Manual Instalação TEF SiTef

Manual Instalação TEF SiTef

PRÉ-REQUISITOS PARA A INSTALAÇÃO

Responsabilidade: Presence (Comercial / Administrativo)

Providenciar o arquivo de licença (.lic) do cliente e dados da VPN junto à empresa Software Express;

  • Solicitar ao setor de contratos a liberação da licença TEF para o Domain;

Responsabilidade: Cliente

  • Número do estabelecimento;

  • Número lógico fornecido pelas adquirentes (Cielo, rede, etc.);

  • Lista de bandeiras x autorizadoras que trabalha;

  • Equipamento PIN PAD devidamente instalado;

  • Impressora para cupons;

  • Solução de automação comercial homologada (Presence Store).


Passo 1: Instalação do servidor Sitef
Passo 2: Configurador Multi Bandeiras
Passo 3: Instalação e configuração do OpenVpn
Passo 4: Carga de tabelas
Passo 5: Instalação e configuração do client Sitef
Passo 6: Parâmetros do domain
Passo 7: Validação da venda com TEF 
Passo 8: Cancelamento do cupom SiTef
Passo 9: Relatórios SiTef




INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DA VPN GSURF E CLIENTSITEF

O primeiro passo é acessar o portal de parceiros para fazer os devidos ajustes no cadastro do cliente no qual será realizada a instalação, o portal de parceiros se encontra nesse link clicando aqui.

Após acessar o portal de parceiros, lhe aparecerá a tela abaixo, clique em Configurador SITEF.


Após clicar na opção acima, irá lhe aparecer a seguinte tela: 






O primeiro passo é abrir na opção Utilitários a função Configurador SiTef, em seguida irá apresentar a seguinte tela abaixo, nela você terá diversas opções, você irá clicar na opção SiTef, e depois na opção Dados Operacionais, selecionar a Empresa no campo acima e depois você irá ajustar os parâmetros da empresa na opção CAP Param (Só é necessário preencher os campos em branco pois os campos em cinza são preenchidos automaticamente, pois pegam a informação do cadastro).


Após preencher, clique na opção Parcelamento e informe a quantidade de parcelas no qual o cliente irá utilizar.











Logo depois, você irá na opção ao lado Validação de CNPJ, e lá você irá desmarcar a opção conforme abaixo.



Após fazer isso, será necessário verificar qual será a provedora do cliente (Rede, Cielo, Stone, etc) cada uma tem seu devido procedimento.

Se o TEF for Cielo, será necessário amarrar o número lógico do TEF ao cadastro da loja pelo portal, para fazer isso, na mesma tela, você irá clicar na pasta Cielo localizada abaixo e ir em Estabelecimento, informe o número lógico ao lado do código da empresa e clique em Salvar. Siga conforme imagem abaixo.







Feito isso, você irá abrir o Configurador Multi-Bandeiras, siga os passos abaixo para acessá-lo.


Para acessar o Configurador Multi Bandeiras, vá até a tela inicial e procure na aba Utilitários.


Após abri-lo, irá aparecer a seguinte tela abaixo, informe a empresa de acordo com o seu número e ajuste as bandeiras na qual o cliente trabalha, informando em cada bandeira quem será o provedor.Após ajustar as bandeiras que o cliente utiliza, clique abaixo em salvar. Siga conforme imagem abaixo.






Feito a configuração, será necessário voltar a tela inicial para fazer a Carga de Tabelas, essa função se encontra na aba Administração conforme imagem abaixo.


Após abri-lo, será necessário ligar na Cielo solicitando uma carga de tabelas, o telefone para contato é o (11)4002-9111. Feito a solicitação da carga de tabelas, com a atendente na linha, selecione a empresa que deseja dar a carga clicando na coluna Enviar, ele irá marcar uma seta verde na empresa que selecionou, depois clique em Enviar, porém, no botão localizado no canto inferior direito da tela. Siga conforme tela abaixo.


Clicando em Enviar, ele irá preencher a coluna Status com um OK ou com algum erro, se houver algum erro, basta solicitar a atendente da Cielo que estará em linha reenviar a carga de tabelas novamente, feito isso, basta selecionar a empresa novamente e clicar em enviar para que seja feita a carga de tabelas novamente.

