Configurando a Loja para utilização de Pré-venda

Configurando a Loja para utilização de Pré-venda

Este documento tem por objetivo orientar o usuário na configuração sistêmica para utilização e impressão de Pré-vendas nos sistemas Presence DomainPresence Store.

Pré-Requisitos

Para que a impressão ocorra, o sistema precisa de um arquivo de layout.
O arquivo para a impressão de pré-venda é chamado de ElbPedido.RTM e é utilizado quando os parametros [27] em Operações e [20] em Saídas são definidos como Impressora/Driver.
Outro arquivo também pode ser usado, chamado ElbFormularios.dll e é utilizado quando os parametros [27] em Operações e [20] em Saídas são definidos como Dll/Texto.

Os arquivos podem ser baixados no Google Drive, na pasta 06.Produtos > Versão Liberada > 7. Formulários Padrão.
Coloque os arquivos na pasta do executável do sistema: C:\SCL\Loja para Presence Store.
Caso o cliente já possua estes arquivos na pasta, Não os Substitua!! O cliente pode utilizar um layout Customizado e a substituição do arquivo sem backup prévio, causará inconveniêntes ao cliente. Sempre realize um Backup dos arquivos de layout e renomeie-os antes de colocar o novo arquivo na pasta.

Configuração

Por meio dos parâmetros de configuração do sistema, habilitaremos a utilização da pré-venda e configuraremos como o módulo se comportará e em seguida, como a pré-venda será impressa.

Nível de experiência

Para que a tela possa ser apresentada no Presence Store, o nível de experiência da loja deve ser definido para Intermediário ou Avançado.

