Atualizando a Tabela IBPTax / IBPT - Valor Aproximado dos Tributos

Atualizando a Tabela IBPTax / IBPT - Valor Aproximado dos Tributos

Neste material apresentaremos como atualizar a tabela IBPTax do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) no sistema Presence Domain.

Você sabia que em 08 de dezembro de 2012, o Congresso Nacional publicou a Lei nº 12.741, conhecida como Lei da Transparência? O objetivo desta Lei é esclarecer ao consumidor sobre quanto aproximadamente ele está pagando de tributos federais, estaduais e municipais sobre cada mercadoria ou serviço que está adquirindo, ou seja, quanto do valor que está na nota fiscal, é imposto.

Todo estabelecimento que realiza venda ou presta serviço ao consumidor final, que emite notas fiscais ou cupons fiscais, para pessoa física ou jurídica. Quem presta serviços, autônomos, e todos que realizarem operações diretamente para o consumidor final, estão obrigados ao cumprimento desta Lei, com exceção das Empresas que são optantes pelo MEI (Micro Empreendedor Individual).

Esta lei de defesa do consumidor está no campo de atuação dos PROCONS, as penalidades para quem descumprir a Lei, variam de multas de R$ 400,00 até R$ 7 milhões, conforme o volume do negócio, chegando até a perda da licença de funcionamento.

Esta tabela é atualizada pelo IBPT mensalmente, portanto é importante ficar atento à data de Vigência da tabela para atualiza-la em seu sistema nas datas corretas.

Tabela IBPTax



Para ter acesso à tabela vigente é necessário realizar os passos de cadastro 1 e 2 solicitados pela IBPT.

  1. Acesse: https://deolhonoimposto.ibpt.org.br/Site/PassoPasso


  1. Clique em Criar Conta no canto superior direito da tela. Realize seu cadastro como Pessoa Física e em seguida, cadastre sua Empresa*.
Em ambientes Master > Franquia, o cadastro é feito pela Retaguarda Master. O CNPJ cadastrado deve ser o da Loja definida como Depósito Central no parâmetro [19] da Retaguarda.

  1. A IBPT disponibilizará um Token para o CNPJ cadastrado, este Token será utilizado para os próximos passos.

Parâmetros para Importação Automática


É necessária a parametrização a seguir para que a tela IBPT seja importada no Presence Domain de forma Online.

  1. Acesse:
Presence Domain > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Retaguarda > Operação > Interfaces > De Olho no Imposto



[547] Token IBPT: Preencha o Token informado pela IBPT para sua Empresa.

  1. Acesse:
Presence Domain > Configurações > Parâmetros: Parâmetros de Retaguarda > Comunicação de Dados > Parâmetros de Proxy


[75] Utiliza Proxy: Selecione a opção Não.


Importando e Atualizando a tabela IBPTax no Presence Domain


Para que os destaques dos valores aproximados dos tributos sejam sempre corretos, é preciso importar as tabelas IBPT no Presence Domain.

  1. Acesse: 
Presence Domain > Utilitarios: Interfaces > Importação: Importação de Impostos (IBPT)



Local do Arquivo: Para Importações ON-LINE, mantenha em Branco. Este campo só é utilizado para Importações Off-line (via Planilha). O usuário deve localizar por meio do botão Abrir , o arquivo IBPT atualizado para a UF desejada, a importação é feita UF por UF. 
UF: Selecione a UF que deve receber as atualizações. O sistema apresenta uma listagem contendo as UFs com parametrizações fiscais na tela Classificações Fiscais. No modelo Off-line, o usuário deve informar a qual UF o arquivo que selecionou acima pertence. Informando a mesma UF que contém no nome do arquivo.

Os sistemas Presence Domain / Presence Store utilizam a UF **, como uma UF genérica que atenderá a todas as UFs, que não forem especificadas e parametrizadas na tela 'Classificações Fiscais'.
Caso possua apenas a UF ** no sistema, informe no campo 'Local do Arquivo' a planilha de sua UF e no campo 'UF' informe **.
  1. Para concluir a importação, clique em Importar ().

Exemplo de Importação On-line:


Exemplo de Importação Off-line:



  1. Clique em 'Importar' e em 'Yes' para Confirmar a Importação.


  1. Aguarde até a Finalização da Importação e clique em OK para concluir.



    • Related Articles

    • Cadastro e Manutenção de Tabelas de Preços

      Neste video, ensinaremos a realizar o cadastro da tabela de preços e a manutenção dos preços no sistema Presence Domain
    • Rejeição 531 - Total da BC ICMS difere do Somatório dos Itens

      Nesse material falaremos a respeito da Rejeição 531 e como parametrizar o sistema para emitir a Nota Fiscal corretamente, seja a NF de finalidade normal ou Devolução. Recomendamos a leitura do Guia para Configuração de Impostos para entendimento ...
    • Robô de Preços

      Este documento visa orientar o usuário na utilização do robô para automatização de atualização de preços no sistema Presence Domain. Sobre O robô de preços permite que o usuário aplique um novo preço ou agende a atualização de preços dos produtos via ...
    • Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) Dinâmico

      Este documento tem por objetivo apresentar o novo modelo de DRE dinâmico disponibilizado em nosso sistema Presence Domain Sobre Por meio desta solução um franqueador pode acompanhar a evolução e indicadores financeiros das franquias, ainda que os ...
    • Configuração De olho no Imposto

      Configuração de importação dos dados em cumprimento a "lei De olho no imposto"