Manual Instalação TEF SiTef

Manual Instalação TEF SiTef

PRÉ-REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO

Responsabilidade: Presence (Comercial / Administrativo)

  • Cadastrar o cliente na central de parceiros da Sitef e na central de parceiros da Gsurf
  • Solicitar ao setor de contratos a liberação da licença TEF para o Domain;

Responsabilidade: Cliente

  • Número do estabelecimento;

  • Número lógico fornecido pelas adquirentes (Cielo, rede, Safra, etc.);

  • Em caso de Adquirente Getnet, informar o CEP do local.

  • Em caso de Adquirente Stone, informar o Código Stone (também conhecido como código S.A.K)

  • Em caso de Adquirente Rede, informar se o TEF é Promocional ou não.

  • Lista de bandeiras x autorizadoras que trabalha;

  • Equipamento PIN PAD devidamente instalado;

  • Impressora para cupons;

  • Solução de automação comercial homologada (Presence Store).





1. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA VPN GSURF E CLIENTSITEF


1.1 Configuração do SiTef Cloud

1.1.1 Configuração da Empresa no SiTef

O primeiro passo é acessar o portal de parceiros para fazer os devidos ajustes no cadastro do cliente no qual será realizada a instalação, o portal de parceiros se encontra no link abaixo:

  1. Acesse o portal clicando aqui.
Para acessar o portal, é obrigatório o uso do Google Authenticator vinculado ao mesmo e-mail que será utilizado no portal, pois o acesso é feito via Senha+Token do aplicativo.

Após acessar o portal de parceiros, lhe aparecerá a tela abaixo:

  1. Clique em Configurador SITEF.



Após clicar na opção acima, irá lhe aparecer a seguinte tela: 



  1. O primeiro passo é abrir na opção Utilitários a função Configurador SiTef, em seguida irá apresentar a seguinte tela abaixo, nela você terá diversas opções, você irá clicar na opção SiTef, e depois na opção Dados Operacionais, selecionar a Empresa no campo acima e depois você irá ajustar os parâmetros da empresa na opção CAP Param (Só é necessário preencher os campos em branco pois os campos em cinza são preenchidos automaticamente, pois pegam a informação do cadastro).




  1. Após preencher, clique na opção Parcelamento e informe a quantidade de parcelas no qual o cliente irá utilizar.



  1. Logo depois, você irá na opção ao lado Validação de CNPJ, e lá você irá desmarcar a opção conforme abaixo.




  1. Após fazer isso, será necessário verificar qual será a provedora do cliente (Rede, Cielo, Stone, etc) cada uma tem seu devido procedimento. Confira a seguir os exemplos mais comuns.

1.1.2 Configuração dos Módulos das Administradoras


  1. Se o TEF for Cielo, será necessário amarrar o número lógico do TEF ao cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Cielo localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.




  1. Se o TEF for Safra, será necessário amarrar o número lógico do TEF e o Código do Estabelecimento ao cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Safra localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico e o Código do Estabelecimento ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.




  1. Se o TEF for Getnet, será necessário amarrar o número lógico do TEF e CEP do estabelecimento ao cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Getnet localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico e CEP do estabelecimento ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.



  1. Se o TEF for Rede, será necessário amarrar o número lógico do TEF e informar se o TEF é Promo ou não no cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Rede localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico e se o Tef do cliente for Promocional, também marque a caixa de seleção Tef Promo ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.



  1. Se o TEF for Stone, será necessário amarrar o número lógico do TEF e o Codigo Stone (Código SAK) ao cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Stone localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico e o Código Stone (SAK) ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.



  1. No caso da Stone, será apresentada uma janela solicitando o preenchimento do Token, que será enviado por e-mail. Sem a devida informação do Token, a operação não será Salva.
  2. Informe o Token e clique em Confirmar.



Feito isso, você irá abrir o Configurador Multi-Bandeiras, siga os passos abaixo para acessá-lo.



1.1.3 Configurando as Bandeiras dos Cartões e enviando Carga de Tabelas


Para acessar o Configurador Multi Bandeiras:
  1. Vá até a tela inicial e procure na aba Utilitários.
  1. Após abri-lo, irá aparecer a seguinte tela abaixo, informe a empresa de acordo com o seu número e ajuste as bandeiras na qual o cliente trabalha, informando em cada bandeira quem será o provedor. Após ajustar as bandeiras que o cliente utiliza, clique abaixo em salvar. Siga conforme imagem abaixo.





Feito a configuração, será necessário voltar a tela inicial para fazer a Carga de Tabelas, essa função se encontra na aba Administração conforme imagem abaixo.

  1. Acesse: Tela Inicial > Menu Utilitários > Administração: Carga de Tabelas



  1. Após abri-lo, será necessário ligar na Cielo ou na Administradora utilizada pelo cliente solicitando uma carga de tabelas, o telefone para contato da Cielo é o (11)4002-9111. Feito a solicitação da carga de tabelas, com a atendente na linha, selecione a empresa que deseja dar a carga clicando na coluna Enviar, ele irá marcar uma seta verde na empresa que selecionou, depois clique em Enviar, porém, no botão localizado no canto inferior direito da tela. Siga conforme tela abaixo.