Após a carga, sempre cheque na função Visualizador de Tabelas se estão todas as bandeiras do cliente liberadas. Para acessá-lo, siga os passos abaixo.

 

Abrindo a opção, irá aparecer a seguinte tela abaixo, vá em Cielo, depois Produtos, informe a empresa e ele irá carregar as informações conforme imagem abaixo. Se as bandeiras estiverem corretas, o TEF estará com as tabelas prontas para receber as informações.


Após fazer isso, será necessário ir ao site da GSurf, lá você irá recolher algumas informações do cliente e habilitar sua VPN, para acessá-lo, clique aqui.


Já no portal irá aparecer a seguinte tela abaixo, nela você irá em Clientes, e depois Buscar Clientes



Você irá fazer a busca do cliente (seja por razão social, cnpj, etc) e irá selecionar o cliente logo abaixo. Se caso não quiser buscar o cliente por alguma informação ligada a ele, basta clicar no botão de busca que ele trará todos os clientes cadastrados conforme tela abaixo.











Você irá selecionar o cliente que deseja e dará um clique para que abra a aba de cadastro do mesmo conforme tela abaixo, basta descer um pouco até chegar nos dados do serviço onde será coletada a informação do OTP que é crucial para a instalação do serviço na máquina do cliente e habilitar o serviço do cliente clicando no botão indicado abaixo.


Nesta tela haverá o número do OTP e o botão demarcado acima estará com um sinal para que o mesmo seja ligado.



Após ter feito todo o processo de configuração iremos para a instalação na máquina. É necessário estar com os drivers que a Gsurf disponibiliza, e o instalador da SiTef chamado ClientSitef.



Explicando cada um dos drivers, apenas o GsServer não iremos usar pois trabalharemos com o servidor em nuvem, e não local.

O primeiro driver a ser instalado será o Certificado, ele irá fazer a instalação dos certificados que a GSurf necessita e emular a porta 127.0.0.1. Você precisará informar o usuário e senha cadastrados no portal de parceiros da GSurf sendo eles: Usuario: SEPRESENCE Senha: Presence@20*. Também ele solicitará o número do OTP localizado na área de parceiros comentada anteriormente. Você irá informar na seguinte tela mostrada abaixo, lembrando: no momento em que for preencher a senha, a mesma não irá aparecer visualmente em tela, o mais indicado é sempre informa-los utilizando o Copiar e Colar.


Após preencher todas as informações corretas, irá aparecer na tela que os certificados foram instalados e estão prontos para uso.

O segundo passo da instalação é colocar a DLL prtef.dll dentro da pasta SYSWOW64. Colocando a DLL em seu devido diretório podemos dar continuidade a instalação.

O terceiro passo é instalar o GSClient, ele é o serviço que faz a comunicação da nuvem. Para instalá-lo, siga os passos abaixo.


Clique em avançar.


Preencha no campo serviço - sitef. Depois clique em avançar. Após clicar em avançar ele irá fazer a instalação do serviço, após o final da instalação vá até a função Serviços e habilite o serviço abaixo.


O serviço estando habilitado, podemos instalar o ClientSitef. Para instalá-lo, siga os passos abaixo:

Descompacte a pasta onde se encontra o instalador e rode o executável instala.exe.






Clique em Instalar.


Clicando em instalar, ele irá começar a fazer a instalação do serviço, feito a instalação, ele irá criar um diretório no Disco Local C:, após criar esse diretório, será necessário abri-lo e colocar o arquivo chamado IntPos citado acima dentro da pasta Req e após isso, abrir o executável ClientSitef para que ele abra a interface de configuração. Siga os passos abaixo.



Insira o arquivo IntPos dentro da pasta Req.



Abra o executável ClientSitef.exe, ele irá solicitar o usuário e senha, basta informar o usuário sitef e a senha sitef também.


Após confirmar, ele irá retornar um erro relacionado a comunicação de servidor, basta ignorá-lo e dar continuidade nos processos.

