Utilitário de Interface Contábil

Utilitário de Interface Contábil

Este documento visa orientar o usuário na utilização do utilitário de interface contábil disponível no sistema Presence Domain.

Sobre

O utilitário de interface contábil é uma ferramenta que pode ser utilizada tanto para o SPED quanto para o SINTEGRA para listar problemas gerais de cadastros como Produtos sem Classificação fiscal ou sem unidade de medida informada, produtos sem alíquota do ICMS ou sem Índice do ECF. Também é possível listar e editar em bloco o Perfil Fiscal de Fornecedores.

  1. Acesse:
Presence Domain > Utilitários: Integrações > Interface Contábil: Utilitários - Interf. Contábil

A tela 'Emissão de Documentos Fiscais' será aberta apresentando as informações abaixo. Por padrão a Guia 1. Tabelas, será aberta:


Guia 1. Tabelas


Guia Produtos sem Classificação Fiscal/Unidade
Nesta guia, podemos consultar os produtos sem Classificação fiscal ou sem unidade de medida informada ou então Classificações fiscais sem alíquota do ICMS ou sem Índice do ECF, marcando as respectivas caixas de seleção e clicando em Consultar. Esta verificação tem como objetivo validar as condições fiscais de produtos.

Devem ser corrigidos itens nas seguintes condições:
- sem classificação fiscal
- sem unidade de medida

  1. 1) Clique em Consultar com a opção 'Sem unidade de Medida' ou 'Sem Classificação Fiscal' selecionada.
  2. 2) Realize o ajuste diretamente no grid, Conforme imagem abaixo.
  3. 3) Clique em Salvar para aplicar a correção. ou Cancelar para cancelar a operação.




Para as opções 'Sem alíquota ICMS' e 'Sem Índice ECF', o ajuste não é feito diretamente na grid. Clique no botão 'Cl.Fiscal' e realize o ajuste diretamente no cadastro da Classificação Fiscal para o Perfil fiscal ou UF onde o ajuste for necessário.

Guia Atualização do Perfil fiscal de fornecedores
Nesta guia são listados todos os fornecedores cadastrados e o usuário pode seleciona-los em lote e alterar o Perfil fiscal dos mesmos utilizando os filtros 'Carregar os fornecedores do seguinte perfil' e 'Atualizar o perfil do fornecedor selecionado no grid'.



Guia 2. ECF


Esta mesma guia está presente na tela para geração de SPED/SINTEGRA, possibilitando ajustes em vendas onde foram identificados erros.

Guia Vendas sem Header Mapa fiscal 
Esta guia tem como objetivo listar e validar as vendas com cupom fiscal que não possuem header de mapa fiscal. São os dias faltantes na listagem do Sped/Sintegra.
Para fazer a geração do hedaer :

  1. 1) Selecione a loja e o período
  2. 2) Clicar no botão verificar
  3. 3) Serão apresentadas no grid as vendas que não possurem mapa fiscal
  4. 4) Selecionar no grid os registros aos quais se deseja gerar o header
  5. 5) Clicar em Gerar header
Obs. Após esse procedimento é necessário o preenchimento dos campos e validação na tela principal do Sped/Sintegra


Guia Atualização de mapa fiscal

Nesta guia o usuário poderá atualizar o mapa fiscal com base nas vendas realizadas.


Guia Atualização de vendas

Nesta guia o usuário poderá realizar a atualização das vendas consolidadas que possuem divergências em indice totalizador do ECF ou CST de PIS e COFINS.


Guia 4. NR

Esta guia possui 4 ferramentas para ajustes das Notas de recebimento, que são as notas emitidas por terceiros.



Guia NRs (Sit. Tributaria): responsável pelo ajuste de notas de recebimento que não possuem aliquotas de icms e situação tributária informada.
Guia NRs (Modelo): responsável pelo ajuste de notas de recebimento que não possuem modelo, série, sub-série e codigo de antecipação tributária informado.
Guia NRs (CFOPs): responsável pelo ajuste dos CFOPs das notas de recebimento.
Guia NRs (Desconto): responsável pelo ajuste de notas de recebimento com desconto para rateio nos itens.