Consultar contato das demais administradoras na Internet.



  1. Clicando em Enviar, ele irá preencher a coluna Status com um OK ou com algum erro, se houver algum erro, basta solicitar a atendente que estará em linha reenviar a carga de tabelas novamente, feito isso, basta selecionar a empresa novamente e clicar em enviar para que seja feita a carga de tabelas novamente.

1.1.4 Conferindo as Bandeiras Liberadas


Após a carga, sempre cheque na função Visualizador de Tabelas se estão todas as bandeiras do cliente liberadas. Para acessá-lo, siga os passos abaixo.



 



  1. Abrindo a opção, irá aparecer a seguinte tela abaixo, vá em Cielo, depois Produtos, informe a empresa e ele irá carregar as informações conforme imagem abaixo. Se as bandeiras estiverem corretas, o TEF estará com as tabelas prontas para receber as informações. No caso de outras Administradoras, acesse o módulo da administradora, depois Produtos, informe a empresa e confira as informações, vide imagem abaixo.



Fim da operação no portal Sitef.

1.2 VPN GSurf


  1. Após configurar o portal SiTef, será necessário ir ao site da GSurf, lá você irá recolher algumas informações do cliente e habilitar sua VPN, para acessá-lo, clique aqui.
  1. Já no portal irá aparecer a seguinte tela abaixo, nela você irá em Clientes, e depois Buscar Clientes




  1. Você irá fazer a busca do cliente (seja por razão social, cnpj, etc) e irá selecionar o cliente logo abaixo. Se caso não quiser buscar o cliente por alguma informação ligada a ele, basta clicar no botão de busca que ele trará todos os clientes cadastrados conforme tela abaixo.




  1. Você irá selecionar o cliente que deseja e dará um clique para que abra a aba de cadastro do mesmo conforme tela abaixo, basta descer um pouco até chegar nos dados do serviço onde será coletada a informação do OTP que é crucial para a instalação do serviço na máquina do cliente e habilitar o serviço do cliente clicando no botão "Habilitar", indicado abaixo.

Legenda dos botões



Habilitar: ao Clicar, habilita e Inicia o Serviço VPN do Cliente

Bloquear: ao Clicar, Bloqueia e Interrompe o Serviço VPN do Cliente

Desbloquear: ao Clicar, Desbloqueia e Reinicia um Serviço de VPN Bloqueado/Interrompido

Excluir: ao Clicar, Interrompe e Exclui o Serviço VPN do cliente.







Nesta tela haverá o número do OTP e o botão demarcado acima estará com um sinal para que o mesmo seja ligado.



2. Instalação


Após ter feito todo o processo de configuração iremos para a instalação na máquina. É necessário estar com os drivers que a Gsurf disponibiliza, e o instalador da SiTef chamado ClientSitef.




A imagem acima explica cada um dos drivers, apenas o GsServer não iremos usar pois trabalharemos com o servidor em nuvem, e não local.

2.1 Instalando o Driver Certificado


O primeiro driver a ser instalado será o Certificado, ele irá fazer a instalação dos certificados que a GSurf necessita e emular a porta 127.0.0.1. Você precisará informar o usuário e senha cadastrados no portal de parceiros da GSurf sendo eles: Usuario: SEPRESENCE Senha: Presence@20*. Também será solicitado o número do OTP localizado na área de parceiros comentada anteriormente. Você irá informar na seguinte tela mostrada abaixo, lembrando: no momento em que for preencher a senha, a mesma não irá aparecer visualmente em tela, o mais indicado é sempre informa-los utilizando o Copiar e Colar.



Após preencher todas as informações corretas, irá aparecer na tela que os certificados foram instalados e estão prontos para uso.

2.2 Instalando a DLL prtef


O segundo passo da instalação é colocar a DLL prtef.dll dentro da pasta SYSWOW64. Colocando a DLL em seu devido diretório podemos dar continuidade a instalação.


2.3 Instalação do GSClient


O terceiro passo é instalar o GSClient, ele é o serviço que faz a comunicação da nuvem. Para instalá-lo, siga os passos abaixo.



  1. Clique em Avançar.



  1. Preencha no campo serviço - sitef. Depois clique em Avançar. Após clicar em avançar ele irá fazer a instalação do serviço, após o final da instalação vá até a função Serviços e habilite o serviço abaixo.




2.4 Instalação do ClientSiTef


Com o serviço VPN da Gsurf habilitado, podemos instalar o ClientSitef. Para instalá-lo, siga os passos abaixo:
  1. Descompacte a pasta onde se encontra o instalador e rode o executável instala.exe.



