Consultando Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Consultando Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

Nesse material apresentaremos o procedimento para consultar a Disponibilidade de Serviços na SEFAZ para Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e).

Quando o operador solicita a transmissão de uma nota ou seu cancelamento, o Presence Domain / Presence Store gera um arquivo do tipo XML e o assina com o Certificado Digital. Esse arquivo é, então, enviado para a SEFAZ, que faz um retorno positivo ou negativo à requisição.  O mesmo processo ocorre ao solicitar uma inutilização de numerações.

É possível que ocorra um problema na tentativa de comunicação com a SEFAZ, a Consulta da Disponibilidade de Serviços da SEFAZ é necessária para diagnosticar se algum bloqueio está ocorrendo no computador do usuário ou se é apenas indisponibilidade da SEFAZ.


  1. Ao tentar realizar a transmissão de uma NFC-e e ocorrer o erro abaixo, você precisa consultar o status do serviços da SEFAZ.



  1. Por meio do Portal NFC-e do estado de Sergipe, a SEFAZ lista a situação dos serviços de todo território nacional. Também é possível buscar no Google por Portal NFC-e SP (ou UF de seu estado) e acessar a buscar pela disponibilidade de serviços somente de seu estado.


  1. Caso os serviços estejam Ativos na SEFAZ, indicados pela sinalização verde, a Emissão da NF-e deverá ocorrer normalmente.
  2. Caso os serviços estejam Indisponíveis na SEFAZ, indicados pela sinalização amarela ou vermelha, é necessário aguardar até que a SEFAZ normalize os serviços para a tentativa de envio.