Nesse material apresentaremos como cadastrar uma Loja no sistema Presence Domain
Cadastro de Loja
- Acesse: Presence Domain > Módulo Básico: Cadastros Gerais > Loja: Lojas
A tela de cadastros de loja é dividida em seis abas: Dados Básicos, Dados
Adicionais, Dados Fiscais, Financeiro/SAP, Licença, Atributos e IE Subst.
Dados Básicos:
Código: Campo de identificação da loja, alfanumérico.
Descrição: Identificação da loja.
Nome Fantasia, Razão Social, Telefone, CEP, Endereço, Número, Complemento, Bairro, Estado, Cidade, País e E-Mail: Devem ser
preenchidos com as informações da loja .
E-Mail de Cópia para Notas / Boletos: Opcional, pode ser preenchido com um e-mail para receber cópia das notas e boletos sempre que forem enviados aos destinatários.
Código Fiscal do Município: Deve ser preenchido com o código do município
na tabela do IBGE.
Area (M²): Deve ser preenchido com a metragem da Loja.
Senha: Senha para a tecla de acesso.
Senha Especial: “Fora de Uso”
Rede: Informar a rede a que a loja pertence.
Tipo de Licença: Selecionar a opção entre:
- Controlada = Loja de varejo normal da rede, com operações de venda, emissão de notas e
controle de estoque.
- Extra = Loja Central (99), Retaguarda. Este tipo não permite emissão de Notas.
- Desativada = Utilizada quando uma loja é desativada.
- Consignação = Em desuso.
- Franquia: Este checkbox deve ser marcado se a loja for uma franquia.
Tipo Loja: Categoriza a loja e permite selecionar entre as opções: Loja, Depósito, E-Commerce, Multimarcas e Outros.
Grupo: definimos o Grupo em que a loja vai ser vinculada para a divisão de
Grupos, esta opção influencia no modo de Exportação de Clientes para as
Lojas.
Senha: Deve ser cadastrada a senha do Controle de Acesso.
Tab. Preços: A loja SEMPRE, irá ser vinculada a uma Tabela de Preços, no
manual de Produtos é informado como cadastrar uma tabela de preços.
Supervisor: Caso utilize, informe o supervisor.
Perfil de venda: Não obrigatório.
Dias de Funcionamento: Marcar os dias de funcionamento da loja.
Observação Importante: O código da loja deve seguir um padrão. Quando a loja for de um franqueado, sempre observar com qual código ela foi cadastrada no franqueador (retaguarda master) e cadastrar o mesmo código na retaguarda do franqueado.
Dados Adicionais:
Nesta aba configuramos o modo de operação da loja.
Equivale a um depósito fechado: Marcar esta opção, caso a loja seja um
depósito fechado.
Depósito Relacionado: Informe o código da loja.
Depósito Central para Ordens de compras: Informar o código da loja.
Vol. Atual: Apresenta o número do volume atual das movimentações de
mercadorias.
% Distribuição de Mercadoria: Define o percentual da distribuição da
mercadoria para o cálculo de relatórios como o Cobertura de estoque. Preços
Preços de vendas na loja: Determina a variação de preço para operações de
venda na loja.
- Atacado
- Representante
- Varejo
- Todos
Tab.Preços: Informe qual a tabela de preço a loja utilizará
Preço para Movimentação de Mercadoria:
Utiliza preço de: Determina o preço utilizado na movimentação de mercadoria,
Varejo ou Custo.
Variação do Preço: Determina a variação de preço para movimentação de
mercadoria. Caso o parâmetro utiliza preço estiver como 'Custo', a variação poderá ser entre Custo / Custo + ICMS / Percentual. Caso o parâmetro utiliza
preço estiver como 'Varejo', a variação poderá ser entre tabela e percentual.
Preço de venda da Matriz para a Loja.
- Padrão – Um preço padrão para todas a(s) Loja(s).
- Usar a Tabela – Utilizar uma tabela específica para esse tipo de venda.
Franquias
Dados para a importação de pedidos de franquias.
- Vendedor
- Gerente
Dados Fiscais:
CNPJ: Informar CNPJ da loja
Inscrição Estadual: Informar IE da loja
Inscrição Municipal: Informar a Inscrição Municipal
Código Suframa: Necessário apenas para lojas da zona franca de Manaus
CNAE FISCAL: Informar o código do CNAE Fiscal
Tipo de Regime: Selecionar o regime fiscal da loja: Regime Normal, Simples
Nacional, Simples nacional – excesso de sublimite de receita bruta
Regime: Campo habilitado quando a seleção do tipo de regime for Regime
Normal. Neste caso seleciona se é Lucro Presumido ou Lucro Real Tributações: Informar as alíquotas da loja para DAS (No caso de Simples),
ICMS, PIS, COFINS, IRPJ, CSLL e INSS.
