Falha de Transmissão de NFC-e SEFAZ/MS

Falha de Transmissão de NFC-e SEFAZ/MS

Este Documento visa orientar o usuário como proceder no caso de falha de transmissão de NFC-e para a SEFAZ do estado de MS a partir do dia 25/05/2021.


A SEFAZ do estado de MS publicou o seguinte comunicado:

  1. A SEFAZ-MS comunica aos contribuintes emissores de NFC-e, modelo 65, que em virtude da necessidade de atualizações do certificado digital em nossos computadores, envolvido nos processos de autorização de uso, recomendamos que seja solicitado ao Responsável Técnico da empresa que realize previamente, se necessário, a atualização da cadeia de certificado digital ICP-Brasil V10 no programa emissor de NFC-e.
  2. A atualização dos certificados digitais na SEFAZ-MS para a NFC-e, em Ambiente de Produção, será realizada em 25/05/2021.
  3. Estamos disponibilizando a NOVA CADEIA que consta na seguinte página:
  4. https://www.nfce.ms.gov.br/certificados-ac-producao-v2/
  5. Ressaltamos que a compatibilidade da versão da cadeia de certificado digital entre o software emissor de NFC-e do contribuinte e o ambiente da SEFAZ/MS é imprescindível para permitir a continuidade na operacionalização da emissão de NFC-e.
  6. Observamos que o mesmo procedimento de atualização dos nossos certificados digitais, em ambiente de homologação, foi realizado em 22/04/2021.
  7.  
  8. Para atualização da cadeia de certificados, seguem as seguintes orientações:
  9. 1) Na opção MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA ATUALIZAÇÃO, clique no link Manual Cadeia Certificados 2021 (passo a passo)
  10. 2) Para realizar o DOWNLOAD da NOVA CADEIA de certificados, clique no link cadeia_certificados_2021 , em seguida, siga as orientações (passo a passo), para a importação e atualização dos certificados;
  11. Salientamos que a responsabilidade de atualização da nova cadeia de certificados é inteiramente do contribuinte.
  12. Persistindo o problema quanto à atualização, favor contatar a Central de Atendimento pelo telefone: 3318-3600.
  13.  
  14. Equipe NFC-e
  15. Secretaria de Estado de Fazenda de Mato Grosso do Sul



O contribuinte que não atualizar a cadeia certificadora no computador que emite notas fiscais, não conseguirá se comunicar corretamente com a SEFAZ. Os erros ocorrerão tanto a nível de transmissão de notas nos sistemas, quanto a nível de Consultas web via navegadores de Internet.

Como Proceder:

  1. O usuário deve baixar o arquivo compactado com as novas cadeias certificadoras e instala-los com um duplo-clique e em seguida clicando em instalar.
  2. Se os erros de transmissão persistirem mesmo com a atualização da cadeia certificadora, o usuário deve entrar em contato com a Presence.

O passo-a-passo com fotos para a atualização está disponível na sessão Anexos desta Solução, o mesmo guia em PDF pode ser baixado no comunicado da Sefaz disponível acima.