Configurando o sistema para utilização do SIGEP

Configurando o sistema para utilização do SIGEP

Este documento visa orientar o usuário na configuração do sistema Presence Domain para utilização do SIGEP.

Sobre


O SIGEP é um serviço contratado junto aos correios para emissão de etiquetas utilizadas para envio das mercadorias e geração do número de rastreio. Estas etiquetas são emitidas após a emissão da Danfe de forma automática ou manual.
O cliente contratará esse serviço junto aos Correios e utilizará os dados fornecidos pelos Correios para que a parametrização seja realizada no sistema Presence Domain.

1. Configuração


1.1 Parametros


  1. Acesse: Presence Domain > Configuração > Parametros > Operações: Interfaces > SIGEP:



[483] Ativo: Selecionar para utilizar o recurso no sistema.
[682] Considerar esta loja para integração: Define a loja que será usada para integração do SIGEP. Quando configurado a loja no parâmetro [682], será verificado dentro do cadastro da loja se a mesma possuí o atributo "002 - Cartão Postagem SIGEP" para gerar a etiqueta e o código de rastreio. Se a loja não tiver o atributo [002], será retornada uma mensagem de validação informando que o cartão de postagem não existe e não será gerado a etiqueta e o código de rastreio. Quando não houver configuração de loja no parâmetro [682], segue o fluxo que já existe atualmente.
[684] Informar Valor declarado no fechamento da PLP
  1. Se Ativo:
  1. Envia código de serviço adicional obrigatório, 025, na tag 'codigo_servico_adicional';
  2. (+) Envia código configurado no campo 'Código de Valor Declarado', do cadastro de Fornecedores, na tag 'codigo_servico_adicional';
  3. (+) Envia valor líquido das mercadorias, na tag 'valor_declarado': Valor bruto dos itens - Desconto Item - Desconto Header % - Desc Header Cortesia + IPI + ICMS ST + FCP ST;
  1. Se Inativo:
  1. (+) Envia código de serviço adicional obrigatório, 025, na tag 'codigo_servico_adicional';
  2. (+) Tag 'valor_declarado' fechada.

Online: Se marcado, informa que trabalharemos com o SIGEP online. A utilização do recurso online exige informar + 3 parametros.
[484] Usuário informação passada pelos correios para o cliente no momento da contratação do serviço.
[485] Senha informação passada pelos correios para o cliente no momento da contratação do serviço.
Código de Rastreio
[488] Momento: define o comportamento do sistema para a geração do código de rastreio. Se escolher a opção "Na emissao da nota" o sistema gerará o código quando a nota for emitida. Se escolher a opção "Posteriormente", ficará a cargo do usuário gerar o codigo de rastreio por meio da função "Gerar Código Sigep" disponível dentro do botão Multiplos na tela de consulta de nfe.
Caso o cliente opte por utilizar o recurso offline, ele contratará um intervalo de numeração para utilizar e dependerá totalmente do envio diário de um relatório para os correios com a relação com os números utilizados, repassaremos este processo no capítulo final deste guia.

Importante: Quando o Sigep for utilizado no modelo Online, a geração de código de rastreios também pode ser feita pelas lojas. Neste caso, é obrigatório 'Recarregar Serviços' (Capítulo 1.3 deste manual) dentro do cadastro do fornecedor, informando a Loja do contrato Sigep  para que não ocorra o erro: 'Serviço Sigep informado não cadastrado na base!'. No modelo offline, a geração de códigos de rastreio é somente pela retaguarda.


