Este documento tem por objetivo orientar o usuário no lançamento de Pedidos de Compra por meio do aplicativo Presence Cart.
Login
- Realize o acesso ao aplicativo informando Série, Usuário e Senha e clicando em Entrar.
Página Principal - Acompanhamento de Pedidos
- O usuário será direcionado para a Página Inicial, na qual é feito Acompanhamento de Pedidos.
- Os pedidos em aberto são apresentados e agrupados por Grupo de Franquias.
Há seis pedidos para a rede código 34 Bam Alse e dois pedidos para a rede código 101 Gilton.
Lançamento de Pedidos
Pedido para Única ou Múltiplas Lojas de uma Franquia
Ao clicar em
Novo (), a seguinte janela será aberta para o lançamento de Novos Pedidos:
O campo Tipo de Pedido permite selecionar entre as opções Franquias e Lojas Próprias, para lançamento de Pedidos pertencente à lojas das redes Própria e Franquia.
Caso selecione lojas próprias, serão apresentadas somente lojas próprias no campo de pesquisa de lojas:
Caso selecione Franquias, serão listadas todas as franquias.
- Para adicionar uma loja ao Pedido, basta clicar para seleciona-la.
- Outro modo de selecionar Lojas, é por meio do botão Pesquisa ().
- A listagem de Franquias será apresentada e é possível Digitar para pesquisar pela Franquia desejada.
- Após aplicar a Franquia, a listagem de lojas da franquia será apresentada:
- Selecione as lojas que deseja gerar o pedido clicando sobre elas.
- Clique em Aplicar para Prosseguir.
Lançamento de Produtos no Pedido
A janela de pesquisa de produtos será apresentada.
- É possível inserir produtos pesquisando pela descrição, referencia, SKU ou clicando no botão câmera e realizando a leitura de uma etiqueta.
Quando um produto é pesquisado por Descrição ou Referência, toda a grade do produto é apresentada na tela para o Lançamento:
No exemplo toda a Grade de Produto foi carregada automaticamente, pois a pesquisa foi abrangente. Caso a pesquisa seja feita por SKU, somente o SKU será apresentado, entretanto, é possível utilizar o botão
'Visualizar Grade' (
) para Exibir/Ocultar a grade da mercadoria.
- A quantidade de itens é adicionada clicando no botão Adicionar (+) ou digitando a quantidade desejado. No momento digitação, o sistema faz uma verificação de saldo e exibe alerta de saldo seja insuficiente caso informe uma quantidade superior ao saldo.
Importante: Para remover produtos, utilize o botão
Subtrair (-) ou informe o valor
Zero (0) no campo quantidade. O Botão Excluir (
) remove Toda a Grade de produtos lançada.
A seguir, exemplo de validação de Saldo:
- É possível Recolher ou Expandir a listagem de itens do pedido utilizando o botão Alternar Visualização ( ou ).
Importante: A somatória apresentada é a quantidade de Itens do Pedido, não da Referência.
- Para finalizar o lançamento do produto, clique em Salvar.
- O aplicativo retornará a janela de Pesquisa de Produtos para o lançamento de novos itens.
- Repita a operação para incluir mais produtos.
Finalizando os pedidos.
- Caso deseje Finalizar o Pedido, clique em Voltar () para retornar à tela do Carrinho, em seguida clique em Finalizar.
- Será feita a Finalização do Pedido para a Loja Exibida - Exemplo T5.
- Informe a Transportadora.
- Informe a Condição de Pagamento e atente-se aos Valores, pois dependendo da Condição de Pagamento de Compra selecionada, o valor do Pedido pode ser alterado.
Exemplo: Valor total do Pedido R$1.172,40, mas para Pagamento em PIX, o Valor Total é R$ 937,92
Esse desconto ocorre em decorrência do campo Fator, que pode ser utilizado para Desconto ou Acréscimo e é configurado na Retaguarda Master.
- Para concluir o lançamento, clique em Transmitir.
O sistema se comunicará com a Retaguarda Franquia para gerar uma Ordem de Compra e com a Retaguarda Master para gerar o Pedido de Venda.
Os números dos pedidos serão apresentados na tela
Consulta e Manutenção de Pedidos
A situação dos pedidos é apresentada na tela inicial do aplicativo, na página Acompanhamento de Pedidos.
Validação de Estoque
Ao acessar um item de um pedido em aberto, o sistema realiza uma nova validação de saldo de estoque e caso o saldo para algum produto esteja indisponível na retaguarda, um alerta é apresentado junto com saldo atual em estoque e a quantidade do item é zerada no pedido para que o ajuste seja realizado.
Exemplo 1 : Usuário deseja alterar a quantidade de um item e o acessará o pedido para realizar a manutenção.
O usuário acessou o pedido da loja T5 e clicará sobre o produto desejado
No momento do acesso ao produto, o sistema verifica na retaguarda e apresenta o saldo atual da mercadoria, zera o saldo do pedido e informa o usuário que será necessário um ajuste. Não é possível sair da tela antes de concluir o ajuste.
Somente os itens com saldo insuficientes tem as quantidades zeradas e são destacados na cor amarela.
Exemplo 2: Um Usuário possui um pedido antigo em aberto e realiza o envio do Pedido realizar nenhuma atualização para verificar os saldos de estoque do mesmo.
- O usuário acessa o pedido e clica em Finalizar
- Informará a Transportadora e Condição de Pagamento e clicará em Transmitir.
- O sistema realizará a comunicação com a Retaguarda e apresentará a validação de estoque em tela:
Os produtos com Saldo insuficiente serão sinalizados para que o usuário realize o ajuste na quantidade solicitada.
Configurações de Aparência
É possível remover as Imagens dos produtos em algumas telas para trazer maior agilidade na pesquisa e inserção de produtos em hardwares menos potentes.
- Clique em Configurações () na página inicial do aplicativo.
- Ative ou Desative a visualização de imagens nas telas desejadas.
- Clique em Salvar para concluir.