Este documento tem por objetivo explicar a configuração e o funcionamento da integração NAPP Solutions e seu sistema de gestão, o Esphera.
INTRODUÇÃO
O Esphera, da NAPP Solutions, é um sistema de gestão de informações para redes de shoppings, aeroportos e varejistas, e sua integração com o Presence Domain poderá ocorrer via Web Service (JASON) ou arquivos, onde os dados de vendas dos lojistas serão geradas automaticamente após fechamento dos caixas (quando todos os terminais forem fechados) ou manualmente, via tela de Controles de Caixa, na Retaguarda.
1. CONFIGURAÇÃO RETAGUARDA
A configuração abaixo deve ser realizada no ambiente de Retaguarda e exportada para as lojas.
1.1. PARÂMETROS DE OPERAÇÃO
- Abra a tela de Parâmetros de Operação na Retaguarda:
Domain > Parâmetros de Operação > Interfaces > Grupo NAPP
- Realize a configuração conforme instruções abaixo.
NAPP
Ativo: Quando marcado, ativa a Integração com NAPP.
Efetiva Fechamento Caixa: Quando marcado, ativa o envio automático das vendas via Web Service no momento em que o caixa é fechado (último dos terminais).
Diretório para Arquivos: Diretório onde os arquivos gerados para integração serão gravados nas lojas.
Tipo de Exportação: Arquivo Texto: Nesse tipo de exportação, o arquivo com as vendas é gerado no diretório configurado no parâmetro acima | Web Service: Nesse tipo de exportação, as vendas são enviadas via Web Service para o Esphera (NAPP).
- Abra a tela de Produtos:
Domain > Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas
- Selecione a loja e clique em Alterar.
- Na guia Atributos, cadastre cada um dos dados de conexão com o Web Service, conforme instruções abaixo.
015 – URL de acesso NAPP: URL de conexão com Web Service NAPP.
016 – Usuário de acesso NAPP: Usuário de conexão com Web Service NAPP.
017 – Senha de acesso NAPP: Senha de conexão com Web Service NAPP.
018 – ID da Loja NAPP: ID da Loja NAPP.
- Clique em Salvar.
- Realize essa configuração para cada uma das lojas que terão integração NAPP ativa.
2. INTEGRAÇÃO VIA ARQUIVO
A integração do tipo Arquivo Texto é ativada via fechamento de caixa ou botão manual e gera um arquivo com os dados de vendas no diretório configurado.
2.1. FECHAMENTO DE CAIXA NA LOJA
- Pela tela de Fechamento de Caixa, quando o último terminal for fechado, sistema gera o arquivo automaticamente no diretório configurado.
Store > Acesso Rápido > Fechamento de Caixa
2.2. CONTROLE DE CAIXA NA RETAGUARDA
- Também é possível gerar o arquivo pela tela de Controle de Caixa, na Retaguarda:
Domain > Grupo Básico > Módulo Controle de Caixa > Grupo Controle de Caixa > Tela Controle de Caixa
IMPORTANTE: Sistema gerará sempre um arquivo para cada dia, com todas as vendas, de todos os terminais, para o movimento selecionado.
3. INTEGRAÇÃO VIA WEB SERVICE
A integração do tipo Web Service também é ativada via fechamento de caixa ou botão manual e envia as informações de vendas diretamente para o ambiente Esphera.
3.1. FECHAMENTO DE CAIXA NA LOJA
- Pela tela de Fechamento de Caixa, quando o último terminal for fechado, sistema envia vendas para o Esphera automaticamente.
Store > Acesso Rápido > Fechamento de Caixa
3.2. CONTROLE DE CAIXA NA RETAGUARDA
- Também é possível enviar as vendas pela tela de Controle de Caixa, na Retaguarda:
Domain > Grupo Básico > Módulo Controle de Caixa > Grupo Controle de Caixa > Tela Controle de Caixa
IMPORTANTE: Sistema enviará sempre registros de cada dia, com todas as vendas, de todos os terminais, para o movimento selecionado e o próprio ambiente Esphera atualiza ou não as informações já existentes em seu ambiente, caso ocorram alterações.