Este documento tem por objetivo orientar o usuário na configuração e operação do sistema para utilizar o recurso de Consulta de Crédito dos consumidores disponível em nossos sistemas Presence Domain e Presence Store.
Sobre
Por meio da ferramenta de Consulta de Crédito, o lojista realiza o processo de análise de crédito do cliente. Neste processo, o lojista visa verificar se o cliente pode pagar por algo que deseja comprar. Este processo ajuda a garantir a segurança tanto da pessoa que vende o produto ou serviço quanto da pessoa que o compra, impedindo que as dívidas fiquem sem pagamento e que as pessoas contraiam dívidas que não conseguem pagar. A importância desse procedimento está em evitar que o cliente não pague o que deve, ou seja, que não cumpra com suas obrigações financeiras.
Requisitos
Parametrização
- Acesse:
Presence Domain > Configurações > Parametros: Parametros de Retaguarda > Operação: Interfaces > Serviços de Consulta
ou
Presence Store > Configuração > Parâmetros: Parâmetros de Loja > Interfaces > Consultas Crédito > Serviços de Consulta
Abaixo, detalhamento dos parâmetros:
[514] ou [3] Serviços:
- Não Habilitado ou Em branco: Não realiza Consulta de Crédito.
- Selecione a opção: SCPC/SPC.
- Outras opções disponíveis: PertoCheck, ViaTEF, Serasa/Alshop, HouseCheque.
[515] ou [10] Código do Usuário: Informe o código do usuário cadastrado ou disponibilizado pela plataforma.
[516] ou [11] Senha: Informe a senha cadastrada ou disponibilizada pela plataforma.
[8] Bloquear vendas quando sistema de consulta fora do ar: Se marcado, bloqueia vendas caso o sistema de consulta esteja fora do ar.
[9] Permite editar CPF/CNPJ para consulta: Se marcado, permite editar o CPF ou CNPJ para consulta do crédito.
[517] ou [173] Dias para negativação: Determina a quantidade de dias que as parcelas precisam estar em atraso para negativação do consumidor.
[518] ou [174] Manter negativado quando houver parcelas atrasadas: Se ativo, o consumidor é mantido como negativado enquanto existirem parcelas em atraso no sistema.
[519] ou [175] Prazo de tolerância: (Em análise).
Exemplo dos parâmetros preenchidos:
- Clique em Salvar para finalizar a parametrização.
Operação no Sistema
Realizada a parametrização, os recursos referentes à Consulta de Crédito, Negativação e Positivação serão apresentados nas seguintes telas do sistema:
Tela Cadastro de Clientes
O botão Consultar SCPC será disponibilizado dentro da guia Crédito no cadastro de Clientes.
Por meio deste botão, o sistema realiza a consulta e retorna a situação atual do consumidor.
Caso exista negativação, o cadastro do cliente é sinalizado como Bloqueado na plataforma consultada. No exemplo abaixo, o consumidor está bloqueado no SCPC e o cadastro no sistema foi Bloqueado para vendas.
Tela Manutenção de Contratos
Os botões
Negativar() e
Positivar() serão apresentados dentro da janela de manutenção de contratos. Por meio deles, é possível selecionar se a negativação ou positivação será no valor das Parcelas selecionadas ou no valor do Contrato Inteiro.
- Localize o Cliente na tela Manutenção de Contratos.
A lista de contratos com suas respectivas parcelas será exibida. É possível Negativar ou Positivar múltiplas Parcelas simultaneamente ou o contrato inteiro, selecionando-as com as teclas Shift ou Control.
Exemplo de Negativação por Parcela com uma única parcela selecionada:
Neste modelo de negativação, o consumidor será negativado no valor da parcela selecionada.
Exemplo de Negativação por Parcela com múltiplas parcelas selecionadas:
Neste modelo de negativação, o consumidor será negativado no valor da soma das parcelas selecionadas.
Exemplo de Negativação por Contrato:
Neste modelo de negativação, o consumidor será negativado no valor total do contrato.
Gestão de SCPC
Os botões
Negativar() e
Positivar() serão apresentados dentro da janela de Gestão de SCPC, diferente da tela manutenção de contratos, aqui a negativação ou positivação sempre será no valor das Parcelas selecionadas.
- Para realizar a negativação ou positivação, selecione a parcela e clique no botão com a ação desejada.