  1. Acesse: Presence Domain > Configuração > Parametros > Faturamento: Gerais > Imprimir etiqueta


[Imprimir Etiqueta]: Marcado
[97] Momento: Na emissão da Nota
[98] Local: Aponte Diretamente a Impressora de Etiquetas. Não utilize o Universal Printer, pois resultará em uma impressão em Branco.
  1. AcessePresence Domain > Configuração > Parametros > Faturamento: Nota Fiscal Eletrônica > Impressão > NF-e:
[83] Impressão na Emissão:
  1. Perguntar: Questiona se deseja ou não imprimir  a danfe após transmissão da NF-e.
  2. Não Imprimir: Não realiza a Impressão.
  3. Imprimir: Sempre realiza a impressão.
  4. Visualizar: Abre a pré-visualização da danfe e possibilita direcionar para uma impressora se necessário.
[26] Local de Impressão da Danfe: Em caso de ambiente Cloud, selecione Universal Printer. Caso contrário, aponte para a impressora local.
[86] Quantidade de Cópias: Informe a quantidade de cópias da Danfe que serão impressas.

1.2 Lojas


  1. Acesse: Presence Domain > Básico > Cadastros Gerais > Loja: Lojas



  1. Acesse a loja que utilizará a o Sigep com o botão Editar e na guia Atributos, insira os atributos conforme orientações abaixo:
001-Contrato SIGEP: Preencher com os dados informados pelos correios. É importante possuir 10 dígitos, se necessário preencher com 2 zeros à esquerda.
002-Cartão Postagem SIGEP: Preencher com os dados informados pelos correios. 
024-Código Administrativo SIGEP: Preencher com os dados informados pelos correios. 

Parametrizamos o Sistema e a Loja, em seguida, será necessário cadastrar os correios como uma transportadora, carregar os serviços SIGEP contratados e vincula-los à loja.

1.3 Cadastro da Transportadora Correios


  1. Acesse: Presence Domain > Básico > Cadastros Gerais > Relacionamento: Fornecedores


  1. Clique em Incluir e Realize o cadastro da transportadora Correios.

Importante: A partir da versão 9.31.1.0 foi implementada uma validação que permite cadastrar Transportadoras com o mesmo CNPJ, dessa forma, as lojas podem utilizar os serviços de uma transportadora ainda que cada loja possua um serviço Sigep diferente.
Validação atual, para cadastrar uma transportadora com CNPJ já existente com serviço SIGEP:
1º Durante o cadastro, o sistema verificará se campo "tipo fornecedor" for igual "Transportadora"; e 2º se campo "Pessoa" for igual "Jurídica" e permitirá informar campo "CNPJ/CPF/Id. Estrangeiro" com o CNPJ que já existe em outros cadastros;
3º Ao salvar o cadastro seguindo apenas o itens 1 e 2 acima, retornará a validação: CNPJ/CPF já cadastrado! Impedindo o registro de ser gravado.
4º Quando seguir os passos 1 e 2, e ir na guia SIGEP para habilitar/ativar o flag "SIGEP", e informar o serviço a ser usado no cadastro, ao salvar/gravar o cadastro passa a validar se SIGEP ativo e o SERVIÇO SIGEP for diferente do cadastro principal e desta forma permite gravar o cadastro de fornecedores.


  1. Na guia SIGEP, marque a caixa de seleção 'sigep'.
Importante: Antes da versão 9.28 do Domain, o sistema considerava apenas Fornecedores com texto CORREIOS na Razão Social. Agora, a validação considera o checkbox SIGEP marcado no cadastro de Fornecedores, independente da Razão Social;

Duas novas informações serão exibidas na janela, o botão 'Carregar serviços' e o campo 'Serviço SIGEP', que exibirá a lista de serviços contratados.

  1. Clique no botão Carregar Serviços e informe a Loja do sistema que utilizará este serviço.
O relacionamento entre Transportadora, Serviço e Loja é de 1 para 1, portanto, caso a loja utilize mais serviços SIGEP, novos cadastros da transportadora Correios serão necessários. O mesmo vale se outras lojas utilizarem o serviço SIGEP, cada loja terá no mínimo 1 transportadora correios, sendo 1 cadastro para cada serviço SIGEP adquirido.

  1. A informação de que a listagem de serviços foi atualizada será exibida, clique em OK e no campo Serviço SIGEP informe qual serviço será vinculado, neste exemplo SEdex 10 a faturar. 


