows 8 com todas as atualizações realizadas conforme requisitos explicados anteriormente, basta realizar a configuração abaixo para que a comunicação com a SEFAZ ocorra normalmente.

  1. Acesse:
    Menu Iniciar -> Painel de Controle e Escolha a Opção: Opções da Internet;
ou busque por Opções da Internet no Menu Iniciar.


  1. Clique na guia “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:


  1. a) Verifique se a Opção  "Usar TLS 1.2" está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;
  2. b) Certifique-se de que as opções SSL 2.0, SSL 3.0, TLS 1.0 e TLS 1.1 estejam desmarcadas;
  3. c) Aplique as configurações e reinicie a aplicação.