NF-e - NENHUM SERVIÇO DE TRANSMISSÃO DISPONÍVEL

NF-e - NENHUM SERVIÇO DE TRANSMISSÃO DISPONÍVEL

Este documento visa orientar o usuário na análise e solução da falha de comunicação com a SEFAZ que pode ocorrer durante a transmissão de uma NF-e ou NFC-e por diversos motivos, ocasionando também em um acumulo de documentos fiscais emitidos em contingência.


Falha de comunicação


Durante a emissão de um documento fiscal eletrônico, erros de comunicação podem ocorrer apresentando diferentes mensagens de retorno:



  1. Nenhum serviço de transmissão disponível.
  2. Erro ao consultar documento. URL: https://nfce.svrs.rs.gov.br/ws/NfeConsulta/NfeConsulta4.asmx
  3. Falha de Comunicação
  4. Emissão em Contingência
  5. Entre outros.

1º Validando o Certificado Digital


É necessário que o certificado digital do cliente esteja instalado corretamente. A verificação da instalação DEVE ser feita por meio da utilização do navegador Internet Explorer¹.
Atenção: O Uso do Internet Explorer é recomendado por ser um navegador nativo e fortemente integrado ao sistema operacional Windows, sendo este, um dos motivos pelo qual o navegador foi e é recomendado para o teste de aplicações/plugins bancários ao longo dos anos.  

  1. Clique no Menu Iniciar do Windows e busque por Executar ou Pressione as teclas de atalho Windows/Super+R.


  1. Na janela Executar, digite: iexplore e clique em OK.


  1. O navegador será aberto.
  2. Acesse o site do fabricante do certificado digital e realize o teste do certificado. Exemplo: https://serasa.certificadodigital.com.br/teste-de-certificado/



  1. Em caso de erro, solicite a reinstalação do certificado digital. Caso contrário, prossiga com a verificação abaixo.

2º Validando a conectividade entre Presence Domain/Store e Certificado Digital Instalado.

Valide no sistema se as configurações de NF-e (ambiente e layout vigente) estão ok e se o Certificado Digital correto está apontado no parâmetro Certificado.

  1. Caso a janela para selecionar certificado apareça, significa que as DLLs capicom e msxml5 estão registradas com sucesso, pois esta janela depende destas DLLs.


  1. Caso o erro 'Classe não registrada' seja apresentado na tentativa de abertura da janela para selecionar o certificado ou de nenhuma maneira o sistema permita que clique na seta para escolher os certificados, realize também a etapa 4. 


  1. Caso o certificado digital esteja Vencido, realize o procedimento explicado no guia disponibilizado a seguir e faça nova tentativa de emissão. Caso o erro persista, retorne a este manual.




3º Arquivos INI da ACBR e pasta Schemas


Ao transmitir uma NF-e ou NFC-e, um primeiro nível de validação é feito pelo próprio sistema no documento fiscal antes mesmo do documento ser enviado à SEFAZ, retornando mensagem de Rejeição se forem identificados erros na nota. Manter a pasta Schemas Atualizada é necessário para que o sistema realize a montagem correta do arquivo XML, impedindo alguns destes erros de validação.

  1. Atualize a pasta Schemas do sistema, localizada no Diretório abaixo:
Presence Store: [...]:\SCL\Loja\Schemas
Presence Domain: [...]:\SCL\Central\Schemas

Os arquivos ACBrNFeServicos.ini e ACBrNFSeServicos.ini, contém a relação de Webservices para comunicação com a SEFAZ para cada UF. Estes webservices são responsáveis pela Consulta, Autorização, Cancelamento, entre outras solicitações feitas do sistema para a SEFAZ. Alguns desses Webservices podem ser desativados ou ter a URL para comunicação modificada.
Consulte a lista dos webservices utilizados por cada SEFAZ na SEFAZ da UF do emitente ou no Portal da Nota Eletrônica.

  1. Atualize os arquivos ACBrNFeServicos (utilizado para NFe e NFCe) e ACBrNFSeServiços (Utilizado para NFSe), localizados no Diretório abaixo:
Presence Store: [...]:\SCL\Loja
Presence Domain: [...]:\SCL\Central

4º Registrando DLLs no Windows


  1. Verifique se as 3 DLLs abaixo estão na pasta System32 (32Bits) ou SysWOW64 (64bits) e registre as 2 primeiras pelo CMD
capicom.dll
msxml5.dll
msxml5r.dll (esta DLL precisa estar na pasta para que a msxml5 possa ser registrada).
  1. Execute o Prompt de Comando como Administrador e utiliza o programa regsvr32 para registrar as dlls, conforme imagem abaixo.