  1. Em seguida, salve o cadastro e anote o Código da Transportadora.


  1. Preencha o campo Código de Valor Declarado caso tenha habilitado o parâmetro 684.



1.4 Layout

Para que o sistema realize a impressão da etiqueta, é necessário um arquivo de layout na pasta do executável do sistema e o nome do arquivo deve ser composto pelo descritivo 'ElbFaturamentoEtiq'+'Código da Transportadora'.rtm.
Foram disponibilizados 6 layouts aqui, cada arquivo para um serviço. Neste exemplo, nossa transportadora possui o código 550, o serviço adquirido foi Sedex-10.
Baixarei o arquivo de layout de Sedex no drive e o renomearei para ElbFaturamentoEtiq550.rtm



2-Emissão SIGEP Online e Offline





2.1 Geração do SIGEP Online

Com toda a parametrização citada anteriormente realizada, a transportadora cadastrada deve ser informada na NF-e e durante a emissão da Nota Fiscal, a numeração SIGEP será gerada automaticamente pelo sistema ou será manualmente solicitada¹ pelo usuário e será apresentada no campo SIGEP: Código de Rastreio, na guia Entrega e a etiqueta será gerada e impressa automaticamente.



Observação¹: Por meio do botão Múltiplos na tela Consulta Nf-e, é possível gerar os códigos de rastreio ou reimprimir as etiquetas para as notas que, por algum motivo, não tiveram o código gerado automaticamente. Basta clicar em múltiplos e em seguida escolher as opções 'Gerar Código de Rastreio' ou 'Imprimir Etiqueta'.
Importante: Caso os correios solicite o fechamento da PLP mesmo no modelo Online, realize o procedimento explicado abaixo.

2.2 Modelo Offline

Caso o cliente escolha trabalhar com o modelo Offline, as mesmas configurações explicadas anteriormente são necessárias, com o diferencial no parâmetro, que não precisará ter a opção Online marcada e a necessidade de um arquivo de layout a mais na pasta do sistema. (Baixe aqui: RelatorioPLP.fr3). 

O cliente que utiliza o modelo offline contrata um intervalo de códigos para utilizar e informa a um representante dos correios diariamente via relatório PLP as numerações que foram utilizadas com as emissões.

  1. Acesse: Presence Domain > Básico: Notas Eletrônicas > Outros: Controle de Postagem.
  2. Clique em Incluirselecione a Loja e o Transportador utilizado nas emissões e clique em 'Adicionar Nota Fiscal'.
  3. No filtro de data, selecione o intervalo de datas para apresentação das notas, selecione as notas e clique em Aplicar e em seguida em Salvar.


Uma ficha de envio com as notas será gerada e ficara com a situação em aberto. Enquanto a ficha estiver aberta, é possível adicionar ou remover mais notas.
  1. Ao termino da manutenção da ficha, clique no botão Fechar e Enviar. Uma mensagem de confirmação será apresentada. Em seguida clique em Imprimir e entregue a PLP para o responsável dos correios.





    • Related Articles

    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para saber os Pré-Requisitos para emissão de NFC-e Clique aqui , o ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as ...
    • Configurando o sistema para utilização do Mais Envios

      Este documento visa orientar o usuário na configuração do sistema Presence Domain para utilização do Mais Envios. Sobre O Mais Envios é uma plataforma gratuita de gestão e intermediação de fretes que simplifica a logística do e-commerce oferecendo ...
    • Imprimindo Danfe em formato de Etiqueta

      Este documento visa orientar o usuário no processo de impressão de Danfe em modelo de etiqueta nos sistemas Presence Domain e Presence Store. Requisitos: Presence Domain ou Store versão 9.14.0.0 ou superior. Você pode precisar: Configurando Loja para ...
    • Configurando Exceções Fiscais para automatizar o uso das CFOPs

      Este documento tem como objetivo orientar o usuário na configuração de exceções fiscais no sistema Presence Domain para automatizar a utilização dos CFOPs, reduzindo as chances de uma Nota Fiscal ser gerada com o CFOP indevido. Você pode precisar: ...