  1. Clique em Instalar.



  1. Clicando em instalar, o instalador questionará se deseja realizar o backup, neste momento, sempre clique em Não¹ para não realizar o Backup. Em seguida, irá começar a fazer a instalação do serviço, feito a instalação, ele irá criar um diretório no Disco Local C. Após criar esse diretório, será necessário abri-lo, Iniciar o executável ClientSitef e acessá-lo com usuário e senha,  retornar à pasta de Instalação e colocar o arquivo chamado IntPos citado acima dentro da pasta Req e retornar ao ClientSiTef e acessar a Interface de Configurações. Siga os passos abaixo.


OBS*¹: Dada a inexistência de arquivos por se tratar de primeira instalação, o procedimento de backup ocasiona muitos erros e aborta a instalação. É imprescindível clicar na opção 'Não', para que o instalador não tente realizar backup e faça a instalação automaticamente.


  1. Acesse a pasta Client:



  1. Abra o executável ClientSitef.exe, ele irá solicitar o usuário e senha, basta informar o usuário sitef e a senha sitef também.




Após confirmar, o ClientSitef irá retornar um erro relacionado a comunicação de servidor e apagará os arquivos existentes na pasta Req, basta ignorá-lo e dar continuidade nos processos.

  1. Feito esta etapa, você irá repor o arquivo que foi deletado, colocando o arquivo IntPos dentro da pasta Req para que o ClientSiTef consiga abrir a interface de Configurações. 

  1. Retorne à pasta Client e acesse a pasta Req, em seguida, Coloque o arquivo IntPos dentro da pasta.




  1. Retorne ao ClientSiTef:



  1. Você irá clicar em 2-Configuração, irá abrir a tela de autorização solicitando o usuário e senha (lembrando: Usuario: sitef Senha: sitef), informe o usuário e clique em Confirma.

Em seguida, irá abrir a seguinte tela:




  1. O primeiro passo é informar a Empresa, esse número se localiza no portal de parceiros da SiTef, o campo onde você irá localizar este número seria o da imagem abaixo:



  1. Após informar o número da empresa, informe o Terminal preenchendo 000001 e depois preencha o endereço da SiTef com 127.0.0.1.



  1. Feito isso, você irá clicar em PinPad e irá informar a porta em que se encontra o TEF (se ele estiver em alguma porta COM acima de 9, basta colocar como USB (Automático), para ver em qual porta COM se encontra, abra o Gerenciador de Dispositivos e procure em Portas COM e LPT. Normalmente o TEF aparece ou como dispositivo serial-USB ou então com o modelo dele (por exemplo, Ingenico PP320). Após apontar a porta, informe o Modelo do PinPad como PinPad EMV.
OBS: O campo Mensagem Padrão não é obrigatório. Ele permite definir uma mensagem que será exibida no PinPad, como o nome fantasia do cliente ou mensagem de boas vindas.



  1. Feito isso, clique em 1 - Confirma, ele irá carregar e em seguida fechar automaticamente. 


3. Parametrização Presence Store


Agora será necessário abrir o sistema Presence Store e alinhar os parâmetros de configuração do TEF, esses parâmetros se encontram nos parâmetros de loja do sistema. A configuração dos parâmetros é a seguinte:


  1. Acesse: Presence Store > Configurações > Parametros de Loja > Interfaces:



  1. Você irá em Interfaces, irá marcar em Cartões de Débito/Crédito o parâmetro Transações On-line (TEF), depois irá em TEF Dedicado e colocar SiTef, feito isso, irá marcar os parâmetros Ativo, informar o caminho do Diretório Gerenciador, o caminho do Diretório de Resposta e o caminho do Diretório de Requisição. (Todos se encontram na pasta Client, onde se encontra instalado o ClientSiTef.
  1. Informado os parâmetros, feche e abra o sistema, vá no campo de busca e escreva: Gerência TEF¹. Ele irá abrir a interface de configurações da SiTef, lá você irá clicar em 8 - Carga de Tabelas PinPad² para carregar as tabelas para o TEF. Ele irá pedir novamente o usuário e senha, informe-os e clique em Confirmar, ele irá fazer a carga e irá fechar automaticamente.

4. Homologação

  1. Realizadas as operações acima, reabra o sistema e teste se a função de vendas em cartão está funcionando corretamente.

Com o funcionamento correto, irá aparecer na tela desta maneira.




OBS¹: Ao abrir o GerênciaTEF e digitar usuário e senha, uma mensagem de erro acusando CPF/CNPJ inválido pode ser apresentada. Uma das causas documentadas, é uma falha do ClientSiTef em inserir o CNPJ do cliente no arquivo IntPOS durante a instalação/configuração. Nesta situação, acesse a pasta Client e realize a edição do arquivo, informando o CPNJ do cliente manualmente.

OBS²: Caso a Carga de Tabelas por meio da tela GerenciaTEF resulte em erros, retorne ao Presence Store e simule uma venda no PDV assim mesmo, pois durante a simulação, uma carga automatica de tabelas será realizada. Essa solução apresentou eficácia em diversas oportunidades. Se o erro persistir, revisar cargas de tabela diretamente no portal Sitef, como demonstrado no capitulo 1.1.3 - Configurando as Bandeiras dos Cartões e enviando Carga de Tabelas.




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