Configurando bloqueio de vendas devido à Inadimplência

Configurando bloqueio de vendas devido à Inadimplência

Este documento tem por objetivo orientar o usuário na configuração dos sistemas Presence Store e Presence Domain para bloquear o lançamento de novas vendas para um cliente que esteja em situação de inadimplência. 

Configurações


O bloqueio a seguir ocorrerá na tentativa de Finalização da Venda:

Para bloqueio no Caixa:
  1. Acesse:
Presence Store > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Loja > Operação: Vendas / Notas > Regras de Validação para o Caixa:

[382] Duplicatas em Atraso: 
  1. Não Controla: Caso selecionada esta opção, não ocorre o bloqueio
  2. Notifica e Bloqueia: Caso selecionada esta opção, sempre ocorrerá o bloqueio
  3. Notifica e Bloqueia quando há consumo de crédito: Caso selecionada esta opção, somente ocorrerá o bloqueio caso também seja configurado um Limite de Crédito para o cliente, neste caso, será necessário preencher o parâmetro [381] Limite de Crédito com a opção: Notifica e Bloqueia.

Para bloqueio no Faturamento:

  1. Acesse:
Presence Store > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Loja > Operação: Vendas / Notas > Regras de Validação para o Faturamento > Emissão:

[372] Duplicatas em Atraso: 
  1. Não Controla: Caso selecionada esta opção, não ocorre o bloqueio
  2. Notifica e Bloqueia: Caso selecionada esta opção, sempre ocorrerá o bloqueio
  3. Notifica e Bloqueia quando há consumo de crédito: Caso selecionada esta opção, somente ocorrerá o bloqueio caso também seja configurado um Limite de Crédito para o cliente, neste caso, será necessário preencher o parâmetro [371] Limite de Crédito com a opção: Notifica e Bloqueia.
  4. Notifica, mas transmite: Avisa sobre as parcelas em atraso, mas transmite o documento fiscal.






Aviso de Inadimplência para Crediário

No Presence Domain é possível configurar para que o sistema avise no momento da geração de um contrato que há parcelas de crediário em atraso.

  1. Acesse:
Presence Store > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Retaguarda > Crediário: Parâmetros de Crediário > Dados Operacionais:


[Controlar Atrasos de Pagamentos no caixa]:
  1. Nada a fazer: Quando selecionada esta opção ou quando mantida em branco, não há controle de atrasos de crediário no caixa ou na tela de geração de contratos.
  2. Mensagem: Quando selecionada esta opção, o sistema apresenta um aviso sobre parcelas em atraso no caixa e na tela de geração de contratos, levando em consideração a quantidade de dias de atraso no parâmetro [346].
  3. Bloqueio: Quando selecionada esta opção, o sistema apresenta um aviso sobre parcelas em atraso no caixa e na tela de geração de contratos e bloqueia o lançamento, levando em consideração a quantidade de dias de atraso no parâmetro [347].
[346] Número de dias em atraso - Mensagem (0 = Não considera): Informe o número de dias para Avisos.
[347] Número de dias em atraso - Bloqueio: Informe o número de dias para Bloqueio de Vendas.