Configurando o Sistema para Emissão de GNRE

Configurando o Sistema para Emissão de GNRE

Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de GNRE nos sistemas Presence Domain / Presence Store.
Para que a emissão de GNRE seja possível, é necessário realizar as configurações apresentadas abaixo no Presence Domain / Presence Store.

A GNRE será gerada sempre que, na nota, existirem as informações de Substituição Tributária, Difal ou Fundo de Combate à Pobreza.
É necessário que o destinatário tenha a Inscrição Estadual informada no cadastro e que seja Contribuinte do ICMS.


CONFIGURAÇÕES


Parâmetros de Operação



Retaguarda > Faturamento > Gerais
GNRE
[11] Impressão: Se marcado, permite a geração e impressão da GNRE via Sistema. Se desmarcado, Não permite a Geração e Impressão da GNRE.
[12] Arquivo de Impressão de guia: Caminho completo do arquivo de layout da guia GNRE. Arquivos Anexos. O arquivo padrão é o GNRE_GUIA.fr3
[75] Local: Local de impressão da guia, Selecionar uma Impressora.
TÍTULO
[118] Responsável: Responsável a utilizar no titulo a pagar, caso a Natureza de Operação utilizada na Nota Fiscal gere titulo financeiro
[119] Plano de Contas: Informe em qual plano de contas este titulo será vinculado.
[120] Conta Contábil: Informe em qual conta contábil este título será vinculado.
[121] Centro de Custos: Informe em qual centro de custos este título será vinculado.
[122] Carteira: Informe em qual carteira este titulo será vinculado.
[123] Conta Corrente: Informe em qual conta corrente este titulo será vinculado.

Classificação Fiscal



Retaguarda > Básico: Cadastros Gerais > Fiscal: Classificação Fiscal > Grupo GNRE: Campo Código de Produto
Código produto: Informar Código de Produto mediante orientação de seu especialista Fiscal/Contábil.

Importante: Este Código deve ser preenchido por UF, portanto, a UF genérica ** não é considerada pelo sistema e é obrigatório a Especificação de cada UF junto das configurações de impostos das mesmas na Classificação Fiscal. Todas as UFs, com exceção dos estados São Paulo e Espírito Santo, permitem o envio da GNRE via sistema. As UFs 'SP' e 'ES' não possuem serviço web para automatização sistêmica, portanto, em relação à GNRE, não é necessário especificar estas UFs na Classificação Fiscal. Entretanto, a especificação destas UFs pode ser necessária para a configuração de impostos.


Informações de Receitas e Códigos de Produtos disponíveis para utilização nos endereços:
  1. No site, navegar até a tela: Menu > Configurações UF's > Produtos
  2. Selecionar a UF à ser configurada e, após localizar na listagem o tipo de produto, anotar a numeração de 2 dígitos da coluna 'Código'. Este código pode variar de acordo com a UF selecionada.
  3. Repita o procedimento para as demais UFs.

Com as parametrizações realizadas, quando um Documento fiscal for gerado no sistema contendo os impostos necessários para a geração da GNRE, se o usuário optar por Gravar o documento sem transmiti-lo, mantendo-o como pré-nota, ou caso ocorra falha de comunicação com o WebService da UF destino e a GNRE não seja enviada, os Descritivos "Individual" ou "Mensal" (à depender da Operação do cliente), serão apresentados nos impostos da GNRE, dentro da guia Informações Adicionais: Grupo GNRE. Uma vez que a transmissão da NF-e e da GNRE ocorram com sucesso, o número da chave de acesso será apresentado nos campos da GNRE, possibilitando a impressão da mesma.