Objetivo
Esse documento tem por objetivo orientar o cliente como cadastrar uma forma de pagamento para realização de Vendas Funcionário e em seguida lançar a venda no Sistema.
1. Para realizar o cadastro da forma de pagamento, acesse o Domain(Retaguarda) com seu Usuário e Senha.
2. No Menu Básico selecione Cadastros Gerais.
3. Em seguida selecione Condições de Pagamento de Venda.
4. Na tela de cadastro de condição de pagamento, clique em Novo.
5. Será apresentada as opções de configuração da condição de pagamento.
Descrição sobre os campos:
- Código: O código deve seguir o sequencial da numeração que possui nas condições de pagamento. Neste exemplo utilizaremos o (14).
- Descrição: É o nome que será apresentado na sua forma de Pagamento. Utilizaremos (Vale Funcionário).
- Modalidade: Utilizar Planos.
Na aba Características Gerais os campos a serem preenchidos são:
- Ativa: Para já manter ativa a condição de pagamento. Marcar Ativa.
- Apresenta: Selecione Apresenta para aparecer a opção de Pagamento na escolha da forma de Pagamento.
- Desconto: O tipo de desconto a ser fornecido. Pode ser no Varejo/Atacado/Aceita no Representante. E, o Percentual de desconto a ser concedido ao funcionário. Utilizaremos no exemplo Aceita no Varejo com 50% de desconto.
- Data de Validade: O período de validade da condição de pagamento.
- Comissão: Permite Sim ou Não aplicar comissão para o vendedor.
- Senha Para Liberação: Marcando essa opção o desconto só será aplicado colocando a senha do: Gerente, Sub-Gerente ou Caixa. Escolheremos Gerente.
- Sem Cálculo de Comissões: Aplica comissão para venda Funcionário Sim ou Não. Selecionado a opção o vendedor não terá direito a comissão nesse tipo de venda.
- Tipo de Preço: Qual o tipo de preço a ser considerado: Atacado/Varejo/Representante. Escolheremos Varejo.
- Abrange: Master, Franquia ou Ambos. Selecionar Ambos.
- Aplicação: Loja, Pedido ou Ambos. Selecionar Ambos.
Desta forma ficará a configuração da aba Características Gerais.
Na aba Parcelamento os campos a serem preenchidos são:
- Método: Selecionar a opção Data Fixa para colocar a quantidade de dias e parcelas.
- Parcelas: O sistema permite o parcelamento em até 12x.
- Dias: Neste exemplo o funcionário poderá parcelar sua compra em 3x, desta forma distribua os dias em 30 / 60 / 90
- Percentual %: Distribua o percentual % de modo que sua somatória atinja 100%
- Moeda: Permite selecionar qual tipo de pagamento poderá ser realizado. Escolha D - Dinheiro / S - Cartão Débito / T - Cartão Crédito / V - Vale.
Desta forma ficará a configuração da aba Parcelamento.
Na aba Lojas Específicas os campos a serem preenchidos são:
- Para incluir as Lojas que irão possuir a condição de pagamento Vale Funcionário clique em Incluir em seguida Lojas.
- Escolha as lojas, em seguida clique em Aplicar.
Após escolher as lojas clique em Salvar.
Pronto, configurado a Condição de Pagamento. Agora vamos efetuar uma venda utilizando a mesma.
Realizando Venda Funcionário
1. No Presence Store entre com seu Usuário e Senha.
2. Clique em Ponto de Venda.
3. Informe o Caixa.
4. Informe o Gerente.
5.Informe o Vendedor.
6. Se já possui o Funcionário cadastrado no Sistema entre com os dados do mesmo Ex: Nome ou CPF. Caso não esteja cadastrado, clique em Novo Cadastro.
7. Após identificar o Funcionário, selecione Confirmar.
8. Entre com o Código do Produto ou Descrição.
9. Colocado os produtos de venda, selecione Pagamento.
10. No Tipo de Pagamento escolha Planos.
11. Escolha a opção Vale Funcionário, em seguida clique em Confirmar.
12. Coloque o Usuário e Senha do Gerente para que o desconto seja concedido.
13. Após identificar o Gerente, escolha o tipo de pagamento conforme o Vendedor queira.
Lembrando que a quantidade de parcelas disponíveis será apresentada conforme configurado no Cadastro de Forma de Pagamento.
14. Escolhendo a quantidade de Parcelas, coloque o Percentual de Desconto a ser concedido, confirme os valores, estando de acordo selecione Finalizar.
Pronto venda realizada com sucesso.
Detalhamento da Venda
Após concluída a venda é possível verificar o detalhamento da mesma. Veja abaixo.
1. Em Acesso Rápido escolha o módulo Fechamento de Caixa.
2. Va até a aba Resumo e logo abaixo clique em Relatório.
3. Será apresentado o Relatório das vendas e nele a Condição de Pagamento Vale Funcionário e o detalhamento do pagamento conforme cadastrado na forma de pagamento.