  1. Acesse: Presence Store: Configuração > Nível de Experiência

  1. Defina o nível de experiência como Intermediário ou Avançado.

Parametros de Comportamento da Pré-venda

  1. Acesse: Presence Store: Configuração > Parametros de Loja > Operação: Pré-Vendas / Interface:


[10] Utiliza pré-venda: Marcado habilita o uso e registro de pré-vendas no sistema. Desmarcado impossibilita a utilização de pré-vendas no sistema.
[251] Título utilizado para pré-venda: Por padrão, Pré-Venda, neste campo é dado um nome à tela/operação.
[259] Restringir caixa a exclusivamente receber pré-venda: Marcado, permite que a pré-venda apenas seja carregada no Caixa e não possibilita alterações na mesma. Desmarcado, permite que a pré-venda seja carregada ou alterada (ver parametro 258).
[102]Permite mais de uma pré-venda por venda: Marcado permite que o operador lance várias pré-vendas antes de finalizar a venda no caixa. Desmarcado restringe o lançamento a apenas 1 pré-venda por operação.
[256]Obriga dados de Pagamento/Desconto: Marcado obrigará o lançamento dos pagamentos após o registro dos itens na pré-venda. Desmarcado retira o botão pagamento da tela e permite a finalização da pré-venda após os itens serem registrados.
[264] Limpeza/Exclusão pré-venda: Configura o comportamento do sistema quando o usuário realiza a exclusão de uma pré-venda. Pode ser definido entre:
  1. Excluir da Base: Remove completamente a Pré-venda do Sistema, apagando-a do banco de dados.
  2. Marcar como Cancelado: Altera a Situação da Pré-Venda para Cancelada, mantendo-a no banco de dados e possibilitando consultas posteriores.
[395] Utilizar Comanda: Se marcado, no momento da gravação da pré-venda, uma janela será aberta e o campo 'Comanda' estará disponível para que o vendedor informe o número da comanda. No ponto de venda, O Operador de Caixa poderá localizar a pré-venda a partir deste número de comanda e também pela forma padrão, buscando o número da pré-venda. Se Desmarcado, a localização da Pré-venda no PDV é feita somente pelo número da pré-venda.
[396] Controle de Conferencia:
[397] Controle de Entrega:
[411] Observação Padrão: Permite escrever uma observação. Esta observação será apresentada no campo Observações no rodapé da pré-venda impressa.
[420]¹ Voltar pré-venda para 'Pendente' quando documento fiscal cancelado: Se marcado, ao Cancelar ou excluir um documento ou pedido vinculado com pré-venda, a pré-venda retorna para a situação Pendente. Se desmarcado, na exclusão de um documento ou pedido vinculado com pré-venda, a pré-venda permanece concluída.
[257] Bloquear Edição no fechamento de Caixa: Trabalha junto com o parametro [260], Se Marcado impossibilita adicionar ou remover itens da pré-venda ou inclusão de descontos quando a mesma é carregada no Caixa. Apresenta um Botão 'Liberar para Edição' que permite a um grupo de usuários especificos a liberação meriante senha.
[260] Exige senha para alteração na Venda
  1. Gerente: Marcado, permite que usuários do tipo Gerente realizem o desbloqueio da Pré-venda, permitindo a edição.
  2. SubGerente: Marcado, permite que usuários do tipo SubGerente realizem o desbloqueio da Pré-venda, permitindo a edição.
[398]Permite alteração de Cliente: Marcado permite que o operador altere o Cliente (Destinatário da Pré-Venda). Desmarcado, obriga que a pré-venda seja finalizada para o mesmo destinatário na qual foi registrada.
[258] Permitir adicionar itens em pré-vendas já lançadas:  Trabalha junto com o parametro [261], Se Marcado impossibilita adicionar ou remover itens em pré-vendas já lançadas quando as mesmas são carregadas no Caixa. 
[261] Exige senha para alteração na Venda
  1. Gerente: Marcado, permite que usuários do tipo Gerente realizem a inclusão, mediante senha.
  2. SubGerente: Marcado, permite que usuários do tipo SubGerente realizem a inclusão, mediante senha.
[13] Imprimir Pré-Venda: Marcado, possibilita a Impressão das Pré-Vendas. Desmarcado, impossibilita a impressão.
[27] Tipo de Impressão: Selecionar entre as opções:
  1. Gráfico:
  2. Texto: Realizará a impressão por meio do arquivo de layout ElbPedido.RTM
  3. DLL: Realizará a impressão por meio do arquivo de layout ElbFormulários.dll
[78] Tipo de Operação: Selecionar entre as opções:
  1. Atacado: Permite que a Pré-Venda seja Impressa em Operações de Venda em Atacado.
  2. Varejo: Permite que a Pré-Venda seja Impressa em Operações de Venda em Varejo.
  3. Ambos: Permite que a Pré-Venda seja Impressa em Ambas as Operações de Venda.
[15] Totalizar por Referencia (Varejo): Marcado, agrupa os produtos por Referencia na Impressão do Cupom, quando a modalidade for Venda Varejo. Quando Desmarcado, não agrupa os items.
[18] Totalizar por Referencia (Atacado): Marcado, agrupa os produtos por Referencia na Impressão do Cupom, quando a modalidade for Venda Atacado. Quando Desmarcado, não agrupa os items.
[103] Solicitar Confirmação Antes de Imprimir: Se marcado, exibe alerta ao usuário solicitando se Deseja realizar a Impressão 'Sim ou Não'. Se Desmarcado, realiza a Impressão automaticamente na finalização da Pré-Venda.
[409] Ordenação: Realiza a ordenação dos itens na Pré-Venda
  1. Referencia: Ordena os itens por Referencia.
  2. Descrição: Ordena os itens por ordem Alfabetica.
  3. Fornecedor: Ordena os itens classificando-os por fornecedor.
  4. EAN: Ordena os itens de acordo com o EAN.
Regras de Validação
[373] Falta de Código de Ibama: 
  1. Em branco ou Não Controla: Não valida a falta do código no momento do cadastro do produto.
  2. Notifica, mas Grava: Notifica o usuário da falta da informação, mas grava a pré-venda.
  3. Notifica e Bloqueia: Notifica o usuário da falta da informação e não permite prosseguir com o registro da Pré-venda até que o cadastro do item em questão seja corrigido.
[374] Alçada de Desconto excedida no item: 
  1. Em branco ou Não Controla: Não valida o desconto excessivo quando o desconto é aplicado
  2. Notifica, mas Grava: Notifica o usuário sobre o desconto excessivo aplicado no produto, mas grava a pré-venda.
  3. Notifica e Bloqueia: Notifica o usuário sobre o desconto excessivo aplicado no produto e não permite prosseguir com o registro da Pré-venda até que o desconto do produto seja corrigido.
[375] Alçada de Desconto Total excedida: 
  1. Em branco ou Não Controla: Não valida o desconto excessivo quando o desconto é aplicado no total da venda
  2. Notifica, mas Grava: Notifica o usuário sobre o desconto excessivo aplicado no total da venda, mas grava a pré-venda.
  3. Notifica e Bloqueia: Notifica o usuário sobre o desconto excessivo aplicado no total da venda e não permite prosseguir com o registro da Pré-venda até que o desconto seja corrigido.
[376] Controle de Disponibilidade de Estoque:
  1. Em branco ou Não Controla: Não valida a disponibilidade de estoque do produto no momento em que o item é lançado na pré-venda.
  2. Notifica, mas Grava: Notifica o usuário sobre a disponibilidade de estoque do produto (quando saldo indisponível) no momento em que o item é lançado, mas grava a pré-venda;
  3. Notifica e Bloqueia: Notifica o usuário sobre a disponibilidade de estoque do produto (quando saldo indisponível) no momento em que o item é lançado e não permite prosseguir com o registro da pré-venda até que o item tenha saldo.

