Desconto progressivo é caracterizado como uma estratégia de marketing com o objetivo de aumentar o ticket médio da loja, estimulando o cliente a levar mais produtos por preços reduzidos. No Presence Domain, é possível cadastrar diferentes descontos progressivos para diferentes lojas em diferentes datas.
- Para cadastrar um desconto progressivo no Presence Domain, vá no menu Produtos > Desconto Progressivo.
Essa é a tela principal do desconto progressivo, que mostrará os diversos cadastros já feitos.
- Para cadastrar um novo, clique no ícone de inclusão (folha em branco).
Abaixo, temos a tela principal de inclusão e, logo após, uma explicação resumida sobre cada opção da tela.
1. Tipo Desconto: é a categoria para a qual o desconto progressivo será aplicado. No Presence Domain, os descontos podem ser aplicados por:
- Produto: Um produto individual, com seu tamanho e cor respectivos.
- Departamento e Grupo: É possível aplicar o desconto em um departamento ou grupo inteiros, ou combinar departamentos e grupos para um desconto mais específico.
- Marca: Desconto aplicado para uma marca de produtos.
- Linha: Desconto aplicado para uma linha de produtos.
- Coleção: Desconto aplicado para uma coleção de produtos.
Repare que, ao lado do campo Tipo Desconto, existe uma caixa chamada "Exceto". Ao marcar essa caixa, o desconto será aplicado para TODOS os produtos, EXCETO a um dos tipos especificados acima.
Ex: é possível aplicar um desconto para TODOS os departamentos cadastrados, EXCETO o departamento 50 - BLUSA.
2. Data inicial/Data final: define o período para qual o desconto progressivo será aplicado.
3. Tabela: define para qual tabela de preço o desconto progressivo será aplicado.
4. Tipo de preço: define para qual dos três tipos de preço (varejo, atacado ou representante) o desconto progressivo será aplicado.
5. Tipo de Desconto: nesse campo, existem duas possibilidades para montar o desconto progressivo.
- Valor: define um valor fixo de desconto aplicado para um dos tipos mencionados no tópico 1. Ex: Se um dos produtos custar R$ 100,00 e o valor fixo do desconto for de R$ 50,00, na venda o produto passará a custar R$ 50,00.
- Percentual: define um percentual de desconto aplicado para um dos tipos mencionados no tópico 1. Ex: Se um dos produtos custar R$ 100,00 e o valor percentual do desconto for de 30%, na venda o produto passará a custar R$ 70,00.
6. Condição e quantidade: nesse campo, existem duas possibilidades para montar o desconto progressivo.
- Igual (=): o desconto será aplicado quando a quantidade de produtos na venda for = X.
- Maior ou igual (>=): o desconto será aplicado quando a quantidade de produtos na venda for >= X.
7. Regras: essa é a parte mais importante do cadastro do desconto progressivo e funciona em conjunto ao tópico 6. Existem três possibilidades dentro desse campo.
- Desconto na última peça: o sistema aplicará o desconto no último produto passado na venda. Supondo que o desconto foi cadastrado na condição = 3, o terceiro produto da venda terá o desconto aplicado em cima do seu valor. Isso vale para "grupos" de produto, como por exemplo, a cada 3 produtos, o terceiro terá desconto aplicado.
- Desconto na peça de menor valor: o sistema aplicará o desconto no produto mais barato passado na venda. Supondo que o desconto foi cadastrado na condição >= 3, independente da quantidade de produtos, o de menor valor terá o desconto aplicado. Isso vale para "grupos" de produto, como por exemplo, a cada 3 produtos, o mais barato do grupo terá o desconto aplicado.
- Desconto em todas as peças: o sistema aplicará o desconto em todas as peças da venda. Supondo que o desconto foi cadastrado na condição >= 3, a partir de três peças, todos os produtos terão o desconto aplicado em cima do seu valor.
- Após definir e revisar quais serão as condições do desconto progressivo, clique no botão Salvar para guardar as configurações.
Pronto! Agora sua loja está pronta para utilizar o desconto progressivo e otimizar o número de vendas.