5º Configurando os Protocolos de Segurança para Comunicações do Windows


  1. Acesse:
    Menu Iniciar -> Painel de Controle e Escolha a Opção: Opções da Internet;
ou busque por Opções da Internet no Menu Iniciar.
  1. Clique na guia “Avançadas” e, na caixa “Configurações”, vá até as últimas opções (role a barra de rolagem até o final) e:


  1. a) Verifique se a Opção  "Usar TLS 1.2" está marcada. Caso não esteja, marque esta opção;¹
  2. b) Certifique-se de que as opções SSL 2.0, SSL 3.0, TLS 1.0 e TLS 1.1 estejam desmarcadas;
  3. c) Aplique as configurações e reinicie a aplicação.

Obs: Anteriormente era preciso ativar o protocolo SSL 2.0 em conjunto com o TLS 1.0 ou SSL 3.0 em conjunto com os protocolos TLS 1.0 e TLS 1.1, entretanto, em decorrência de mudanças na Sefaz para garantir maior segurança na comunicação dos dados, os protocolos SSL 2.0, SSL 3.0, TLS 1.0 e 1.1 não são mais aceitos para comunicação nos webservices de produção e homologação da SEFAZ.






Os sistemas Operacionais a seguir não possuem suporte ao protocolo TLS 1.2

Veja a lista de Windows incompatíveis com o protocolo:

  1. Windows Server 2003
  2. Windows Server 2008
  3. Windows Server 2008 – SP2
  4. Windows Server 2008 – R2 SP1
  5. Windows 7* – Sem SP1
  6. Windows 8*
  7. Windows Vista
  8. Windows XP
 
Os sistemas operacionais Windows 7 e Windows 8 precisam estar com TODAS as atualizações realizadas e Frameworks instalados para utilizar o novo Protocolo TLS 1.2.

Um outro motivo também que deve-se atentar, são sistemas operacionais que utilizam o .NET Framework do Windows, pois algumas versões não são compatíveis com o protocolo TLS 1.2. Lembrando que, os pacotes de Frameworks não são cumulativos, portanto, é necessário instalar mais de uma versão no computador para utilizar o Protocolo.

Confira abaixo as versões do Microsoft .NET Framework que dão suporte ao TLS 1.2

Sistemas com .NET 4.6.2: o protocolo .TLS 1.2 já vem como padrão; (Caso não possua esta versão instalada, é Recomendado instalar)
Sistemas com .NET 4.5: TLS 1.2 é suportado, mas não é um protocolo padrão. É necessário adicionar um código via programação no sistema para ativá-lo;
Sistemas com .NET 4.0: TLS 1.2 não é suportado;
Sistemas com .NET 3.5 ou inferior: TLS 1.2 não é suportado.

Seguem abaixo os sistemas operacionais compatíveis com o .NET Framework.

Versão do Windows x .NET Framework

Versão do WindowsPré-instalado com o sistema operacionalInstalado separadamente
Windows 10 Fall Creators Update.NET Framework 4.7.1--
Windows 10.NET Framework 4.6.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
Windows 8.1.NET Framework 4.5.1.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows 8.NET Framework 4.5.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
Windows 7 SP1--.NET Framework 4
.NET Framework 4.5
.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows Vista SP2--.NET Framework 4
.NET Framework 4.5
.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
Windows XP--.NET Framework 4

Versão do Windows Server x .NET Framework

Versão do WindowsPré-instalado com o sistema operacionalInstalado separadamente
Windows Server, versão 1709.NET Framework 4.7.1--
Windows Server 2016.NET Framework 4.6.2.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows Server 2012 R2.NET Framework 4.5.1.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows Server 2012 (64-bit edition).NET Framework 4.5.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows Server 2008 R2 SP1--.NET Framework 4
.NET Framework 4.5
.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6
.NET Framework 4.6.1
.NET Framework 4.6.2
.NET Framework 4.7
.NET Framework 4.7.1
Windows Server 2008 SP2--.NET Framework 4
.NET Framework 4.5
.NET Framework 4.5.1
.NET Framework 4.5.2
.NET Framework 4.6


6º Bloqueios de Rede


Caso o problema de comunicação persista, desabilite o proxy, o firewall e o anti-virus. Eles podem atrapalhar na comunicação.


7º Reinstalação das Cadeias Certificadoras


Além dos passos citados acima, existe mais um procedimento a ser feito para resolver o problema.

Link do site com a solução abaixo.

Para solucionar o caso:

  1. Vá em executar, digite certmgr.msc para abrir a interface de certificados.
  2. Remover todos os certificados de Autoridade de Certificação de Raiz Confiáveis.
    Corrigir mensagem de certificado inválido da SEFAZ.
  3. Faça o download deste arquivo.
  4. Execute como Administrador o InstaladorCadeias_1.0.2.0.exe
  5. Clique em Instalar e aguarde até que o processo seja finalizado.
  6. Teste novamente a comunicação com a SEFAZ.

Caso ainda não funcione, vá em Opções da Internet, na aba Avançadas, desabilite as configurações:

  • Avisar quando houver incompatibilidade de endereços de certificado.
  • Verificar revogação de certificados do servidor.
  • Verificar se há certificados revogados do fornecedor.

Salve, reinicie a máquina e teste novamente.