NFP
- Usuário
- Senha
- Tipo de contribuinte
Contabilista: Selecionar o contabilista que foi previamente cadastrado.
Rigor Contábil.
Incluída no programa de concessão de crédito.
Configurações SPED: Preencher conforme enquadramento da loja ao SPED
Tipo de Perfil: Informe o Perfil Fiscal que a loja utiliza.
Indicador Perfil SPED: Informe o indicador do Perfil do SPED.
Financeiros / SAP:
CEP, Endereço, Numero, Complemento, Telefone, Bairro, UF, Cidade,
Cód. Município, País.
Padrão para Cobrança.
Carteira de cobrança: Informe a carteira de cobrança.
Tipo de Doc. Pedido: Informe o tipo de doc. do Pedido.
Limite de Crédito: Informe o Limite de crédito.
Validade: Informe a validade dos créditos.
Interface Financeira: Utilizada para configuração de integração financeira.
Série Pedido: Campo OBRIGATÓRIO caso utilize o módulo de Pedidos. Cada loja deve possuir 1 número de série único para diferenciar os pedidos registrados umas das outras¹.
Interface SAP: Para cliente que fazem integração com SAP.
Importante:
Série Pedido: A chave única da tabela de Pedidos (Header) é a Série + Número. Para que não ocorram duplicidades, cada loja deve ter uma série diferente. Se o campo for mantido em branco na guia financeiro do cadastro de lojas, os pedidos das lojas serão gerados com Série 0. Com isso, duas ou mais lojas podem ter pedidos com a mesma numeração Série 0 + Numero. Ao carregar estes pedidos na retaguarda, o sistema mesclará todos os itens do pedido e ao salvar, atualizará os pedidos com os itens. Erros de replicação também podem ocorrer no Replicador pela falta do preenchimento deste campo.
Licença:
Versão: Informe a versão do Elbrus Ex: E9
Ult.Release: Informar o Release da versão, pode ser conferido no rodapé do sistema da loja quando o sistema for aberto.
Módulos da Loja¹: Quando necessário, selecionar os módulos adicionais da
loja.
Comunicação:
Loja on-line: Esta opção é marcada quando a loja utiliza o mesmo banco de
dados da Retaguarda, com esta opção marcada, todas as operações que a
retaguarda fizer, com relação a cadastro de funcionários, produtos, etc., serão
simultaneamente alterados na loja e as vendas na loja, são simultaneamente incluídas na retaguarda.
Exporta usuários/direitos: Com esta opção marcada, nós temos a
possibilidade de Exportar para a loja os USUÁRIOS do sistema cadastrados na
Retaguarda.
Transferência de Mercadorias: Quando Marcado, habilita a transferência de
mercadorias entre lojas.
Licença:
- Nº Conexões: exibe a quantidade de licenças para Conexões Simultaneas ao sistema liberado para a loja.
- Nº TEF Dedicado: exibe a quantidade de licenças para TEF Dedicado para utilização na loja.
- Nº TEF Discado: exibe a quantidade de licenças para TEF Discado para utilização na loja.
Observação¹: Quando uma loja Utilizar Replicador, deve marcar a opção 'Replicador' em Módulos de Loja e 'Loja on-line' em Comunicação. Por outro lado, quando uma loja trabalhar com a modalidade de Envio de Tabelas por E-mail, estas opções devem estar Desmarcadas.
Atributos:
Nesta aba são cadastradas tabelas e dados para integração com programas Fidelidade, Interface Contábil, entre outros.
A partir da versão 9.3.0.0, no Presence Store, ao acessar o cadastro da própria loja em modo Consulta, a guia Atributos será apresentada, possibilitando parametrização de integrações.
I.E Subst.
Nesta aba podem ser cadastradas as Inscrições Estaduais de Substituto Tributário por UF, caso a loja possua.
A inscrição de substituto tributário no estado de destino é opcional, serve como um credenciamento, fixando um dia no mês para pagamento desse imposto em tal estado, dessa forma o pagamento passa a ser por apuração (mensal), caso contrário será por operação ( a cada NF emitida).