Observação¹: Parâmetro 420 incluso na versão 9.19.0.0 dos sistemas Presence Domain e Presence Store. Nas versões anteriores, a pré-venda sempre era mantida como concluída, independente se um pedido ou documento gerado a partir dela fosse cancelado.

Parametros de Impressão da Pré-venda

  1. Acesse: Presence Store: Configuração > Parametros de Loja > Saidas > Pedidos [18]:



[18] Pedidos: Definir entre:
  1. Desabilitada: Desabilita a Impressão de Vendas e de Pré-Vendas
  2. 40 Colunas: Determina o tamanho da impressão e deve estar de acordo com o arquivo de layout utilizado (ElbPedido_40.rtm ou ElbFormularios_40.dll) 
  3. 80 Colunas: Determina o tamanho da impressão e deve estar de acordo com o arquivo de layout utilizado (ElbPedido_80.rtm ou ElbFormularios_80.dll)
[20] Tipo de Impressão: Definir entre:
  1. Nenhum ou Em branco: Impossibilita a Impressão de Vendas e de Pré-Vendas. 
  2. Impressora/Driver: Determina que o sistema buscará o arquivo de layout ElbPedido.RTM na pasta de instalação para a impressão. O arquivo deve estar exatamente com este nome.
  3. DLL/Texto: Determina que o sistema buscará o arquivo de layout ElbFormulários.DLL na pasta de instalação para a impressão. O arquivo deve possuir a série do cliente no nome. Sintaxe: ElbFormulariosSÉRIEDOCLIENTE.dll Exemplo: Elbformularios963.dll
[19] Local de Impressão: Informar Impressora na Listagem ou caminho para a Impressora.


    • Related Articles

    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para saber os Pré-Requisitos para emissão de NFC-e Clique aqui , o ...
    • Lançando uma Pré-venda

      Nesse material explicaremos o procedimento para lançamento de uma pré-venda no Presence Store. Importante que o caixa do dia anterior esteja fechado para que seja possível o lançamento de uma pré-venda. Caso o seu usuário não tenha direito de ...
    • Configurando a Loja para impressão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Impressões de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) no sistema Presence Store. Para que a Impressão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as configurações ...
    • Configurando o Sistema para Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e)

      Nesse material apresentaremos as configurações necessárias para realizar Emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) nos sistemas Presence Domain / Presence Store. Para que a emissão de Nota Fiscal Eletrônica seja possível, é necessário realizar as ...
    • Manual de Pré-Requisitos para Utilização de Desconto Progressivo

      Nesse material apresentaremos os pré-requisitos para utilização do Desconto Progressivo no Sistema Presence Domain Parametros Marque o parametro [600] para hablitar a utilização do desconto progressivo. Retaguarda> Operação> Loja > Vendas > Desconto ...