Feito esta etapa, você irá colocar novamente o arquivo IntPos dentro da pasta Req para que ele abra a interface de configurações do Client SiTef. Faça isso e irá abrir a seguinte tela:



Você irá clicar em 2-Configuração, irá abrir a tela de autorização solicitando o usuário e senha (lembrando: Usuario: sitef Senha: sitef), informe o usuário e clique em Confirma.

Em seguida, irá abrir a seguinte tela:



O primeiro passo é informar a Empresa, esse número se localiza no portal de parceiros da SiTef, o campo onde você irá localizar este número seria o da imagem abaixo:

Após informar o número da empresa, informe o Terminal preenchendo 000001 e depois preencha o endereço da SiTef com 127.0.0.1.


Feito isso, você irá clicar em PinPad e irá informar a porta em que se encontra o TEF (se ele estiver em alguma porta COM acima de 9, basta colocar como USB (Automático), para ver em qual porta COM se encontra, abra o Gerenciador de Dispositivos e procure em Portas COM e LPT. Normalmente o TEF aparece ou como dispositivo serial-USB ou então com o modelo dele (por exemplo, Ingenico PP320). Após apontar a porta, informe o Modelo do PinPad como PinPad EMV.


Feito isso, clique em 1 - Confirma, ele irá carregar e em seguida fechar automaticamente. 



















Agora será necessário abrir o sistema e alinhar os parâmetros de configuração do TEF, esses parâmetros se encontram nos parâmetros de loja do sistema. A configuração dos parâmetros é a seguinte:


Você irá em Interfaces, irá marcar em Cartões de Débito/Crédito o parâmetro Transações On-line (TEF), depois irá em TEF Dedicado e colocar SiTef, feito isso, irá marcar os parâmetros Ativo, informar o caminho do Diretório Gerenciador, o caminho do Diretório de Resposta e o caminho do Diretório de Requisição. (Todos se encontram na pasta Client, onde se encontra instalado o ClientSiTef.

Informado os parâmetros, feche e abra o sistema, vá no campo de busca e escreva: Gerência TEF. Ele irá abrir a interface de configurações da SiTef, lá você irá clicar em 8 - Carga de Tabelas PinPad para carregar as tabelas para o TEF. Ele irá pedir novamente o usuário e senha, informe-os e clique em Confirmar, ele irá fazer a carga e irá fechar automaticamente. Feito isso, abra o sistema e teste se a função estará funcionando corretamente.

Com o funcionamento correto, irá aparecer na tela desta maneira.




    • Related Articles

    • Estado da transação do TEF (Sitef)

      Esse manual aplica-se somente para o Sitef da Software Express.  Caso o cliente utilize TEFexpress, as informações das transações estarão disponíveis somente via acesso ao Portal do SitefExpress. O acesso ao portal é restrito, solicite a verificação ...
    • Guia Básico de configuração e Parametrização TEF - Auttar - Presence Store

      Rev.: 08/2020 Requisitos APARELHO TEF DEVIDAMENTE INSTALADO NO COMPUTADOR COM O APONTAMENTO DE PORTA COM. TEF LIBERADO NA AUTTAR VIA DOCUMENTO PADRAO DE PREENCHIMENTO ''LOJISTA X AUTTAR'' APLICATIVO TEF-IP e CTFCLIENT AUTTAR DEVIDAMENTE INSTALADO NO ...
    • Estorno de Pagamento TEF no Presence Store

      Este documento vira orientar o usuário no procedimento de estorno de pagamento via TEF das vendas realizadas no Presence Store. Requisitos: É necessário que o consumidor final esteja presente na loja com o mesmo cartão que realizou o pagamento. ...
    • Guia de Reinstalação TEF Sitef

      Reinstalação de TEF Sempre que possível realizar o backup da pasta Client localizada na pasta raiz do sistema operacional e restaurar no novo computador.  Ex.: c:/client  Solicitar os dados de código de empresa e OTP para a implantação da Presence ...
    • Manual de Cadastros Gerais

      Este documento tem como objetivo apresentar e os Cadastros Gerais, que são compartilhados em diversos módulos do sistemas Presence Domain e Presence Store. LEGENDAS DOS BOTÕES Em todas as telas de cadastro existe uma barra de navegação (botões na ...